XXXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais

  Página de 23  

Áreas de Coordenação associadas a Estações Terrenas em Movimento operando no Serviço Fixo por Satélite na faixa de 27,5-29,5 GHz
Leonardo Leyva Lamas, José Mauro Pedro Fortes

DOI: 10.14209/sbrt.2018.165
Keywords: Interferência Estações terrenas em movimento,Serviço Fixo Terrestre Critérios de Interferência Área de coordenação Serviço Fixo por Satélite.
Abstract
O presente trabalho aborda a proteção de receptores do Serviço Fixo Terrestre da interferência gerada por ESIM (Earth Station in Motion) a bordo de veı́culos terrestres, e propõe, inicialmente, uma metodologia para determinar as Áreas de Coordenação em torno da área de serviço da ESIM. Uma segunda metodologia, é também proposta para a determinação de uma Área de Coordenação Alternativa, baseada numa distância D pré estabelecida, de mais fácil aplicação em textos regulamentares. Finalmente, é feita uma análise da redução de potência de trans- missão da ESIM (redução que depende de sua localização na área de serviço) necessária para garantir a proteção dos receptores do Fixo Terrestre fora da Área de Coordenação Alternativa proposta. As metodologias aqui desenvolvidas são avaliadas num cenário com relevo predominantemente montanhoso.

Download
Análise paramétrica do Strict Frequency Reuse utilizando o ns-3
Iago D. do Rêgo, Luciana F. de O. Nóbrega, Vicente A. de Sousa Jr

DOI: 10.14209/sbrt.2018.166
Keywords: ICIC FFR ns-3 LTE Strict Frequency Reuse 2k Fatorial Análise Fatorial Completa
Abstract
O Strict Frequency Reuse (SFR) é uma técnica de coordenação de interferência (ICIC) que se propõe a diminuir os efeitos ICI (Inter-Cell Interference) em sistemas LTE por meio da divisão de sub-bandas para diferentes regiões da célula. Esse estudo realiza uma análise 2k fatorial com o objetivo de determinar quais parâmetros do SFR são mais relevantes. Em seguida, um experimento fatorial completo foi conduzido, a fim de avaliar o impacto desses parâmetros no desempenho do Strict Frequency Reuse, especialmente considerando o décimo percentil do throughput dos usuários. Para modelagem do sistema LTE, foi utilizado o Network Simulator ns-3. Os resultados mostram que alguns parâmetros do algoritmo de ICIC não são relevantes, no entanto, seu desempenho depende fortemente da correta configuração dos parâmetros primários.

Download
Simulação de Arquitetura C-RAN no NS-3: Dificuldades e Experiências
Paulo Henrique A. Pereira, Ermínio Augusto Ramos da Paixã, Diego Lisboa Cardoso

DOI: 10.14209/sbrt.2018.167
Keywords: C-RAN Simulação Redes Móveis
Abstract
A C-RAN (Cloud Radio Access Network) é conside- rada uma das mais proeminentes propostas para a nova geração de redes móveis, solucionando problemas tais como aumento da segurança da rede, agilidade no controle, gerenciamento e flexibilidade. As ferramentas de simulação de redes de computa- dores auxiliam neste processo, possibilitando variação de cenários de estudo e mudança de parâmetros (protocolos, equipamentos, tecnologias de acesso, entre outros). Este artigo de iniciação científica visa transmitir as dificuldades e experiências obtidas ao adaptar um simulador de eventos discretos para a tecnologia C-RAN.

Download
Detecção Automática de Arcus Senilis no Olho Humano
André Luis Souto Ferreira, Victor Araújo Vieira, Bruno Macchiavello

DOI: 10.14209/sbrt.2018.168
Keywords: Arcus Senilis Máquinas de Vetores de Suporte Rede Neural Aritifical Colesterol
Abstract
O trabalho proposto avalia a presença de nível elevado de colesterol no sangue por meio do arcus senilis. Um método menos invasivo se comparado com o exame de sangue convencional. Este trabalho modifica uma abordagem previamente proposta que utiliza o método de limiar OTSU [1] através da extração de características de uma imagem de olho humano que são usados como entrada para Máquina de Vetores de Suporte ou Rede Neural Artificial.

Download
Conformação de Feixe Baseada em Combinações Lineares de Projeções Vetoriais
Raimundo N. G. Robert, Ciro A. Pitz, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2018.169
Keywords: Algoritmo adaptativo arranjos adaptativos comunicações móveis conformação de feixe
Abstract
Este artigo apresenta um novo algoritmo para conformação de feixe em sistemas de comunicações móveis. Para tal, é utilizada uma combinação linear de projeções vetoriais levando em conta o vetor de coeficientes de conformação de feixe e os subespaços gerados pelos sinais de interesse e interferentes. Essa estratégia visa maximizar a SINR (signal-to-interference- plus-noise ratio) na saída do arranjo. Funções sigmoides são usadas no ajuste dinâmico da combinação linear presente na abordagem considerada, dando origem a um novo algoritmo denominado aqui DS-ACVP (double sigmoid adaptive combination of vector projections). Resultados de simulação numérica corroboram a eficácia da abordagem proposta.

