XXX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 22  

Classificação de Fluxos de Tráfego Utilizando Cascatas Multiplicativas
Yulios Zavala, Jeferson Wilian de Godoy Stênico, Lee Luan Ling

DOI: 10.14209/sbrt.2012.62
Keywords: Tráfego de Rede Classificação de Tráfego Processos Multifractais
Abstract
Neste trabalho, propomos um novo método de classificação de tráfego baseado no uso de cascatas multiplicativas para o desenvolvimento de um método de classificação confiável, eficiente e sem análise da carga útil (payload) dos pacotes ou dos (well-known) números de portas das aplicações. Nós ampliamos o conceito de utilização de aprendizado de máquina junto com estatística de fluxo de pacotes para determinar a classe de tráfego. Os resultados mostram a viabilidade e eficiência do nosso novo método que classifica os tipos de tráfego com precisão acima de 90%.

Download
Effect of Propagation Model Calibration on DCM Positioning Accuracy in a Dense Urban Area
Rafael Saraiva Campos, Lisandro Lovisolo

DOI: 10.14209/sbrt.2012.63
Keywords: Okumura-Hata Calibration Database Correlation Method Mobile Station Positioning Accuracy
Abstract
In this paper the authors evaluate the effect of propagation model calibration on the positioning accuracy ob- tained by a database correlation method (DCM). The calibration procedure defines a single calibration factor. This factor is added to the predicted path loss to minimize the sum of the squared differences between predicted and measured received signal strength values. The selected DCM algorithm (RF-FING+RTD- PRED) employs a correlation database built using the Okumura- Hata empirical propagation model. Additional diffraction losses are calculated using Epstein-Peterson’s method applied upon digital elevation models with building heights with a planar resolution of 10 meters. The experimental evaluation was carried out in a GSM radio access network in a dense urban area.

Download
Avaliação da micro Conectividade de uma Rede de Sensores Sem Fio com Prototolo Dormir/Acordar
Felipe da Rocha Henriques, Lisandro Lovisolo, Marcelo Gonçalves Rubinstein

DOI: 10.14209/sbrt.2012.66
Keywords: Redes de Sensores Sem Fio conectividade
Abstract
A economia de energia em Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs) é uma questão de suma importância, já que cada nó é alimentado por uma bateria, que tem um tempo de vida limitado. Portanto, conservar a energia dos nós implica em aumentar a autonomia da rede. Neste trabalho uma RSSF é usada para monitorar um campo e, para esse m, utiliza-se um algoritmo de economia de energia, baseado em um protocolo dormir/acordar. No algoritmo considerado, os nós precisam gerenciar as tarefas por eles executadas de monitoramento e comunicação, além de poderem dormir e encaminhar pacotes advindos de nós vizinhos. Assim, uma métrica é proposta para investigar o impacto dos períodos de inatividade dos nós na conectividade da rede e verificar a possibilidade de perda de pacotes, caso os nós estejam dormindo. Além disso, um fator de redução de tempo de dormir y é considerado para aumentar a probabilidade de um nó estar acordado para realizar os encaminhamentos. Para a análise, simulações são realizadas e verica-se que um valor de y = 0,5 pode ser usado sem que haja perda significativa na conectividade da rede.

Download
Ferramenta Computacional para Projeto e Análise Rápida de Antenas de Microfita Simples
Lucas Santos Pereira, Marcos V. T. Heckler

DOI: 10.14209/sbrt.2012.67
Keywords: Antenas de Microfita Modelo da Linha de Transmissão Modelo da Cavidade Ressonante
Abstract
Este artigo apresenta os resultados obtidos com um código desenvolvido em ambiente MATLAB para análise e projeto de antenas de microfita simples. O código em questão modela antenas retangulares alimentadas via prova coaxial utilizando os modelos da linha de transmissão e cavidade ressonante. O programa desenvolvido foi validado através da comparação de resultados com o pacote comercial de análise eletromagnética Ansoft Designer, sendo possível verificar excelente concordância entre os resultados obtidos.

Download
Symbol Mapping Optimization for Cooperative Systems with a Hybrid Search Algorithm
Rafael Fernandes Lopes, Marcelo Sampaio de Alencar, Omar Andrés Carmona Cortes

DOI: 10.14209/sbrt.2012.68
Keywords: Cooperative diversity ment Symbol mapping
Abstract
Cooperative diversity is an important method that has been widely studied in the recent years. In this scheme, a source node wishing to transmit data to a destination node can benefit from other nodes in its neighborhood (relay nodes) to forward copies of the original signal to the destination. However, the performance of cooperative systems can be significantly improved by using the constellation rearrangement technique (CoRe), in which different signal constellations are used in different retransmissions. In this context, this paper proposes the use of a hybrid search algorithm, which uses genetic mutation and clonal selection, to perform the optimization of the constellation mapping. The performance evaluation of the algorithm shows that a good performance is achieved when compared to other approaches outlined in the literature.

