XXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Progressive Edge-Growth in IRA Codes
Mauro Q. Lustosa, Weiler A. Finamore

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58014
Keywords: IRA PEG LDPC códigos em grafos condicionamento de ciclos
Abstract
Este artigo aborda o uso do algoritmo Progressive Edge-Growth (PEG) para a construção de códigos IRA. Os códigos IRA (Irregular Repeat-Accumulate) são códigos irregulares baseados em matrizes esparsas que permitem codificação em tempo linear para canal AWGN (ruído aditivo gaussiano branco) ou canais com apagamento. O algoritmo Progressive Edge-Growth, elaborado originalmente para códigos LDPC foi aplicado para construção de grafos de códigos IRA visando a redução do número de ciclos e melhores propriedades de distância mínima. Uma avaliação da versão aprimorada do algoritmo PEG é apresentada juntamente a uma proposta de método alternativo e comparação dos resultados.

Download
Mecanismo de Restauração em Rede Óptica WDM com Agregação de Tráfego
Eduardo J. Aloia, Amílcar C. César, Murilo A. Romero

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58012
Keywords: WDM; rede óptica; agregação de tráfego; falha; GMPLS; grupo de enlace com risco compartilhado; otimização; teoria de grafo
Abstract
Um algoritmo de restauração de tráfego nas camadas virtual e óptica é proposto neste artigo. O algoritmo procura caminhos disjuntos pertencentes a um grupo de enlaces com risco compartilhado e utiliza agregação de tráfego na camada eletrônica da rede para reduzir a probabilidade de bloqueio de solicitações de conexão. A etapa de roteamento de tráfego e alocação de comprimento de onda é executada por meio de grafo. O desempenho do algoritmo é avaliado por meio de simulação computacional utilizando a topologia da rede óptica NSFNet. Os resultados numéricos mostram o desempenho do algoritmo utilizando as duas camadas de rede, de forma isolada ou simultaneamente, evidenciando a versatilidade e aplicabilidade da abordagem.

Download
Exposição Humana à Radiação Eletromagnética Não Ionizante e o Princípio da Precaução: Ênfase na Telefonia Celular
José Braga Neto, Francisco J. Alves de Aquino

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58006
Keywords: Telefonia celular radiação não ionizante princípio da precaução
Abstract
In this paper we performed a survey aimed at collecting information on levels of human exposure to electromagnetic radiation emitted by mobile phones and their antennas. Then, we studied the hypotheses related to the damage caused by electromagnetic pollution on human health and we present the rationale for the correct application of the precautionary principle.

Download
Efeito do entrelaçador na comparação de desempenho de sistemas OFDM e SCCP
Amanda de Paula, Cristiano Panazio

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58005
Keywords: OFDM SCCP entrelaçamento canais seletivos em frequência
Abstract
Este artigo efetua uma comparação entre os sistemas OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) e SCCP (Single Carrier with Cyclic Prefix) do ponto de vista do entrelaçador. É realizada uma análise através de simulações do impacto da estrutura de entrelaçamento nos sistemas, em canais seletivos em frequência com desvanecimento por blocos e estáticos.

Download
Blind Detection of Space-Time Coded Block CDMA Signals Based on the Minimum Variance Criterion: An Unified View and Performance Comparison
César A. Medina, Raimundo Sampaio-Neto

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58001
Keywords: Transmissão CDMA por blocos Mínima variância MIMO codificação espaço-temporal
Abstract
Neste trabalho propõe-se uma estrutura para transmissão e deteção de sinais em sistemas CDMA por blocos com codificação espaço-temporal. Considera-se os casos de transmissão em multiportadora e portadora única, ambos com intervalo de guarda do tipo preenchimento de zeros e do tipo prefixo cíclico. É também fornecida uma base comum para a análise unificada destes sistemas, de forma a permitir uma comparação eqüitativa entre eles. Nosso estudo enfoca o enlace direto e detetores às cegas baseados no critério de mínima variância, embora este mesmo modelo possa ser adaptado a um amplo conjunto de receptores. Resultados numéricos em relação a taxa de erro de bit (BER), a resistência ao efeito “perto-longe” (near-far resistance, NFR) e a robustez à carga do sistema são apresentados utilizando diferentes tipos de códigos de espalhamento.