Download
Diversidade de Espaço de Sinais em OFDM com Subportadoras Agrupadas: Resultados Adicionais
Juliana Camilo Inácio, Bartolomeu F. Uchôa-Filho, Didier Le Ruyet

DOI: 10.14209/sbrt.2018.176
Keywords: Distância produto diversidade de espaço de sinais GLCP modulação por ı́ndice de subportadora projeto de constelações.
Abstract
O conceito de diversidade de espaço de sinais (SSD), comumente utilizado para melhorar o desempenho de erro em canais com desvanecimento, tem sido amplamente explorado nos últimos anos. Recentemente, os autores mostraram que a combinação de precodificação de constelação linear agrupada (GLCP) e rotação, aplicadas a um grupo de subportadoras em multiplexação por divisão de frequências ortogonais (OFDM), pode alcançar a máxima SSD sem aumentar significativamente a complexidade de projeto das constelações. Dado o potencial desta técnica, nesse trabalho foram propostas novas constelações com o objetivo de validar e complementar os resultados obtidos anteriormente.

Download
Aproximações Estatı́sticas para Somas de Variáveis Rayleigh Correlacionadas e Aplicação
Francisco Raimundo Albuquerque Parente, José Cândido Silveira Santos Filho

DOI: 10.14209/sbrt.2018.171
Keywords: Análise assintótica canais de desvaneci- mento combinação de diversidade somas de variáveis aleatórias
Abstract
Somas de variáveis aleatórias são largamente apli- cadas a sistemas de comunicações sem fio, como em esquemas de combinação de diversidade. Entretanto, a formulação exata para as funções estatı́sticas dessas somas requer um tratamento matemático complicado, quando não inviável, o que tem motivado a busca por soluções aproximadas mais simples. Neste trabalho, são propostas aproximações estatı́sticas para somas de variáveis Rayleigh correlacionadas com parâmetros de desvanecimento arbitrários. Tendo por base uma técnica recente denominada casamento de assı́ntotas, as soluções propostas atingem um excelente ajuste sob regime de alta relação sinal-ruı́do média. A análise é então aplicada ao esquema de combinação por ganho igual, e resultados de simulação ilustram o bom desempenho atin- gido.

Download
Algoritmos Bio-Inspirados para a Redução de Complexidade e PAPR usando Partial Transmit Sequence em OFDM
Bruno F. Canale, Cristiano M. Panazio, Guilherme P. Coelho, Fabrício O. de França, Romis R. F. Attux

DOI: 10.14209/sbrt.2018.181
Keywords: PAPR PTS Algoritmo Genético Cob-aiNet OFDM Otimização Combinatória
Abstract
A modulação OFDM gera altos valores de potência de pico em relação a potência média (PAPR, em inglês), o que afeta o desempenho e a eficiência energética do sistema. Dentre as diversas técnicas de redução de PAPR, destaca-se a partial transmit sequence (PTS), a qual particiona o símbolo OFDM em sequências parciais, rotaciona-as e as recombina, na tentativa de diminuir a PAPR. Encontrar um conjunto de rotações com este objetivo torna-se então um problema de otimização combinatória que escala exponencialmente à medida que se aumentam as partições e a diversidade dos valores de rotação. Este trabalho propõe dois métodos heurísticos bio-inpirados para encontrar conjuntos de rotação, mantendo baixa complexidade computacional. Os métodos propostos foram avaliados em termos de complexidade e desempenho, e foram comparados a outras técnicas. Os resultados mostram que as técnicas heurísticas são bastante promissoras para atingir soluções efetivas com baixa complexidade.

Download
Análise dos limites da tecnologia LoRaWAN
Vinicius Pozzobon Borin, Mauro Fonseca, Anelise Munaretto

DOI: 10.14209/sbrt.2018.178
Keywords: LoRa LoRaWAN enlace espalhamento es- pectral
Abstract
LoRaWAN é uma tecnologia de comunicação sem fio voltada para uso em Internet das Coisas. LoRaWAN é a camada de acesso ao meio da tecnologia e foi desenvolvida empregando a camada fı́sica LoRa, com operação em sub-GHz, múltiplos canais de operação e taxa de dados adaptativa. O objetivo deste trabalho é mostrar os limites desta tecnologia, como escalabilidade, eficiência, taxa de entrega de pacotes e consumo energético. Foram considerados diferentes cenários de simulação para testar a tecnologia. Para estes cenários, variou-se o número de nós na rede de 10 até 3000 nós, bem como o intervalo de tempo de entre-quadros de 250 ms até 4 min. Resultados mostraram que o total de pacotes entregues para cenários com taxa de dados adaptativa foram superiores a qualquer outro cenário testado.

Download
Block Term Decomposition Analysis in Long Segments of Atrial Fibrillation ECGs
Pedro Marinho R. de Oliveira, Vicente Zarzoso

DOI: 10.14209/sbrt.2018.182
Keywords: Atrial Fibrillation Block Term Decomposition Electrocardiogram Atrial Activity Extraction Tensor Decompo- sition
Abstract
Responsible for 25% of strokes, atrial fibrillation (AF) is the most common sustained cardiac arrhythmia in clinical practice. A precise analysis of the atrial activity (AA) signal in electrocardiogram (ECG) recordings is necessary to better understand this challenging cardiac condition. Recently, the block term decomposition (BTD) has been proposed as a novel tool to extract AA in AF ECG signals noninvasively. However, this tensor factorization technique was performed only in short segments. In this paper, the BTD is assessed in long segments of an AF ECG, varying the observation window size. Experimental results show the performance of BTD in long segments of an AF ECG recording and the analysis of the observation window size. This promising tensor technique is compared to two matrix-based methods.

Download
  Página de 23