XXIX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 21  

Transmissão de sinais CE-OFDM para Reduzir as Distorções IMD de Moduladores Mach-Zehnder em Sistemas DDO-OFDM
Jair A. Lima Silva, Marcelo Eduardo V. Segatto

DOI: 10.14209/sbrt.2011.142
Keywords: Multiplexação por divisão de frequências ortogonais razão potência máxima e potência média modulador Mach-Zehnder distorção de intermodulação
Abstract
Apresenta-se neste trabalho uma proposta de transmissão de sinais OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) com envelope constante (PAPR = 3 dB) para combater as distorções não lineares IMD (Intermodulation Distortion) inseridas pelo modulador Mach-Zehnder (MZM) em sistemas DDO-OFDM (Direct-Detected Optical OFDM) convencionais. Resultados de simulação de um sistema DDO-CE-OFDM (Direct- Detected Optical Constant-Envelope OFDM) a 10 Gb/s, com 768 subportadoras mapeadas em 16-QAM em 3:54 GHz de largura de banda, ilustraram a capacidade da proposta em melhorar o compromisso entre a polarização do MZM e a sensibilidade no receptor óptico.

Download
Otimização de Energia para a Transmissão de Informação em Redes de Sensores sem Fio
Felipe M. Costa, Bruno H. C. Faria, Flavio A. C. M. Filho, Hideki Ochiai

DOI: 10.14209/sbrt.2011.143
Keywords: Eficiência energética redes de sensores sem fio camada física modulação
Abstract
Foi estudado o consumo de energia em redes de sensores sem fio aplicando três esquemas de modulação digital largamente utilizados, são eles: MQAM, MPSK e MFSK não coerente. Para MQAM e MPSK, a modelagem de pulso é considerada. A potência do sinal transmitido e a potência do circuito são levadas em consideração onde a primeira é modelada usando a taxa de cutoff em função da relação sinal-ruído (SNR) e a segunda é modelada considerando o consumo de energia de hardwares típicos usados em nós de redes de sensores sem fio (RSSF). Uma nova forma para calcular a eficiência energética de amplificadores de potência linear foi usada. Além disso, as limitações de largura de banda e taxa de dados do padrão IEEE 802.15.4 são consideradas. Para cada tipo de modulação, os parâmetros ótimos para minimizar a energia por bit de informação, são derivados. Finalmente, uma comparação entre os três tipos de modulação é apresentado.

Download
Capacidade de Canal em Redes Ad Hoc Densas
Lucas Rodrigues de Paula, Renato Mariz de Moraes

DOI: 10.14209/sbrt.2011.122
Keywords: Capacidade MANETs Redes Ad Hoc SNIR
Abstract
O presente trabalho faz a análise do comportamento da capacidade do canal de comunicação de uma rede ad hoc móvel em função do número de nós. A partir do modelo de canal que considera atenuação com a distância e desvanecimento Rayleigh, foi proposta uma alteração tal que, ao transmissor se aproximar arbitrariamente do receptor, o ganho do canal dependa apenas do desvanecimento, de forma que a potência recebida não seja maior que a transmitida. Resultados obtidos analiticamente e por simulação mostram que a capacidade decai a zero com o aumento da densidade de nós na rede.

Download
Impacto do Uso de Controle de Potência na Probabilidade de Transmissão Concorrente em Redes Ad Hoc Cognitivas
Samuel Montejo Sánchez, Vitalio A. Reguera, Evelio M. G. Fernandez, Walter Godoy Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2011.144
Keywords: Rádio Cognitivo Localização Controle de potência
Abstract
Através do conhecimento da localização, sistemas de rádio cognitivo podem estabelecer uma região de transmissão concorrente com uma rede licenciada. Neste artigo é apresentado um novo modelo analítico para expandir a área desta região através da utilização de controle de potência por parte dos dispositivos de rádio cognitivo. O impacto do controle de potência na probabilidade de transmissião concorrente também é investigado. Simulações computacionais mostram que a eficiência espectral em redes cognitivas que utilizam o método proposto é superior que a de sistemas com potência de transmissão fixa.

Download
Atenuador Óptico Variável Para Fibras Ópticas Plásticas (POF-VOA) com Controle Foto-Cromático
Marcello S. Machado, Ricardo M. Ribeiro, Odair S. Xavier, Andrés P. L. Barbero, Wagner S. Zanco

DOI: 10.14209/sbrt.2011.140
Keywords: Atenuador Óptico Variável Efeito Foto-Cromático Fibra Óptica Dispositivo Ativo Polímero
Abstract
tenuadores ópticos variáveis (VOAs) são dispositivos ativos bastante úteis para enlaces a fibra óptica. Este trabalho, mostra o desenvolvimento de um VOA controlado por luz para fibras ópticas plásticas (POFs) – POF-VOA. O mecanismo de controle é baseado na opacidade foto-induzida em polímeros foto-cromáticos (PFCs) com o uso de LEDs de baixa potência emitindo no ultra-violeta próximo (395 nm). Foi possível induzir ~10 dB de atenuação numa portadora óptica em 525 nm que se propaga pela POF, utilizando < 0,5 mW/mm² de densidade de potência óptica de controle.

