XXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 19  

Um Esquema de Codificação Homofônica Universal Utilizando o Algoritmo LZW
Daniel Simões, Valdemar da Rocha Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42425
Keywords: Criptografia Codificação Homofônica Codificação de Fonte
Abstract
Este artigo investiga um esquema de codificação homofônica universal, sugerido por James L. Massey em 1994, ou seja, um esquema que não necessita do conhecimento a priori da estatı́stica da fonte, o que representa uma vantagem na maioria das aplicações práticas em comunicações. Além de uma análise teórica, são mostrados alguns resultados obtidos por simulação em computador envolvendo arquivos de texto e de imagem no formato bitmap.

Download
Códigos Universais Adaptativos para Representação de Números Inteiros
Márcio Lima, Valdemar da Rocha Jr., Bruno T. Ávila

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42428
Keywords: códigos com padrão códigos universais sistemas de numeração códigos de Fibonacci
Abstract
Para uma dada lista de números inteiros arbitrários, em geral não existe um único código universal que represente de forma ótima toda a lista, no sentido de representação com o menor comprimento médio das palavras-código. Essa é a principal motivação desse trabalho para introduzir os códigos universais adaptativos (UA), cuja construção é baseada em códigos com padrão (pattern codes). A construção de uma classe de códigos UA baseada nos códigos de Fibonacci é introduzida para uma representação de números inteiros, a qual possui um bom desempenho ao longo de um intervalo mais amplo de valores de números inteiros, em comparação com códigos universais conhecidos.

Download
Algoritmo de Busca Eficiente no Dicionário Adaptativo para o Codec ITU-T G.729
Sergio Netto, Thiago Prego

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42440
Keywords: Codificação de voz; ITU-T G.729; Algoritmo eficiente
Abstract
Este artigo descreve implementações computacionalmente eficientes do codificador de voz CS-ACELP em suas versões original (ITU-T G.729) e acelerada (ITU-T G.729 Anexo A). O foco reside na busca do dicionário adaptativo, mais especificamente na etapa de open loop, em que se estima o pitch de um segmento do sinal codificado. Diferentes estratégias são testadas para ambas versões, procurando-se atingir excelente compromisso de complexidade computational e qualidade do sinal. O resultado é uma busca acelerada, com cerca de 15%– 30% da complexidade original, com a mesma qualidade medida pelo avaliador objetivo PESQ (ITU-T P.862).

Download
Soluções de simulação e implementação em FPGA de um modulador ISDB-TB
Marcelo Paiva, Juliano Ferreira, Luciano Mendes

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42441
Keywords: TV Digital ISDB-TB Simulação Implementação FPGA VHDL
Abstract
Este artigo apresenta duas soluções complementares de um modulador ISDB-TB. A primeira consiste em uma simulação computacional, enquanto que a segunda é uma implementação em hardware do modulador. O objetivo foi criar uma simulação baseada na norma ABNT NBR 15601:2007 que resultasse em uma referência de projeto para a implementação em FPGA. Uma vez validado o modelo em software com o uso de um demodulador de referência foi possı́vel empregar este modelo no desenvolvimento da solução em hardware.

Download
Solução de implementação do multiplexador do sistema ISDB-TB
Juliano Ferreira, Marcelo Paiva, Luciano Mendes

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42443
Keywords: Multipexador ISDB-TB implementação
Abstract
A adoção do padrão ISDB-TB pelo Brasil abriu novas possibilidades para o desenvolvimento da indústria brasileira. As ligeiras, mas importantes, modificações apresentadas pelo ISDB-TB com relação ao ISDB-T fez com que as soluções desenvolvidas para o Japão nem sempre sejam plenamente adequadas para o mercado brasileiro. Um ponto chave do sistema de TV Digital que se enquadra neste cenário é o multiplexador. O objetivo deste artigo é, primeiramente, apresentar as principais funções do multiplexador, ressaltando sua importância para o sistema de TV Digital. Em seguida apresenta uma descrição de cada bloco do multiplexador, visando a implementação do dispositivo em uma plataforma FPGA.

