XXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Third Generation Personal Communication Systems: A Study of Case on the Implementation of UTRA WCDMA FDD Networks
Roger Pierre Fabris Hoefel, Sílvio César Dutra

DOI: 10.14209/sbrt.2009.54187
Keywords: UTRA WCDMA link budget coverage teletraffic
Abstract
It is developed a study of case, unifying theoretical and practical aspects, regarding the cell-planning of a third generation (3G) network that implements a radio interface based on the Universal Mobile Telecommunications System (UMTS) Terrestrial Radio Access (UTRA) Wideband Code division Multiplexing (WCDMA) Frequency Division Duplexing (FDD) technology. The used methodology is validated by the close agreement between the measured and estimated cell coverage.

Download
Um Novo Esquema de ARQ Híbrido Para Códigos Turbo Com Combinação Por Diversidade e Transmissão Parcial
André Gustavo Degraf Uchôa, Richard Demo Souza, Marcelo Eduardo Pellenz

DOI: 10.14209/sbrt.2009.54738
Keywords: Códigos Turbo Códigos Corretores de Erro Requisição de Repetição Automática (ARQ) Requisição de Repetição Automática Híbrida (HARQ)
Abstract
Um novo esquema de requisição de repetição automática híbrida (HARQ) utilizando códigos turbo é proposto. O método utiliza conjuntamente combinação por diversidade, retransmissão parcial e controle de potência. Simulações e análises baseadas em evolução da densidade mostram que o novo método supera o esquema clássico baseado em combinação por ganho igual e também esquemas baseados em combinação de informação suave para uma grande gama de valores de relação sinal-ruído.

Download
Construção de Novos Códigos Quânticos Tóricos
Clarice Dias de Albuquerque, Reginaldo Palazzo Jr., Eduardo Brandani da Silva

DOI: 10.14209/sbrt.2009.54744
Keywords: Códigos quânticos códigos tóricos códigos quânticos topológicos códigos reticulados
Abstract
Este artigo apresenta um método para obter códigos quânticos tóricos através de uma abordagem de teoria de grupos, usando tesselações no reticulado quadrado do toro. Com essa construção é possível reproduzir códigos já conhecidos e gerar outras inúmeras classes de códigos quânticos tóricos, dentre os quais destaca-se a classe [[d2 , 2, d]] que fornece a melhor taxa de codificação até então encontrada para esses tipos de códigos.

Download
Recuperação de Pacotes Perdidos em Sistemas de Reconhecimento de Voz Distribuído usando Redes Neurais
Vladimir F. S. de Alencar, Abraham Alcaim

DOI: 10.14209/sbrt.2009.54778
Keywords: Redes Neurais Reconhecimento de Voz Distribuído ITU-T G.723.1 AMR-NB LSF LPC HMM
Abstract
Este artigo propõe uma nova técnica de reconstrução de pacotes perdidos em rajadas em sistemas de reconhecimento de voz distribuído com amplo vocabulário utilizando os codificadores de voz ITU-T G.723.1 e AMR-NB. A nova técnica, que é baseada em Redes Neurais, explora o conhecimento do sinal sem inserir um atraso significante. Experimentos foram conduzidos utilizando o atributo de reconhecimento de voz derivado de LSF (MPCEP), modelos acústicos CDHMM (Continuous Density HMM), unidades trifone e modelos de linguagem trigrama para o Português Brasileiro. Resultados de simulação mostraram que a técnica proposta supera o desempenho de reconhecimento quando comparada com as técnicas de Inserção de Zeros e a Interpolação Linear.

Download
Modelo de Canal de Estados Finitos para Canais com Desvanecimento Correlacionado no Tempo e Decisão Suave
Igor Moreira, Cecilio Pimentel

DOI: 10.14209/sbrt.2009.54817
Keywords: Canais de estados finitos cadeias de Markov desvanecimento plano quantização
Abstract
Modelos de canais de estados finitos Markovianos (FSMC, do inglês Finite State Markov Channel) são comumente usados para caracterizar a memória de canais discretos binários (entrada binária, saída binária). Este trabalho propõe um novo modelo pertencente à classe FSMC, denominado de modelo com apagamento (MA), que foi idealizado para modelar canais discretos não binários (entrada binária, saída ternária) com memória. Os parâmetros do modelo MA serão estimados de modo a aproximar um canal discreto composto por um modulador BPSK, um canal com desvanecimento Rayleigh com função de autocorrelação com decaimento exponencial e ruído aditivo Gaussiano branco, um demodulador coerente e um quantizador com três níveis de quantização. Esta estimação será utilizada usandose o método da minimização da distância Kullback-Leibler. Para avaliar a exatidão do modelo proposto, serão comparadas as curvas da função autocorrelação obtidas analiticamente para o canal discreto e para o modelo MA.