Download
Filtragem ótima para melhorar o desempenho de estimadores ML-DOA
Marco Cazarotto, Amauri Lopes

DOI: 10.14209/sbrt.2012.64
Keywords: Arranjo de sensores Estimação de direção de chegada Estimador de máxima verossimilhança Filtragem ótima
Abstract
Em [1] propomos melhorar o desempenho de alguns estimadores de direção de chegada (DOA) usando arranjo de sensores. Consideramos os estimadores baseados no critério da máxima verossimilhança (ML) que geram candidatas à estimativa DOA e selecionam as melhores candidatas através do critério ML. Nossa proposta modifica o processo de seleção de candidatas usando uma nova matriz de covariância dos dados recebidos, calculada após uma filtragem ótima destes dados para redução de ruído. Este trabalho é uma continuidade de [1], com novas propostas de função custo. Resultados de simulações indicam uma melhoria do desempenho na estimação DOA para pequenos valores da relação sinal-ruído, com uma consequente atenuação do efeito de limiar.

Download
Recuperando a autoria de uma assinatura em anel usando códigos MAC
Antonio Emerson Barros Tomaz, José Arteiro Frota Filho, José Cláudio do Nascimento

DOI: 10.14209/sbrt.2012.65
Keywords: Assinatura em anel MAC Hash criptogra- fia assimétrica
Abstract
Os esquemas de assinatura em anel são conhecidos porque podem vazar uma mensagem anonimamente. Neste esquema a identidade de um delator é preservada de forma que a fonte seja reconhecida como confiável. Neste trabalho propomos uma maneira de gerar esta assinatura de forma que seja possível acrescentar uma propriedade a mais neste esquema de assinaturas. A esta propriedade definimos como resgate de autoria. Trata-se de um algoritmo que gera a assinatura que mantém o anonimato do delator, mas permite que no futuro ele possa revelar a autoria da assinatura quebrando a propriedade de anonimato.

Download
DQMA-Fuzzy: Predição de Falhas em Redes de Grades OBS com Plano de Controle GMPLS
Mariana Bechara, Jaime Sousa, Fernando Farias, Davison Holanda, Eduardo Cerqueira, Antônio Abelém

DOI: 10.14209/sbrt.2012.59
Keywords: redes ópticas OBS GMPS Lógica Fuzzy
Abstract
Este artigo apresenta uma proposta para predição de falhas em rede de grade OBS que auxilia as aplicações em ambientes de colaboração, como a E-Science. Os agentes de monitoração de tráfego (DQMA-Fuzzy) verificam parâmetros relacionados à QoS e as imperfeições nos enlaces ópticos. Por apresentar uma solução mais rápida e facilmente implementável, foi desenvolvido um sistema baseado em lógica Fuzzy para dar mais robustez as decisões dos agentes. Simulações no NS-2 (Network Simulator – 2) demonstram que a proposta minimiza bloqueios e balanceia o uso dos recursos da grade, garantindo níveis de serviços bem definidos, auxiliando na engenharia de tráfego e na predição de falhas.

Download
Caracterizador Automatizado de Máscara de Potência de Amplificadores Ópticos para Redes WDM Reconfiguráveis
Uiara C. Moura, Juliano R. F. Oliveira, Rafael L. Amgarten, Getúlio E. R. Paiva, Júlio C. R. F Oliveira

DOI: 10.14209/sbrt.2012.71
Keywords: Caracterização de amplificadores ópticos máscara de potência figura de ruı́do planicidade do espectro precisão de controle de ganho
Abstract
Este artigo apresenta um projeto de caracteriza- dor automatizado de amplificadores ópticos para redes WDM dinâmicas e diferentes condições de ganho. A caracterização é feita sob uma região no plano potência de entrada versus potência de saı́da denominada máscara de potência, que corresponde à região de operação do amplificador óptico. Tal região é definida pelos valores de potência mı́nima de entrada, potência máxima de saı́da e ganhos mı́nimo e máximo do amplificador. Como o número de pontos experimentais necessários para uma completa caracterização pode ser elevado em algumas situações, o procedimento manual se torna muito trabalhoso e demorado. Assim, para conhecer o desempenho dinâmico do amplificador óptico no que diz respeito ao comportamento de figura de ruı́do, planicidade espectral de ganho e precisão de controle de ganho dentro da máscara de potência, é proposta uma caracterização automatizada de amplificadores ópticos.

Download
Validação experimental da geração de sinais de micro-ondas multi-nível no domínio óptico
T. P. Villena A., Arismar Cerqueira S. Jr., M. L. F. Abbade, H. E. Hernandez-Figueroa, H. L. Fragnito

DOI: 10.14209/sbrt.2012.69
Keywords: Geração óptica heterôdina sinais quaternários sinais multi-amplitude micro-ondas
Abstract
Este artigo apresenta os resultados experimentais que validam o nosso método para geração de sinais de micro- ondas multi-nível a partir do uso da técnica de heterodinagem de sinais ópticos. Para tal, é considerada a geração de sinais de micro-ondas quaternários (4-ASK) a partir de duas portadoras ópticas moduladas em amplitude de forma binária (2-ASK). Os experimentos foram realizados utilizando enlaces de até 40 km da Rede Kyatera, que é uma rede óptica real geograficamente distribuída no Estado de São Paulo. Desta maneira, pôde-se analisar a técnica proposta sob condições reais de temperatura, umidade, pressão e vento.

Download
  Página de 22