XXIX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 21  

Análise do acoplamento entre os núcleos de uma fibra de cristal fotônico dopada com germânio
José Patrocínio da Silva, Marcelo Figueiredo Bellaguarda

DOI: 10.14209/sbrt.2011.12
Keywords: Fibra de cristal fotônico acoplamento óptico elementos finitos.
Abstract
Um novo projeto de uma fibra de cristal fotônico (PCF) dopada e com múltiplos núcleos é proposto e analisado através do método da propagação vetorial de feixes (VBPM). A fibra é constituída de sílica dopada com germânio e possui dois núcleos idênticos equidistantes horizontalmente do núcleo central. A potência do sinal lançado no núcleo central é igualmente dividida entre os dois núcleos visinhos com razão de acoplamento de 50%. Através de simulações numéricas, demonstra-se que a potência óptica pode ser dividida igualmente para uma distância de propagação de aproximadamente 900 μ m. A formulação matemática do método aplicado é baseada no método dos elementos finitos.

Download
Sobre as restrições impostas ao comportamento estatı́stico das parcelas individuais de interferência externa em enlaces via satélite
Alexander Beremiz Hilario Tacuri, José Mauro Pedro Fortes

DOI: 10.14209/sbrt.2011.10
Keywords: Máscaras de interferência satélites comunicações.
Abstract
Este artigo apresenta uma técnica que, de maneira sistemática, permite definir máscaras que limitam o comporta- mento estatı́stico das parcelas individuais de interferência que afetam um enlace via satélite, visando garantir o desempenho adequado do enlace. A técnica proposta considera o efeito conjunto das degradações devidas a chuvas e a interferências externas. Nesta técnica, uma expansão em serie em uma base de funções ortonormais é utilizada para representar a função densidade de probabilidade da razão interferência-ruido térmico associada a cada parcela de interferência e a máscara limitante é obtida resolvendo-se um problema de otimização com restrições convenientemente definido. Um exemplo de aplicação que permite verificar a robustez da técnica utilizada é também apresentada.

Download
Framework de Baixo Custo para Ensaios de TV Digital
Wyllian Bezerra da Silva, Alexandre de Almeida Prado Pohl

DOI: 10.14209/sbrt.2011.13
Keywords: TV Digital SBTVD ISDB-T H.264 AAC.
Abstract
Este artigo descreve um framework de baixo custo para ensaios de TV digital, que inclui os processos de aquisição, codificação (H.264/AVC e AAC) e multiplexação dos fluxos de áudio e vídeo. Este framework também explora as etapas de modulação (ISDB-T), transmissão e recepção do sinal de TV.

Download
Outage Analysis of Dual-Hop Amplify-and-Forward Relaying Systems with Co-Channel Interferers
Daniel Benevides da Costa

DOI: 10.14209/sbrt.2011.15
Keywords: Métodos de aproximação interferência co- canal comunicações cooperativas probabilidade de outage desvanecimento Nakagami-m.
Abstract
Este artigo investiga o desempenho de outage de sistemas cooperativos amplifica-e-encaminha (AF) de dois saltos em um ambiente de desvanecimento Nakagami-m limitado por interferência. Mais especificamente, assumindo a presença de múltiplos interferentes Nakagami-m no relay AF e um terminal destino ruidoso, aproximações simples e em forma fechada para a probabilidade de outage fim-a-fim são obtidas. Com esse propósito, estimadores baseados em momentos são empregados para se determinar apropriadamente os parâmetros de desvane- cimento Nakagami-m requeridos nas formulações. Resultados de simulação são apresentados com o intuito de mostrar a precisão das aproximações propostas.

Download
Identificação de Emoções Aplicada ao Reconhecimento Automático de Locutor
D. Cavalcante, R. Coelho

DOI: 10.14209/sbrt.2011.16
Keywords: reconhecimento automático de locutor identificação emoções primárias TEO MFCC GMM.
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo sobre o efeito das emoções no desempenho de sistemas de reconhecimento automático de locutor. Experimentos de identificação de emoções foram realizados utilizando um atributo baseado no operador de energia Teager (TEO) e o classificador de mistura Gaussiana (GMM). Os resultados mostram que a presença de emoções afeta fortemente a taxa de acertos na identificação de locutor. Uma solução baseada no operador TEO é também proposta para tornar a identificação de locutor robusta à presença de diferentes estados emocionais.

