XX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 14  

Estatísticas de Segunda Ordem da Combinação por Ganho Igual de Canais Arbitrários
J. C. S. Santos Filho, M. D. Yacoub

DOI: 10.14209/sbrt.2003.170
Keywords: Canais Arbitrários de Desvanecimento Combinação por Ganho Igual Taxa de Cruzamento de Nı́vel Duração Média de Desvanecimento
Abstract
Este artigo apresenta uma formulação geral e unificada para a taxa de cruzamento de nı́vel e a duração média de desvanecimento da combinação por ganho igual de M canais independentes com potências médias e parâmetros de desvanecimento arbitrários. Os desvanecimentos podem diferir em grau e modelo (Nakagami-m e Rice). Verifica-se que o desbalanceamento de potência degrada consideravelmente a performance do combinador, a ponto de torná-la inferior à do não-uso de diversidade. A severidade dos canais afeta a performance em menor alcance. Um limitante inferior de desempenho é apresentado em forma fechada.

Download
Relação Sinal-Ruído Média da Combinação por Ganho Igual de Canais Arbitrários
J. C. S. Santos Filho, M. D. Yacoub

DOI: 10.14209/sbrt.2003.176
Keywords: Canais Arbitrários de Desvanecimento Combinação por Ganho Igual Relação Sinal-Ruı́do Média
Abstract
Este artigo investiga o comportamento da relação sinal-ruı́do média da combinação por ganho igual para canais independentes com potências médias e parâmetros de desvanecimento arbitrários. Os desvanecimentos podem diferir em grau e modelo. Limitantes inferior e superior de performance são apresentados. Verifica-se que o desbalanceamento de potência degrada consideravelmente a performance do combinador, a ponto de torná-la inferior à do não-uso de diversidade e pior à medida que o número de canais cresce. O aumento da severidade dos canais também degrada a performance, embora em alcance menor. Do observado, vislumbra-se uma versão dinâmica do combinador por ganho igual que maximize a relação sinal-ruı́do média ao combinar um subconjunto dos sinais de diversidade.

Download
The lambda-mi General Fading Distribution
G. Fraidenraich, M. D. Yacoub

DOI: 10.14209/sbrt.2003.180
Keywords: fading distributions Nakagami distribution Rayleigh distribution Rice distribution One-sided Gaussian distribution Hoyt distribution Lognormal distribution
Abstract
This paper presents a general fading distribution, the λ–µ Distribution. The λ − µ Distribution includes the Hoyt, the Nakagami-m, the Rayleigh, and the One-Sided Gaussian distributions as special cases. Field measurement campaigns have been used to validate this new distributions. It has been observed that their fitting to experimental data outperforms that provided by the widely known fading distributions such as Rayleigh, Nakagami-m, and Weibull.

Download
Expressão Fechada para a Probabilidade de Erro de Bit de Esquemas QAM Sujeitos ao Desvanecimento Rayleigh
W. T. A. Lopes, F. Madeiro, M. S. de Alencar

DOI: 10.14209/sbrt.2003.186
Keywords: Canal com desvanecimento Rayleigh QAM QAM retangular probabilidade de erro de Bit
Abstract
Neste artigo é apresentada uma nova expressão, fechada e exata, para a probabilidade de erro de bit (BEP, bit error probability) do esquema -QAM ( -ary quadrature amplitude modulation) para um canal com desvanecimento Rayleigh. Também é obtida uma nova expressão, fechada e exata, para a BEP do esquema R-QAM (rectangular QAM) arbitrário sujeito ao desvanecimento Rayleigh.

Download
Um Novo Procedimento para Detecção de Erros de Equalização em Canais Variantes no Tempo
J. Galdino, E. L. Pinto, M. S. de Alencar

DOI: 10.14209/sbrt.2003.190
Keywords: Erros de equalização Filtragem adaptativa Comunicações móveis
Abstract
Neste trabalho é proposto um procedimento para detectar a presença de erros de equalização em receptores digitais para aplicações que envolvem canais caracterizados pelo efeito de desvanecimento variante no tempo e seletivo em freqüência (DVSF). O procedimento proposto pode, em princı́pio, ser empregado em conjunto com qualquer esquema de modulação e de equalização adaptativa. Ele opera diretamente sobre a seqüência de sı́mbolos detectada e se baseia na técnica aqui proposta de diversidade em filtragem. São apresentados diversos resultados de simulação computacional que indicam que o procedimento proposto possui caracterı́sticas de desempenho bastante satisfastórias, com potencial para ser explorado de diversas formas, no sentido de obter algoritmos de equalização mais robustos e eficientes.

