XXIX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 21  

Some Necessary Conditions for Abelian Group Codes with prime Information Group
Jorge Pedraza Arpasi, Tiago Belmonte Nascimento

DOI: 10.14209/sbrt.2011.162
Keywords: Códigos de grupo sistemas dinâmicos controle p-grupos
Abstract
Códigos de Grupo são uma generalização dos Códigos Convolucionais. Por isso, algumas vezes, os Códigos de Grupo também são chamados de Códigos Convolucionais Generalizados. Um codificador convolucional clássico com taxa n k e m registros de memória pode ser descrito como uma Máquina m de Estados Finito em termos dos grupos binários Z k 2 , Z n 2 e Z 2 e homomorfismos adequadamente definidos sobre o produto direto Z k 2 ⊕ Z m 2 . O código convolucional é a famı́lia de sequências bi-infinitas produzidas pelo codificador convolucional. Generali- zando esta idéia um código de grupo é uma famı́lia de sequências produzidas por uma Máquina de Estados Finito definido sobre a extensão de dois grupos finitos U ⊠S. Considerado como um con- junto de sequências, um código de grupo é um Sistema Dinâmico e é fato conhecido que sistemas dinâmicos bem comportados devem necessariamente ser controláveis. Assim, um bom código de grupo deve ser controlável. Neste artigo trabalhamos com códigos de grupo definidos sobre grupos abelianos com grupo de informação Z p e estabelecemos algumas condições necessárias sobre o controle destes códigos.

Download
Sobre as restrições impostas ao comportamento estatı́stico das parcelas individuais de interferência externa em enlaces via satélite
Alexander Beremiz Hilario Tacuri, José Mauro Pedro Fortes

DOI: 10.14209/sbrt.2011.10
Keywords: Máscaras de interferência satélites comunicações.
Abstract
Este artigo apresenta uma técnica que, de maneira sistemática, permite definir máscaras que limitam o comporta- mento estatı́stico das parcelas individuais de interferência que afetam um enlace via satélite, visando garantir o desempenho adequado do enlace. A técnica proposta considera o efeito conjunto das degradações devidas a chuvas e a interferências externas. Nesta técnica, uma expansão em serie em uma base de funções ortonormais é utilizada para representar a função densidade de probabilidade da razão interferência-ruido térmico associada a cada parcela de interferência e a máscara limitante é obtida resolvendo-se um problema de otimização com restrições convenientemente definido. Um exemplo de aplicação que permite verificar a robustez da técnica utilizada é também apresentada.

Download
Decodificação iterativa com baixa complexidade sobre o canal binário com apagamento
Paulo Roberto de Freitas, Valdemar C. da Rocha Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2011.163
Keywords: Códigos corretores de apagamentos códigos cı́clicos decodificação iterativa em duas dimensões canal binário com apagamento.
Abstract
A decodificação iterativa em duas dimensões sobre o canal binário com apagamento é investigada, quando códigos cı́clicos lineares binários idênticos são usados em cada uma das duas dimensões. Uma caracterı́stica importante da matriz de verificação de paridade dos códigos cı́clicos permite, em vários casos de interesse prático, uma implementação com baixa com- plexidade da decodificação iterativa com permutação cı́clica, ao invés da conhecida complexidade cúbica. Por meio de simulação computacional é observado um ganho considerável de desem- penho quando é usada a decodificação iterativa com permutação cı́clica ao invés da decodificação iterativa sem permutação cı́clica. É também apresentada uma análise comparativa de diversos algoritmos de decodificação iterativa em duas dimensões, usando como exemplos os códigos produto (49, 16, 9), (225, 121, 9) e (225, 49, 25), incluindo os resultados das simulações.

