XXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Modelo de atenuação por vegetação em bosques urbanos na faixa UHF
Maurício H. C. Dias, Mauro S. Assis

DOI: 10.14209/sbrt.2009.56016
Keywords: Propagação de ondas modelos propagação atenuação por vegetação sistemas UHF
Abstract
A atenuação por vegetação é um fator relevante para predição de cobertura de sistemas-rádio em frequências elevadas. Modelos empíricos são uma abordagem numérica vantajosa para estimar este tipo de perda. Este trabalho apresenta um modelo de perda por vegetação baseado em medidas realizadas em um bosque urbano na cidade do Rio de Janeiro, na faixa de 0,9 a 1,8 GHz. A expressão resultante tem a forma indicada na Recomendação P.833 do UIT-R, e contribui com parâmetros que podem ser aplicados em cenários similares ao deste trabalho. Outros modelos empíricos foram testados e avaliados quanto à aderência estatística aos dados.

Download
Dependência Térmica em Dispositivos Ópticos Baseados em Fibras Ópticas com Dispersão Ultra-Plana
J. Patrocínio da Silva, V. F. Rodríguez-Esquerre, D. S. Bezerra, H. E. Hernández-Figueroa

DOI: 10.14209/sbrt.2009.56197
Keywords: Dispersão cromática acoplador óptico temperatura dispositivos fotônicos
Abstract
Sabe-se que o indice de refração dos materiais usados na fabricação de fibras ópticas podem sofrer variações com a temperatura. Neste caso, pode-se esperar uma variação dos parâmetros relativos às fibras ópticas bem como nos dispositivos baseados nestas. Essa característica poderá conduzir a projetos de sensores de temperatura ou dispositivos térmicos através da maximização ou compensação desses efeitos. Neste trabalho, analisam-se as características de acoplamento para um acoplador direcional baseado em duas fibras com dispersão ultra-plana. As fibras estão separadas por uma pequena distância, d, com propósito de monitorar a transferência de energia entre os seus núcleos. Para esta análise, uma eficiente formulação vetorial baseada no método dos elementos finitos foi usada.

Download
Estudo do Campo Próximo de Nanoantenas Formadas por Partículas Esféricas de Ouro
Karlo Q. da Costa, Victor A. Dmitriev

DOI: 10.14209/sbrt.2009.56235
Keywords: Nanoantenas análise de campo próximo espalhamento eletromagnético Método dos Momentos (MoM)
Abstract
Neste trabalho é apresentado um estudo do campo próximo de nanoantenas formadas por partículas de ouro. As partículas analisadas são do tipo esféricas, sendo que dois diferentes casos são considerados. O primeiro com uma única esfera e o segundo com duas esferas. Por meio do modelo analítico de Mie e o Método dos Momentos (MoM), várias nanoantenas com diferentes dimensões foram investigadas na faixa de comprimentos de onda de 500nm a 1000nm. Os resultados obtidos são analisados e comparados em termos de intensidade e localização do campo elétrico próximo.

Download
Esquema de Controle de Admissão de Fluxos Multifractais de Tráfego de Redes através de Estimação de Probabilidade de Perda
Jeferson Wilian de Godoy Stênico, Flávio Henrique Teles Vieira, Lee Luan Ling

DOI: 10.14209/sbrt.2009.56252
Keywords: Análise de Tráfego Processos Multifractais Controle de Admissão
Abstract
Neste artigo, propomos um esquema de Controle de Admissão para fluxos de tráfego de redes, considerando características multifractais. Inicialmente, fazemos uma breve descrição das propriedades do tráfego multifractal de redes. Em seguida, descrevemos alguns algoritmos existentes relacionados a mecanismos de controle de admissão de conexão. Por fim, comparamos o desempenho do esquema de controle de admissão proposto com outras abordagens utilizando várias séries reais de tráfego com diferentes características estatísticas, principalmente propriedades multifractais. Avaliamos também, qual o impacto de uma modelagem mais precisa no controle de admissão de fluxos em uma rede de comunicações.

Download
Avaliação da Qualidade de uma Comunicação VoIP em uma Rede Ethernet LAN e WLAN
Felipe Mariano da Silva, Demóstenes Zegarra Rodríguez

DOI: 10.14209/sbrt.2009.56270
Keywords: VoIP Codec P.862 MOS Bluetooth
Abstract
Este trabalho tem como objetivo comparar a qualidade de uma comunicação VoIP em uma rede com fio (Ethernet LAN) e em uma rede sem fio (WLAN), e avaliar o grau de degradação que um sinal interferente (Bluetooth) pode causar em uma comunicação VoIP. Esta comparação será efetuada individualmente para os codificadores de voz G.711, G723.1 e iLBC, tendo como parâmetros de medida o índice MOS, determinado pela Recomendação ITU-T P.862, com a utilização dos parâmetros de rede: perda de pacotes e atrasos. Os testes efetuados neste trabalho foram realizados em um cenário de emulação.

