XXXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 25  

Um Sistema de Monitoramento para Detecção de Objetos em Tempo Real empregando Câmera em Movimento
Gustavo Carvalho, José F. L. de Oliveira, Eduardo A. B. da Silva, Sergio L. Netto, Gustavo Freitas, Gabriel C. Motta-Ribeiro, Ramon R. Costa

DOI: 10.14209/sbrt.2013.15
Keywords: Câmera em movimento detecção de objeto tempo real ambiente desordenado visão computacional
Abstract
Neste trabalho, empregamos uma câmera acoplada a um robô em movimento sobre um trilho retilíneo para detectar, em tempo real, objetos abandonados em um ambiente desordenado. Para tanto, comparamos as imagens capturadas com um vídeo de referência registrando geometricamente ambos os sinais. Implementamos um alinhamento temporal entre os vídeos baseado no conceito de máxima verossimilhança, de modo a permitir uma comparação criteriosa dos dois sinais. Incorporamos uma estratégia de votação temporal entre quadros consecutivos ao sistema, resultando num processo de detecção robusto e em tempo real de objetos abandonados.

Download
O comportamento dos Usuários e sua Influência no Dimensionamento das Redes de Telecomunicação
Helio Waldman, Rodrigo C. Bortoletto

DOI: 10.14209/sbrt.2013.16
Keywords: locking probability game theory dimensioning of networks Markov chain
Abstract
This paper discusses the dimensioning strategies and the action of regulatory agents in a market that consists of operators has the intention to provide channels for users in the same business environment. It is assumed that users compete for the best service, requests met with lower blocking probability, while operators want to maximize their profits. Due to market sharing between operators, the possible asymmetry of capabilities creates an asymmetry in the capture of users, evaluated by the model proposed.

Download
Nova Estratégia de Distribuição de Ganho de Adaptação Aplicada ao Algoritmo IAF-PNLMS
Fábio Luis Perez, Francisco das Chagas de Souza, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2013.18
Keywords: Algoritmo IAF-PNLMS convergência dos coeficientes filtragem adaptativa identificação de sistemas
Abstract
Este artigo apresenta uma abordagem alternativa à política de distribuição de ganho usada no algoritmo IAFPNLMS (individual-activation-factor proportionate normalized least-mean-square). Através da estimativa da taxa de variação da magnitude dos coeficientes, o novo algoritmo reduz o ganho atribuído aos coeficientes ativos que atingiram convergência, i.e., que alcançaram a vizinhança de seu valor ótimo, redistribuindo-o a outros coeficientes. A abordagem proposta leva a uma melhor distribuição de ganho do que a do IAF-PNLMS original, melhorando a velocidade de convergência global do algoritmo como também reduzindo o desalinhamento em regime permanente. Resultados de simulação mostram a eficácia da abordagem proposta.

Download
Trilinear Wiener Filtering: Application to Equalization Problems
Lucas N. Ribeiro, João C. M. Mota, André L. F. de Almeida

DOI: 10.14209/sbrt.2013.19
Keywords: Wiener Filtering Multilinear Algebra Alternating Least-Squares PARAFAC
Abstract
This paper presents a trilinear equalizer that is based on the classical Wiener filter. We review the theory of multiway arrays and then apply it in constructing a model of operation for the filter. However, the cost function of the estimation problem in the model is nonlinear. This problem overcame by using a property of the tensor versus vector product, allowing us to divide the nonlinear optimization problem in three linear problems. Then we develop an iterative algorithm for obtaining the optima filters for the problems. The performance of the filter is evaluated in two applications problems.

Download
Redes Cooperativas Cognitivas Multi-Usuário com Compartilhamento Espectral
Francisco Rafael Vasconcelos Guimarães, Daniel Benevides da Costa, Charles Casimiro Cavalcante

DOI: 10.14209/sbrt.2013.1
Keywords: Análise assintótica compartilhamento espectral probabilidade de outage redes cooperativas cognitivas
Abstract
Neste artigo, o desempenho de outage de redes cooperativas cognitivas com múltiplos relays amplifica-e-encaminha (AF) é investigado. Em nossa análise, assume-se que a rede secundária é composta por um nó fonte que comunica-se com um dentre L nós destinos através de um enlace direto e através de um dentre N nós relays. O nó destino secundário selecionado emprega uma técnica de combinação por seleção para selecionar o melhor link (direto ou auxiliar) a partir da fonte secundária. Considerando um ambiente com compartilhamento espectral, tem-se que a comunicação secundária é realizada levando em consideração uma restrição de interferência, na qual a potência de transmissão é governada pela interferência no receptor primário bem como pela máxima potência de transmissão dos respectivos nós secundários. Uma expressão em forma fechada para a probabilidade de outage é obtida e validada através de simulações Monte Carlo. Além disso, uma análise assintótica é realizada, revelando que a ordem de diversidade do sistema não é afetada pela interferência, sendo igual a L + N.

