XIX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 21  

Análise Estatística do Comportamento do Algoritmo LMK (Least Mean Kurtosis)
Pedro Inacio Hubscher, José C. M. Bermudez

DOI: 10.14209/sbrt.2001.04000021
Keywords: filtros algoritmos filtragem adaptativa gradiente estocástico
Abstract
"Este artigo apresenta uma análise estatística para o comportamento do algoritmo do gradiente estocástico LMK (Least Mean Kurtosis), que utiliza como função custo o kurtosis do sinal de erro. O algoritmo LMK apresenta desempenho melhor que o algoritmo LMS em diversas situações práticas de interesse, às custas de uma complexidade computacional ligeiramente maior. Equações recursivas determinísticas não-lineares são deduzidas para o comportamento médio dos coeficientes e para o erro médio quadrático, considerando-se sinais de referência gaussianos e brancos e aprendizado lento. O novo modelo analı́tico descreve o comportamento do algoritmo nos regimes transitório e permanente para qualquer ruı́do branco com distribuição de probabilidade simétrica e média zero. Exemplos numéricos de simulação Monte Carlo demonstram a validade do modelo analı́tico."

Download
Desempenho dos Códigos TCH num Canal Móvel Via-Satélite
Pedro Sebastiao, Francisco Bucho Cercas, Adolfo Tregeira Cartaxo

DOI: 10.14209/sbrt.2001.04100022
Keywords:
Abstract
"Este artigo tem por objectivo apresentar os resultados estimados, do desempenho dos códigos TCH, quando submetidos ao canal móvel via-satélite. Para isso foi utilizado um modelo de canal modelado por uma cadeia de Markov de 2 estados. Os parâmetros que definem o modelo foram obtidos a partir dos resultados experimentais dum sistema de comunicação via-satélite. Na simulação do modelo de canal foi utilizada a TSI (Técnica de Simulação por Intervalos) por forma a melhorar a performance do modelo sem comprometer o desempenho dos resultados simulados. O modelo de 2 estados foi caracterizado por um estado “Bom” – nas condições em que o satélite está em LOS (Line Of Sight), onde não existe a ocorrência de erros e outro estado, “Mau” – quando não existe linha de vista entre o satélite e o terminal móvel, i.e., NLOS (Non Line Of Sight), onde a ocorrência de erros pode ser independente ou em rajada."

Download
Determinação Automática de Número de Estados para CDHMM
Marco Antônio Rocca De Andrade, Sidney Cerqueira Bispo Dos Santos

DOI: 10.14209/sbrt.2001.04200024
Keywords:
Abstract
"É apresentado um sistema para determinação automática de número de estados de CDHMM para treinamento de modelos de palavras, dependente de locutor. São usados coeficientes PLP-Ceps e energia de curto período, como atributos da voz. É utilizado um vocabulário de 45 palavras para treinamento e testes relacionadas com deslocamentos de objetos no espaço. É apresentado o método de determinação de limiar para contagem de estados necessários e os resultados atingidos. São comparadas as verossimilhanças de variantes do sistema proposto. O sistema proposto é comparável à determinação manual."

Download
Conjugate Gradient Algorithm with Data Selective Updating
José Antonio Apolinário Jr, Stefan Werner, Paulo Sérgio Ramirez Diniz

DOI: 10.14209/sbrt.2001.04400026
Keywords:
Abstract
"This paper applies data selective updating to the Modified Conjugate Gradient algorithm. In search for a new conjugate gradient-like filtering algorithm, two different approaches are developed: the first one results in the recently proposed set-membership affine projection (SM-AP) algorithm and the second one reduces the computational requirements of the modified conjugate gradient algorithm while keeping approximately the same good results in terms of convergence speed and misadjustment. Simulation results for a system identification experiment show the claimed performance with a considerable reduced number of updates."

Download
Comparação Entre Métodos de Subespaço na Identificação Não-Assistida de Canais de Comunicação
Cláudio José Bordin Júnior, Luiz Antonio Baccalá

DOI: 10.14209/sbrt.2001.04600109
Keywords:
Abstract
"Neste artigo é feita uma comparação entre três algoritmos de identificação não-assistida de canais de comunicação: o algoritmo baseado em subespaços (SS), o de Baccalá e Roy (BR) e o minimum noise subspace (MNS). Mostra-se que no caso particular em que dois subcanais são empregados, os algoritmos BR e SS são equivalentes. Disto conclui-se que o algoritmo BR é assintoticamente equivalente a uma versão modificada do algoritmo MNS na ausência de ruı́do. Simulações numéricas indicam que o algoritmo BR, ainda que de menor complexidade computacional, apresenta um desempenho superior ao do algoritmo MNS."

