XXIX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 21  

Outage Analysis of Dual-Hop Amplify-and-Forward Relaying Systems with Co-Channel Interferers
Daniel Benevides da Costa

DOI: 10.14209/sbrt.2011.15
Keywords: Métodos de aproximação interferência co- canal comunicações cooperativas probabilidade de outage desvanecimento Nakagami-m.
Abstract
Este artigo investiga o desempenho de outage de sistemas cooperativos amplifica-e-encaminha (AF) de dois saltos em um ambiente de desvanecimento Nakagami-m limitado por interferência. Mais especificamente, assumindo a presença de múltiplos interferentes Nakagami-m no relay AF e um terminal destino ruidoso, aproximações simples e em forma fechada para a probabilidade de outage fim-a-fim são obtidas. Com esse propósito, estimadores baseados em momentos são empregados para se determinar apropriadamente os parâmetros de desvane- cimento Nakagami-m requeridos nas formulações. Resultados de simulação são apresentados com o intuito de mostrar a precisão das aproximações propostas.

Download
Aplicação de Algoritmos Genéticos no Problema de Busca de Conjuntos de Informação
José R. Hoffmann, Marcos M. Tenório, Emilio C. G. Wille, Walter Godoy Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2011.166
Keywords: Códigos corretores de erros Decisão suave Algoritmo conjuntos de informação Algoritmos Genéticos.
Abstract
A decodificação por conjuntos de informação para códigos corretores de erro reduz a complexidade e o tempo de processamento em comparação à decodificação por máxima verossimilhança, podendo apresentar os mesmos nı́veis de correção desta última. Na primeira abordagem uma coleção de conjuntos de informação é usada para gerar palavras código candidatas. O processo então seleciona como palavra decodificada aquela que está mais próxima da sequência recebida. O desempenho deste algoritmo depende diretamente do número de padrões de erro que a coleção de conjuntos de informação é capaz de cobrir. Não há nenhum procedimento construtivo conhecido para encontrar uma coleção otimizada. Este trabalho apresenta uma abordagem de busca de conjuntos de informação usando algoritmos genéticos. Com o uso desta abordagem foram encontradas coleções de conjuntos de informação com alta capacidade de correção em um curto espaço de tempo. Resultados de simulação computacional mostram que o desempenho do algoritmo conjuntos de informação com tais coleções otimizadas é quase idêntico ao desempenho de máxima verossimilhança.

Download
Implementação de Baixa Complexidade para Algoritmos de Estimação do Ângulo de Chegada
Tadeu N. Ferreira, Marcello L. R. de Campos, Sergio L. Netto

DOI: 10.14209/sbrt.2011.17
Keywords: direction-of-arrival decomposição em auto- valores e autovetores
Abstract
Este artigo apresenta uma implementação de baixa complexidade para algoritmos de estimação de direção de che- gada (direction-of-arrival, DoA) como o ESPRIT ou o covariance- based DoA utilizando técnicas do tipo fast subspace decomposition (FSD). Estas técnicas permitem ainda uma detecção automática do número de fontes e possibilitam uma redução significativa da complexidade computacional, sem qualquer perda de desempe- nho dos algoritmos originais.

Download
Throughput Performance Analysis of Some Half and Full Duplex Cooperative Schemes
Hirley Alves, Gustavo Fraidenraich, Richard Demo Souza

DOI: 10.14209/sbrt.2011.18
Keywords: Cooperation Full-duplex Half-duplex
Abstract
In this paper, we compare Full-Duplex (FD) and Half-Duplex (HD) relaying, in terms of outage probability and throughput. We consider a practical relay, where loop inter- ference between transmitted and received signal is taken into account. Two models for FD transmission are considered: Block Markov encoding and multi-hop encoding. For HD transmission, the space-time cooperation is considered. Surprisingly, our results show that HD relaying can outperform FD relaying, specially if loop interference is non negligible. Such results hold even if power and rate allocation are carried out.

Download
NGWA: Esquema de Controle de Congestionamento para TCP Baseado na Banda Disponı́vel
Marcos Talau, Emilio Carlos Gomes Wille

DOI: 10.14209/sbrt.2011.19
Keywords: Controle de Congestionamento TCP Produto Banda-Atraso GWA.
Abstract
O controle de congestionamento padrão do TCP apresenta vários problemas, como a redução enganosa da taxa de transmissão, e a necessidade contı́nua de informação de perdas de pacotes como indicativo de congestionamento da rede. Neste trabalho é apresentado o new general window advertising (NGWA), que é um novo esquema de controle de congestionamento para o TCP. O NGWA traz informações da banda disponı́vel da infraestrutura de rede para os pontos finais da conexão TCP. Seu desempenho foi comparado com TCP New Reno e o TCP padrão. O novo método demonstrou ser superior aos comparados, sendo compatı́vel na ausência de congestionamento, justo com diferentes fluxos, além de ser ausente de perdas.

