XXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Intelligent Impairment Aware Routing Algorithm for All-Optical Networks based on Ant Colony Optimization Trained by Particle Swarm Optimization
Carmelo J. A. Bastos-Filho, Renato M. Fernandes, Danilo F. Carvalho, George M. Cavalcanti Junior, Daniel A. R. Chaves, Joaquim F. Martins-Filho

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55541
Keywords: RWA algorithms All-Optical Networks Ant Colony Optimization Particle Swarm Optimization
Abstract
In this paper, we propose and analyze the performance of an adaptative impairment aware routing algorithm (IA-RWA) for all-optical networks based on a bio-inspired optimization technique, called Ant Colony Optimization (ACO). We propose a novel heuristic to be used by the routing algorithm combining the physical distance and the wavelengths availability of the optical links. These two metrics are weighted in a training stage. The algorithm was trained by another optimization technique based on swarm collective intelligence, called Particle Swarm Optimization (PSO). We show that our IA-RWA algorithm can learn during the training stage and adapts itself to the network conditions, performing equally or even better than the classical routing algorithms.

Download
Combinação das respostas de classificadores em sub-bandas para reconhecimento de locutor usando o espaço nulo e treinamento com múltiplas condições
Eduardo Esteves Vale, Abraham Alcaim

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55602
Keywords: Treinamento com múltiplas condições múltiplos classificadores em sub-bandas reconhecimento de locutor
Abstract
Este artigo apresenta a aplicação do treinamento com múltiplas condições no reconhecimento de locutor empregando múltiplos classificadores em sub-bandas e o espaço nulo na combinação das respostas. Os resultados mostraram que, principalmente para os testes em ruído branco, a proposta apresenta melhores resultados que os de outras técnicas da literatura.

Download
Nova Aceleração da Busca no Dicionário Adaptativo do Codificador ITU-T G.729 Anexo A
Thiago de M. Prego, Sergio L. Netto

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55656
Keywords: ITU-T G.729 Anexo A busca no dicionário adaptativo estágio de open loop
Abstract
Este artigo descreve uma aceleração no algoritmo de busca pela excitação do dicionário adaptativo no codificador ITU-T G.729 Anexo A. As modificações são aplicadas no estágio de open loop da busca no dicionário adaptativo, que fornece como saída uma primeira estimativa do período de pitch do segmento a ser codificado. São apresentadas duas estratégias que objetivam diminuir a complexidade computacional desta etapa, mantendo uma alta qualidade da codificação resultante. Os resultados incluídos neste trabalho indicam que estas duas técnicas podem ser combinadas de uma maneira complementar, resultando em uma redução de aproximadamente 90% da complexidade computacional da etapa de open loop, sem afetar a qualidade percebida do sinal resultante de forma significativa.

Download
Um Sistema de Autenticação por Faces Usando Filtros de Correlação em Vídeos
José F. L. de Oliveira, Eduardo A. B. da Silva, Manuel A. P. Cardoso, Axel G. Hollanda

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55705
Keywords: Reconhecimento de Faces Reconhecimento de Objetos Filtros de Correlação
Abstract
Este trabalho é o resultado do início do desenvolvimento de um sistema para auxiliar deficientes visuais a reconhecer faces e objetos. Para se fazer um sistema deste tipo, o problema de reconhecimento de faces deve ser tratado e isto é feito empregando-se algoritmos de reconhecimento, tais como CFA – Class-dependence Feature Analysis, e uma webcam. O objetivo deste trabalho é combinar, aprimorar e desenvolver algoritmos de detecção e de reconhecimento de faces para elaborar um sistema em software capaz de detectar e reconhecer faces, cadastradas previamente em um banco de dados, obtidas a partir das imagens captadas por uma webcam. Para o caso específico do CFA, é proposto um algoritmo de seleção das imagens das faces que irão compor o conjunto de treinamento, que reduz o tempo de treinamento, eliminando a ocorrência de imagens redundantes. A redução no tempo de treinamento é de cerca de 80%, sem impactar a identificação, sendo bastante significativa. Além disto, algumas técnicas para aumentar a confiabilidade e a estabilidade da identificação do CFA também são propostas, as quais empregam a seqüência de vídeo capturada da webcam de forma muito simples.

Download
Segmentação de Texturas Monocromáticas usando Transformada Wavelet Packet
Karinne S. Silva, Yuzo Iano

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55876
Keywords: Análise de textura segmentação de textura wavelet packet
Abstract
Este trabalho propõe uma nova metodologia nãosupervisionada para segmentação de imagens de textura monocromáticas. As características utilizadas para agrupar os pixels são obtidas através da Transformada Wavelet Packet. Para realizar a clusterização são utilizados dois algoritmos: ARIA e k-means. O primeiro tem a função de inicializar os valores dos protótipos dos clusters, cabendo ao segundo finalizar a segmentação. Dessa forma é possível diminuir as desvantagens da inicialização aleatória e da determinação do número de agrupamentos existentes na implementação padrão do k-means, sem elevar significativamente o custo computacional.

