XX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 14  

Metodologia para o Desenvolvimento de uma Plataforma de Ger ência de Redes Utilizando Agentes Inteligentes
R. A. R. de Moraes, A. S. M. De Franceschi

DOI: 10.14209/sbrt.2003.224
Keywords: Redes de Artificial Agentes Inteligentes
Abstract
O presente trabalho apresenta uma metodologia para o desenvolvimento de uma plataforma de gerência de redes utilizando agentes inteligentes. São descritos experimentos iniciais que comprovaram a aplicação de técnicas de inteligência artificial (IA) na solução de problemas distribuídos. Os experimentos foram realizados com base em um trabalho anterior que investigou o emprego das técnicas de IA na área de gerência de redes. A plataforma está sendo desenvolvida pelo grupo de pesquisa de redes de computadores da UNIPLAC Universidade do Planalto Catarinense, em Lages, SC.

Download
Melhorando a Compensação de Movimentos da Crominância para Codificadores de Vídeo Baseados na Recomendação H.263
M. Moecke, R. Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2003.230
Keywords: Recomendação H.263 compensação de movimento codificação de vídeo colorido vetores de movimento
Abstract
O procedimento de compensação de movimento (CM) para os componentes de crominância da recomendação H.263 é analisado e uma proposta para a sua melhoria é apresentada. Mostramos que é possível aprimorar a qualidade da CM do codificador H.263-baseline, utilizando a informação de movimento já presente no fluxo de bits, através do aumento da precisão dos vetores de movimento e redução do tamanho de blocos, usados na CM da crominância. Desse modo, melhoramos a qualidade da CM sem acarretar aumento na taxa de bits usada para a CM. Resultados experimentais em seqüências de vídeo padrão confirmam a eficiência da abordagem proposta.

Download
Autenticação Pessoal por Imagens de Sinais Manuscritos
M. G. Lizárraga, L. L. Ling

DOI: 10.14209/sbrt.2003.236
Keywords: biometria manuscritos autenticação pessoal processamento de imagens
Abstract
Neste trabalho é proposto um método de autenticação pessoal automático baseado em imagens que sejam compostas por traços manuscritos que representem símbolos, palavras, assinaturas ou desenhos. O método apresentado é de simples implementação, eficiente e robusto. As taxas médias de erros de falsa rejeição e falsa aceitação deste método são de 2,5% e 1,9% respectivamente.

Download
Adaptive Regularization for Multiframes Resolution Restoration Considering Subpixel Contributions
M. Zibetti, J. Mayer

DOI: 10.14209/sbrt.2003.242
Keywords: resolution restoration interpolation adaptive regularization multiframe restoration subpixel displacement
Abstract
In this work we propose an adaptive spatial resolution restoration algorithm for sequence of images. The Regularized Least-Squares (RLS) algorithm is modified to include an adaptive regularization that considers the subpixel contribution of each frame. This regularization is used to mitigate the distortions caused by the sub-sampling process. The contribution from additional frames is exploited according to its subpixel displacements. The pixels amplitudes from other frames, displaced by subpixel distances, provide the information to minimize sub-sampling distortions. The information about the displacements is used to control the adaptation. The regularization adapts in both ways: spatial and directional. In the motion estimation step only the reliable displacement vectors are chosen for the restoration process. The proposed model significantly improves the objective (SNR) and the subjective (visual) image quality.

Download
Compressão de Imagens sem Perda usando Recorrência de Padrões
M. S. Pinho

DOI: 10.14209/sbrt.2003.247
Keywords: Compressão de imagens codificação de fonte codificação universal recorrência de padrões
Abstract
A técnica de recorrência de padrões tem sido aplicada com sucesso na compressão de dados sem perda. De fato, vários codificadores usados na prática são baseados nesta técnica. No entanto, na compressão de imagens em tons de cinza, sem perda de informação, tal técnica é pouco utilizada. Este trabalho analisa o problema da compressão de imagens sem perda através de recorrência de padrões. Resultados práticos obtidos na compressão de imagens são apresentados. Com base nestes resultados e em resultados teóricos dos codificadores utilizados, o trabalho mostra que a técnica de recorrência de padrões é pouco útil na compressão de imagens em tons de cinza, sem perda de informação.

Download
Filtragem Discriminativa para Detecção de Múltiplos Padrões de Imagem
A. P. Mendonça, E. A. B. da Silva

DOI: 10.14209/sbrt.2003.251
Keywords: Filtragem discriminativa detecção de padrões casamento de padrões discriminative filtering template matching
Abstract
A filtragem discriminativa é uma ferramenta relativamente nova para a detecção e o reconhecimento de padrões. Sua idéia central é obter um oparador que, quando convolvido com um gabarito específico, gere um sinal de saída com energia concentrada em uma de suas amostras. As aplicações da filtragem discriminativa estendem-se para o caso multi-padrão através de dois novos filtros propostos: o filtro discriminativo do tipo OU, que é aquele capaz de responder a qualquer padrão pertencente a um conjunto escolhido, e o filtro discriminativo do tipo QUAL, que é aquele capaz de decidir por qual dos padrões do conjunto. Os resultados das simulações sugerem que o método proposto é uma ferramenta promissora para problemas de decisão e pode atingir desempenhos comparáveis aos de sofisticados métodos não-lineares.

