XXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Redes de Sensores com Codificação BCH Distribuída
Eline Alves Santos, Francisco Marcos de Assis, Edmar Candeia Gurjão

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57983
Keywords: Classificação distribuída redes de sensores sem fio codificação
Abstract
O objeto deste artigo é o projeto de sistemas de classificação distribuída para redes de sensores em que cada uma de M hipóteses é associada a uma palavra código de um código não linear de bloco binário de comprimento N . Os códigos de bloco não lineares propostos na literatura são construídos por busca aleatória sem qualquer estrutura a priori. A regra de decisão abrupta por distância mínima é utilizada no centro decisor. A abordagem apresentada neste trabalho consiste na restrição do espaço de busca às palavras código de um código BCH de comprimento conveniente por meio de um algoritmo do tipo genético que faz uso de propriedades dos códigos BCH para facilitar a construção do subcódigo não-linear e permitir a utilização adaptada de algoritmos de decodificação algébricos. Esta característica é potencialmente interessante nos casos em que o número de hipóteses for elevado. Resultados numéricos obtidos indicam que os resultados obtidos são similares aos obtidos com a busca sem restrição.

Download
Análise do Método de Extensão Ativa da Constelação para Redução de PAPR em sistemas OFDM
Ian Ulian, André N. Barreto, Paulo H. P. de Carvalho

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57981
Keywords: OFDM PAPR extensão ativa da constelação
Abstract
A alta razão entre a potência de pico e a potência média (PAPR) é uma das principais desvantagens de sistemas OFDM, o que diminui a eficiência de transmissão com amplificadores de potência não lineares e causa distorções indesejáveis e radiação fora de banda. Dentre os diversos esquemas propostos para se mitigar este problema merece destaque o método de extensão ativa de constelação, também chamado de método de Jones, que é bastante eficiente e não necessita nenhuma sinalização adicional. Neste artigo fazemos uma análise detalhada deste esquema, considerando seu desempenho com complexidade variável e diferentes parâmetros de otimização para diversos modelos de amplificador e diferentes esquemas de modulação.

Download
Joint Channel Estimation and Data Detection with Cubature Kalman Filters
Raquel G. Machado, Luis G. P. Meloni, Renato R. Lopes

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57979
Keywords: Estimação e Detecção Conjuntas Canal Duplamente Seletivo Solução em Espaço de Estados Filtro de Curvatura de Kalman
Abstract
Este artigo apresenta a utilização do cubature Kalman filter para a estimação dos coeficientes de um canal MIMO duplamente seletivo e detecção de símbolos discretos de forma conjunta. Com base no modelamento da dinâmica temporal dos coeficientes do canal e dos símbolos transmitidos, um vetor de estados é definido contendo ambas informações levando a uma não-lineraridade na equação de observação do sistema proposto. O cubature Kalman filter é então utilizado para estimar as variáveis de estado, acompanhando satisfatoriamente a variação temporal do canal e reconhecendo os símbolos transmitidos com baixa taxa de erros.

Download
Estimação de Canais PLC Variante no Tempo na Presença de Ruído Impulsivo Aplicado a Sistemas OFDM
Antônio Ângelo M. Picorone, Augusto S. Cerqueira, Moisés V. Ribeiro

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57978
Keywords: power line communication orthogonal frequency division multiplexing estimação de canais ruído impulsivo canal variante no tempo
Abstract
A presente contribuição tem como objetivo a investigação de técnicas de estimação de canais baseadas em sinais pilotos para modulação OFDM, quando o sistema multiportadora é aplicado para a transmissão de dados através de canais PLC (Power Line Communications). As técnicas analisadas foram os algoritmos Least square (LS) e Variable forgetting factor - Recursive Least square (RLS-VFF), interpoladores (nearest neighbour, spline, linear e cubic), equalizadores no domínio da frequência baseados nos critérios Zero forcing (ZF) e Minimum mean square error (MMSE). Resultados computacionais indicam que técnicas de estimação adaptativa combinadas com interpolador linear e equalizador baseado no critério MMSE são as que podem oferecer o melhor desempenho se a alocação dos sinais pilotos é retangular. Além disso, tais resultados evidenciam o fato de que o ruído AIGN (additive impulsive Gaussian noise) é o grande responsável pela redução considerável da capacidade de estimação de tais técnicas.

Download
Análise da Probabilidade de Interrupção para Sistemas MIMO Cooperativo
Edgar B. Souza, Robson D. Vieira, Paulo H. P. Carvalho

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57977
Keywords: MIMO cooperativo probabilidade de interrupção
Abstract
A cooperação entre estações base num sistema de comunicação sem fio com múltiplas antenas é vista como uma das possíveis soluções para reduzir a interferência intercelular. Dentro desse contexto, este artigo apresenta uma análise de desempenho do enlace de descida de um sistema celular em que as estações base com múltiplas antenas transmitem ao mesmo tempo informações aos terminais dos usuários, que têm apenas uma antena. A probabilidade de interrupção do sistema é avaliada por meio de simulações e são estudadas as condições nas quais o esquema de cooperação proporciona ganhos mais significativos.