Download
Codificadores convolucionais generalizados com pacotes de informação de comprimento primo
Jorge Pedraza Arpasi

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55880
Keywords: Códigos convolucionais generalizados códigos de treliça controle p-grupos
Abstract
Códigos convolucionais generalizados sobre grupos arbitrários são necessários a partir do trabalho de Ungerboeck, o mesmo que trata sobre casamento entre bits codificados e constelações de sinais. O conjunto das palavras de um código convolucional formam um sistema dinâmico que precisa ser bem comportado, isto é, ser controlável e observável. Um código que não seja controlável não pode ser um bom código. Neste trabalho mostramos que códigos convolucionais gerados pela extensão nãoabeliana Zp £ S, onde Zp é o grupo cíclico {0, 1, 2, . . . , p − 1}, p primo, não são controláveis ou tem distancia livre limitada por transições paralelas.

Download
SAGA: Um Sistema WEB para Administração e Gerenciamento remoto e em tempo real de servidores VoIP baseados no Asterisk PBX
Johnny Cezar Marçal dos Santos, Lindemberg Silva Pereira, Sergio Vianna Fialho

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55896
Keywords: VoIP Asterisk PBX WEB
Abstract
Este artigo apresenta o SAGA, um sistema WEB para administração, gerenciamento, configuração e programação on-line e em tempo real de servidores VoIP baseados no Asterisk PBX. A combinação do Asterisk PBX com o SAGA permitiu o desenvolvimento de uma solução VoIP de baixo custo, rápida e flexível, caracterizada como um servidor de aplicações VoIP com administração e configuração via WEB.

Download
Identificação de Infraestrutura Crítica de Telecomunicações com a Metodologia MI2C
Sandra M. Campanholi Tome, Marcos B. Trindade, Sérgio L. Ribeiro, Christiane M. S. Cuculo, Leonardo M. Lage, Eliana de Martino, Regina M. de Felice Souza

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55899
Keywords: Infraestrutura crítica de telecomunicações proteção de infraestrutura crítica metodologia de proteção de infraestrutura crítica
Abstract
Uma sucessão de eventos naturais ou devidos à ação humana tem levado governos a se preocupar com a proteção de infraestruturas críticas, das quais as telecomunicações fazem parte. Este trabalho apresenta uma metodologia para identificação da infraestrutura crítica de telecomunicações, parte integrante do projeto “Proteção da Infraestrutura Crítica de Telecomunicações” coordenado pela Anatel e desenvolvido pela Fundação CPqD, utilizando recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL).

Download
Predição de cobertura de sistemas em VHF e UHF em cenários com morfologias mistas
Guilherme M. O. Silva, José C. A. Santos, Maurício H. C. Dias

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55941
Keywords: Perda de percurso VHF UHF predição de cobertura terrenos mistos modelo de Hata
Abstract
O presente trabalho descreve um algoritmo para predição de cobertura de sistemas VHF ou UHF de baixa potência, operando em cenários com diferentes morfologias. Ferramentas comerciais de predição costumam adotam métodos simplificados para resolver alguns problemas decorrentes do uso de modelos semi-empíricos com bases de dados geográficos. O algoritmo desenvolvido aborda dois problemas em especial: a influência de terrenos mistos e a perda em trechos de vegetação densa. Seu teste foi na forma de rotinas em Matlab, comparando seus resultados aos obtidos usando o modelo ponto-área HataCOST-231. Os resultados foram coerentes com as características do terreno misto considerado na análise.

Download
Uma Análise Tecnico-Econômica da Viabilidade da Prestação de Telefonia Rural no Brasil
Eduardo Jorge Brito Rodrigues

DOI: 10.14209/sbrt.2009.55963
Keywords: telefonia rural Capex Opex WLL 450 MHz
Abstract
O provimento de telecomunicações rurais em países em desenvolvimento é um desafio para prestadoras e órgãos governamentais. Em 2008, a Anatel ressaltou a importância da criação de ofertas inovadoras de telecomunicações em áreas rurais. Apresentamos uma análise tecnico-econômica da prestação auto-sustentável de telefonia rural sob o espectro 450 MHz. Na analise, Capex, Opex, estimativas de mercado e das tarifas são combinados a fim de extrair conclusões acerca da rentabilidade do negócio. Os resultados obtidos no estudo são baseados em indicadores econômicos e podem auxiliar projetistas de rede e investidores na tomada de decisões.

Download
  Página de 20