XXX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 22  

Uma Proposta de Suíte de Testes de Conformidade para o Ginga-NCL
Eddie B. L. Filho, Rodrigo R. Oliveira, Volnei S. Klehm, Daniel P. Pereira, Hallyson L. M. Melo, Anastácio A. M. Cavalcante, Cláudio F. Pinheiro

DOI: 10.14209/sbrt.2012.49
Keywords: Linguagem de Contextos Aninhados Ginga- NCL Su ́ıte de Testes de Conformidade NCLua Servidores de Eventos.
Abstract
Este artigo apresenta uma nova metodologia para a realização de testes de conformidade em implementações Ginga-NCL, baseada em dois elementos principais e complementares: um núcleo de controle e execução, compatível com a especificação Ginga-NCL para a TV digital brasileira e portanto completamente portável para outras plataformas, e servidores de eventos, dependentes do sistema sob investigação, que permitem a execução de testes cuja avaliação necessitaria de informações não disponíveis ao Ginga. Com o objetivo de validar da me- todologia proposta, uma suíte de testes baseada na mesma foi implementada. Como resultado, testes de conformidade podem ser executados isoladamente ou agrupados em módulos, com um alto grau de automatização.

Download
Guided Search MIMO Detectors Aided by Lattice Reduction
Yuri Mendes Mostagi, Taufik Abrão & Paul Jean E. Jeszensky

DOI: 10.14209/sbrt.2012.51
Keywords: MIMO systems ML estimation; sub-optimum de- tection search algorithms Lattice Reduction
Abstract
Under MIMO channels, the matched filter detection becomes inefficient to deal with high data throughput demanding systems. The performance or system capacity under conventional detection will be substantially degraded when the spatial diversity provided by multiple antennas can not be fully exploited and the detection process is unable to efficiently separate the signal from each antenna. The solution discussed in this paper seeks to establish more efficient detectors for MIMO systems with the aid of the lattice reduction (LR) technique. These detectors use information from the interfering signals in a way to improve the signal detection in the antenna of interest, thus providing advantages over the conventional system, at the expense of in- creasing complexity. The focus of this paper consists in comparing the characteristics of three representative sub-optimal detectors based on the maximum-likelihood function as well as on the guided search principle, previously analyzed in [1]. In this way, the complexity × performance trade-off for the sphere detector (SD), the QR decomposition-based detector (QRD) the greedy search detector (GSD) and its variants, all of them aided (or not) by the LR technique are analyzed and its potential of use in MIMO systems is put in perspective.

Download
Roteamento e Alocação de Espectro em Redes Ópticas: O Conceito SLICE
Alex F. Santos, Clécio C. Santos, Gilvan M. Durães, K. D. R. Assis

DOI: 10.14209/sbrt.2012.50
Keywords: Redes Ópticas Roteamento e Alocação de Espectro OFDM SLICE
Abstract
Este artigo descreve um método mais flexível de alocação de espectro para redes ópticas que utiliza Programação Linear Inteira (ILP-Integer Linear Programming) e Heurísticas. O método mostra que uma alocação de espectro com espaçamentos diferentes entre as frequências, ou seja, Gridless é mais eficiente que o método tradicional, que usa espaçamentos iguais, Grid. Esta nova proposta, que é baseada no sistema de transmissão OFDM, é conhecida como Spectrum-Sliced Elastic Optical Path Network (SLICE). Neste novo tipo de arquitetura de rede, a largura de banda de um caminho óptico pode ser elástica (a largura de banda varia de acordo com a demanda), para assim se adaptar à demanda de tráfego da camada superior. Neste artigo um critério de otimização é proposto para distribuir a demanda de tráfego adequadamente nesta nova arquitetura. Simulações foram realizadas com a formulação matemática para redes pequenas e heurísticas foram propostas para redes de grande dimensão. Os resultados sugerem a vantagem em termos de economia de espectro do método proposto.

