XXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 19  

Separação Cega de Fontes para Misturas Convolutivas Usando um Banco de Filtros Não-Uniforme
Paulo Batalheiro, Mariane Petraglia, Diego Haddad

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42397
Keywords: Separação Cega de Fontes Misturas Convolutivas Processamento em Subbandas Banco de Filtros Nãouniforme
Abstract
Estruturas adaptativas em subbandas têm sido propostas com o objetivo de acelerar a velocidade de convergência e/ou reduzir a complexidade computacional em aplicações que requerem um grande número de coeficientes adaptativos. Neste artigo propomos um método de separação cega de fontes em misturas convolutivas, que atua no domı́nio do tempo, sendo implementado por um banco de filtros não-uniforme com coeficientes reais e um novo esquema de normalização para o algoritmo de aprendizagem. Devido aos filtros de separação nas subbandas trabalharem em taxas de amostragem reduzidas, o método proposto apresenta menor complexidade computacional e maior taxa de convergência quando comparado ao algoritmo correspondente em banda cheia.

Download
A Brazilian Portuguese Speech Database
Carlos Ynoguti, Fábio Violaro

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42398
Keywords: speech database Brazilian Portuguese
Abstract
The construction of large speech databases is generally only achieved with the cooperation among research centers, universities, private companies and the government. This is the model that the USA and countries of the European comunity use. In less resourced countries, like Brazil, such consortiums are not even mentioned, and the researchers have to work with small, locally developed databases. To face this problem, a corporative approach to develop a speech corpus for Brazilian Portuguese is proposed. In this approach, every researcher that is part of the project should contribute with some speakers. With contributors in various regions of the country, it should be possible to collect a reasonable number of speakers at a low cost, in a relatively short time. This article reports the database specification details and the current status of the work.

Download
Um Protocolo MAC para Redes de Sensores sem Fio Voltado para Aplicações Específicas Utilizando o Método de Acesso TDMA
Sandro Oliveira, Shusaburo Motoyama

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42400
Keywords: Redes de sensores sem fio protocolos de controle de acesso ao meio Acesso múltiplo por divisão de tempo redução de consumo de energia atraso
Abstract
Neste artigo é apresentado um novo protocolo MAC para redes de sensores sem fio baseado no método de acesso TDMA (Time Division Multiple Access). É voltado para aplicações que possuem um pequeno número de sensores altamente concentrados em uma pequena região. A principal característica do protocolo proposto é o agendamento de transmissão simplificado que garante um baixo consumo de energia e um overhead reduzido. O consumo de energia e o atraso de espera dos pacotes do protocolo proposto são estimados analiticamente e comparado com outros protocolos. Os resultados mostram que o protocolo é bastante adequado para a finalidade proposta tanto em consumo de energia como em controle de atraso de pacotes.

Download
Eficiência de antena banda larga em microfita com formato E utilizando o método de FDTD
Antonio Pedra, Giovani Bulla, Paulo Serafini, Alvaro Salles

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42402
Keywords: Antena banda-larga antenas de microfita FDTD e eficiência
Abstract
Cálculo da eficiência total de antena de microfita banda-larga com formato E de simples camada e com alimentação coaxial é realizado utilizando o método de Diferenças Finitas no Domínio do Tempo (FDTD). O método FDTD simula estruturas no domínio do tempo utilizando as equações rotacionais de Maxwell. O modelo aqui proposto, diferente de outros anteriores, utiliza campos elétrico e magnético no domínio do tempo para computar as potências de entrada e irradiada, o que torna mais próximo de valores reais as perdas e as potências consideradas na determinação da eficiência da antena. As simulações e medidas são feitas utilizando quatro antenas de formato E com alimentação capacitiva e com provas coaxiais, e também antenas com pinos em curto. Os resultados são comparados com medidas e outros valores de eficiência obtidos a partir de expressões analíticas conhecidas.

Download
A Proposal for Test Data Standardization for Handsets Evaluation in Simulated Networks
Clauirton Siebra, Paulo Costa, Fabio Q. Silva, Andre M. Santos

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42406
Keywords: Simulação de redes Descrição de células Casos de testes Tecnologia móvel.
Abstract
A realização de testes em celulares e a necessidade de um rápido lançamento de tais celulares no mercado são objetivos conflitantes que os fabricantes devem otimizar. Consequentemente, a evolução das metodologias de testes, com o uso de ambientes de simulação, é um requerimento essencial para acelerar o processo de produção. Um importante aspecto dos ambientes de simulação é a especificação dos dados de testes que vão ser usados durante a simulação. Tais dados podem ser classificados em dois grupos: as baterias de casos de testes e o conjunto de parâmetros das células que compõem um cenário. Atualmente, contudo, não existe um padrão para um conjunto de testes que cubra todos os testes requeridos para a homologação de um aparelho, nem uma biblioteca padrão de testes composta por cenários do mundo real. Este artigo apresenta nossa proposta para lidar com tais aspectos. Primeiro nós discutimos nossa proposta para classificar e especificar casos de testes de forma que possamos gerar um apropriado conjunto de testes para celulares. Então, nós apresentamos nossa experiência em criar um banco de dados com informação real sobre cenários de redes para celulares em diversas regiões brasileiras.