Download
Avaliação de desempenho de tráfego multimídia em Sistema Tático de Comunicações do Exército Brasileiro
Joyce Queiroz e Silva, Leonardo Henrique Moreira, Ronaldo Moreira Salles, David Fernandes Cruz Moura

DOI: 10.14209/sbrt.2011.145
Keywords: Sistemas Militares de Comunicações Avaliação de Desempenho de Tráfego Multimídia Modelos Markovianos de Filas
Abstract
Este artigo apresenta uma avaliação de tráfego multimídia em um sistema de comunicações do Exército Brasileiro, verificando o impacto de parâmetros de camada física e de enlace na execução de aplicações em um cenário típico de campanha. Esta avaliação é feita com simulações numéricas e com o emprego de modelo analítico, ambos voltados a redes sem fio adaptativas. Por fim, são apresentadas as melhores configurações para o cenário proposto, baseandose no estudo de métricas como taxa de descarte e vazão.

Download
Dynamic Power Saving in Energy Efficient PONs
Divanilson R. Campelo, Shing-Wa Wong, Luca Valcarenghi, She-Hwa Yen, Shinji Yamashita, Pier Giorgio Raponi, Leonid Kazovsky, Piero Castoldi

DOI: 10.14209/sbrt.2011.141
Keywords: TDM PON energy efficiency sleep mode
Abstract
This paper presents the potentials and challenges of a dynamic power saving technique in optical network units (ONUs) to achieve energy efficiency in passive optical networks. Simulation results show that, at the expense of a limited increase in packet average delay that does not compromise scheduling cycles, a significant reduction of the energy required by ONUs can be accomplished. The paper is concluded with a demonstration of a testbed of the proposed technique.

Download
Uma Métrica Baseada em Reconhecimento de Padrões para Redes sem Fio
Roberson Cesar Alves de Araujo, Cleverton Juliano Alves Vicentini, Mauro Fonseca, Fabrício Enembreck, Anelise Munaretto

DOI: 10.14209/sbrt.2011.205
Keywords: Redes em malha Roteamento Métricas Reconhecimento de padrões
Abstract
Este artigo apresenta uma nova abordagem para calcular o custo dos enlaces de redes em malha sem fio usando uma técnica de reconhecimento de padrões em substituição das métricas de funções contínuas usadas normalmente. Em redes em malha podemos muitas vezes ter a ocorrência do fenômeno conhecido como formação de vales, levando ao congestionamento dos enlaces nesses vales. Isso resulta em uma elevação na taxa de bloqueio com perda de pacotes pelo aumento excessivo da fila de dados nestas rotas. A percepção das perdas de pacotes e o redirecionamento de tráfego através da utilização de outros enlaces periféricos apresentam-se como possível solução para o problema. O presente trabalho propõe o uso de técnicas de inteligência artificial para reconhecimento de padrões com o objetivo de mitigar a formação de vales e perdas por filas cheias. O desempenho desta proposta foi avaliado e comparado com as métricas ML (Minimum Loss) e ETX (Expected Transmission Count) amplamente utilizadas. Através das simulações realizadas foi observado que a proposta apresentou melhor desempenho no modelo de rede utilizado.

Download
Spectrum Sensing over κ-μ Fading Channel
Diogo Sanders, Fábio von Glehn, Ugo Silva Dias

DOI: 10.14209/sbrt.2011.146
Keywords: Cognitive radio energy detection fading channels spectrum sensing κ-μ distribution
Abstract
This paper presents the performance analysis of energy detection over generalized fading channels, modeled by the κ-μ distribution. Receiver operation characteristics (ROC) are obtained under several different fading environments, including low, typical, and very high severe fading conditions, with combining both multipath clusters and line-of-sight scenarios. In addition, the improvement in detection capability is evaluated when cooperative spectrum schemes are employed under κ-μ fading channel. Comparisons are performed against Rayleigh model and a great flexibility is found in spectrum sensing techniques when their formulations consider the use of the κ- μ fading model.

Download
On the Fading Parameters Characterization of the α-μ Distribution: Measurements and Statistics
Camila Lopes Selvati, Ugo Silva Dias, Aravind Krishnan, Michel Daoud Yacoub

DOI: 10.14209/sbrt.2011.147
Keywords: α-μ distribution channel characterization fading parameters field measurements
Abstract
This paper presents the results of indoor and outdoor field trial measurements in order to obtain the probability density functions and the autocorrelation functions of the fading parameters of the α-μ distribution. The ranges of possible practical values of the α and μ fading parameters are also obtained from the empirical data. In addition, the instantaneous magnitude variations of α and μ considering the mobile receiver displacement are estimated and discussed. The results provide important information about the practical usefulness of the α-μ fading model in mobile communication systems.

Download
  Página de 21