XXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 19  

Compressão de Sinais Multidimensionais utilizando Recorrência de Padrões Multiescalas com Critério de Continuidade Inter-blocos
Eddie B. L. Filho, Murilo B. de Carvalho, Eduardo A. B. da Silva

DOI: 10.14209/sbrt.2004.73
Keywords: Casamento de Padrões Recorrentes Decomposição Multiescalas Compressão de Sinais Multidimensionais Quantização Vetorial Side-match
Abstract
O MMP (Multidimensional Multiscale Parser) é um método baseado em recorrência de padrões multiescalas recentemente aplicado à compressão de imagens. Neste artigo, propõe-se uma extensão ao mesmo, chamada de SM-MMP (Sidematch MMP), no qual o dicionário é construı́do considerando-se restrições de suavidade nos limites dos blocos em codificação, o que permite apresentar, quando a imagem processada é suave, resultados melhores que os do MMP . As simulações realizadas mostram que o método proposto é eficaz, apresentando melhoras de até 1,5 dB com relação ao MMP padrão para imagens em escala de cinza, ao passo que mantém o excelente desempenho para imagens com gráficos, texto ou mistas.

Download
Avaliação da Estratégia ARQ Híbrido na Interação entre os Protocolos TCP e RLP
Márzio Geandre Rêgo, Renato Baldini Filho, Celso de Almeida

DOI: 10.14209/sbrt.2004.75
Keywords: CDMA TCP RLP ARQ Hı́brido Vazão de Dados Atraso Médio
Abstract
Neste trabalho avalia-se o comportamento da pilha de protocolos TCP/RLP (Transport Control Protocol/Radio Link Protocol) utilizando a estratégia ARQ (Automatic Repeat Request) Hı́brido no protocolo RLP sobre um enlace sem fio CDMA (Code Division Multiple Access). Resultados, analı́ticos e simulados, mostram que o uso da técnica ARQ Hı́brido melhora o desempenho do sistema. Vazão de dados e atraso médio de segmentos TCP são os parâmetros de desempenho analisados no enlace reverso de um sistema CDMA multicelular, com usuários distribuı́dos uniformemente em uma célula.

Download
Impacto da Quantização das LSF sobre a Qualidade de Voz em Codecs a Baixas Taxas Operando em Redes IP
Fred Berkowicz, Rodrigo C. de Lamare, Abraham Alcaim.

DOI: 10.14209/sbrt.2004.76
Keywords: Quantizadores vetoriais multiestágio redes IP perda de quadros avaliação perceptiva de qualidade da voz (PESQ)
Abstract
Este artigo examina o impacto da quantização vetorial das LSFs sobre a qualidade de voz em codecs a baixas taxas operando em redes IP. São considerados diferentes esquemas de quantização vetorial (QV) multiestágio com busca em árvore envolvendo QV sem memória e QV preditiva chaveada com 2 e 4 classes. A distribuição de perda de quadros em redes IP foi modelada de acordo com o Modelo de Gilbert e a avaliação de desempenho foi realizada tanto em termos das distorções espectrais como da qualidade de voz resultante de codecs a baixas taxas. Esta última foi medida através da recomendação ITU-T P.862 de avaliação perceptiva de qualidade da voz (PESQ), além de testes de escuta informais.

Download
Residual MinHop versus MaxSum in All-Optical Networks
Luis G. Milla-Léon, Márcia Takahashi, Akebo Yamakami, Ivanil S. Bonatti

DOI: 10.14209/sbrt.2004.77
Keywords: Routing; Routing and Wavelength Assignment; WDM Networks
Abstract
Connection routing in all-optical WDM networks is examined in this paper. The network is modeled by a graph whose nodes represent the optical switching equipment, with full wavelength conversion capacity, and links represent optical fibers. The problem of establishing point-to-point connections, with a given in advance demand (static case) and with the objective of minimize the number of blocked connections, was formulated as a multi-commodity flow problem, resulting in an integer linear programming problem. A heuristic based on the use of the recursive shortest path technique on the residual capacity of the network is proposed and compared with the optimal solution of the multi-commodity flow problem. The proposed algorithm was also applied to the dynamic case (probabilistic knowledge of demands) and evaluated through discrete event simulation. Average values and confidence intervals estimates were obtained with the Bootstrap method. The proposed technique was compared with the Max-Sum technique, which highlights in the specialized literature.

Download
Desempenho do protocolo TCP em sistemas de comunicação sem fio CDMA usando estratégias de correção de erro FEC e RLP
Gonzalo Fernando Olmedo Cifuentes, Celso de Almeida, Renato Baldini

DOI: 10.14209/sbrt.2004.80
Keywords: CDMA Vazão de dados TCP ARQ RLP FEC códigos convolucionais e códigos turbo
Abstract
Neste artigo a vazão de dados e o atraso médio normalizados são obtidos para o Controle de Transmissão (TCP) considerando o enlace reverso de um sistema celular CDMA, constituı́do por múltiplas células. São analisadas e comparadas três estratégias de controle de erros. A primeira estratégia é baseada no protocolo de enlace de rádio (RLP). A segunda estratégia usa códigos corretores de erros (FEC) na camada de enlace. Para esta estratégia são comparados dois tipos de codificadores: convolucionais e turbo. A terceira estratégia é um método hı́brido, que usa codificação FEC na camada RLP.