Download
Códigos associados a curvas elipticas maximais
Jéfferson Rocha Bastos

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42407
Keywords: Curvas Algébricas Códigos de Goppa Curvas Elipticas
Abstract
Em [4] é proposta uma integração entre modulação e codificação de canal baseada no gênero da superfı́cie na qual o canal de trasmissão pode ser mergulhado. Esta integração é feita usando códigos de Goppa, sendo assim necessário saber os parâmetros destes códigos. Além disto, como o canal de transmissão pode variar com o tempo, e assim o gênero da superfı́cie, é interessante tentar estabelecer relações entre códigos associados a curvas de gêneros distintos. Este artigo apresenta um resultado onde são calculados os parâmetros de todos os códigos de Goppa associados a curvas elı́pticas maximais. Além disso, apresenta uma maneira de se fazer puncionamento no códigos associado a curva Hermitiana de gênero g = 1 obtendo um código racional.

Download
RummiTV: An Interactive Game for the Brazilian Digital TV System
Joel Santos, Erick Ratamero, Joao Arruda, Manoel Dantas, Maria Luiza Sanchez, Debora Muchaluat-Saade

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42408
Keywords: TV Digital Aplicações Interativas JavaTV Ginga-J Ginga-NCL Jogos Rummikub RummiTV
Abstract
Este artigo apresenta o jogo eletrônico RummiTV, desenvolvido para o novo sistema brasileiro de televisão digital interativa. O jogo é uma adaptação do jogo Rummikub, um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo. Jogos proporcionam o desenvolvimento de crianças de maneira lúdica, contribuindo para iniciá-las e incentivá-las a utilizar o novo ambiente de TV digital interativa, ajudando a diminuir o problema da exclusão digital no país. O jogo RummiTV é uma aplicação híbrida para o ambiente de TV digital, pois foi desenvolvido utilizando a abordagem procedural através da linguagem Java, usando as APIs compatíveis com o GEM (Globally Executable Middleware), e também utilizando a abordagem declarativa através da linguagem NCL (Nested Context Language), adotada no middleware brasileiro Ginga.

Download
Tolerância à Falha dos Agentes de Mobilidade do Protocolo Mobile IP
Luciano Santos, Marco Antonio Grivet Mattoso Maia

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42413
Keywords: Rede Local Sem Fio; IP Móvel; Qualidade de Serviço; Agente Doméstico; Agente Estrangeiro; Gerência de Redes
Abstract
O crescimento da Internet e os avanços da tecnologia de comunicações sem fio tornaram possı́vel a oferta de novos serviços de telecomunicações que são cada vez mais atrativos para segmentos crescentes da população. Entretanto, a mobilidade do usuário é um dos fatores mais desafiantes para o desenvolvimento de mecanismos de acesso a estes serviços. Com o objetivo de resolver os problemas decorrentes desta mobilidade, o grupo Internet Engineering Task Force (IETF) vem desenvolvendo pesquisas sobre novos protocolos para este novo cenário. Embora tais estudos venham recebendo inúmeras contribuições da comunidade cientı́fica, é verdade também que existem estudos numa menor proporção relacionados à ocorrência de falhas em sistemas que comportem mobilidade. O objetivo deste artigo é apresentar uma nova proposta de um mecanismo de tolerância a falhas dos agentes de mobilidade que possa positivamente contribuir com as pesquisas nesta área.

Download
Caracterização espectral de sinais caóticos: resultados analíticos
Daniela Kato, Marcio Eisencraft

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42419
Keywords: geradores caóticos comunicação usando caos análise espectral banda essencial
Abstract
Nas últimas duas décadas, possibilidades de aplicações práticas de sinais caóticos em telecomunicações têm sido consideradas. Para tanto, é relevante conhecer e controlar as caracterı́sticas de correlação e espectro destes sinais. Neste trabalho, faz-se um estudo analı́tico da seqüência de autocorrelação e da densidade espectral de potência de sinais caóticos de tempo discreto gerados por mapas da famı́lia tenda inclinada. Ele complementa artigos recentes dos autores em que estas caracterı́sticas foram estudadas apenas de forma numérica.

Download
Roteamento Baseado em Localização em Redes Ad-Hoc
José Antonio Casemiro Neto, Marco Antonio Grivet Mattoso Maia

DOI: 10.14209/sbrt.2008.42423
Keywords: Roteamento; Sistemas de Localização; Terminode; Redes ad-hoc
Abstract
Uma das principais áreas de pesquisa no contexto das redes móveis Ad-Hoc é a relativa ao desenvolvimento de algoritmos eficientes para a realização do roteamento dos pacotes. O projeto Terminodes, desenvolvido pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suı́ça [3], desenvolveu um protocolo de roteamento que utiliza a informação de localização. Este método de roteamento é freqüentemente proposto como um meio para prover escalabilidade em redes deste tipo e distribuı́das sobre áreas geográficas extensas. O roteamento baseado em localização é difı́cil quando h á áreas de exclusão na topologia da rede e os nós são móveis e freqüentemente se conectam e desconectam da rede. Portanto, a investigação da robustez do protocolo para esses casos é fundamental para avaliar sua viabilidade em redes geográficas extensas, como por exemplo, a rede necessária para prover canal de retorno para a TV digital.

Download
  Página de 19