Download
Autenticação de áudio digital com base na mudança de fase da frequência da rede elétrica
Daniel Patricio Nicolalde, José Antonio Apolinário Jr., Luiz Wagner Pereira Biscainho

DOI: 10.14209/sbrt.2009.56284
Keywords: Autenticação de áudio digital frequência da rede elétrica mudança abrupta de fase da frequência da rede
Abstract
Este artigo propõe um método para autenticação de áudio, que consiste em verificar se um sinal de áudio gravado digitalmente foi ou não adulterado. O método baseia-se na verificação da mudança de fase associada à frequência da rede elétrica, quase sempre embutida nas gravações. Ele fornece uma ferramenta visual que permite localizar as mudanças abruptas de fase da frequência da rede indicativas de pontos de edição, e uma medida característica que permite discriminar automaticamente, por uma razão de verossimilhança, sinais originais de editados. Apresentam-se os fundamentos teóricos e questões práticas de implementação da técnica, aferindo-se seu desempenho sobre uma base de sinais reais digitalmente editados.

Download
Sobrevivência em Redes Ópticas: Protegendo a Proteção
Alisson Barbosa de Souza, Ana Luiza de B. de P. Barros, Antônio Sérgio de S. Vieira, Jéssyca Alencar L. e Silva, Joaquim Celestino Júnior

DOI: 10.14209/sbrt.2009.56334
Keywords: Redes ópticas Algoritmos Genéticos SRLG proteção
Abstract
A sobrevivência em Redes Ópticas WDM tem sido um dos assuntos de maior interesse nos últimos tempos. A idéia usada ao longo dos anos é estabelecer caminhos de proteção para que em eventos de falha esses caminhos possam ser utilizados. Entretanto, essas propostas não levam em conta a real situação em que os caminhos de proteção se encontram, de maneira que se possa atender as exigências das aplicações que os demandam. Neste artigo, propõe-se uma abordagem que leva em conta esta exigência, utilizando Algoritmo Genético e Lógica Fuzzy, considerando-se, ainda, as restrições de comprimento de onda e o SRLG (Shared Risk Link Group) dos enlaces.

Download
Esquemas de Alocação de Canais e Geração de FWM em Sistemas DWDM: Estudo Comparativo
Paula Brandão Harboe, Edilson da Silva, José Rodolfo Souza

DOI: 10.14209/sbrt.2009.56481
Keywords: Sistemas DWDM Four-Wave Mixing (FWM) Esquemas de Alocação de Canais Relação Sinal-Ruído
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo comparativo de como diferentes esquemas de alocação de canais baseados em espaçamento não uniforme (US) afetam a geração de FWM em sistemas ópticos multicanal com fibra de dispersão deslocada. A influência da banda passante de filtros ópticos também é investigada e a largura de banda e relação sinal-ruído (SNR) do sistema são usadas como figuras de mérito. Os resultados indicam que o esquema US cíclico com intervalo não uniforme (USC-NU) provê bom compromisso entre largura de banda (∼20nm) e SNR (> 20 dB), considerando um sistema de 24 canais com filtro óptico de 25 GHz.

Download
Um Protocolo de Roteamento Sensível ao Tempo para Redes de Sensores Sem Fio
João B. Borges Neto, Pedro F. Ribeiro Neto, Rossana M. C. Andrade

DOI: 10.14209/sbrt.2009.56722
Keywords: Redes de Sensores Sem Fio Protocolos de Roteamento Sistemas de Tempo Real Computação Móvel
Abstract
Avanços nas Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) permitem sua utilização para diversos fins. Missões espaciais e explorações subaquáticas são exemplos de ambientes desafiadores que se beneficiam com sua utilização. Aplicações nestes ambientes compartilham a necessidade de operação sem intervenção humana, por serem ambientes dinâmicos ou inacessíveis. Além das limitações físicas, utilizar as RSSF como fonte de dados nestes ambientes requer a capacidade de monitoramento em tempo real, considerando suas imprevisibilidades de mobilidade e quantidade de nós. Neste artigo propomos o PROST, Protocolo de Roteamento Sensível ao Tempo, permitindo que as RSSF possam ser utilizadas para monitoramento de ambientes desafiadores.

Download
Transmissão de dados agrometeorológicos através de um módulo para rastreamento de veículos automotores
Fábio Iaione, Diogo Fernando Trevisan, Cleiton Schwinn

DOI: 10.14209/sbrt.2009.56774
Keywords: Transmissão via satélite Dados agrometeorológicos Sistemas de previsão de doenças em plantas
Abstract
As plantações são afetada por fungos, cujo desenvolvimento depende do clima. Para diminuir a aplicação de fungicidas, existem modelos matemáticos de previsão que fornecem um índice de infecção, calculado utilizando-se parâmetros climáticos. Nos sistemas de previsão, estações meteorológicas enviam dados via rede de telefonia celular, para um computador que executa o modelo. Onde não há cobertura da rede celular, o sistema fica prejudicado. O objetivo desse trabalho foi usar um módulo para rastreamento de veículos na transmissão de dados agrometeorológicos via satélite. Nos testes, todas as mensagens contendo dados climáticos foram recebidas sem erro.

Download
  Página de 20