Download
Um protocolo de roteamento resistente a ataques blackhole sem detecção de nós maliciosos
Joilson Alves Junior, Luiz Carlos Pessoa Albini

DOI: 10.14209/sbrt.2012.52
Keywords: Redes ad hoc ataque blackhole teorema chinês do resto
Abstract
Um ataque frequentemente realizado sob redes ad hoc é o blackhole. Este ataque consiste em um ou vários nós descartando indiscriminadamente todos os pacotes de dados que passam por eles. Tal ataque pode ter um efeito destrutivo na rede, interrompendo totalmente seu funciona- mento. Este artigo apresenta um protocolo de roteamento que minimiza os efeitos de ataques blackhole sem a necessidade de detecção dos nós maliciosos. Ele combina um esquema de partilha de informações baseado no teorema chinês do resto com uma técnica de roteamento multi-caminhos. Resultados de simulações indicam que o protocolo proposto fornece equilíbrio entre segurança e desempenho no roteamento diante de ataques blackhole. Comparações com os protocolos tradicionais mostram que os efeitos de um ataque deste tipo sobre o protocolo proposto é mínimo. Por exemplo, em cena ́rios nos quais mais de 40% dos no ́s da rede são atacantes, a taxa de entrega apresenta ganhos superiores a 50% e uma redução superior a 50% no nu ́mero de pacotes de dados descartados por atacantes blackhole.

Download
Análise de Desempenho e Complexidade da Decodificação Turbo Utilizando a Treliça Mínima Seccionada
Guilherme Luiz Moritz, Richard Demo Souza, Isaac Benchimol, Cecilio Pimentel, Marcelo Eduardo Pellenz

DOI: 10.14209/sbrt.2012.53
Keywords: Códigos Turbo seccionamento de treliça treliça mínima complexidade de treliça códigos convolucionais
Abstract
O desempenho e a complexidade de códigos turbo construídos com códigos convulsionais constituintes de taxa k/n são investigados neste trabalho. Consideramos a utilização dos módulos de treliça mínima, seccionada e convencional. A métrica de desempenho é a taxa de erro de bit, enquanto a complexidade é analisada em função do número de operações matemáticas requeridas pelo algoritmo max-log-MAP. Os resultados mostram que o melhor desempenho é obtido quando os k bits sistemáticos são agrupados em uma u ́nica seção do módulo de treliça, o que é uma característica do módulo de treliça convencional e de alguns seccionamentos do módulo de treliça mínimo. Além disso, mostramos também que é possível reduzir consideravelmente a complexidade de decodificação com respeito ao módulo convencional, se um dado seccionamento da mínima é utilizado. Tal seccionamento por vezes permite também o melhor desempenho, enquanto em outras vezes impõe uma pequena perda de desempenho.

Download
Análise de Complexidade do Módulo de Treliça Seccionado de Códigos Convolucionais
Isaac B. Benchimol, Cecilio Pimentel, Richard Demo Souza

DOI: 10.14209/sbrt.2012.56
Keywords: Códigos convolucionais complexidade de decodificação seccionamento de treliça treliça minima
Abstract
O módulo de treliça mínimo para códigos convolucionais desenvolvido por Sidorenko e Zyablov e por McEliece e Lin apresenta uma estrutura irregular com número de estados em cada seção periodicamente variante no tempo. Este artigo apresenta o seccionamento do módulo de treliça mínimo, capaz de produzir uma representação de treliça mais compacta e regular (do ponto de vista do número máximo de estados e do número de seções), mantendo-se a complexidade de decodificação e espectro de distâncias do módulo de treliça mínimo. Os efeitos do seccionamento da treliça são investigados sobre a complexidade de treliça, definida por McEliece e Lin, e complexidade comparativa. Mostra-se que várias topologias de treliça de códigos propostas na literatura são membros de classes de módulos de treliça mínimo seccionados.