Download
Sistema de Inserção Multiplicativa de Marca D'água Usando Espalhamento Espectral
R. A. Silva, J. Mayer

DOI: 10.14209/sbrt.2003.257
Keywords: Marca D’água Inserção Informada Espalhamento Espectral
Abstract
Neste artigo um sistema prático de marca d’água multibit com detecção cega é proposto. O sistema proposto é baseado em multiplexação por divisão de código utilizando espalhamento espectral. Melhores desempenhos em relação aos sistemas de primeira geração são obtidos através da inserção informada. Com inserção informada o sistema proposto explora modelos perceptuais através do uso de uma máscara multiplicativa baseada em wavelet e explora também a informação do conteúdo digital original para melhorar a detecção da marca d’água. O sistema de marca d’água proposto foi implementado para imagens digitais e os resultados obtidos confirmam as melhorias do desempenho em relação às propriedades de capacidade, fidelidade, eficiência e robustez.

Download
Código de Permutação Vetorial Aplicado à Fonte Uniforme
W. Finamore, S. V. Bruno, L. S. Brega

DOI: 10.14209/sbrt.2003.263
Keywords: Codificação de fonte Códigos de permutação Quantizadores com restrição de entropia
Abstract
O desempenho de códigos de permutação de vetores aplicados a uma fonte de informação uniforme é apresentado. Recentemente códigos de permutação (abreviadamente PC) das componentes escalares, de um vetor de dimensão n, com desempenho superior ao desempenho de quantizadores escalares com restrição de entropia (ECSQ) foram apresentados. Neste trabalho, códigos de permutação aplicados a vetores nL-dimensionais, cujas componentes são n vetores L dimensionais (abreviadamente VPC), com desempenho superior aos primeiros são apresentados. Uma vantagem primordial dos códigos de permutação é o fato dos mesmos serem um esquema de taxa-fixa. Nossos resultados estendem a faixa de taxas em que o desempenho dos códigos de permutação superam o desempenho de ECSQ. Taxas de valores praticamente arbitrários podem ser obtidas. Enquanto a superioridade dos PC’s é obtida para blocos de tamanho n pequeno, mostramos que a superioridade dos VPC’s é mantida quando a dimensão é aumentada.

Download
Códigos Convolucionais Espácio-Temporais sobre GF(p) Atingindo Ganho de Diversidade Máximo para Qualquer Número de Antenas Transmissoras
M. Noronha-Neto, B. F. Uchôa-Filho

DOI: 10.14209/sbrt.2003.267
Keywords: Diversidade canais com desvanecimento múltiplas antenas transmissoras códigos convolucionais espaciotemporais comunicações sem fio
Abstract
Neste trabalho consideramos um sistema codificado espaciotemporal composto por um codificador convolucional de sobre GF( ), primo, e antenas transmissoras. taxa Utilizando esta estrutura, apresentamos um resultado através do qual pode-se obter diversidade completa para os códigos convolucionais espaciotemporais garantindo apenas o posto completo da matriz geradora escalar G, cujos elementos são os coeficientes do codificador convolucional. Este método é válido para constelações -PSK, primo, e para qualquer número de antenas transmissoras. Baseado neste resultado, novos códigos convolucionais espaciotemporais com ganho de diversidade máximo utilizando as constelações 5-PSK, 7-PSK e 11-PSK são apresentados.

Download
Substituição Homofônica Ótima com Restrição
V. C. da Rocha Jr., C. Pimentel, M. M. Vasconcelos

DOI: 10.14209/sbrt.2003.272
Keywords: Substituição homofônica criptografia teoria da informação
Abstract
A substituição homofônica é uma técnica através da qual cada sı́mbolo de uma fonte é representado por um ou mais sı́mbolos denominados homofonemas. Este artigo apresenta um esquema ótimo de substituição homofônica, para tratar o caso no qual cada palavra de homofonema tem como sı́mbolos variáveis aleatórias independentes e identicamente distribuı́das, obedecendo uma distribuição de probabilidade arbitrária. Um algoritmo é apresentado para decompor as probabilidades dos sı́mbolos de uma fonte, o qual produz a cada passo o conjunto de homofonemas de mı́nima entropia. É apresentada uma prova da otimalidade deste algoritmo no sentido de que minimiza a redundância resultante.

Download
  Página de 14