XXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 19  

Dynamic Routing and Wavelength Assignment with Power Constraints
Gustavo Sousa Pavani, Helio Waldman

DOI: 10.14209/sbrt.2004.90
Keywords: Rede óptica transparente roteamento e alocação de comprimento de onda tráfego dinâmico restrições de camada fı́sica ruı́do ASE restrições de potência
Abstract
Este trabalho visa ao estudo do problema de roteamento e alocação de comprimento de onda (RWA) considerando restrições de potência no sinal óptico. Propõe-se dois algoritmos dinâmicos de roteamento (Simple e Smart RWA-P), os quais relacionam o ruı́do ASE e as restrições de potência, para examinar a probabilidade de bloqueio e a imparcialidade sob um tráfego não-estático. Os resultados obtidos sugerem que os atuais algoritmos de RWA devem considerar as restrições de camada fı́sica.

Download
Sistema de recuperação de portadoras reconfigurável
Fernando R. Sousa, Bernard Huyart, Raimundo C.S. Freire, Robson N. de Lima

DOI: 10.14209/sbrt.2004.91
Keywords: interferômetro de cinco portas recuperação de portadora
Abstract
Apresenta-se neste trabalho um sistema de recuperação de portadoras reconfigurável para demoduladores baseados em interferômetros de cinco portas. Sua principal vantagem é a utilização de circuitos mixtos para o cálculo das razões complexas entres os sinais recebido e local. Diferentes padrões de modulação podem ser cancelados sem aumentar o custo do sistema visto que a função de transferência do detector de fase pode ser configurada dinamicamente. Além disso, o filtro de malha é reconfigurável, permitindo assim rápida aquisição de frequência e banda passante de ruı́do estreita. O sistema proposto é validado em 2 GHz a partir de resultados experimentais. Para portadoras transmitindo a uma taxa de bits de 270 kbps e 1 Mbps, apresentam-se o ruı́do de fase e a densidade espectral de potência do sinal regenerado assim como o diagrama de constelação do sinal demodulado.

Download
Construção de códigos de treliça para o canal aditivo com dois usuários binários
Maria de Lourdes Melo Guedes Alcoforado, Valdemar Cardoso da Rocha Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2004.92
Keywords: Códigos de treliça canal aditivo com dois usuários binários códigos de bloco 2-BAC
Abstract
Este artigo apresenta uma técnica de construção de códigos de treliça para o canal aditivo com dois usuários binários (2-BAC). Um par de códigos de bloco (unicamente decodificáveis para o 2-BAC) é usado como um filtro para eliminar caminhos através da treliça que levariam a ambigüidade no decodificador. Esta abordagem, além de possibilitar a decodificação eficiente de tais códigos, não limita a taxa de transmissão para o 2-BAC.

Download
The Information group Z_p is bad for non abelian group codes
Jorge Pedraza Arpasi

DOI: 10.14209/sbrt.2004.93
Keywords: Extension of Groups Homomorphic encoder Group Codes Controllability Convolutional codes over Groups
Abstract
We study non abelian time invariant group codes generated the extension of the additive group Zp = {0, 1, . . . , p − 1} by a finite group S, where p is a positive prime. When S is abelian the code has free distance limitations, and when S is non abelian we show that the code is non controllable. Therefore, the extension Zp by S is bad for non abelian group codes.

Download
Tarifação Dinâmica em Redes Móveis Celulares
Marc Olivero Regno Monteiro, Marco Antonio Grivet Mattoso Maia

DOI: 10.14209/sbrt.2004.95
Keywords: Sistemas móveis celulares tarifação dinâmica otimização
Abstract
Este artigo pretende analisar o problema de tarifação dinâmica cujo objetivo é o de determinar em tempo real o preço a ser cobrado por uma chamada telefônica originada em um terminal móvel de forma a maximizar a receita da empresa operadora do serviço, garantindo os valores máximos aceitáveis para as probabilidades de bloqueio e queda por handoff. Fundamental neste processo é a possibilidade de estimação do tráfego telefônico estratificado por camadas de nı́vel sócio-econômico.