Download
Estudo e Implementação de Transmissão Analógica de Áudio em Banda-base Utilizando Fibras Ópticas Plásticas
Fábio Hott, Rodrigo Pontes, Ricardo M. Ribeiro, João Dias

DOI: 10.14209/sbrt.2009.54897
Keywords: Fibras Ópticas Plásticas modulação e demodulação óptica redes ópticas áudio
Abstract
Este trabalho tem, como foco principal, o desenvolvimento experimental de um enlace por transmissão analógica de áudio em banda-base utilizando a tecnologia das Fibras Ópticas Plásticas (POFs). Descreve os princípios ópticos da tecnologia POF, ainda pouco explorada no Brasil, e a sua aplicação em ambiente doméstico. Apresenta o esquema do transmissor e do receptor óptico, e mostra a viabilidade de implantação de home networks a custo relativamente baixo, com POFs. mente, seu diâmetro, entre 0, 25 − 1mm, permite que conectores plásticos de baixa precisão sejam usados, o que reduz a complexidade e o custo total do sistema (figura 1). Além disso, POFs se destacam por sua ótima flexibilidade e resistência a impactos e vibrações, assim como pelo ótimo acoplamento da fonte de luz a fibra.

Download
Codificação de Imagens com Predição Adaptativa Baseada no Critério de Mínimos Quadrados
Danillo Graziosi, Nuno M. M. Rodrigues, Eduardo A. B. da Silva, Sérgio M. M. de Faria, Murilo B. de Carvalho, Vitor M. M. Silva

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55087
Keywords: Codificação de imagens Casamento de padrões Predição Intra Critério dos mínimos quadrados Processamento de Imagens
Abstract
Neste artigo, um novo método de predição baseado no critério dos mínimos quadrados foi incorporado ao algoritmo MMP (Multidimensional Multiscale Parser), com o objetivo de melhorar seu desempenho segundo um critério taxa-distorção. O contexto local é usado para ajustar adaptativamente os coeficientes de predição linear, que incorporam implicitamente as características da textura local. Uma vez que o decodificador é capaz de repetir o procedimento de estimação dos coeficientes, usando os dados reconstruídos, não é necessário enviar qualquer informação extra. Este novo modo de predição linear adaptado ao contexto foi adicionado aos já existentes modos de predição intra e o melhor modo é escolhido através da otimização do critério de taxa-distorção. Resultados experimentais, apresentados nas últimas seções deste artigo, mostram que o novo modo de predição é capaz de incorporar ganhos consideráveis ao desempenho de codificação do MMP para imagens suaves, se comparado aos métodos estadoda-arte baseados em transformada, sem apresentar qualquer perda de desempenho quando usado em imagens não-suaves.

Download
Emprego da Técnica de Geração e Desaparecimento de Raios na Simulação de Canal UWB em ambiente indoor
Rodrigo V. S. de Almeida, Leni J. de Matos

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55173
Keywords: Geração e desaparecimento de raios espalhamento de retardo canal rádio UWB
Abstract
Baseada no espalhamento temporal segundo um processo de Poisson, e partindo de um modelo de propagação para a análise do efeito do desvanecimento multipercurso, no problema perto-longe em sistema rádio móvel CDMA, a técnica de Geração e Desaparecimento de Raios é aqui empregada na simulação de canal UWB indoor. Para isso, parâmetros como espalhamento de retardo, número médio de multipercursos (ou raios), tempo médio de vida de um raio, retardo médio e potência média recebida, obtidos por processamento de dados coletados de medições de sinal UWB em ambientes indoor, servem como entrada para o processo de simulação. O desempenho da técnica é avaliado através da comparação do parâmetro espalhamento de retardo do canal sondado e do simulado.

Download
Rede óptica passiva usando TDM e WDM
José Ewerton P. de Farias, Júlio César M. Diniz, Luis H. H. de Carvalho

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55406
Keywords: Redes ópticas de acesso redes ópticas passivas TDM-WDM-PON
Abstract
Este artigo apresenta uma revisão sobre as alternativas tecnológicas atuais para a opticalização das redes de acesso. Apresenta também alguns resultados de uma investigação sobre uma arquitetura híbrida para as redes ópticas de acesso de segunda geração usando multiplexação por divisão no tempo (TDM) e em comprimento de onda (WDM). Indicadores de desempenho dos enlaces ópticos na direção redeusuários (downstream) são usados para a determinação da qualidade do serviço, e do alcance da rede, isto é, distância máxima entre instalações da operadora de telecomunicações e dependências de usuários.

Download
Emparelhamentos Generalizados casos III e VI Associados a Tesselação {12g −6,3}
Mercio B. Faria, Reginaldo Palazzo Jr

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55483
Keywords: Códigos geometricamente uniforme Constelações de Sinais Empacotamento de esferas Emparelhamento de arestas de polígonos hiperbólicos Geometria hiperbólica
Abstract
Sabe-se que códigos ótimos no sentido de mínima probabilidade de erro estão relacionados a empacotamentos de esferas com densidade máxima. Como a tesselação {12g − 6, 3} é a que fornece empacotamentos de esferas com a maior densidade possível, estamos interessados em investigar os emparelhamentos das arestas de polígonos hiperbólicos com 12g − 6 arestas que estejam associados à tesselação {12g−6, 3} no intuito de identificar a estrutura algébrica associada tal que conjuntos de sinais hiperbólicos densos possam ser construídos.

Download
  Página de 20