XXXIV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 24  

Modelo de extrapolação para perda de propagação para frequência de 10 GHz em ambiente indoor
Edemir M. C. Matos, Thiago A. Costa, Iury S. Batalha, Diego K. N. Silva, Bruno S. L. Castro, Gervásio P. S. Cavalcante, Evaldo G. Pelaes

DOI: 10.14209/sbrt.2016.107
Keywords: Indoor 2,4 GHz 5,8 GHz 10 GHz perda de potência extrapolação aproximação logarítmica estimativa linear.
Abstract
Em comunicação sem fio tem havido um aumento significativo no uso de diversas redes sem fio, principalmente nas faixas de frequência 2,4 GHz e 5,8 GHz. A demanda por novos serviços em outras faixas é crescente, trazendo como consequência estudos do comportamento do sinal na frequência 10 GHz. Este trabalho estuda o comportamento do sinal na faixa de frequência de 10 GHz, que proporciona uma maior largura de banda e menor interferência co-canal. Foram realizadas campanhas de medições em ambiente indoor para as frequências em 2,4 GHz, 5,8 GHz e em 10 GHz e, por conseguinte, a análise dos dados obtidos através de aproximações logarítmicas e lineares. Foi feita uma extrapolação nas predições para 10 GHz, utilizandose as estimativas e aproximações para as faixas de frequência de 2,4 GHz e 5,8 GHz. Foram utilizados os valores de RMSE (Root Mean Square Error), o qual mediu a proximidade entre os valores medidos e os teóricos provenientes da extrapolação. Desta forma, foi possível estabelecer que a extrapolação para perda de propagação em 10 GHz tem melhores resultados quando extrapolado a partir da faixa em 2,4 GHz, para o ambiente em estudo.

Download
Modelo de Multipercurso para Sistemas de Radar em Perfis Topográficos Reais
Gustavo Rodrigues de Lima Tejerina, Andrea Carolina Flores Rodriguez, José Cândido Silveira Santos Filho, Michel Daoud Yacoub, Marco Antonio Miguel Miranda, Andrés Bertetich, Karlus A. Camara de Macedo, Fernando Darío Almeida García, Gustavo Fraidenraich

DOI: 10.14209/sbrt.2016.105
Keywords: multipercurso topografia radar modelo de propagação.
Abstract
Propõe-se uma solução analítica para avaliar o impacto da propagação multipercurso sobre a cobertura de sistemas de radar operando em perfis topográficos reais. A solução proposta provê a localização de cada multipercurso entre a antena do radar e o alvo. Resultados numéricos indicam que a nova solução é plenamente consistente com soluções particulares conhecidas para um perfil topográfico nulo. Além disso, no caso geral, a nova solução revela uma forte influência da topografia sobre a cobertura de sistemas de radar.

Download
Use of Parabolic Equation Wide-Angle for calculation of Path Loss in Indoor Environment
Joao Furtado de Souza, Fatima Nazare Barauna Magno, Klaus Cozzolino, Gervasio Protasio dos Santos Cavalcante

DOI: 10.14209/sbrt.2016.95
Keywords: Indoor Fourier Parabolic.
Abstract
This paper proposes a model to calculate the propagation path loss in an indoor environment using parabolic equation wide angles relative to paraxial direction of propagation, resolving it using the Mixed Fourier Transform, and comparing the results with UWB model and Wall and Floor Propagation Losses Model. A campaign of measurements was carried out in two environments at frequencies of 900 MHz and 2.4 GHz. The average error in the Parabolic Equation Method is 4.64 dB and 4.24 dB and it is 3.94 dB and 2.88 dB for the ground floor and first floor, respectively for the two environments.

Download
Efficient Power Allocation for Multiple Relays with Lossy Intra-Links and Distributed Source Coding
Diana Cristina González, and Gerhard Fettweis, Albrecht Wolf, José Cândido Silveira Santos Filho

DOI: 10.14209/sbrt.2016.102
Keywords: CEO problem distributed source coding outage probability power allocation relay channel Slepian-Wolf theorem.
Abstract
The so-called Chief Executive Officer problem has inspired some relay transmission schemes. It suggests that the source message can be recovered at the destination by combining a set of corrupted replicas sent by multiple relays, as long as the replicas are sufficiently correlated with the original message. In this work, we build on the Slepian-Wolf theorem to assess the outage performance of a distributed source coding scheme for a decode-and-forward multirelay system in which the direct link is unavailable to convey information. As in the CEO problem, the replicas forwarded by the relays are allowed to contain intralink errors due to previous unreliable hops, and the destination is expected to reconstruct the original message by jointly decoding all the received replicas. In addition to analyzing the outage probability of such scheme, we derive a simple yet efficient power allocation strategy for the multiple relays, which is asymptotically optimal at high signal-to-noise ratio.

Download
Autenticação do Código de Iris Usando Busca por Rotação e Voto de Maioria
G. N. Melo, V. C. da Rocha Jr., J. S. Lemos-Neto

DOI: 10.14209/sbrt.2016.98
Keywords: voto de maioria iris biometria identificação código.
Abstract
Sabe-se que o desempenho de sistemas biométricos para identificação de usuário baseados em código de íris melhora quando se consegue reduzir a distância de Hamming entre o código de íris de referência e o código de íris de teste empregados. O objetivo deste artigo é propor e analisar, por meio de simulação em computador, a técnica de decisão por voto de maioria aplicada à identificação biométrica por meio do código de íris. Os resultados obtidos indicam que a distância de Hamming média é reduzida em todas as bases de dados testadas. O melhor resultado obtido foi uma redução de 19,79% para a distância de Hamming média. Para a base de dados NIST-ICE(exp1) foi obtida um reduc¸ ˜ao de 68,4% para a taxa de falsa rejeição (FRR - false rejection rate), em comparação com resultados publicados anteriormente.