Download
Diversity Exploitation in Multiuser Bidirectional Cooperative Cellular Networks
Daniel Benevides da Costa, Haiyang Ding, Jianhua Ge

DOI: 10.14209/sbrt.2011.11
Keywords: Técnicas de beamforming comunicações cooperativas ganho de diversidade probabilidade de outage diversidade multiusuário relaying bidirecional.
Abstract
Este artigo investiga a ordem de diversidade de uma rede celular cooperativa bidirecional. Em nossa análise, assume- se que uma estação rádio-base (BS), equipada com N B antenas, e uma dentre K estações móveis (MSs), de uma única antena, realizam comunicações bidirecionais com a ajuda de um relay amplifica-e-encaminha (AF) de uma única antena. Técnicas de beamforming são empregadas na estação rádio-base. Um limitante inferior em forma fechada para a probabilidade de outage é obtido, a partir do qual uma análise assintótica é realizada, revelando que a ordem de diversidade para o sistema em estudo iguala a min[N B , K].

Download
Análise do acoplamento entre os núcleos de uma fibra de cristal fotônico dopada com germânio
José Patrocínio da Silva, Marcelo Figueiredo Bellaguarda

DOI: 10.14209/sbrt.2011.12
Keywords: Fibra de cristal fotônico acoplamento óptico elementos finitos.
Abstract
Um novo projeto de uma fibra de cristal fotônico (PCF) dopada e com múltiplos núcleos é proposto e analisado através do método da propagação vetorial de feixes (VBPM). A fibra é constituída de sílica dopada com germânio e possui dois núcleos idênticos equidistantes horizontalmente do núcleo central. A potência do sinal lançado no núcleo central é igualmente dividida entre os dois núcleos visinhos com razão de acoplamento de 50%. Através de simulações numéricas, demonstra-se que a potência óptica pode ser dividida igualmente para uma distância de propagação de aproximadamente 900 μ m. A formulação matemática do método aplicado é baseada no método dos elementos finitos.

Download
Framework de Baixo Custo para Ensaios de TV Digital
Wyllian Bezerra da Silva, Alexandre de Almeida Prado Pohl

DOI: 10.14209/sbrt.2011.13
Keywords: TV Digital SBTVD ISDB-T H.264 AAC.
Abstract
Este artigo descreve um framework de baixo custo para ensaios de TV digital, que inclui os processos de aquisição, codificação (H.264/AVC e AAC) e multiplexação dos fluxos de áudio e vídeo. Este framework também explora as etapas de modulação (ISDB-T), transmissão e recepção do sinal de TV.

Download
Detectores Guiados para Sistemas MIMO: Abordagens Esférica, Decomposição QR e Greedy
Yuri Mendes Mostagi, Taufik Abrão, Paul Jean E. Jeszensky

DOI: 10.14209/sbrt.2011.164
Keywords: Detector multiusuário sistemas MIMO de- tector de máxima verossimilhança detecção sub-ótima algorit- mos de busca guiada.
Abstract
O receptor convencional (filtro casado) torna-se ineficiente em sistemas com múltiplas antenas no transmissor e receptor (MIMO) que demandem alta vazão (throughput) de dados e/ou estejam sujeitos à interferência e/ou estejam operando sob canais correlacionados. A taxa de erro de bit ou a capacidade serão degradados substancialmente quando a diversidade espacial proporcionada pelas múltiplas antenas não puder ser totalmente aproveitada e o processo de detecção for incapaz de separar eficientemente o sinal em cada antena. A solução discutida neste trabalho analisa detectores eficientes para sistemas MIMO. Estes detectores utilizam informações dos sinais interferentes de forma a melhorar a detecção do sinal na antena de interesse, proporcionando assim vantagens sobre o sistema convencional, às custas de um incremento de complexidade. O foco deste trabalho consiste na comparação das caracterı́sticas de três detectores sub-ótimos representativos, baseados na função de máxima verossimilhança e no princı́pio da busca guiada. Especialmente, neste trabalho é explorado o compromisso complexidade × desempenho do detector esférico (SD), do detector baseado na decomposição QR (QRD - QR decomposition) e o de busca guiada ”gulosa”(GSD - greedy search detector).

