XXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Nova Técnica para a Medida da Constante de Estrutura para o Índice de Refração em Sistemas de Transmissão Óptica no Espaço Livre
Vinicius Nunes Henrique Silva, Andrés Pablo López Barbero, Ricardo M. Ribeiro

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57703
Keywords: Turbulência atmosférica divagação do feixe constante de estrutura para o índice de refração óptica no espaço livre rastreamento do feixe óptico
Abstract
Esse trabalho apresenta uma nova técnica para a medição da turbulência atmosférica em enlaces ópticos no espaço livre (FSO). A técnica, baseada no rastreamento do feixe óptico no plano do detector, mede a constante de estrutura para o índice de refração, através do efeito de divagação do feixe (beam wander). Simulações numéricas, assim como medidas experimentais feitas em laboratório, demonstram a viabilidade do uso da técnica.

Download
Aprovisionamento Automático de Circuitos Ópticos Protegidos via Plano de Controle GMPLS Considerando Restrições de Camada Física
G.C. Santos, F.D. Santos, J.C.R.F. Oliveira, R.A. Moreira, M.R. Salvador, M.A. Romero, M. Magalhães

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57715
Keywords: GMPLS RWA Proteção
Abstract
O aprovisionamento automático de circuitos ópticos protegidos via Plano de Controle GMPLS considerando restrições de camada física (atenuação e PMD) é demonstrado experimentalmente em um cenário de uma rede óptica reconfigurável baseada em ROADMs de grau 2. Foram alteradas as mensagens de disseminação de informações topológicas e de sinalização, permitindo a construção de um algoritmo de RWA capaz de usar estas informações para calcular rotas que interfiram minimamente na natureza do sinal transmitido. Foi proposta uma integração entre Planos de Controle e de Dados para detecção e recuperação de falhas nos enlaces de maneira rápida e eficiente.

Download
Impacto do Tráfego Não Uniforme no Desempenho dos Algoritmos de Roteamento Fixo em Redes Ópticas Transparentes
Gilvan M. Durães, André C. B. Soares, William F. Giozza

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57717
Keywords: Redes Ópticas Transparentes Roteamento Fixo Avaliação de Desempenho Tráfego Não Uniforme
Abstract
A maioria dos trabalhos sobre redes ópticas WDM transparentes comutadas por circuitos considera como técnica de roteamento fixo, um algoritmo de menor caminho, como o algoritmo de Dijkstra (DJK). Contudo, recentemente, foram propostos dois novos algoritmos, o Restricted Routing Technique (RRT) e o Melhor entre as Menores Rotas (MMR), que buscam um melhor balanceamento da carga e apresentam desempenho superior ao de Dijkstra quando submetidos a uma carga de tráfego distribuída uniformemente pelos nós da rede. Este trabalho avalia o desempenho destes mesmos algoritmos agora sob condições de uma carga de tráfego distribuída não uniformemente pelos nós da rede. Para cada topologia estudada foram observadas as características peculiares do impacto do tráfego não uniforme segundo o algoritmo de roteamento utilizado. De maneira geral, observou-se que o algoritmo MMR apresenta um desempenho superior em termos de probabilidade de bloqueio e justiça para todas as topologias de rede estudadas.

Download
Compressão de Bancos de Fala para Sistemas de Síntese Concatenativa de Alta Qualidade
Augusto Henrique Hentz, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57721
Keywords: Codec iLBC compressão de sinais de fala conversão texto-fala LSFs
Abstract
Neste artigo, são apresentadas técnicas para reduzir a ocupação de memória de sistemas de conversão texto-fala concatenativos sem comprometer significativamente a qualidade da fala sintética. Para comprimir o banco de gravações mantendo a capacidade de decodificação parcial de segmentos, o que é fundamental para a aplicação em síntese concatenativa, propõese o uso do codec iLBC, que codifica quadros do sinal de fala de forma independente. O custo de concatenação no processo de seleção de unidades é calculado usando parâmetros LSF quantizados vetorialmente. A aplicação da abordagem proposta em um sistema de conversão texto-fala para o português brasileiro proporciona uma redução de até 76% na ocupação de memória. Avaliações perceptuais indicam que a quantização vetorial dos parâmetros para cálculo do custo de concatenação não causa perda significativa na qualidade da fala sintética.

Download
Filtros FIR-IFIR Adaptativos sem Efeito de Borda para Cancelamento de Eco de Linha em Sistemas DSL
Eduardo Luiz Ortiz Batista, Orlando José Tobias, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57722
Keywords: Algoritmo LMS cancelamento de eco filtros adaptativos filtros FIR interpolados
Abstract
Este trabalho apresenta um novo algoritmo para o cancelamento de eco em sistemas DSL (digital subscriber line) usando filtros FIR-IFIR adaptativos. A motivação desse algoritmo é usar uma estrutura com remoção de efeito de borda para o filtro IFIR visando eliminar perdas de desempenho oriundas da associação dos filtros FIR-IFIR em aplicações de cancelamento de eco. Dessa forma, um algoritmo com desempenho superior ao de outras abordagens FIR-IFIR encontradas na literatura é obtido. Resultados de simulação são mostrados atestando a efetividade do algoritmo proposto.

