XXII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 25  

Hammerstein and Volterra Adaptive Blind Equalization for Wiener Channels
Carlos Fernandes, Gérard Favier, João César Mota

DOI: 10.14209/sbrt.2005.587
Keywords: Equalização Autodidata Adaptativa Modelo de Wiener Modelo de Hammerstein Modelo de Volterra Algoritmo do Módulo Constante
Abstract
As técnicas atualmente encontradas na literatura para realização de equalização adaptativa de canais não-lineares são, em sua grande maioria, supervisionadas. O presente trabalho propõe, de forma original, algoritmos cegos e adaptativos para equalização de canais não-lineares, especificamente canais do tipo Wiener. Para tanto, vamos fazer uso do Algoritmo do Módulo Constante (CMA). As expressões para a adaptação do equalizador são encontradas com o auxı́lio de uma notação unificada para três diferentes estruturas: i) um filtro de Hammerstein; ii) um filtro de Volterra diagonal; e iii) um filtro de Volterra completo. Com o intuito de melhorar a performance dos equalizadores não-lineares do tipo CMA, este trabalho também propõe versões do CMA normalizadas e baseadas no algoritmo dos Mı́nimos Quadrados Recursivos (RLS) para o caso de canais não-lineares.

Download
Análise Estatística dos Momentos de Primeira e Segunda Ordens do Algoritmo LMS de Erro Filtrado Modificado
Juan López, Javier Kolodziej, Orlando Tobias, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2005.593
Keywords: Adaptação lenta algoritmo LMS algoritmo MFE-LMS teoria da independência
Abstract
Este artigo apresenta um modelo analítico para os momentos de primeira e segunda ordens do algoritmo LMS de erro filtrado modificado (MFE-LMS). O modelo proposto é obtido sem usar a teoria da independência e levando em conta a hipótese de adaptação lenta. Simulações numéricas ratificam a boa concordância existente entre os resultados obtidos pelo método Monte Carlo e pelo modelo proposto, tanto para sinal de entrada Gaussiano branco quanto para colorido.

Download
Equalizador Adaptativo Robusto à Interferência Assíncrona
Fabiano Chaves, João César Mota, José Tarcísio Costa Filho, André L. F. de Almeida

DOI: 10.14209/sbrt.2005.599
Keywords: Equalização robusta filtragem H∞ comunicações sem fio
Abstract
Sistemas de comunicação de múltiplo acesso com transmissão baseada em chaveamento de pacotes podem ter a detecção do sinal do usuário de interesse dificultada por uma interferência momentanea, causada pela transmissão de pacotes de um interferente co-canal. O assincronismo de interferência co-canal tem um impacto direto sobre o desempenho das estruturas de recepção ou filtragem. Neste trabalho, o filtro H∞ é configurado como um equalizador e suas conexões com o filtro de Kalman são apresentadas. A robustez do equalizador H∞ com relação a interferência assíncrona é demonstrada por meio de simulações computacionais.

Download
Allocating Channels to a Temporary Base Station
Jose Portela, Marcelo Alencar

DOI: 10.14209/sbrt.2005.605
Keywords: Land mobile radio cellular systems Prediction methods Voronoi diagrams
Abstract
This paper presents the allocation of cells of a mobile cellular network as a dynamic ordered orderk multiplicatively weighted Voronoi diagram. The farthest neighbor search is applied to the channel allocation scheme of a temporary base station. Whenever a temporary base station is deployed, its power, antenna height, group of channels and other features are to be configured. The nearest and the farthest point search are applied to the problem of finding the nearest and the farthest base station surrounding the temporary station, in order to identify the group of channels to be allocated. Proximity relations are acquired from the Voronoi diagram and used in solving the problem of allocating channels with a minimum cochannel interference.

Download
Renegociação Dinâmica de Largura de Banda para Chamadas Pós-Admitidas em Redes Celulares Comutadas a Pacotes
Hermes Del Monego, Eliane Bodanese, Luiz Nacamura Júnior, Richard Demo Souza

DOI: 10.14209/sbrt.2005.611
Keywords: Alocação de Recursos Renegociação dinâmica Largura de Banda QoS
Abstract
Apresentamos uma estratégia de alocação dinâmica de largura de banda através de renegociação. Esta estratégia consiste em aproveitar os recursos subutilizados pelos fluxos na rede, alocando-os para fluxos que necessitem de maior largura de banda. Estas aplicações, que não são sensíveis ao atraso, podem ser admitidas pelo CAC (Controle de Admissão de Chamadas) com largura de banda inferior, isto é, com o valor de largura de banda disponível no momento de sua admissão. Resultados de simulação comprovam a funcionalidade do método proposto.

