XXX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 22  

Análise de Complexidade do Módulo de Treliça Seccionado de Códigos Convolucionais
Isaac B. Benchimol, Cecilio Pimentel, Richard Demo Souza

DOI: 10.14209/sbrt.2012.56
Keywords: Códigos convolucionais complexidade de decodificação seccionamento de treliça treliça minima
Abstract
O módulo de treliça mínimo para códigos convolucionais desenvolvido por Sidorenko e Zyablov e por McEliece e Lin apresenta uma estrutura irregular com número de estados em cada seção periodicamente variante no tempo. Este artigo apresenta o seccionamento do módulo de treliça mínimo, capaz de produzir uma representação de treliça mais compacta e regular (do ponto de vista do número máximo de estados e do número de seções), mantendo-se a complexidade de decodificação e espectro de distâncias do módulo de treliça mínimo. Os efeitos do seccionamento da treliça são investigados sobre a complexidade de treliça, definida por McEliece e Lin, e complexidade comparativa. Mostra-se que várias topologias de treliça de códigos propostas na literatura são membros de classes de módulos de treliça mínimo seccionados.

Download
Estudo de Antenas em Fenda Anelar para Sistemas de Navegação via Satélite
Marcos V. T. Heckler, Edson R. Schlosser

DOI: 10.14209/sbrt.2012.58
Keywords: Antenas para sistemas de navegação antenas em fenda anelar fendas eletromagnéticas
Abstract
Este artigo apresenta o estudo de uma antena com geometria do tipo fenda anelar para sistemas de navegação global via satélite. Com o auxílio de resultados numéricos, os principais parâmetros de projeto são analisados. O procedimento de otimização das redes de casamento para ajuste da impedância de entrada do irradiador é descrita. Finalmente, um acoplador híbrido de 90° é conectado às saídas da antena para possibilitar recepção de ondas circularmente polarizadas à direita. Com apenas um laminado de micro-ondas, foi possível projetar uma antena circularmente polarizada com um acoplador híbrido integrado, o que resulta em um processo de construção extremamente simples e com baixo custo.

Download
Vídeo com Ponto De Vista Livre Usando Decodificador em Rede
Thacio G. Scandaroli, Ricardo L. de Queiroz

DOI: 10.14209/sbrt.2012.61
Keywords: Sistemas multi-vistas Ponto de vista livre Codificação de vídeo Transmissão
Abstract
Vídeos multi-vistas podem ser utilizados para difusão do conteúdo de sistemas de ponto de vista livre, o que requer uma grande banda de transmissão e uma alta complexidade computacional na síntese de vista e estimação de profundidade. Neste trabalho, discutimos uma estratégia de configuração com um decodificador multi-vista embutido na rede que realiza estimação de profundidade e síntese de vista. Desta maneira, o dispositivo que exibe a imagem sintetizada ao usuário pode ter baixa complexidade computacional, como tablets e celulares. Nós conduzimos experimentos nesta arquitetura genérica para estudar a taxa de transmissão do conteúdo e a qualidade da vista sintetizada. Nossos experimentos indicam que a transmissão apenas das vistas sintetizadas e ́ a melhor opção para sistemas com canal de retorno e com baixo número de usuários. Nossos resultados também indicam que estimar a profundidade no decodificador se equipara em taxa distorção ao cenário em que o conteúdo multi-vista e os mapas de profundidade são transmitidos pela rede. Este trabalho abre uma nova discussão de configuração de sistemas de ponto de vista livre com decodificador em rede e de estimação de profundidade no decodificador.

Download
Sobre a escolha de sinais em arranjos de microfones estimando DoA com GCC-PhaT
Izabela L. Freire, Paulo C. Prandel, José Antonio Apolinário Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2012.76
Keywords: Estimação da direção de chegada arranjo de microfones transformada de fase
Abstract
Este artigo foi desenvolvido no contexto do problema de localização de atiradores pelos sinais sonoros associados ao disparo de uma arma de fogo, gravados por arranjos de micro- fones. As soluções do estado-da-arte envolvem a estimação de direção de chegada (DoA, Direction of Arrival) através de atrasos (TDoA, Time Difference of Arrival) calculados por algoritmos da famı́lia de correlação cruzada generalizada (GCC, Generalized Cross-Correlation). Tais atrasos podem ser utilizados em uma solução de minimização de erros quadráticos, especificamente pelo algoritmo de Mı́nimos Quadrados (LS, Least Squares), em que o parâmetro livre é a DoA. Apresenta-se aqui um algoritmo que visa melhorar a precisão das estimativas de DoA, através da seleção das estimativas de TDoA que são fornecidas ao método LS. O caráter do algoritmo é iterativo, a cada passo eliminando a TDoA que mais contribui para aumentar a energia do erro e recalculando então a DoA. Tal algoritmo é testado em dados de tiro e medidas que indicam aumento na precisão das estimativas de DoA são apresentadas. A técnica proposta é particularmente útil no caso de má qualidade do sinal devida à distância entre o atirador e o arranjo de microfones ou de perturbação do sinal original por suas reflexões ou por microfones defeituosos.

