XXII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 25  

Uma Arquitetura de Rede OBS com Labels de Códigos Ópticos Ortogonais
Fabio Durand, Edson Moschim

DOI: 10.14209/sbrt.2005.933
Keywords: Rede OBS (Optical Burst Switching) Labels Códigos Ópticos Ortogonais OOC (Orthogonal Optical Codes)
Abstract
Neste trabalho ilustra-se uma arquitetura de rede óptica comutada por rajadas OBS (Optical Burst Switching) que emprega processamento de labels de controle da rede compostos por códigos ópticos ortogonais OOC (Orthogonal Optical Codes). Os resultados obtidos mostram um aumento na utilização da rede em função do aumento da velocidade de processamento dos labels OOC.

Download
Compartilhamento Parcial de Banda entre Usuários Não-Cooperativos
Marcio Savasini, Gustavo Quitério, Helio Waldman

DOI: 10.14209/sbrt.2005.939
Keywords: Comutação de Circuitos Compartilhamento de Banda Função de Utilidade Probabilidade de Bloqueio Diferenciação de Serviço
Abstract
O artigo discute o compartilhamento da banda de uma rede de comutação de circuitos entre usuários nãocooperativos, cada um dos quais pode ter sua própria função de utilidade e requisitos de qualidade-de-serviço, sendo esta expressa pela sua probabilidade de bloqueio. Os objetivos econômicos determinam um nı́vel desejado de ocupação de circuitos para cada usuário. O trabalho mostra que a gama de objetivos viáveis pode ser estendida mediante o uso de compartilhamento parcial da banda, no qual apenas um usuário prioritário tem permissão para levar a rede ao estado de ocupação total, ficando os demais autorizados a conduzir a rede apenas até um determinado limiar de ocupação que depende da prioridade atribuı́da a cada usuário.

Download
Imparcialidade em Distância e em Largura de Faixa com Agregação Dinâmica de Tráfego em Rede Óptica WDM Utilizando Algoritmo Genético
Marcos Lima, Aluizio Araújo, Amilcar Careli César

DOI: 10.14209/sbrt.2005.945
Keywords: Rede óptica WDM imparcialidade agregação tráfego dinâmico roteamento alocação de recursos otimização algoritmo genético
Abstract
A comparação entre a imparcialidade em distância e em capacidade de largura de faixa em rede óptica WDM é apresentada neste artigo. A abordagem é baseada em algoritmo genético (AG) e na topologia da rede italiana de faixa larga. Os nós da rede exibem dois tipos de arquitetura de agregação dinâmica de tráfego. O AG realiza roteamento de tráfego e alocação de recursos, mantendo em níveis aceitáveis a probabilidade de bloqueio, e promove imparcialidade. Os resultados numéricos apresentados e discutidos mostram a versatilidade e aplicabilidade da abordagem proposta.

Download
Sobrevivência em Redes Ópticas WDM sob Influência de Algoritmos de Alocação de Rota e de Comprimento de Onda
André Soares, José Maranhão Neto, William Giozza

DOI: 10.14209/sbrt.2005.951
Keywords: RWA Redes Ópticas
Abstract
Este artigo apresenta e avalia o desempenho de três estratégias para roteamento em redes ópticas transparentes com proteção dedicada de caminho (Two Step, Two Step com backtracking e One Step) sob influência da conversão total e dos principais algoritmos de alocação de comprimento de onda (Random, First-Fit e Most Used), operando em diferentes topologias de redes. Em particular, o estudo avalia o impacto da proteção dedicada de caminho no desempenho dos algoritmos de alocação de comprimento de onda.

Download
Orthogonal Metrics for GRWA Optical Networking
Leandro Resendo, Luiz Calmon, Moises Ribeiro

DOI: 10.14209/sbrt.2005.957
Keywords: Métricas ILP GRWA
Abstract
Neste artigo foi usado uma formulação de Programação Linear Inteira (ILP) para o Problema de traffic grooming, roteamento e alocação de comprimento de onda (GRWA). São apresentadas métricas para avaliar centenas de configurações de redes com 5, 6 e 7 nós, otimizadas para o mı́nimo número de transceptores. Um estudo estatı́stico das configurações ótimas, via matriz de correlação, é proposto para avaliar o relacionamento entre as métricas estudadas. Resultados mostram a formação de grupos ortogonais; onde algumas métricas destacam-se como dominantes em seu grupo. O uso de tais métricas são sugeridas para a avaliação de projetos que integram engenharia de tráfego em redes eletrônicas e ópticas, como cenários IP sobre WDM.

Download
Método de Compressão Híbrida para Geração de Pacotes Opticos
Leonardo Zão, Rosângela Coelho

DOI: 10.14209/sbrt.2005.962
Keywords: comunicações ópticas redes ópticas geradores de pacotes ópticos parâmetro de Hurst processo fBm
Abstract
Este trabalho apresenta a proposta de um método de compressão hı́brida para a geração de pacotes ópticos. O desempenho do gerador de pacotes ópticos foi examinado para sinais com diferentes caracterı́sticas de dependência temporal e para distribuições de diferentes padrões, tais como fBm, Gaussiana e Poisson. Os resultados demonstraram que o grau de dependência temporal (parâmetro de Hurst) pode ser afetado significativamente, dependendo da potência de ruı́do. Os resultados demonstraram também a importância de se considerar sinais com diferentes distribuições marginais ou padrões.

