XXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Métodos de Ressincronização para Sistemas de Equalização e Identificação Utilizando Marca d'Água Digital
Mário Uliani Neto, Leandro de Campos Teixeira Gomes, João Romano

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31334
Keywords: Ressincronização marca d’água digital identificação adaptativa equalização adaptativa
Abstract
Qualquer que seja a aplicação, o processo de detecção de uma marca d’água digital deve iniciar-se com a sincronização da marca no detector. Efeitos de dessincronização posteriores podem também prejudicar a detecção, potencialmente inviabilizando a extração adequada da informação contida na marca d’água. Algoritmos de ressincronização fazem-se portanto necessários. Este artigo apresenta dois métodos de ressincronização para sistemas de filtragem empregando marca d’água. Ambos os métodos são baseados no uso de seqüências de treinamento embutidas na marca d’água e revertem os efeitos de uma grande classe de ataques de dessincronização. Resultados de simulação confirmam a eficiência dos métodos propostos.

Download
Video segmentation based on movement
Roberto Pinheiro, Robson Lins

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31335
Keywords: Segmentação de Vı́deo Plano de Objeto de Vı́deo MPEG-4 Rastreamento de Objeto
Abstract
Este artigo apresenta uma modificação numa técnica de segmentação de vı́deo, visando garantir melhores resultados e diminuir as dificuldades de segmentação em seqüências com movimentos lentos.

Download
Um estudo sobre a provisão de qualidade de serviço nas redes de acesso WiMAX
Wyllian da Silva, Paulo Guardieiro, Anauto Mendes

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31336
Keywords: IEEE 802.16 WiMAX BWA QoS
Abstract
Nos últimos anos, em todo o mundo, ocorreu um aumento na disponibilidade de acesso em banda larga (p. ex., via cable modem, ADSL). Todavia, em áreas rurais e suburbanas o custo para a disponibilização deste recurso tem limitado o seu crescimento. Nestes casos, a tecnologia BWA (Broadband Wireless Access) das redes de acesso WiMAX (IEEE 802.16) representa uma solução promissora, além de atender aos diferenciados requisitos de serviços das aplicações multimídia. Neste trabalho, apresenta-se um estudo sobre a provisão de qualidade de serviço (QoS) usando modelagem e simulação.

Download
Cálculo do Fator Q de Combinações de Dipolos Elétricos e Magnéticos Infinitesimais com Diferentes Amplitudes, Fases e Orientações
Karlo Costa

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31337
Keywords: Fator Q de radiação dipolos elétricos e magnéticos infinitesimais combinações de dipolos mínimo Q
Abstract
Este trabalho apresenta uma análise do fator Q de radiação de diferentes combinações de dipolos elétricos e magnéticos infinitesimais localizados no mesmo ponto no espaço livre. São considerados e comparados os casos de combinações de um dipolo elétrico e um dipolo magnético com momentos de dipolo com diferentes orientações, fases e amplitudes entre si. É mostrado que o mínimo fator Q de radiação só é alcançado quando as amplitudes dos momentos de dipolo elétrico (pe) e magnético (pm) satisfazem a relação |pm|=Z0|pe| independentemente de suas orientações espaciais e fases relativas, onde Z0 é a impedância característica do espaço livre.

Download
Análise Numérica da Ferramenta SIGANATEL para o Cálculo de Viabilidade de Canais de FM
Paulo Silva

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31339
Keywords: Radiodifusão propagação métodos numéricos
Abstract
Neste artigo descreve-se um estudo comparativo para verificar os resultados numéricos da ferramenta SIGANATEL - Sistema de Informações Geográficas da Agência Nacional de Telecomunicações. Neste sentido, a implementação computacional foi realizada em conformidade com as Resoluções da ANATEL, que regulamentam os serviços de radiodifusão de FM. O método proposto possibilita a inclusão de informações a partir do banco de dados digitalizados de relevo da ferramenta SIGANATEL. Os resultados foram obtidos considerando uma estação existente: a rádio Tabajara FM, canal 288 (105,5 MHz), localizada no municı́pio de João Pessoa - PB.

Download
Modelo de Canal PLC para Aplicação em Banda Larga
Bruno Silva, Jefferson Silva, Suzete Correia

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31342
Keywords: Transmissão em banda larga Canais PLC Multipercurso Seletividade em freqüência
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma implementação de um canal PLC (Power Line Communication), que recentemente tem sido usado para a transmissão de sinais em banda larga . Os resultados obtidos atestam que este canal é seletivo em freqüência e possui severas atenuações com o aumento da freqüência e comprimento do canal.

