XXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Evaluating the impact of RTS-CTS in OLPC's XOs' Mesh Networks
Leonardo Hideki, Raphael Martins, Arthur Guerrante, Ricardo Carrano, Luiz Magalhaes

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31349
Keywords: Wireless mesh networks CSMA RTSCTS OLPC
Abstract
RTS-CTS is a mechanism used to solve the hidden node and exposed node problems in a wireless environment. However, it has been shown by analysis and simulations that in general in a multiple hop network RTS-CTS is not always beneficial, and can, in fact, hurt throughput. In this paper, we measure the performance of a layer-2 mesh network implementation with and without the RTS-CTS mechanism. The test results shown in this paper were obtained through experiments performed using OLPC's XOs laptops. The mesh network plays a vital part in OLPC’s project, both by allowing easy collaboration within a school with no further infra-structure and also by potentially being a tool for digital inclusion by extending Internet connectivity to students’ homes by multi-hop paths. The main contribution of this paper is the use of actual hardware for experiments, since the majority of the research done is based on simulations, which may not account for all effects seen on the experiments.

Download
Computação Evolucionária Aplicada à Estimação de Parâmetros de Modelos GMM
Jorge Frederico Flores

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31351
Keywords: Modelo de mistura de gaussianas estimação ML projeção aleatória algoritmo genético estimação de ordem de modelo
Abstract
Este artigo apresenta uma nova técnica de estimação ML do modelo GMM (algoritmo EM) baseada na redução de dimensão utilizando matrizes de projeção selecionadas pela implementação de algoritmos genéticos. Alguns resultados numéricos de avaliação de desempenho da técnica proposta, obtidos a partir de bases de dados de repositórios públicos, são apresentados, e confirmam o ganho de desempenho do método proposto em comparação ao algoritmo EM convencional e a uma técnica anteriormente proposta que emprega projeção aleatória.

Download
Predição de cobertura em terrenos mistos de baixa rugosidade: uma abordagem via equações integrais
Cláudio Batista, Cassion Rego

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31354
Keywords: Propagação radioelétrica equações integrais software de predição
Abstract
No presente trabalho é apresentada uma formulação baseada em equações integrais para propagação de ondas de rádio em terrenos suavemente irregulares não homogêneos. Assume-se a condição de contorno de Leontovich para consideração aproximada das perdas do solo e que o perfil do terreno é invariante na direção perpendicular ao plano de incidência. A formulação foi desenvolvida para polarização vertical. Para sua implementação, desenvolveu-se um software de predição concebido como ferramenta cientı́fica e acadêmica. A validade e aplicabilidade da formulação proposta foi verificada em dois estudos de caso: a cunha de Luebbers e um trabalho de medições realizado em Brası́lia-DF. Para o segundo caso também foi realizada a comparação com modelos empı́ricos (Hata) e semiempı́ricos (recomendação ITU-R 1546).

Download
Uso de elementos parasitas em antenas monopolo planar para sistemas UWB.
Tiago Martins, Rodrigo Oliveira, Carlos Sobrinho

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31355
Keywords: Elementos parasitas Antena Monopolo Planar Método FDTD sistemas UWB
Abstract
Este trabalho apresenta uma proposta de antena monopolo planar operando na faixa para sistemas de comunicação de banda ultralarga (UWB) de 3.1 a 10.6 GHz. Inicialmente, é analisada uma antena monopolo planar constituída por um condutor retangular de largura w = 12 mm e altura h = 20 mm sobre um plano de terra, a qual tem largura de banda de 3,5 GHz. Aqui, foram plotadas: a curva de perda de retorno e o diagrama de irradiação, os quais estão de acordo com os resultados da literatura. Foi projetada uma outra antena monopolo planar com altura h = 14 mm e largura w = 8 mm, a qual possui largura de banda igual a 6,2GHz. Em seguida, foram utilizados três elementos parasitas em conjunto com a antena anterior, sendo obtida uma antena de largura de banda de 6,5 GHz dentro da faixa de 3.1 a 10.6GHz. As freqüências de corte superior e inferior, utilizadas para calcular a largura de banda, foram obtidas em -10 dB. Todas as análises foram realizadas a partir de simulações utilizando o método FDTD.