Download
Compressão de Sinais de Eletrocardiograma utilizando Recorrência de Padrões Multiescalas com Critério de Continuidade Interblocos e Segmentação Flexível
Eddie Filho, Waldir Júnior, Murilo Carvalho, Eduardo Antônio Barros Da Silva

DOI: 10.14209/sbrt.2005.968
Keywords: Casamento de Padrões Recorrentes Decomposição Multiescalas Quantização Vetorial Eletrocardiograma
Abstract
Neste trabalho, utiliza-se o algoritmo MMP (Multidimensional Multiscale Parser) para a compressão de sinais de eletrocardiograma (ECG) da base de dados de arritmia MIT/BIH. O MMP é baseado no casamento aproximado de padrões multiescalas, codificando segmentos do sinal de entrada através de expansões e contrações de padrões previamente codificados e armazenados em um dicionário, que é construı́do durante o processo de compressão. Como os sinais de ECG apresentam um comportamento aproximadamente periódico, sugerese que um esquema de compressão baseado em recorrência de padrões (principal caracterı́stica do MMP) possa apresentar resultados satisfatórios, fato este que motivou o presente trabalho. Entretanto, para se obter uma compressão eficiente, várias modificações foram realizadas, tais como o critério de continuidade e a estratégia de segmentação flexı́vel. Os resultados apresentados pelo esquema proposto foram bastante encorajadores, superando alguns dos melhores codificadores presentes na literatura.

Download
Equalização Cega de Canais Lineares FIR empregando o Algoritmo EM Bayesiano
Claudio Bordin Jr., Luiz Baccalá

DOI: 10.14209/sbrt.2005.974
Keywords: Equalizac‚ão cega Algoritmo ExpectationMaximization Bayesiano Annealing
Abstract
Neste trabalho descrevemos m·etodos para equalizar cegamente canais de comunicac‚ão lineares FIR atrav·es da versão Bayesiana do consagrado algoritmo EM (ExpectationMaximization). Os m·etodos desenvolvidos fornecem estimativas que maximizam localmente a densidade de probabilidade a posteriori dos parametros do canal de comunicac‚ão, estimando os s·ımbolos transmitidos atrav·es do algoritmo BCJR. Para contornar dificuldades de convergencia observadas sob baixos n·ıveis de ru·ıdo, modificamos a proposta original ao considerar t·ecnicas de annealing, que proporcionam um desempenho pr·oximo ao o· timo (Viterbi) sem incorrer em aumento de complexidade computacional, conforme atestam simulações numéricas.

Download
Análise do Conteúdo Tempo-Freqüência de Frames de Weyl-Heisenberg e sua Aplicação na Geração de Dicionários Redundantes Parametrizados
Lisandro Lovisolo, Eduardo Antônio Barros Da Silva, Paulo Diniz

DOI: 10.14209/sbrt.2005.979
Keywords: Frames Frame Bounds Dicionários Decomposições Adaptativas
Abstract
Este trabalho investiga o conteúdo tempo-freqüência de frames. Iniciamos mostrando que a soma dos conteúdos tempofreqüenciais de todos os elementos de um conjunto de funções ser positiva é uma condição suficiente para que este conjunto gere um frame em L2 (R). A seguir deriva-se que para frames de WeylHeisenberg {Emb Tna g(t)}n,m∈Z gerados a partir de uma função par g(t) os máximos e mínimos de seu conteúdo tempo-freqüência encontram-se em (na, mb) e (na + a/2, mb + b/2), respectivamente; e que para g(t) ímpar teremos os máximos localizados em (na, mb + b/2) e os mínimos em (na + a/2, mb). Estes resultados fornecem uma forma efetiva de gerar frames mais apertados por entrelaçamento, ao custo dobrar a cardinalidade dos frames. Os frames construídos pela abordagem apresentada são avaliados para utilização como dicionários em decomposições vorazes de sinais.

Download
Compactly Supported One-cyclic Wavelets Derived from Beta Distributions
Giovanna Angelis Andrade de Araújo, Hélio de Oliveira

DOI: 10.14209/sbrt.2005.985
Keywords: Wavelets contínuas wavelets unicíclicas derivada Blur distribuição beta teorema do limite wavelets de suporte compacto
Abstract
Novas wavelets contínuas de suporte compacto são construídas, as quais relacionam-se com a distribuição de probabilidade beta. Elas são construídas empregando o conceito de derivada “blur”. Estas novas wavelets são unicíclicas e elas podem ser vistas como um tipo de wavelets de Haar suavizadas. Sua relevância decorre do teorema do limite central aplicado para wavelets de suporte compacto.

Download
  Página de 25