Download
Redes Neurais Artificiais Aplicadas na Predição de Cobertura de Sinal Rádio VHF em Terreno Acidentado
Gilbert P. Ferreira, Ericson T. Bittencourt, Ângelo A.C. Canavitsas, Emanoel Costa, João M.M. da Silva, Leni J. de Matos

DOI: 10.14209/sbrt.2012.54
Keywords: Redes Neurais Artificiais Perceptrons de múltiplas camadas Predição de Cobertura Propagação VHF Difração
Abstract
Este artigo trata da utilização de Redes Neurais Artificiais (RNA) na predição de cobertura de sinal rádio em terreno acidentado na faixa de VHF. Partindo de medições realizadas em uma região suburbana, propiciando a propagação sob o mecanismo de difração, comparam-se as curvas de predição geradas a partir dos métodos recomendados pelo ITU (International Telecommunication Union), considerando a perda no espaço livre e por difração, com a curva gerada por uma RNA, mostrando melhor aderência desta última aos dados experimentais.

Download
Admissible number of users in OFDM/TDMA based wireless systems through loss probability estimation considering multifractal traffic modeling
Flávio Geraldo Coelho Rocha*, Flávio Henrique Teles Vieira, Josemar Alves dos Santos Junior

DOI: 10.14209/sbrt.2012.57
Keywords: Loss probability Multifractal Analysis Admission Control Scheme
Abstract
In this paper, we present an admission control scheme for an OFDM (Orthogonal Frequency-Division Multiplexing)/TDMA(Time Division Multiplexing Access) based wireless system taking into account the multifractal behaviour of the traffic flows. To this end, first, we show evidences of multifractal characteristics on wireless network traffic traces. These findings motivated us to derive a data loss probability expression that can be applied to the OFDM/TDMA based wireless system. Moreover, the loss probability expression is used to control the admission of new users to the OFDM/TDMA system. Simulations and comparisons to other methods are carried out in order to verify the performance of the proposed loss probability estimation approach and the efficiency of the admission control scheme in accepting new users to the OFDM/TDMA system.

Download
Estudo de Antenas em Fenda Anelar para Sistemas de Navegação via Satélite
Marcos V. T. Heckler, Edson R. Schlosser

DOI: 10.14209/sbrt.2012.58
Keywords: Antenas para sistemas de navegação antenas em fenda anelar fendas eletromagnéticas
Abstract
Este artigo apresenta o estudo de uma antena com geometria do tipo fenda anelar para sistemas de navegação global via satélite. Com o auxílio de resultados numéricos, os principais parâmetros de projeto são analisados. O procedimento de otimização das redes de casamento para ajuste da impedância de entrada do irradiador é descrita. Finalmente, um acoplador híbrido de 90° é conectado às saídas da antena para possibilitar recepção de ondas circularmente polarizadas à direita. Com apenas um laminado de micro-ondas, foi possível projetar uma antena circularmente polarizada com um acoplador híbrido integrado, o que resulta em um processo de construção extremamente simples e com baixo custo.

Download
Vídeo com Ponto De Vista Livre Usando Decodificador em Rede
Thacio G. Scandaroli, Ricardo L. de Queiroz

DOI: 10.14209/sbrt.2012.61
Keywords: Sistemas multi-vistas Ponto de vista livre Codificação de vídeo Transmissão
Abstract
Vídeos multi-vistas podem ser utilizados para difusão do conteúdo de sistemas de ponto de vista livre, o que requer uma grande banda de transmissão e uma alta complexidade computacional na síntese de vista e estimação de profundidade. Neste trabalho, discutimos uma estratégia de configuração com um decodificador multi-vista embutido na rede que realiza estimação de profundidade e síntese de vista. Desta maneira, o dispositivo que exibe a imagem sintetizada ao usuário pode ter baixa complexidade computacional, como tablets e celulares. Nós conduzimos experimentos nesta arquitetura genérica para estudar a taxa de transmissão do conteúdo e a qualidade da vista sintetizada. Nossos experimentos indicam que a transmissão apenas das vistas sintetizadas e ́ a melhor opção para sistemas com canal de retorno e com baixo número de usuários. Nossos resultados também indicam que estimar a profundidade no decodificador se equipara em taxa distorção ao cenário em que o conteúdo multi-vista e os mapas de profundidade são transmitidos pela rede. Este trabalho abre uma nova discussão de configuração de sistemas de ponto de vista livre com decodificador em rede e de estimação de profundidade no decodificador.

Download
  Página de 22