Download
Otimização de Modelos de Perda de Propagação da Rede LTE 1800 MHz utilizando Algoritmo Genético
Alexandre M.C. Valente, Josiane C. Rodrigues, Márcio R. Pinheiro

DOI: 10.14209/sbrt.2016.108
Keywords: Modelos de perda de propagação LTE 1800 MHz Campanha de medição Algoritmo Genético
Abstract
A predição da perda de propagação das ondas de rádio tem como função, em comunicações móveis celulares, a otimização do planejamento e, consequentemente, a minimização do custo de implementação de um sistema celular em uma cidade, por exemplo. A fim de melhorar a eficiência da estimativa do nível de sinal recebido a uma determinada distância da Estação Rádio Base, são desenvolvidos Modelos de Perda de Propagação. Este artigo faz uso de dois desses modelos: Modelo COST 231- Walfish & Ikegami e Modelo SUI, para predizer a perda de propagação da rede móvel LTE na faixa de frequência de 1800 MHz na cidade de Belém-PA. A otimização de tais modelos foi realizada com o uso de Algoritmos Genéticos, pois apresentaram elevados erros de predição, distanciando-se das perdas medidas. Com o uso dos Algoritmos Genéticos, foi possível atingir melhorias significativas nos modelos estudados, contribuindo, assim, para o planejamento mais eficiente da rede LTE.

Download
Receptor Adaptativo para Fusão Eficiente de Decisões no Sensoriamento Espectral Cooperativo
Dayan Adionel Guimarães, Guilherme Pedro Aquino, Pedro Henrique Carneiro de Souza

DOI: 10.14209/sbrt.2016.99
Keywords: Rádio cognitivo Sensoriamento espectral
Abstract
Em um esquema de fusão recentemente proposto para sensoriamento espectral cooperativo, os usuários secundários transmitem suas decisões ao mesmo tempo e na mesma frequência. Os símbolos recebidos no centro de fus˜ao se adicionam incoerentemente, formando um conjunto de símbolos no qual um subconjunto está associado à presença e outro à ausência do sinal do transmissor primário. Neste artigo é proposto um receptor adaptativo baseado em uma regra de decisão melhorada em relação à regra original. O receptor revela aspectos de implementação prática, bem como ganhos expressivos de desempenho quando adaptado a variações de parâmetros dependentes da razão sinal-ruído.

Download
Sistema de visão computacional para classificação de melão amarelo de acordo com o formato
R. R. Calixto, M. F. Aragão, A. B. Rodrigues, L. G. Pinheiro Neto, T. S. Cavalcante

DOI: 10.14209/sbrt.2016.109
Keywords: Melão Estimativa do Formato Visão Computacional.
Abstract
Sistemas de visão computacional (VC) são capazes de otimizar um processo de pós-colheita de hortaliças. Este trabalho propõe um processo de VC para classificar o melão amarelo pela estimativa do formato. Para isso, são descritos, uma série de etapas para estimar o formato através da analise de canais dos espaços (RGB e CMYK), mínimo entre imagens, limiarização, detecção de contornos e coordenadas polares. O erro médio entre a definição do formato por VC e operador, foi de 0,032 e desvio padrão de 0,033 com isso, a classificação obteve 100% de acerto. Os métodos propostos podem ser implementados em sistemas embarcados.

Download
Sensoriamento Espectral Cooperativo sob Diferentes Intensidades de Ruído nos Receptores
Roberto C. D. V. Bomfin, Lucas dos S. Costa, Dayan A. Guimarães, Rausley A. A. de Souza

DOI: 10.14209/sbrt.2016.100
Keywords: Sensoriamento espectral rádio cognitivo
Abstract
Neste artigo analisa-se o desempenho do sensoriamento espectral cooperativo e o tráfego no canal de controle na fusão de amostras (FAM), decisões (FDE) e autovalores (FAV), e na fusão ponderada de amostras (FAMP) e de autovalores (FAVP), sob variação do nível de ruído (VNR) entre os rádios cognitivos. Na maioria dos trabalhos considera-se a VNR nula, o que torna os resultados bastante imprecisos quando comparados ao modelo mais realista. Ainda, a fim de melhorar o desempenho do sensoriamento no caso de VNR não nula, foram propostos dois esquemas de ponderação, FAMP e FAVP, que resultam em alto ganho de desempenho.

Download
Classificador SLFN-ELM aplicado à verificação de adulteração de imagens baseada em padrão CFA
Camilo Lélis Assis Gonçalves, Ronaldo de Freitas Zampolo

DOI: 10.14209/sbrt.2016.110
Keywords: Detecção automática de adulteração classificador SLFN Extreme Learning Machine Algoritmo EM arranjos de filtros de cor.
Abstract
A disponibilidade atual de softwares de edição de imagens de grande qualidade e custo cada vez menor tem motivado o desenvolvimento de técnicas automáticas para verificação de adulterações em imagens e vídeos digitais. Neste trabalho, é proposta uma estratégia de decisão baseada em classificadores SLNF-ELM para um detector de adulterações que analisa a integridade do padrão de interpolação CFA. A validade da proposta ´e avaliada mediante apresentação e discussão de resultados tanto para padrões CFA sintéticos quanto reais. As taxas de acerto de classificação apresentadas demonstram que a abordagem proposta possui potencial para uso em situações práticas.

Download
  Página de 24