Download
Confiabilidade do Canal em Sistemas DS/CDMA com Codificação Turbo Sujeitos ao Desvanecimento Lento e Seletivo em Freqüência
Wagner Okano, Fernando Ciriaco, Taufik Abrão

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31343
Keywords: Confiabilidade do Canal Códigos Turbo DS/CDMA Detecção uniusuário Canais de Multipercurso
Abstract
Este trabalho analisa as estratégias de codificação turbo e convolucional aplicadas ao problema da detecção uniusuário (SuD - Single User Detection) em sistemas de múltiplo acesso DS/CDMA ( Direct Sequence-Code Division Multiple Access) considerando canais de multipercurso com desvanecimento lento e seletivo em freqüência. Propõe-se uma nova equação para o fator de confiabilidade do canal DS/CDMA, obtida a partir de resultados de desempenho de simulação Monte Carlo (MCS). A comparação com resultados da literatura indicou Eb superioridade no desempenho na região de alta N e similaridade 0 para as demais regiões. Adicionalmente, analisa-se o compromisso complexidade/requisito de memória versus desempenho de receptores DS/CDMA considerando decodificadores turbo (padrão cdma2000) e Viterbi (padrão IS-95).

Download
VoWiFi Avaliação de VoIP Utilizando Weibull para Emulação do Canal
Alessandra Bandeira, Fernando Lino, Omar Branquinho

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31344
Keywords: VoIP WVoIP Wlan Weibull Codec
Abstract
O artigo avalia de forma quantitativa e qualitativa o desempenho de VoIP em rede WLAN, denominado WVoIP. Foi utilizado um emulador de canal para criar o cenário de degradação provocado pela mobilidade. Foram avaliados dois codificadores de voz: G711 e GSM. Resultados indicam o efeito dos fenômenos de instabilidade da rede sem fio em variações na qualidade de voz em função da intensidade dos fenômenos emulados. Foram analisadas as questões relativas aos CODECs que possuem características de banda e robustez diferentes.

Download
Equalização Cega de Canais Espaço-Temporais Variantes no Tempo usando Predição Linear Adaptativa em Sistemas OFDM
Alam Menezes, Cristiano Panazio, João Romano

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31345
Keywords: OFDM Equalização Cega Predição Multicanal SIMO MERRY Estatı́sticas de Ordem 2 Encurtamento de Canal Canais Variantes no Tempo
Abstract
Esse trabalho propõe o uso de predição linear progressiva para equalização de canais espaço-temporais variantes no tempo em sistemas OFDM. Por meio de simulações, indicamos que a predição linear obtém melhor desempenho que o algoritmo MERRY tanto para explorar a diversidade espacial quanto para rastrear as variações do canal ao longo do tempo. equalizadores temporais utilizados em sistemas MCM procuram tornar a dispersão da resposta do canal equivalente menor que o intervalo de guarda. Tais estruturas de equalização são encontradas na literatura com a denominação de channel shortening.

Download
Análise de Estimadores de Canal Assistidos para Sistemas CDMA com Múltiplas Portadoras
Deolinda Cardoso, Tiago Vinhoza, Raimundo Sampaio Neto

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31347
Keywords: Estimação de Canal Sı́mbolos Piloto MCCDMA MC-DS-CDMA
Abstract
Este trabalho investiga o impacto de estimativa de canal melhorada no desempenho dos sistemas MC-CDMA e MC-DS-CDMA, com intevalo de guarda ZP (Zero Padding), no enlace direto. Nós apresentamos modificações nas estimativas de canal MMSE assistidos para os sistemas. Três versões de estimadores são apresentadas. A primeira estratégia consiste em aplicar uma matriz de projeção na estimativa inicial da resposta em freqüência do equivalente discreto do canal com o intuito de eliminar componentes indesejáveis do ruı́do. A segunda estratégia aplica uma restrição inicial na solução MMSE, para obter a estimativa da resposta ao impulso do canal e, a seguir, convertê-la para o domı́nio da freqüência. Os resultados obtidos, por simulação em computador, são apresentados em termos de erro médio quadrático (MSE) e taxa de erro de bits (BER). O desempenho dos sistemas utilizando a estimativa com restrição inicial mostra-se superior para os dois sitemas considerados.

Download
  Página de 20