Download
Throughput Performance Analysis of Some Half and Full Duplex Cooperative Schemes
Hirley Alves, Gustavo Fraidenraich, Richard Demo Souza

DOI: 10.14209/sbrt.2011.18
Keywords: Cooperation Full-duplex Half-duplex
Abstract
In this paper, we compare Full-Duplex (FD) and Half-Duplex (HD) relaying, in terms of outage probability and throughput. We consider a practical relay, where loop inter- ference between transmitted and received signal is taken into account. Two models for FD transmission are considered: Block Markov encoding and multi-hop encoding. For HD transmission, the space-time cooperation is considered. Surprisingly, our results show that HD relaying can outperform FD relaying, specially if loop interference is non negligible. Such results hold even if power and rate allocation are carried out.

Download
NGWA: Esquema de Controle de Congestionamento para TCP Baseado na Banda Disponı́vel
Marcos Talau, Emilio Carlos Gomes Wille

DOI: 10.14209/sbrt.2011.19
Keywords: Controle de Congestionamento TCP Produto Banda-Atraso GWA.
Abstract
O controle de congestionamento padrão do TCP apresenta vários problemas, como a redução enganosa da taxa de transmissão, e a necessidade contı́nua de informação de perdas de pacotes como indicativo de congestionamento da rede. Neste trabalho é apresentado o new general window advertising (NGWA), que é um novo esquema de controle de congestionamento para o TCP. O NGWA traz informações da banda disponı́vel da infraestrutura de rede para os pontos finais da conexão TCP. Seu desempenho foi comparado com TCP New Reno e o TCP padrão. O novo método demonstrou ser superior aos comparados, sendo compatı́vel na ausência de congestionamento, justo com diferentes fluxos, além de ser ausente de perdas.

Download
Implementação de Baixa Complexidade para Algoritmos de Estimação do Ângulo de Chegada
Tadeu N. Ferreira, Marcello L. R. de Campos, Sergio L. Netto

DOI: 10.14209/sbrt.2011.17
Keywords: direction-of-arrival decomposição em auto- valores e autovetores
Abstract
Este artigo apresenta uma implementação de baixa complexidade para algoritmos de estimação de direção de che- gada (direction-of-arrival, DoA) como o ESPRIT ou o covariance- based DoA utilizando técnicas do tipo fast subspace decomposition (FSD). Estas técnicas permitem ainda uma detecção automática do número de fontes e possibilitam uma redução significativa da complexidade computacional, sem qualquer perda de desempe- nho dos algoritmos originais.

Download
Técnicas de Pré-codificação MIMO Baseadas no Alinhamento de Interferência com Conhecimento Imperfeito de Canal
Paulo G. Normando, Carlos I. R. Bandeira, Walter C. Freitas Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2011.20
Keywords: Pré-codificação Alinhamento de Interferência MIMO.
Abstract
Neste trabalho, foi avaliado o desempenho de dois esquemas baseados no alinhamento de interferência (IA), que utilizam os critérios de forçagem à zero (ZF) e MMSE (do inglês Minimum Mean Square Error). Esses dois esquemas foram comparados com outro esquema que não é baseado em IA e visa maximizar a SLNR (do inglês, Signal-to-Leakage plus Noise Ratio). Também foi avaliado o impacto do conhecimento imperfeito de canal em cada técnica. Foram obtidas as taxas de erro de bit e a capacidade total para cada esquema. Todos foram eficientes na mitigação da interferência. Porém, os baseados em IA atingiram um melhor desempenho em taxa de erro de bit. Além disso, todos se mostraram bastante sensı́veis ao conhecimento imperfeito do canal.

Download
Análise da Capacidade de um Sistema MIMO sob a Influência de Acoplamento Mútuo
Marcos Patricio dos Santos Jr, Leonardo Reis, A. Judson Braga

DOI: 10.14209/sbrt.2011.21
Keywords: Acoplamento Mútuo Capacidade MIMO.
Abstract
Este artigo apresenta um estudo sobre a influência do acoplamento mútuo no desempenho de um sistema de comunicações sem fio MIMO. Foi utilizado o modelo teórico apresentado em [1], com o objetivo de introduzir o efeito do acoplamento mútuo em cenário de interesse e resultados obtidos por meio de simulações eletromagnéticas, para validação do modelo utilizado. Por último, utilizou-se a capacidade como métrica para avaliar o efeito do acoplamento mútuo sobre o desempenho do sistema em situações de forte e fraca correlação espacial.

Download
  Página de 21