Download
Scheduling-based QoS Balancing for Multi-service Cellular Networks
Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti, Yuri Carvalho Barbosa Silva, Tarcisio Maciel, Elvis Stancanelli

DOI: 10.14209/sbrt.2005.617
Keywords: Scheduling GSM/EDGE
Abstract
This paper proposes and evaluates methods for improving the capacity of queuing-limited cellular networks through the use of scheduling algorithms. Several scheduling disciplines are investigated, considering different combinations of multi-slot data services, such as streaming, WWW, and FTP.

Download
Modelagem Analítica para Gerência de Recursos de Rádio em Redes Móveis Celulares Hierárquicas Brazil
Glaucio Carvalho, Rita de Cassia Rodrigues, Solon Carvalho, Carlos Francês, João Crisostomo Weyl Albuquerque Costa

DOI: 10.14209/sbrt.2005.622
Keywords: Controle de Admissão de Chamadas Redes Hierárquicas Análise de desempenho Cadeia de Markov
Abstract
Neste trabalho é proposto um novo modelo de alocação de recursos para redes móveis celulares hierárquicas que provê QoS para o serviço de dados de forma a não impactar na QoS de voz. A idéia do esquema é rotear as sessões de dados das microcélulas para a macrocélula sempre que a ocupação do buffer e dos recursos de rádio alcançarem um determinado valor. A análise dos resultados mostrará que o esquema proposto melhora consideravelmente a QoS do serviço de dados quando comparado ao esquema prioridade de voz.

Download
Política Ótima para o Controle de Admissão de Chamadas e o Mecanismo de Adaptação de Largura de Banda em Redes Movéis Celulares
Glaucio Carvalho, Rita de Cassia Rodrigues, Solon Carvalho, Carlos Francês, João Crisostomo Weyl Albuquerque Costa

DOI: 10.14209/sbrt.2005.628
Keywords: Controle de Admissão de Chamadas Adaptação de Largura de Banda Redes Móveis Celulares Processo Semi-Markoviano de Decisão
Abstract
Neste trabalho é abordado o problema da Gerência de Recursos de Rádio ótima em redes móveis celulares propondo um modelo Semi-Markoviano de Decisão que busca um polı́tica ótima que pondera a probabilidade de bloqueio, freqüência de adaptação e a satisfação do usuário. Uma análise dos resultados revela que a polı́tica encontrada obtém ótimos resultados; porém, ela apresenta um comportamento complexo dificultando sua implementação prática.

Download
Protocolo MAC para Redes Ópticas de Pacotes em Anel para Promoção de Justiça entre Conexões TCP
Marcelo Uesono, Marcos Salvador, Nelson Fonseca

DOI: 10.14209/sbrt.2005.634
Keywords: Justiça de acesso Controle de acesso Protocolos de acesso Comutação de pacotes Redes em anel
Abstract
Protocolos MAC para redes ópticas de pacotes em anel são baseados em políticas de justiça variadas. Essas políticas de justiça comumente ignoram os clientes TCP, permitindo situações de grande desigualdade de capacidade disponível às conexões TCP. No presente trabalho, introduz-se uma nova política de justiça voltada a oferecer justiça entre conexões TCP e um novo protocolo que implementa esta política. Através de simulações na ferramenta ns-2, deriva-se a justiça oferecida ao tráfego TCP pelo protocolo proposto e por três outros disponíveis na literatura.

Download
Blocking Probabilities in Single-Wavelength Multifiber Rings
Divanilson Campelo, Helio Waldman

DOI: 10.14209/sbrt.2005.640
Keywords: Probabilidade de bloqueio anéis multifibra modelo de Erlang
Abstract
Neste trabalho apresentamos um método para o cálculo exato de probabilidades de bloqueio para anéis de múltiplas fibras com um comprimento de onda por fibra sob tráfego Poissoniano homogêneo de qualquer perfil espacial. Assumimos que o comprimento de onda transportado por cada fibra é o mesmo em todas as fibras e enlaces. Apresentamos também um novo procedimento escalável para a obtenção da constante de normalização do modelo clássico de Erlang para redes em anel. Este procedimento elimina a necessidade de listar todas as configurações possı́veis para se obter a constante de normalização. São apresentadas fórmulas para a probabilidade de bloqueio e taxa de utilização no anel.

Download
  Página de 25