Download
Nova Estrutura de Adaptação de Taxa de Transmissão para uma Arquitetura de Serviços Diferenciados Escalável
C. C. dos Santos, L. L. Ling

DOI: 10.14209/sbrt.2003.196
Keywords: QoS DiffServ Escalonamento Controle em Malha Fechada
Abstract
Em [1] foi proposta uma arquitetura, baseada na filosofia DiffServ, onde roteadores do centro do domínio não necessitam implementar funções específicas de diferenciação de serviço. Neste trabalho, propomos uma diferente estrutura de adaptação de taxa de transmissão para essa arquitetura, que diminui, para quase zero, a perda de pacotes no interior do domínio.

Download
Arquitetura e Modelo de Interações na Internet Através de um Jogo de Estratégia para Negociar Preço e Qualidade de Serviço
L. N. Nassif, J. M. Nogueira, A. A. F. Loureiro, L. H. A. Correia, C. F. Cavalcanti

DOI: 10.14209/sbrt.2003.202
Keywords: Qualidade de Serviço Pricing Teoria Jogos
Abstract
O artigo apresenta um estudo sobre o problema da negociação de preços e Qualidade de Serviço (QoS) entre empresas de telecomunicações, ISPs (Internet Service Providers), provedores de backbone e internautas. Para representar esse contexto foi elaborado o jogo InterQoS. No jogo é proposta uma arquitetura em camadas que representa a Internet além de um modelo utilizando grafo que representa a conectividade, a alcançabilidade e os acordos estabelecidos. Os relacionamentos desse ambiente são interpretados à luz da teoria dos jogos. O jogo permite aos protagonistas do mundo real simular estratégias, investimentos e interações para dar suporte à tomada de decisões.

Download
Mecanismos de Transição para Implementar a Comunicação IPv4/IPv6 em Redes Móveis
S. Storoz, E. Jamhour

DOI: 10.14209/sbrt.2003.208
Keywords: IPv6 Mecanismos de Transição IPv4/IPv6 Endereços IP Privados NAT Redes Sem Fio
Abstract
Neste artigo, uma visão geral dos mecanismos de transição IPv4/IPv6 publicados é apresentada, e, um novo mecanismo é proposto, o “Transparent IPv6”, que permite designar “virtualmente” endereços IPv6 para hosts IPv4 sem modificações de hardware ou software no host. Este mecanismo pode ser imediatamente empregado pelas tecnologias celulares IP Móvel.

Download
Desenvolvimento de Gatewayspara Telefonia IP
J. G. Silveira, R. Balbinot, F. C. Castello

DOI: 10.14209/sbrt.2003.214
Keywords: Gateway telefonia IP interconexão voz sobre IP
Abstract
Este trabalho discorre sobre a implementação de um conjunto de gateways (gateway de sinalização, mídia gateway e gateway de controle), utilizado para interconexão entre sistemas de telefonia IP e sistemas de telefonia legados, também descrevemos a respeito de algumas técnicas implantadas em nossos servidores tais como mecanismos de adaptação e correção de pacotes Waveform Substitution e FEC. Nosso gateway foi desenvolvido de forma modular com intuito de servir como base para futuras pesquisas na área de telefonia IP, pois cada módulo foi desenvolvido de forma independente das demais possibilitando a adoção de diversas funcionalidades sem exigir muito esforço na implementação do código.

Download
Abordagens Teóricas para Fixação de Preços de Serviços pela Internet
L. F. de C. Guerra, J. E. de Farias

DOI: 10.14209/sbrt.2003.220
Keywords: Internet Preços de serviços pela Internet Qualidade de serviço
Abstract
Este artigo apresenta um estudo sobre as abordagens teóricas aplicáveis à fixação de preços de serviços pela Internet. Partindo de um modelo simplificado para a qualidade do serviço, resultados analı́ticos são desenvolvidos e discutidos. Um estudo de caso incluindo resultados numéricos é incluı́do.

Download
  Página de 14