Download
Seleção de Relay em Sistemas Cooperativos Cognitivos com Múltiplos Usuários Primários
Francisco Rafael Vasconcelos Guimarães, Daniel Benevides da Costa, Charles Casimiro Cavalcante

DOI: 10.14209/sbrt.2013.4
Keywords: Análise assintótica compartilhamento espectral probabilidade de outage sistemas cooperativos cognitivos
Abstract
O desempenho de sistemas cooperativos cognitivos na presença de múltiplos receptores primários é investigado. Assumindo um ambiente com compartilhamento espectral, no qual a rede secundária é composta por uma fonte, N relays amplifica-e- encaminha e um nó destino, uma estratégia de seleção de relay é proposta de forma a maximizar a relação sinal-ruído fim-a-fim e, simultaneamente, satisfazer as restrições de interferência impostas pelos M receptores primários. Após a seleção de relay ser realizada, o nó destino seleciona o melhor caminho (link direto ou link via relay) proveniente da fonte utilizando um combinador por seleção. Uma expressão aproximada e em forma fechada para a probabilidade de outage é encontrada, a partir da qual uma análise assintótica é realizada, revelando que a ordem de diversidade do esquema proposto iguala a N+1, o que mostra que a mesma não é afetada nem pelo número de receptores primários nem pelo limiar de interferência. Simulações Monte Carlo são apresentadas com o intuito de validar a presente análise.

Download
Rastreamento Robusto de Olhos Usando Consistência Temporal e Restrições Geométricas
Gabriel M. Araujo, Eduardo A. B. da Silva, Felipe M. L. Ribeiro, José F. L. de Oliveira, Alexandre G. Ciancio, Amir Said

DOI: 10.14209/sbrt.2013.10
Keywords: Visão Computacional Rastreamento em Vídeo Rastreamento de Faces Rastreamento de Olhos Detecção de Objetos
Abstract
Rastreamento robusto em vídeo pode ser realizado integrando detecção e rastreamento. Em um trabalho anterior, utilizamos a consistência temporal do ponto detectado/rastreado para rejeitar detecções inconsistentes e um modelo geométrico para estimar pontos faltantes. Entretanto, se uma detecção ruim tiver consistência temporal, o modelo estimará pontos errados. Propomos uma técnica para avaliar a consistência do modelo geométrico. Tal abordagem é capaz de ajustar o modelo à face do indivíduo e avaliar a qualidade dos pontos estimados. Nos experimentos, utilizamos cinco vídeos de alta definição. Os resultados mostram a capacidade de detectar/rastrear olhos com boa consistência.

Download
Novas perspectivas para a Ciência e a Engenharia das Comunicações
Helio Waldman, Sócio Emérito

DOI: 10.14209/sbrt.2013.13
Keywords: Telecomunicações interdisciplinaridade inteligência nuvem Internet
Abstract
Durante o século XX, a variável que melhor definia os sistemas de comunicação era a sua capacidade. Ela limitava a quantidade de informação recebida pelo usuário, cuja atenção era monopolizada pelos bits que vinham dos canais disponíveis. No século XXI, o crescimento da capacidade dos sistemas fez com que ela superasse a capacidade de processamento de informação pelos sentidos humanos do conjunto dos usuários, deslocando o gargalo do sistema para a capacidade do usuário e a diversidade destes, e colocando o desafio de promover o casamento dos sistemas de comunicação com o cérebro humano e seus sentidos, em modo de navegação. Daí a necessidade de compreender melhor os mecanismos desta navegação e, por extensão, da cognição humana. Para isso, a formação em Telecomunicações deverá ampliar a abrangência de suas fundações disciplinares e interdisciplinares.

Download
Sistema de Controle Ativo de Ruído Robusto ao Descasamento de Frequência
Marcos Vinicius Matsuo, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2013.17
Keywords: Controle ativo de ruído descasamento de frequência ruído de banda estreita
Abstract
Em sistemas de controle ativo de ruído (active noise control – ANC) usados para atenuar ruídos periódicos (banda estreita), o descasamento entre as frequências do ruído a ser cancelado e as frequências dos sinais de referência afeta consideravelmente o desempenho do sistema. Este artigo apresenta um sistema de ANC robusto a tal descasamento, aplicando uma estratégia que utiliza um estimador de frequência customizado com baixo custo computacional. Resultados de simulação atestam que o sistema proposto apresenta muito bom desempenho, especialmente quando o ruído a ser cancelado for não estacionário e o seu componente fundamental tiver a maior amplitude.

Download
Performance Analysis of Spectrum Sensing Techniques in Nakagami and Rice Fading Channels
Ricardo A. da S. Júnior, Rausley A. A. de Souza, Dayan A. Guimarães

DOI: 10.14209/sbrt.2013.20
Keywords: cognitive radio cooperative eigenvalue spectrum sensing Nakagami Rice
Abstract
This paper aims at investigating the performance of four eigenvalue-based techniques for centralized data-fusion cooperative spectrum sensing in cognitive radio networks over flat Nakagami-m and Rice fading channels. The detection techniques are the generalized likelihood ratio test (GLRT), the maximum-minimum eigenvalue detection (MMED), the maximum eigenvalue detection (MED), and the energy detection (ED). In the case of Nakagami-m, arbitrary fading and phase parameters were assumed, and so was with the Rice parameter in the case of the Rician model.

Download
  Página de 25