Download
Análise de Capacidade e Desempenho da Tecnologia de Transmissão Rádio IP-OFDMA
Adriano Goes, José Yamamoto, Omar Carvalho Branquinho

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31356
Keywords: IP-OFDMA WiMAX IMT-2000
Abstract
Neste trabalho é apresentada uma análise de capacidade e de desempenho da tecnologia de transmissão rádio IP-OFDMA, submetida recentemente pelo IEEE e WiMAX Forum à ITU-T como uma nova interface rádio IMT-2000, também conhecida como 3G. A análise é realizada tanto analiticamente como por simulação, utilizando-se de parâmetros sistêmicos do IP-OFDMA e modelo de propagação “shadwing”. Os resultados desta análise mostram que o IP-OFDMA, embora atenda sob determinadas condições os requisitos do IMT-2000, pode ter a sua capacidade e desempenho comprometidos por usuários situados na periferia da célula.

Download
Escalonamento em Redes de Missão Crítica
Sérgio Cardoso, Ronaldo Salles, Paulo Cesar Vidal

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31361
Keywords:
Abstract
Os algoritmos de escalonamento de mensagens para operações críticas sobre redes sem fio de baixo desempenho priorizam as mensagens a fim de garantir que a informação mais importante tenha os recursos suficientes para ser enviada. A forma tradicional de se implementar prioridades e através do emprego de filas de prioridades, contudo este esquema apresenta várias desvantagens. O artigo propõe dois algoritmos multi-critério para a realização do escalonamento das mensagens: o primeiro baseado na ordenação lexicográfica e o segundo no uso de funções barreira. Resultados de simulação confirmam o bom desempenho de nossas propostas em comparação com os algoritmos tradicionais.

Download
Equalizadores Turbo de Baixa Complexidade para Canais de HF
Robson Moraes, Juraci Galdino, Ernesto Pinto

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31362
Keywords: Equalização turbo canais de HF equalizadores turbo de baixa complexidade equalizadores turbo MMSE estimação de canal
Abstract
Este trabalho investiga a aplicação de equalizacão turbo a canais de HF. Propõe-se dois algoritmos de equalização linear baseados no critério MMSE (Minimum Mean-Square Error), obtidos a partir de modificacões num esquema MMSE anteriormente proposto por outros autores. São apresentados resultados de avaliação de desempenho via simulação computacional, usando como referência o padrão MIL-STD-188-110A/B, que prevê formas de onda para modems seriais em HF. A análise destes resultados mostra que não ocorre degradação significativa de desempenho com as modificações introduzidas. Por outro lado, uma análise comparativa de complexidade computacional mostra que uma das propostas aqui apresentadas produz significativa redução na complexidade do equalizador.

Download
GSM On Board Aircrafts (GSMOBA) System
Danielle Morais de Andrade

DOI: 10.14209/sbrt.2007.32255
Keywords: On board aircrafts Network Control Unit Standardization
Abstract
The paper presents the GSM on board aircrafts system description and a resume of ongoing activities on standardization.

Download
Equalização Adaptativa no Domínio da Freqüência para Sistemas com Transmissão em Blocos
Bernardo Costa, Tiago Vinhoza, Raimundo Sampaio Neto, Rodrigo de Lamare

DOI: 10.14209/sbrt.2007.32258
Keywords: Equalização adaptativa OFDM SingleCarrier Equalização no domı́nio da freqüência Equalização com decisão realimentada
Abstract
Este trabalho investiga e compara diferentes técnicas de equalização no domı́nio da freqüência para sistemas de uma única portadora SC (single-carrier) e de multiportadoras OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing). A transmissão é feita em blocos, assim como seu processamento na recepção. Além da filtragem linear adaptativa no domı́nio da freqüência, que acontece em ambos os sistemas, é também empregado um filtro adaptativo de retorno, no domı́nio do tempo, para os sistemas SC, e que opera sı́mbolo à sı́mbolo sobre os blocos recebidos. Os resultados obtidos através de simulação mostram que o SC tem desempenho superior ao OFDM.

Download
  Página de 20