Download
Considerações sobre o Algoritmo PNLMS com Fatores de Ativação Individuais
Francisco das Chagas de Souza, Orlando José Tobias, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57724
Keywords: Algoritmo LMS normalizado proporcional (PNLMS) filtragem adaptativa identificação de sistema resposta ao impulso esparsa
Abstract
Neste artigo, um algoritmo LMS normalizado proporcional (PNLMS) usando fatores de ativação individuais é proposto. Em contraste com o algoritmo PNLMS padrão, que atribui um único fator de ativação para todos os coeficientes do filtro adaptativo, o algoritmo proposto atribui um fator de ativação para cada coeficiente. Dessa forma, para respostas ao impulso com elevada esparsidade, a estratégia proposta conduz a uma melhor distribuição da energia de adaptação entre os coeficientes do filtro. Resultados de simulação verificam a eficácia da abordagem proposta.

Download
Modelo Analítico de um Algoritmo LMS de Passo Variável Baseado na Autocorrelação do Sinal de Erro
José Gil Fausto Zipf, Orlando José Tobias, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57725
Keywords: Algoritmos LMS de passo variável autocorrelação do sinal de erro modelagem de filtros adaptativos
Abstract
Algoritmos adaptativos de passo variável têm uma significativa importância prática, na medida em que apresentam um melhor desempenho em relação aos algoritmos de passo fixo. A literatura técnica é vasta nesse assunto, resultando em uma área de pesquisa bastante ativa. Uma das principais estratégias de ajuste do passo de adaptação considera a função de autocorrelação do sinal de erro, a qual deu origem ao algoritmo LMS de passo variável proposto por Aboulnasr. O presente artigo propõe desenvolver um modelo analítico deste bem conhecido algoritmo da literatura. Particularmente, são derivados modelos estocásticos para o comportamento médio do vetor de coeficientes e para a curva de aprendizagem. Simulações numéricas confirmam a precisão do modelo proposto.

Download
Modelo Estocástico do Algoritmo LMS de Passo Variável Baseado na Autocorrelação do Erro com N Lags
José Gil Fausto Zipf, Orlando José Tobias, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57726
Keywords: Algoritmo LMS de passo variável comportamento médio do vetor de coeficientes curva de aprendizagem filtros adaptativos modelo estocástico
Abstract
Este trabalho propõe um modelo estocástico do comportamento médio do vetor de coeficientes e da curva de aprendizagem para o algoritmo LMS de passo variável baseado na autocorrelação do sinal de erro usando N lags. Esse algoritmo consiste em um aprimoramento do algoritmo proposto por Aboulnasr, visando ambientes com baixa razão sinal-ruído (SNR). Uma característica importante do algoritmo usando autocorrelação de N lags é o seu bom desempenho em tais ambientes às custas de um pequeno acréscimo de complexidade computacional. Simulações numéricas confirmam a boa precisão do modelo desenvolvido. Adicionalmente, é também discutida uma proposta de redução da carga computacional do algoritmo em questão.

Download
Análise Estocástica do Algoritmo LMS no Domínio Transformado para Ambiente Não-estacionário
Javier Ernesto Kolodziej, Orlando José Tobias, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57727
Keywords: Algoritmo TDLMS caso não-estacionário erro em excesso desajuste modelagem estatística passo ótimo
Abstract
Este trabalho apresenta um modelo estatístico para o algoritmo LMS no domínio transformado operando em um ambiente não-estacionário obtido de uma planta variante no tempo. O caso estacionário é também considerado aqui como sendo um caso particular do caso não-estacionário. A potência do sinal de entrada, requerida para a derivação do modelo estocástico do algoritmo, é estimada usando uma janela deslizante de comprimento fixo. Adicionalmente, para a derivação do modelo, são assumidos sinal de entrada gaussiano e passo de adaptação pequeno. Utilizando as expressões do modelo proposto, são determinados alguns parâmetros do algoritmo, tais como erro em excesso, desajuste e passo de adaptação para o mínimo erro em excesso. Através de simulações numéricas, a precisão do modelo proposto é avaliada.

Download
Algoritmo LMS com Entrada Filtrada/Erro Filtrado Modificado: Algoritmo e Modelo Estocástico
Juan Rodrigo Velásquez López, Orlando José Tobias, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57728
Keywords: Algoritmo LMS com entrada filtrada/erro filtrado modelo estocástico momentos de primeira e segunda ordens
Abstract
Neste artigo, um algoritmo LMS com entrada filtrada/erro filtrado (MFxFeLMS) é proposto. Adicionalmente, um modelo estocástico para os momentos de primeira e segunda ordens do algoritmo MFxFeLMS é derivado. O modelo proposto é obtido sem invocar a clássica Teoria da Independência e considerando a hipótese de adaptação lenta como também sinais de entrada gaussianos. Simulações numéricas mostram muito boa concordância entre os resultados obtidos através do método de Monte Carlo (MC) e do modelo proposto tanto para sinais de entrada gaussianos brancos quanto coloridos.

Download
  Página de 20