Download
Avaliação do Desempenho de Sistemas Utilizando um Anel de Recirculação Óptico
Hoan Carlo L. Monteiro, Suzanne Baruh, Maria Aparecida G. Martinez, Mônica de L. Rocha, Miriam Regina X. de Barros

DOI: 10.14209/sbrt.2004.81
Keywords: Anel de Recirculação Optical Add-Drop Multiplexer (OADM) Grades de Bragg Comunicação por Fibra Óptica Sistemas WDM Sistemas de Longo Alcance
Abstract
Nós investigamos numericamente a confiabilidade da utilização de um anel de recirculação óptico (RCL) em prever o desempenho de um sistema e os efeitos causados pelo cascateamento de elementos ópticos em um sistema de transmissão. Para validar esta ferramenta, nós conduzimos simulações numéricas do anel de recirculação baseadas em duas demonstrações experimentais: (i) dez voltas no anel com um único canal, modulado a 10 Gb/s, em um enlace de 25 km por volta e (ii) um sistema de transmissão WDM usando um optical add-drop multiplexer (OADM), baseado na tecnologia de fibra com grade de Bragg. Os resultados experimentais e de simulação apresentaram-se de acordo. 1

Download
Data filtering to improve the performance of the MODE algorithm for direction estimation
Amauri Lopes, Ivanil S. Bonatti, Pedro L. D. Peres

DOI: 10.14209/sbrt.2004.84
Keywords: Array processing Direction of arrival MODE Filtering
Abstract
We propose to modify the MODE method for direction finding. The proposal uses MODE to generate a first estimate of the directions. The estimates are employed to adjust the poles and zeros of a noise reduction filter to be applied to the received data. Then the MODE algorithm is used again, now operating on the filtered data, leading to the final estimates. This procedure improves the original MODE performance and preserves the optimum asymptotic efficiency for both uncorrelated and correlated (coherent) sources.

Download
Filtro de Partículas Aperfeiçoado para Rastreamento de Alvos com Coeficiente Balístico Variável
Anton Pavlov, Marcelo G. S. Bruno

DOI: 10.14209/sbrt.2004.86
Keywords: Filtros de partı́culas Métodos Monte Carlo seqüenciais Estimação bayesiana Rastreamento de alvos balı́sticos
Abstract
Apresenta-se nesse artigo um filtro de partı́culas aperfeiçoado para rastreamento de alvos balı́sticos supersônicos com coeficiente balı́stico aleatório e lentamente variável no tempo. Como observações, utilizam-se medidas da posição do alvo geradas por um radar convencional. O filtro de partı́culas proposto combina otimização da função de importância, reamostragem e passos de movimento Metropolis-Hastings para controlar degeneração e empobrecimento de partı́culas. Experimentos com dados simulados mostram que o desempenho do filtro proposto aproxima-se do desempenho ótimo dado pelo limite inferior de Cramér-Rao (CRLB). O rastreador aperfeiçoado proposto também apresenta desempenho superior ao de um filtro “bootstrap” convencional operando com o mesmo número de partı́culas.

Download
Estudo do Desempenho do Sistema 1xEV-DV no Enlace Direto
Tania Aida Garcia Bassi, Shusaburo Motoyama

DOI: 10.14209/sbrt.2004.87
Keywords: 1xEV-DV enlace direto desempenho prioridade tempo de atraso de pacote
Abstract
Neste artigo é apresentado um estudo de desempenho do enlace direto do sistema 1xEV-DV. O sistema é estudado através de simulações que permitem analisar o atraso médio dos pacotes, a vazão de saída e a utilização do enlace em função do carregamento de tráfego do sistema. O desempenho do enlace direto é estudado utilizando escalonamento de pacotes sem prioridade, com prioridade de taxas de bits mais alta para mais baixa e também prioridades de usuários. Os resultados das simulações mostraram que o sistema 1xEV-DV permite transmitir altas taxas de bits. Entretanto, o desempenho do sistema pode ser ainda melhorado com a introdução de escalonador de prioridades.

Download
Escolha da Direção Preferencial de Processamento do Algoritmo de Extrapolação EI para Codificação de Imagens Baseada em Objeto
Flávia Magalhães Freitas, Abraham Alcaim

DOI: 10.14209/sbrt.2004.89
Keywords: Codificação orientada por objeto técnicas de extrapolação DCT baseada em blocos indicadores morfológicos
Abstract
Este trabalho contribui para o debate sobre qual das estratégias baseadas nas variâncias dos comprimentos dos segmentos do objeto - MILV ou MALV - é mais adequada à determinação da direção preferencial para o algoritmo de extrapolação EI - Extension Interpolation. A aplicação desse algoritmo na codificação orientada por objeto com DCT baseada em blocos tem mostrado excelentes resultados a taxas baixas e médias. Entretanto, a eficiência de codificação ainda pode ser melhorada com a escolha da estratégia mais adequada para determinar a direção preferencial de processamento na extrapolação dos blocos de contorno. Pretende-se também verificar a possibilidade de relacionar a eficiência das estratégias MILV e MALV ao indicador morfológico TNPO - Textura média dos blocos, de acordo com o Número de Pixels do Objeto.

Download
  Página de 19