XX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 14  

On the Shannon Cover of Shifts of Finite Type
D. P. B. Chaves, C. Pimentel, B. F. Uchôa-Filho

DOI: 10.14209/sbrt.2003.277
Keywords: Constrained sequences labeled Shannon cover symbolic dynamics sofic shifts
Abstract
A shift space is a collection of sequences of symbols from a finite alphabet satisfying certain constraints. A shift of finite type is a shift whose constraints can be represented by a finite list of forbidden blocks. Every shift of finite type can also be represented by a labeled directed graph that has the property that every biinfinite walk on the graph generates an allowed sequence by reading off the labels of its edges. It is both of theoretical and practical interest to find the minimal graph (called the Shannon cover), i.e., the one with the fewest vertices, presenting a shift of finite type. The main contribution of this paper is an efficient iterative vertex-minimization algorithm that considers the higher edge graph as the initial graph.

Download
Desempenho de uma Estrutura Semi-Cega de Detecção e Turbo Decodificação Conjunta Aplicada a Canais Contínuos no Tempo
R. D. Souza, J. Garcia-Frias

DOI: 10.14209/sbrt.2003.282
Keywords: Estimação semi-cega detecção e turbo decodificação conjunta filtro casado
Abstract
Receptores que operam à taxa de sı́mbolos, e que estimam a resposta ao impulso do canal, têm tido seu desempenho avaliado com base no canal equivalente discreto (DTTF) proposto por Forney, que inclui um filtro casado, e requer o conhecimento prévio do canal. Se o meio for desconhecido, então o modelo DTTF passa a representar um limitante superior para o sistema. Usando um modelo alternativo para o canal equivalente discreto, estimamos a perda de desempenho relativa ao modelo DTTF para um receptor semi-cego operando à taxa de sı́mbolos e que envolve detecção e turbo decodificação conjunta. Nossos resultados mostram que as perdas podem ser desprezı́veis.

Download
Quantização Codificada por Treliças Utilizando o Princípio Turbo
J. F. L. de Oliveira, G. V. Mendonça, E. A. B. da Silva

DOI: 10.14209/sbrt.2003.288
Keywords: Modulação Codificada Quantização Codificada Códigos Turbo Turbo Quantização
Abstract
A modulação codificada por treliças (TCM – TrellisCoded Modulation) aumentou expressivamente o desempenho de sistemas de transmissão de dados. A quantização codificada por treliças (TCQ – Trellis-Coded Quantisation), cujo desempenho em termos de taxa distorção é excelente para diversas fontes, foi proposta com base na TCM. Recentemente, a turbo modulação codificada por treliças (TTCM – Turbo TCM) aumentou significativamente o desempenho da TCM. Este artigo investiga um esquema de turbo quantização baseado na TTCM. A principal motivação para tal investigação é o excelente desempenho da TCQ. A turbo quantização é desenvolvida, seu desempenho é analisado e são apresentadas as conclusões.

Download
Um Novo Sistema de Reconhecimento Automático de Locutor Independente do Texto Baseado no Parâmetro de Hurst
R. Sant'Ana, R. F. Coelho, A. Alcaim

DOI: 10.14209/sbrt.2003.294
Keywords: Reconhecimento de locutor Parametro de Hurst fBm wavelets
Abstract
Este trabalho propõe um sistema completo de reconhecimento automático de locutor (RAL) independente do texto considerando uma nova característica estatística e um novo classificador. Neste sistema, denominado SRHurst (Speaker Recognition with Hurst), a característica utilizada é a parâmetro de Hurst (pH) obtida aplicando-se o estimador multi-dimensional baseado em wavelets (Mdim_wavelets) às janelas de sinal de voz. O classificador é o fBm (fractional brownian motion) multidimensional (Mdim_fbm). O modelo de cada locutor é gerado utilizando-se os vetores de valores de Hurst obtidos em cada janela além dos vetores de médias e variâncias. Os resultados demonstraram que o parâmetro de Hurst agrega informação nova de locutor e que, o classificador Mdim_fbm apresenta melhores desempenhos quando comparados a outros esquemas da literatura.