Download
Análise do Emprego de Ferramentas de Computação Natural no Problema de Separação de Misturas com Não-Linearidade Posterior
Filipe O. Pereira, Everton Z. Nadalin, Ricardo Suyama, Romis Attux

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57975
Keywords: Separação Cega de Fontes Misturas com Não-Linearidade Posterior Computação Bio-Inspirada
Abstract
Neste trabalho, investiga-se a aplicação de duas técnicas de otimização bio-inspiradas – um algoritmo imunológico e um método de enxame de partículas – ao problema de separação de misturas com não-linearidade posterior (PNL, de post-nonlinear mixtures). As técnicas são analisadas em dois cenários distintos e os resultados obtidos atestam a sua robustez e a sua eficiência no contexto do problema em questão. Consideramos que o estudo apresentado também se reveste de interesse como uma avaliação do potencial de ferramentas bioinspiradas em domínios de processamento marcados pela existência de não-linearidades e pelo uso de critérios baseados na teoria de informação.

Download
Priorização de chamadas de voz em redes em malha sem fio
Clayton Reis da Silva, Célio V. N. Albuquerque

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57971
Keywords: Redes Mesh VoIP Controle de Tráfego Qualidade de Serviço
Abstract
O trabalho propõe a priorização de um serviço de VoIP sobre redes em malha sem fio (redes mesh). Redes mesh estendem o alcance de redes sem fio tradicionais através de comunicação em múltiplos saltos. VoIP tem a vantagem de ser um serviço de baixo custo, potencialmente com menor qualidade que chamadas tradicionais de voz. Existe a necessidade da investigação do impacto das características de desempenho da rede mesh, como atraso e perdas de pacote altamente variáveis nas comunicações de voz, pois estas redes não foram criadas para comunicação multimídia. Testes reais foram executados para testar ferramentas de diferenciação de serviço.

Download
Scheduling Strategies for Coordinated Multi-Point Systems
T. F. Maciel, E. M. G. Stancanelli, J. C. M. Feitosa, W. C. Freitas Jr., F. R. P. Cavalcanti

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57968
Keywords: Coordinated Multi-Point Selection Resource Allocation Algorithm
Abstract
Alike Multiple Input Multiple Output systems, Coordinated Multi-Point (CoMP) has recently raised in the 3rd Generation Partnership Project Long Term Evolution context as a promising solution to improve Signal-to-Noise Ratio levels and, consequently, the system performance compared to conventional cellular networks. CoMP systems decrease the average access distances between Antenna Port (AP) and User Equipment (UE) and, at the same time, they allow for handling coverage, decreasing transmit powers, and/or increasing system capacity. Together with the inherent resource granularity of Orthogonal Frequency Division Multiple Access, advanced Radio Resource Management algorithms can be developed for these systems. In this work, we focus on the Resource Allocation subproblem of determining the most suitable set of APs to serve the UEs selected according to certain allocation criteria. Our analyses have shown that increasing the number of APs serving a given UE brings only small performance gains, but may cause a significant increase of complexity and signaling.

Download
Performance Analysis of Multicell Multiuser MIMO Precoding Using Partial Knowledge at the Transmitter
Lígia Maria Carvalho Sousa, Charles Casimiro Cavalcante

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57966
Keywords: CSIT parcial precodificação canal de retorno restrito sistema MIMO multiusuário antenas distribuídas
Abstract
A disponibilidade da informação do estado do canal no transmissor (Channel State Information at the Transmitter - CSIT) melhora o desempenho dos sistemas sem fio MIMO multiusuário através do uso de técnicas de precodificação. A maioria dessas técnicas assume que o transmissor conhece o canal perfeitamente. Um CSIT preciso pode ser obtido de forma confiável quando o canal muda lentamente; contudo, é muito difícil obter tal informação quando os usuários se movimentam rapidamente. Dessa forma, em tais cenários, CSIT imperfeito ou parcial tem uma grande importância. Neste trabalho apresentamos um modelo de canal dinâmico multiusuário que considera processamento multicelular entre as BSs, no qual cada BS transmite para todos os usuários. Este cenário é bastante visado para o gerenciamento de interferência em redes sem fio das próximas gerações.

Download
Análise de Desempenho de Equalizadores pré-FFT em Sistemas OFDM
Estevan M. Lopes, Fabbryccio A. C. M. Cardoso, Dalton S. Arantes

DOI: 10.14209/sbrt.2009.57964
Keywords: Pré-FFT Equalização temporal Sistemas OFDM
Abstract
Este artigo apresenta os resultados obtidos em uma análise de desempenho de equalizadores temporais (préFFT) para sistemas OFDM. São analisadas duas técnicas distintas de equalização pré-FFT. A primeira considera uma estrutura de realimentação no receptor que é responsável pela geração de uma referência, no domínio do tempo, usada por um algoritmo adaptativo na atualização dos coeficientes do equalizador. Investiga-se também outra estrutura de realimentação onde a resposta em freqüência do equalizador é estimada pós-FFT e os coeficientes do mesmo são obtidos no tempo através de uma IFFT seguida de janelamento. /a análise de desempenho, os equalizadores são submetidos a cenários onde a duração da resposta impulsiva do canal é maior que a duração do prefixo cíclico do símbolo OFDM. /esses cenários, os algoritmos apresentados se mostram apropriados para prevenir a degradação ocasionada pela interferência inter-simbólica.

Download
  Página de 20