Download
Conversão Fala-Texto para o Português do Brasil com Vocabulário Ilimitado
Francisco José Fraga Da Silva

DOI: 10.14209/sbrt.2001.04700029
Keywords:
Abstract
"A implementa\u00e7\u00e3o de um reconhecedor autom\u00e1tico de fala com vocabul\u00e1rio ilimitado, para o portugu\u00eas falado no Brasil, pode ser realizada mediante duas etapas consecutivas: O reconhecimento de fonemas e a convers\u00e3o da seq\u00fc\u00eancia de fonemas em texto. Este artigo apresenta um sistema de convers\u00e3o fala-texto com estas caracter\u00edsticas, descrevendo brevemente o reconhecedor de fonemas e mais detalhadamente o algoritmo de convers\u00e3o fonol\u00f3gico-graf\u00eamica. O algoritmo \u00e9 inteiramente baseado em regras extra\u00eddas da pr\u00f3pria estrutura da l\u00edngua portuguesa, permitindo a passagem do n\u00edvel dos fonemas para o das palavras sem recorrer a nenhum tipo de tabelas de pron\u00fancia. Desta forma o sistema \u00e9 capaz de reconhecer qualquer"

Download
Efeitos Das Bolhas Ionosféricas nas Comunicações Via Satélite na Banda C
Alexandre Pinhel Soares

DOI: 10.14209/sbrt.2001.04900030
Keywords:
Abstract
"Esse artigo apresenta alguns resultados obtidos a partir da monitora\u00e7\u00e3o de um enlace do sat\u00e9lite Brasilsat B2 (Banda C). Os dados foram aquisitados por um sistema automatizado que registrou, o espectro de frequ\u00eancia do transponder 2A (3.74GHz a 3.78GHz), de 10 de outubro de 2000 a 15 de abril de 2001. Neste per\u00edodo registraram-se 37 anomalias noturnas no sinal, sendo 21 de forte intensidade e, dentre essas, 16 com mais de uma hora de dura\u00e7\u00e3o. Por compara\u00e7\u00e3o com dados geof\u00edsicos confirmou-se que as anomalias no sinal foram causadas por deple\u00e7\u00f5es no plasma ionosf\u00e9rico, eventos mais conhecidos como Bolhas Ionosf\u00e9ricas. Para interpreta\u00e7\u00e3o dos resultados contou-se com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)."

Download
Equalizadores Cegos Particionados Baseados na Técnica de Bussgang
Richard Demo Souza, Leonardo Silva Resende, Carlos Aurélio Faria Da Rocha

DOI: 10.14209/sbrt.2001.05000031
Keywords:
Abstract
"Apresentamos aqui resultados da implementação de equalizadores cegos baseados nas técnicas de Bussgang e em uma estrutura de filtragem particionada. São analisados, via simulação, os casos dos algoritmos de Sato, Stop-and-Go e de Godard. Simulações conhecidas da literatura são usadas como parâmetro para aferir a melhora de desempenho propiciada pela nova estrutura. Uma análise do efeito do particionamento na função custo de Godard também é introduzida. Por fim, equaciona-se o efeito do particionamento num caso de equalização de forçagem a zero com o objetivo de justificar matematicamente os resultados ilustrados pelas simulações."

Download
An Algorithm for Constrained Orthogonalization
Ivanil S. Bonatti, Pedro L. D. Peres, Amauri Lopes

DOI: 10.14209/sbrt.2001.05100032
Keywords: Orthonormal functions Gram-Schmidt orthonormalization Signal representation Orthonormal bases
Abstract
"This paper presents a procedure for the generation of an orthogonal set of functions, starting from a set of linearly independent non-orthogonal functions. The main characteristic of the algorithm is to produce the minimal perturbation on the original set."

Download
Discriminador de Repasse de Eventos em Ambientes SNMP
Augusto José Venâncio Neto, Elizabeth Sueli Specialski

DOI: 10.14209/sbrt.2001.05200106
Keywords:
Abstract
"A utilização de mais de uma estação de gerenciamento, diferenciadas de acordo com as cinco áreas funcionais de gerência definidas pela ISO (falhas, configuração, contabilização, desempenho e segurança), destaca-se como uma ótima solução para gerência de redes complexas de telecomunicações (OSI). Neste contexto, este artigo pesquisa a possibilidade do uso desta técnica de gerenciamento em ambientes SNMP, atualmente inviabilizada devido a ausência de uma ferramenta nativa que possibilite filtrar relatórios de eventos para determinação de destinatários. Um protótipo foi desenvolvido para exercer este papel de filtro de relatórios de eventos (Traps/Informs), de acordo com as especificações constantes na norma X-734 [6] para objetos discriminadores de repasse de eventos em ambientes de gerência OSI."

Download
  Página de 21