Download
Técnicas de Pré-codificação MIMO Baseadas no Alinhamento de Interferência com Conhecimento Imperfeito de Canal
Paulo G. Normando, Carlos I. R. Bandeira, Walter C. Freitas Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2011.20
Keywords: Pré-codificação Alinhamento de Interferência MIMO.
Abstract
Neste trabalho, foi avaliado o desempenho de dois esquemas baseados no alinhamento de interferência (IA), que utilizam os critérios de forçagem à zero (ZF) e MMSE (do inglês Minimum Mean Square Error). Esses dois esquemas foram comparados com outro esquema que não é baseado em IA e visa maximizar a SLNR (do inglês, Signal-to-Leakage plus Noise Ratio). Também foi avaliado o impacto do conhecimento imperfeito de canal em cada técnica. Foram obtidas as taxas de erro de bit e a capacidade total para cada esquema. Todos foram eficientes na mitigação da interferência. Porém, os baseados em IA atingiram um melhor desempenho em taxa de erro de bit. Além disso, todos se mostraram bastante sensı́veis ao conhecimento imperfeito do canal.

Download
Análise da Capacidade de um Sistema MIMO sob a Influência de Acoplamento Mútuo
Marcos Patricio dos Santos Jr, Leonardo Reis, A. Judson Braga

DOI: 10.14209/sbrt.2011.21
Keywords: Acoplamento Mútuo Capacidade MIMO.
Abstract
Este artigo apresenta um estudo sobre a influência do acoplamento mútuo no desempenho de um sistema de comunicações sem fio MIMO. Foi utilizado o modelo teórico apresentado em [1], com o objetivo de introduzir o efeito do acoplamento mútuo em cenário de interesse e resultados obtidos por meio de simulações eletromagnéticas, para validação do modelo utilizado. Por último, utilizou-se a capacidade como métrica para avaliar o efeito do acoplamento mútuo sobre o desempenho do sistema em situações de forte e fraca correlação espacial.

Download
Caracterização de Terminais Móveis Multi-Antena
Gonzalo Bulnes, Marcos Patricio dos Santos Jr., A. Judson Braga

DOI: 10.14209/sbrt.2011.22
Keywords: Terminais multi-antena espalhador em campo pr´oximo modelo antropom´orfico padr˜ao ganho de diversidade correlac¸˜ao cruzada.
Abstract
Este trabalho apresenta resultados de medições de parâmetros S e de radiação de terminais móveis multi-antenas, realizadas na École Nationale Supérieure de Techniques Avancées (ENSTA) em Paris, para o estudo da influência de espalhadores em campo próximo – cabeça e mão do usuário – sobre seus desempenhos. Foram produzidos, na Universidade de Brası́lia (UnB), dados utilizando um simulador eletromagnético e mod- elos antropomórficos para determinação de caracterı́sticas dos terminais, como correlação cruzada e ganho de diversidade; e de aspectos de seus comportamentos na presença de espalhadores como: modificação dos diagramas de radiação, redução do ganho, e, em determinadas situações, descorrelação das antenas.

Download
Códigos ciclicamente permutáveis derivados de códigos constacı́clicos
José Sampaio de Lemos Neto, Valdemar C. da Rocha Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2011.168
Keywords: Códigos ciclicamente permutáveis códigos constacı́clicos marca d’água.
Abstract
Um código ciclicamente permutável (código CP) é um código de bloco binário cujas palavras-código são ciclica- mente distintas e possuem ordem cı́clica plena. O objetivo deste artigo é construir códigos CP por meio de códigos constacı́clicos lineares p-ários, em que p denota um número primo. É utilizado um método eficiente para selecionar palavras de um código constacı́clico que são constaciclicamente distintas e que possuem ordem constacı́clica plena. Por intermédio de uma representação cı́clica para os elementos de GF(p) e por meio de uma relação entre arranjos bidimensionais e N -uplas, as palavras selecionadas do código constacı́clico produzem o dicionário de um código CP. Os códigos ciclicamente permutáveis propostos podem ser aplicados em sistemas de marca d’água de áudio e/ou de video.

Download
Novo Algoritmo para Reconhecimento de Objetos Invariante Afim
Guillermo Ángel Pérez López, Hae Yong Kim

DOI: 10.14209/sbrt.2011.23
Keywords: Reconhecimento de objetos casamento de modelos invariância a perspectiva coeficientes de Fourier transformação afim ASIFT Forapro
Abstract
Recentemente, um dos autores propôs um algoritmo de reconhecimento de objetos (casamento de modelos) invariante à rotação e escala chamado Forapro. Este algoritmo utiliza coeficientes de Fourier de projeções radiais e circulares para obter características locais invariantes à rotação. Neste trabalho, tornamos Forapro invariante à distorção de perspectiva utilizando a técnica de simulação de pontos de vista. Este novo algoritmo, que denominamos de Aforapro, é robusto a padrões repetidos e mudanças de brilho e contraste. Aforapro foi testada com 350 imagens e demonstrou ser bastante robusto a diferentes distorções.

Download
  Página de 21