Download
Codificadores de Vídeo Usando Ridgelets e Planos de Bits Generalizados
Leonardo Hidd Fonteles, Rogério Caetano, Eduardo A. B. da Silva

DOI: 10.14209/sbrt.2004.96
Keywords: Matching Pursuits Ridgelets Planos de bits Generalizados Codificação de Vı́deo
Abstract
Recentemente foi proposto um novo modelo de decomposição de funções usando planos de bits generalizados onde uma função é mapeada diretamente em um conjunto de ı́ndices. Esta decomposição foi também utilizada com sucesso na substituição das operações de decomposição/quantização do codificador de vı́deo proposto por Neff e Zakhor, baseado em matching pursuits. Neste artigo nós investigamos bons dicionários para tais decomposições. Estes dicionários são baseados nas funções ridgelets, propostas recentemente por Candès e Donoho. Mostramos que melhoras na relação taxa-distorção podem ser alcançadas através de combinações de produtos entre ridgelets escaladas e rotacionadas apropriadamente.

Download
Influência da Codificação da Marca D'Água Digital em suas características de Robustez ou Fragilidade
Marcos de Castro Pacitti, Weiler Alves Finamore

DOI: 10.14209/sbrt.2004.99
Keywords: Marca d’água digital fragilidade robustez códigos turbo ganho de codificação
Abstract
Neste artigo é proposta uma nova metodologia para análise e desenvolvimento de técnicas de marcação d’água digital, considerando principalmente suas caracterı́sticas de robustez ou fragilidade requeridas em função da aplicação pretendida. A utilização da metodologia introduzida revelou uma importante conclusão: as propriedades dos códigos empregados nas técnicas de marcação d’água digital são determinantes para o estabelecimento do grau de robustez ou fragilidade destas técnicas. Também foi constatado neste artigo as excelentes propriedades do código turbo, principalmente na obtenção da caracterı́stica de fragilidade do sistema, e é proposta a calibração das técnicas de marcação digital a fim de aproveitar tais propriedades.

Download
On the Stability of the Least-Mean Fourth (LMF) Algorithm
Vítor H. Nascimento, José Carlos M. Bermudez

DOI: 10.14209/sbrt.2004.100
Keywords:
Abstract
We show that the least-mean fourth (LMF) adaptive algorithm is not mean-square stable when the regressor input is not strictly bounded (as happens, for example, if the input has a Gaussian distribution). This happens no matter how small the step-size is made. We prove this result for a slight modification of the Gaussian distribution in a length M = 1 filter (in order to simplify our arguments), and provide several examples of divergence when the regressor is Gaussian. Our results provide tools for filter designers to better understand what can happen when the LMF algorithm is used, and in which situations it might not be a good idea to use this algorithm.

Download
A Theoretical Cross-Layer Model for IEEE 802.11a-based Networks
Roger Pierre Fabris Hoefel

DOI: 10.14209/sbrt.2004.101
Keywords: Redes locais sem fio 802.11a protocolos de controle de acesso ao meio eficiência desvanecimento
Abstract
Neste artigo é desenvolvido e validado um modelo teórico que permite analisar de maneira integrada aspectos fundamentais dos protocolos da camada física e da camada de controle de acesso ao meio empregados em redes de comunicação sem fio IEEE 802.11a.

Download
Método de Análise e Ajuste por Redes Neurais de Modelos de Previsão de Atenuação por Chuvas em Enlaces Terra-Satélite
Gilson A. Alencar, Luiz P. Calôba

DOI: 10.14209/sbrt.2004.105
Keywords: Atenuação por chuvas enlace terra-satélite modelos fenomenológicos redes neurais
Abstract
Neste trabalho é apresentado um processo de análise e ajuste de modelos fenomenológicos complexos utilizados na predição da atenuação por chuvas em enlaces terra-satélite. O processo de análise consiste em dividir um modelo fenomenológico em vários módulos ou sub-modelos com o objetivo de identificar aqueles que mais contribuem para a imprecisão do modelo global. Em seguida os módulos mais críticos são ajustados por meio de redes neurais conectadas em paralelo com os mesmos. Este método foi aplicado no modelo UIT-R e os resultados se mostraram bastante satisfatórios.

Download
  Página de 19