Download
A Bidirectional Processing Receiver for Layered
D.C. Araújo, W. C. Freitas Jr., A. L. F. de Almeida

DOI: 10.14209/sbrt.2012.96
Keywords: MIMO systems bidirectional processing successive interference cancelation space-time multiplexing
Abstract
In this paper, we present a new receiver structure for layered space-time multiple-input multiple-output (MIMO) systems based on non-linear interference cancelation. The main idea of the proposed receiver is to use a bidirectional processing approach, where spatial filtering and interference subtraction start simultaneously at the first and last layers and proceed successively towards the central layer in a parallelized manner. The proposed bidirectional processing receiver has two main advantages compared to traditional successive interference cancelation (SIC) detectors: i) the processing delay can be reduced by a factor of two at the expense of a parallel processing unit and ii) the bit-error-rate performance can be considerably improved due to the increased diversity gain obtained across the detection layers. Moreover, our bidirectional processing receiver exhibits the same performance as the recently proposed backward recursion based receiver [6] at a reduced processing time. Simulation results are provided to confirm the merits of the proposed receiver in terms of uncoded bit-error-rate.

Download
Strong Self-Phase Modulation in Data Erasing Beyond 20 Gb/s Using Saturated Ultra-Long SOA
Napoleão S. Ribeiro, Cristiano M. Gallep, Evandro Conforti

DOI: 10.14209/sbrt.2012.4
Keywords: Optical Carrier reuse Optical Data Processing Semiconductor Optical Amplifier
Abstract
Optical data extinction using ultra-long SOA is evaluated up to 56 Gb/s. The analysis of the deleterious effects such as spectral broadening and imperfect erasing predicts useful carrier wavelength reuse up to 20 Gb/s.

Download
Space-time codes based on quaternion algebras of small volume
Carina Alves, Jean-Claude Belfiore

DOI: 10.14209/sbrt.2012.5
Keywords: Algebraic reduction maximal order cyclic division algebra space-time codes
Abstract
We have seen in [13] a new reduction method for the decoding of 2×2 algebraic space-time codes, called algebraic reduction as been introduced. Algebraic codes such that the volume of the Dirichlet’s polyhedron of its units group is small are better suited for decoding using the method of algebraic reduction. In this paper, we propose a new framework for constructing a space-time code whose algebraic reduction behaves better than the one of the Golden code.

Download
Metaheurísticas Aplicadas a Gerência de Recursos de Rádio em Redes Multi-Acesso 4G
Yuri V. L. de Melo, Vicente A. de Sousa Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2012.6
Keywords: Redes 4G Algoritmo Genético Tabu Search,CRRM Seleção de Acesso
Abstract
As redes de comunicações sem fio estão se tornando mais heterogêneas tanto em termos tecnológicos como em modelos de negócios das operadoras. Essa tendência, aliada ao crescimento da demanda por novos serviços, reforça a ideia que as redes modernas de comunicação sem fio deverão ser capazes de prover múltiplos serviços sob uma arquitetura de rede unificada, composta de várias redes de acesso de rádio, a chamada rede Multi-Acesso. Este trabalho de iniciação científica tem como objetivo o estudo de estratégias de Gerência de Recursos de Rádio em redes Multi-Acesso, mas especificamente a maneira de alocar usuários em tais redes, i.e., a Seleção de Acesso. Em [1], uma abordagem via otimização foi adotada e a busca da solução ótima do problema de seleção de acesso foi obtida através de Algoritmos Genéticos. Este trabalho tem como objetivo estender os estudos apresentados em [1] através do uso do algoritmo Tabu Search [2] como estratégia de busca da solução ótima. A intenção e obter soluções com menor custo computacional em relação a estratégia usada anteriormente. As soluções propostas foram prototipadas por meio de simulação e como objetivo final, o desempenho das mesmas foi avaliado e comparado.

Download
Performance evaluation of QoS in wireless networks using IEEE 802.11e
Laio B. Vilas Boas, Pedro M. C. Massolino, Rafael T. Possignolo, Cintia B. Margi, Regina M. Silveira

DOI: 10.14209/sbrt.2012.7
Keywords: QoS IEEE 802.11e Simulation MANET Ad Hoc Wireless
Abstract
The increase demand for Quality of Service (QoS) in computer networks and the recent popularization of wireless networks required a standard to bring QoS to such networks. The IEEE 802.11e, a complement to the 802.11 family, answers to these requirements implementing such QoS mechanisms. The main contribution of this work is to provide an evaluation of the final IEEE 802.11e standard. Using the ns-2 simulator, we compare it against IEEE 802.11a with a FIFO queue, as well as priority and round robin arbiter queues. We also consider different scenarios, both in ad hoc and infra-structure modes. Our results show that the IEEE 802.11e can improve the QoS of a wireless network in all scenarios.

Download
Adjustments of Log-Distance Path Loss Model for Digital Television in Lima
J. R. Fernández, M. Quispe, G. Kemper, J. Samaniego, D. Díaz

DOI: 10.14209/sbrt.2012.109
Keywords: Log-distance path loss model field measurements digital television coverage estimation propagation exponent
Abstract
it is necessary to perform a proper planning for an efficient deployment of new infrastructure for transmission of digital television in countries that have adopted such technology. In that sense, the coverage prediction process, which makes use of path loss propagation models, plays an important role. The log-distance path loss model determines that the average power loss depends logarithmically on the distance and it has a parameter called propagation exponent which is required to be calculated for each studied environment. This paper describes the adjustments made to the log-distance path loss model using data from three sets of signal strength measurements in Lima, Peru. Through a series of iterations, two computationally simple models for estimating the average path loss were obtained. The performance of the models were evaluated comparing their results with those calculated using Okumura-Hata and the Rec. ITU-R P.1546 model, showing good results. The proposed strategy used here can be applied to any other environment of propagation to estimate the path loss.

Download
  Página de 22