Download
Uma Técnica de Expurgo de Limitantes da Probabilidade de Erro de Códigos Espácio-Temporais em Treliça para Canais com Desvanecimento
Luiz Caldeira, Cecilio Pimentel

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42444
Keywords: Códigos espácio-temporais limitante da probabilidade de erro
Abstract
Este artigo apresenta uma técnica de expurgo para limitantes da probabilidade de erro de códigos espáciotemporais em treliça em canais com desvanecimentos do tipo Rayleigh e Rice. A técnica apresentada neste artigo é de simples implementação e conforme simulações os limitantes obtidos com esta técnica são muito apertados. ant. 1

Download
Análise Numérica de uma Antena UWB Monopolo Planar com Cortes nos Cantos
Karlo Costa, Victor A. Dmitriev

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42445
Keywords: Antenas UWB antenas monopolo planar Método dos Momentos (MoM)
Abstract
Este trabalho apresenta uma análise numérica de uma antena monopolo planar retangular com cortes retangulares nos cantos para aplicação em sistemas UWB (ultrawideband). Um programa computacional baseado no Método dos Momentos (MoM) foi desenvolvido para os cálculos numéricos, sendo que alguns resultados foram obtidos através do programa IE3D. É mostrado que, dependendo das dimensões dos cortes retangulares, podem-se obter antenas com largura de banda de casamento (coeficiente de reflexão<−10dB) que cobre toda a faixa de freqüências de sistemas UWB.

Download
Compressão de imagens 3D de radar meteorológico usando recorrência de padrões multiescalas
Athayde Frauche, Murilo Carvalho, Eduardo Antônio Barros Da Silva

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42457
Keywords: casamento de padrões recorrentes decomposição multiescalas quantização vetorial radar meteorológico
Abstract
Neste trabalho, o algoritmo MMP ("Multidimensional Multiscale Parser") [1] é usado para comprimir imagens tridimensionais obtidas de radares meteorológicos. O MMP é baseado no casamento de padrões multiescalas. Ele codifica segmentos de um sinal de entrada usando versões contraı́das e dilatadas de padrões armazenados em um dicionário. O dicionário é atualizado usando concatenações de segmentos previamente codificados. Sendo assim, o MMP constrói seu dicionário adaptativamente enquanto o dado é codificado. O Algoritmo pode ser adaptado para comprimir sinais com qualquer número de dimensões, e foi utilizado com sucesso na compressão de dados bidimensionais, como imagens, e unidimensionais, como sinais de ECG e EMG. Aqui, propomos uma versão tridimensional do algoritmo, que chamamos MMP-3D, e mostramos resultados de simulações onde o MMP-3D supera alguns dos melhores codificadores conhecidos.

Download
Avaliação de Desempenho do TCP em Sistemas VBLAST Codificados
Marcelo Pellenz, Alessandro P. Oliveira, Richard Demo Souza, Manoel Camillo de Oliveira Penna Neto

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42487
Keywords: MIMO VBLAST TCP RLP Desempenho Redes Sem Fio
Abstract
As próximas gerações de sistemas de comunicação sem fio certamente irão incorporar as técnicas MIMO de maneira a propiciar serviços multimı́dia com altas taxas de transmissão. O protocolo de controle de transmissão (TCP) é geralmente implementado na camada de transporte para garantir comunicação confiável dos dados. Por esta razão, a otimização do desempenho do protocolo TCP para sistemas MIMO é atualmente uma importante área de pesquisa. Neste trabalho investigamos diversos esquemas VBLAST codificados, com diferentes eficiências espectrais, de maneira a melhorar o desempenho fim-a-fim do protocolo TCP para aplicações cliente-servidor e peer-to-peer. Avaliamos o desempenho de sete esquemas codificados usando códigos convolucionais com diferentes taxas de codificação e ordem de memória. A melhor estratégia de transmissão para cada valor de relação sinal-ruı́do é determinada.

Download
Alocação de Canais em Sistemas de Comunicação Celular Empregando Algoritmo Genético Distribuído e SIR com Temporização
Ailton Shinoda, Leandro Calixto T. de Albuquerque

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42502
Keywords: Alocação de Canais Rede Celular AG SIR Processamento Distribuı́do
Abstract
O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta alternativa de alocação de canais em sistemas celulares, empregando algoritmo genético (AG), processamento paralelo e a relação sinal interfêrencia (SIR) com limitação de tempo na obtenção de um conjunto de canais, baseado na função de custo ou interferência, para satisfazer a demanda de chamadas do sistema.

Download
  Página de 19