Download
Congestion Control Framework for Real-Time Services in OFDMA-based Systems
E. O. Lucena, F. R. M. Lima, W. C. Freitas Jr, F. R. P. Cavalcanti

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57998
Keywords: Congestion Control OFDMA RT services
Abstract
In [1] the authors proposed a Quality of Service (QoS)-driven adaptive Congestion Control (CC) framework that can provide QoS guarantees for the Voice over IP (VoIP) service in mixed traffic scenarios in a single carrier system. The original framework is composed of three Radio Resource Management (RRM) algorithms: Admission Control (AC), Packet Scheduling (PSC) and Load Control (LC). In this work we generalize that framework to systems that employ a multicarrier access scheme such as Orthogonal Frequency Division Multiple Access (OFDMA). In OFDMA-based systems, there is flexibility to exploit the frequency dimension to achieve even better performance gains. In this work, we propose significant changes especially in the PSC functionality where radio resource allocation is performed. Using simulations, we evaluate the generalized CC framework in an OFDMA-based system with a traffic mix composed of sessions from a Real Time (RT) and a Non-Real Time (NRT) service. The results show that the generalized CC framework not only protects the QoS of sessions from the RT service but also imposes only a small performance degradation to the NRT service.

Download
Recuperação de Portadora Tipo Feedforward para Sistemas 8-PSK com Multiplexação de Polarização
Francisco A. C. Garcia, Darli A. A. Mello, Helio Waldman

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57994
Keywords: Comunicações ópticas detecção coerente modulação de fase
Abstract
Comparamos o desempenho de quatro arquiteturas de recuperação de portadora tipo feedforward em receptores 8-PSK coerentes com multiplexação de polarização. Analisamos os cenários que apresentam desequilíbrio entre as SNRs nas duas polarizações, tal como ocorre em sistemas com PDL. Usando simulações de Monte Carlo, observamos que o método de estimação conjunta proposto em [1] apresenta penalidade em SNR de 1, 1 dB para uma razão largura de linha/taxa de símbolo = 7, 5 × 10−4 , enquanto as outras três arquiteturas investigadas têm penalidade 1, 5 dB, 1, 7 dB e 2, 8 dB, para BER = 10−3 e um desequilíbrio em SNR de 3 dB.

Download
Capacidade de redes ad hoc e mesh sem fio
Fabrício Lira Figueiredo, Paulo Cardieri, Álvaro Augusto Machado de Medeiros

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57991
Keywords: Redes Ad hoc Redes Mesh Sem Fio Capacidade.
Abstract
Este artigo apresenta um método semianalítico para o dimensionamento de capacidade de redes ad hoc e mesh sem fio. A partir de um modelo analítico que representa o comportamento das camadas física, de enlace de dados e de roteamento, é construída uma ferramenta de simulação estatística que provê métricas relacionadas à capacidade destas redes. São apresentados exemplos de aplicação do método, calculando a capacidade por nó em função de parâmetros como densidade de gateways e raio de cobertura, bem como o posicionamento ótimo dos gateways. Ao final, uma metodologia de dimensionamento utilizando o método é proposta.

Download
Estimativa de Vazão em Redes WiFi para Suporte a Aplicações HTTP
Paulo Vieira, Priscila S. Barreto, Jacir L. Bordim

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57990
Keywords: Redes 802.11 Estimativa de Vazão Análise de Tráfego em Redes Sem Fio
Abstract
A adoção do padrão IEEE802.11 para redes de acesso vem ganhando cada vez mais espaço. Um exemplo desta tendência é a sua utilização em projetos como Cidades Digitais. Nestes cenários, é importante possuir mecanismos que possam mensurar não apenas o desempenho mas também as características do tráfego. Este entendimento permitirá um melhor dimensionamento do canal de forma a garantir uma vazão mínima aceitável para aplicações essenciais. Neste contexto, o presente trabalho propõe uma metodologia para estimativa de vazão em redes WiFi (IEEE 802.11b/g), e com base nesta estimativa e no perfil de acesso, define o número de usuários que poderão compartilhar o canal.

Download
Erros do Canal de Retorno em Sistemas que Empregam Modulação Adaptativa
Ingrid de Freitas Castro Machado, Juraci Ferreira Galdino

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57987
Keywords: Modulação adaptativa avaliação de desempenho desvanecimento plano canal de retorno
Abstract
Este trabalho trata da avaliação de desempenho de sistemas de comunicação que empregam modulação adaptativa e cujos canais avante e de retorno são caracterizados pelo efeito de desvanecimento plano. Atenção especial é dedicada à análise e ao combate aos efeitos provocados pelos erros no canal de retorno. Tais erros podem causar o surgimento de uma região de inviabilidade na qual o sistema de modulação adaptativa não consegue atender aos requisitos de probabilidade de erro de bit máxima. Neste trabalho avalia-se o desempenho de duas técnicas propostas na literatura para combater esses distúrbios, porém aqui se adota uma modelagem do canal de retorno diferente da considerada naqueles trabalhos, e que permite estabelecer cenários nos quais o emprego dessas técnicas propicia bons resultados, bem como permite relacionar os valores dos parâmetros nelas adotadas com os dos tipicamente encontrados em um sistema de comunicação em canais com desvanecimento. Uma segunda contribuição deste trabalho é considerar na avaliação de desempenho dessas técnicas o erro de estimação do canal de retorno.

Download
  Página de 20