Download
Efeitos de Canais com Erros na Transmissão dos Parâmetros LSF da Voz em Redes de Pacotes
F. D. Backx, R. de Lamare, A. Alcaim

DOI: 10.14209/sbrt.2003.301
Keywords: Quantização das LSFs quantizadores vetoriais multiestágio erros nos canais redes de pacotes
Abstract
Os efeitos de canais com erros na transmissão dos parâmetros LSF quantizados da voz são examinados em redes de pacotes. A codificação dos parâmetros LSF do codificador MELP, onde é empregado um quantizador multiestágios sem memória com busca em árvore, é comparada à codificação das LSFs de um quantizador multiestágios com predição chaveada e busca em árvore, em canais sujeitos a erros de bits e perdas de quadros.

Download
Modern Speech Enhancement Techniques in Text -Independent Speaker Verification
C. Medina, J. A. Apolinário Jr., A. Alcaim

DOI: 10.14209/sbrt.2003.305
Keywords:
Abstract
The noise robustness of speaker verification systems is crucial for real applications although only few articles have tackled this problem. In this paper, we study the performance of several modern speech enhancement solutions including wavelet– based speech denoising. We use these algorithms as a preprocessing stage in a text–independent speaker verification system. The results are presented after exhaustive simulations.

Download
Coding Closed Geodesics on Modular Surfaces by Use of the Elias Type of Codes
R. Palazzo Jr., M. F. da Silva, H. Lazari

DOI: 10.14209/sbrt.2003.310
Keywords:
Abstract
In this paper we show a procedure for coding geodesics on modular surfaces by use of the Elias type of code for source coding. This procedure implies that the arithmetic codes associated with each primitive hyperbolic matrix can be viewed as a generalization of the Elias codes. The main result of this paper establishes the procedures to be followed in order to identify the arithmetic code and the axis of the geodesic when only the probability associated with the geodesic is given. Several examples are also considered.

Download
Decodificação Iterativa (Turbo) de Códigos Produto em Canais Não- Gaussianos
D. C. da Cunha, J. Portugheis

DOI: 10.14209/sbrt.2003.316
Keywords: Códigos produto Decodificação iterativa (Turbo) Confiabilidade da decisão Algoritmos SISO
Abstract
O trabalho considera a aplicação de um algoritmo de decodificação iterativa (turbo) de códigos produto em sistemas de transmissão que utilizam dois tipos de canais não-gaussianos: o canal CDMA de salto rápido em freqüência e o canal com ruı́do impulsivo. Para ambos os casos, propusemos uma maneira de calcular a confiabilidade das decisões tomadas após cada iteração que leva em conta as densidades de probabilidade dos canais considerados. Os resultados mostraram que os desempenhos dos sistemas melhoram com o aumento do número de iteraç ões de decodificação, o que comprova a validade da proposta. Verificamos que, dependendo da probabilidade de ocorrência e da intensidade do ruı́do impulsivo, o conhecimento da relação sinal-ruı́do do canal pelo decodificador não proporciona ganhos adicionais de desempenho.

Download
Receptores Iterativos Semi-Cegos para Modulação Codificada Espácio-Temporal e Canais Seletivos Quasi-Estáticos
R. D. Souza, J. Garcia-Frias

DOI: 10.14209/sbrt.2003.322
Keywords: Estimação semi-cega algoritmo EM codificação espácio-temporal detecção e decodificação conjunta
Abstract
Dois receptores iterativos semi-cegos para modulação codificada espácio-temporal e canais MIMO seletivos em freqüência são analisados. Comparações, em termos de taxa de erro de bit e de esforço computacional, mostram que o receptor que faz uso de uma supertreliça para detecção e decodificação conjunta é uma alternativa mais atraente do ponto de vista computacional do que o receptor que faz uso de treliças separadas para os processos de detecção e decodificação.

Download
Simulação Eficiente de Sistemas de Comunicações com Códigos Turbo
B. Albert, F. M. de Assis

DOI: 10.14209/sbrt.2003.328
Keywords: Monte Carlo valorização das amostras codificação/decodificação iterativa
Abstract
O objetivo deste trabalho é mostrar a viabilidade do uso do método de simulação por valorizaç ão das amostras (Importance Sampling) para estimação da probabilidade de erro de bit de sistemas de comunicações digitais que utilizem codificação/decodificação iterativa (turbo). A valorizaç ão das amostras é um método de redução da variância de uma estimativa quando esta é realizada pelo método tradicional de Monte Carlo (MC). Essa redução se traduz em um número menor de execuções da simulação de modo a obter a mesma precisão do método de MC. Os exemplos apresentados mostram uma redução significativa nos tempos de simulação.

Download
  Página de 14