Download
Uma Visão do Cenário Regulatório Brasileiro para os Rádios Cognitivos
Ralph R. Heinrich, Marcos G. C. Branco, Juliano J. Bazzo, Fabrı́cio L. Figueiredo

DOI: 10.14209/sbrt.2011.14
Keywords: Análise regulatória espectro e rádio cognitivo.
Abstract
A crescente demanda por serviços banda-larga tem mobilizado órgãos reguladores internacionais para o uso eficiente do espectro radioelétrico. Revisões regulatórias, incluindo o refarming de alguns importantes segmentos do espectro vêm sendo realizadas em vários paı́ses. Por outro lado, técnicas avançadas de transmissão digital vêm sendo desenvolvidas com o intuito de tornar mais eficientes os sistemas e equipamentos que fazem uso do espectro, principalmente em sistemas de acesso ponto-multiponto e ponto-área, que têm apresentado crescimento vertiginoso nos últimos anos. Entretanto, os movimentos regu- latório e tecnológico que buscam o uso eficiente do espectro, em sua maioria, consideram o paradigma regulatório vigente como referência, ou seja, a destinação estática de segmentos do espectro por tipo de serviço, quer seja em caráter primário como secundário. A tecnologia de rádio cognitivo, associada às técnicas de Acesso Dinâmico ao Espectro (ADE), vem oferecer uma opor- tunidade de revisão dos conceitos regulatórios, potencializando sobremaneira as ações hoje empreendidas. É objetivo deste artigo consolidar informações dos aspectos regulatório, do uso atual do espectro e das restrições técnicas e tecnológicas, com vistas a recomendar algumas condições de contorno para a pesquisa e o desenvolvimento de módulos, ambientes de ensaio e de provas de conceito de sistemas que empregam alguma forma de cognição

Download
Identificação de Emoções Aplicada ao Reconhecimento Automático de Locutor
D. Cavalcante, R. Coelho

DOI: 10.14209/sbrt.2011.16
Keywords: reconhecimento automático de locutor identificação emoções primárias TEO MFCC GMM.
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo sobre o efeito das emoções no desempenho de sistemas de reconhecimento automático de locutor. Experimentos de identificação de emoções foram realizados utilizando um atributo baseado no operador de energia Teager (TEO) e o classificador de mistura Gaussiana (GMM). Os resultados mostram que a presença de emoções afeta fortemente a taxa de acertos na identificação de locutor. Uma solução baseada no operador TEO é também proposta para tornar a identificação de locutor robusta à presença de diferentes estados emocionais.

Download
Classificação a priori da Acurácia na Localização de Terminais Móveis Celulares
Rafael Saraiva Campos, Lisandro Lovisolo

DOI: 10.14209/sbrt.2011.165
Keywords: Assinatura de Rádio-Freqüência Acurácia da Localização Análise de Componentes Principais Redes Neu- rais Artificiais
Abstract
Neste trabalho apresenta-se um procedimento base- ado em aprendizado de máquina para classificação a priori da acurácia de estimativas de localização fornecidas por um método de correlação de assinaturas de rádio-frequência em redes de telefonia móvel celular, o RF-FING+RTD-PRED, anteriormente formulado pelos autores. O procedimento proposto utiliza os mesmos parâmetros de rádio-frequência empregados pelo método RF-FING+RTD-PRED, acrescidos de algumas informações, como as distâncias entre a estação servidora e as estações vizinhas listadas no relatório de medidas enviado pelo terminal móvel a ser localizado. A abordagem proposta tem duas fases: redução de dimensão do vetor de entrada utilizando análise de componentes principais, e classificação do erro de localização em três segmen- tos de acurácia (alta, média e baixa) utilizando uma rede neural artificial backpropagation. A identificação a priori de estimativas de posição de alta acurácia (erro inferior a 100 metros) é de particular relevância para aplicações de localização crı́ticas, como o rastreamento de veı́culos e a localização de chamadas de emergência. Em testes conduzidos em redes GSM 850 MHz em áreas urbanas e suburbanas, onde foram coletados 6600 relatórios de medida, o procedimento de classificação proposto atingiu precisão de 89% na identificação a priori de estimativas de posição de alta acurácia.

Download
  Página de 21