XXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Capacidade erro-zero de canais quânticos com medições coletivas
Rex Medeiros, Francisco Assis, Romain Alléaume, Gérard Cohen

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30616
Keywords: Canais quânticos capacidade erro-zero medições entrelaçadas
Abstract
A capacidade erro-zero de um canal quântico foi definida como sendo o supremo das taxas em que informação clássica pode ser transmitida através de um canal quântico, considerando uma probabilidade de erro igual a zero. Neste artigo, o valor da capacidade é analisado para o caso em que medições entrelaçadas são permitidas na saı́da do canal. É mostrado que medições coletivas podem aumentar a capacidade erro-zero dos canais quânticos. É também mostrado um exemplo de um canal quântico para o qual a capacidade erro-zero é alcançada usando uma famı́lia de estados quânticos não ortogonais na entrada do canal.

Download
Compressão de sinais de eletrocardiogramas com wavelets determinadas por otimização genética.
Rosanna Silveira, Cristiano Agulhari, Ivanil Bonatti, Pedro L.D. Peres

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30627
Keywords: Compressão Eletrocardiogramas ECG Wavelet e Otimização genética
Abstract
Um método de compressão baseado na determinação da wavelet que melhor se ajusta ao sinal de eletrocardiograma a ser comprimido é proposto neste artigo. Os coeficientes do filtro escala que minimizam a distorção do sinal comprimido são usados para determinar a wavelet. A escolha do filtro escala é feita pela parametrização dos coeficientes escala de modo que todas as restrições são satisfeitas para qualquer conjunto de parâmetros. Um algoritmo genético é utilizado para determinar os parâmetros que minimizam a distorção do sinal comprimido. O desempenho do algoritmo proposto é analisado e comparado com a compressão utilizando a wavelet clássica Db3.

Download
Estudo do Efeito Pelicular em Antenas Dipolo
Tiago Otani, Kenny Pacheco, Abílio Junior, Felipe Almeida

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30638
Keywords: Antena dipolo planar antena slot efeito pelicular
Abstract
Neste projeto é verificado o comportamento do efeito pelicular em uma antena dipolo planar. Uma antena dipolo plana é confeccionada e sua medição é feita em comparação com uma outra antena de mesma geometria a qual contém um slot em seu interior. A faixa de operação é medida em 2,0 GHz.

Download
Antena MMIC Espiral
Leonardo Santana, Felipe Almeida

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30642
Keywords: Antena largura de banda
Abstract
Trata-se de uma geometria em espiral de formato retangular a qual é baseada na análise de um monopolo espiral. É conhecido que a configuração de monopolo espiral permite uma larga faixa de operação em torno da freqüência central. O modelo proposto é construído impresso sobre um substrato, na forma de uma antena de microfita. Verifica-se que para este tipo de microfita é observado um considerável acréscimo de largura de banda.

Download
Simulação dos Efeitos do Amplificador de Potência e do Ruído de Fase no Desempenho do WiMAX
Marcelo Arruda, Richard Demo Souza, Marcelo Pellenz, Mário Noronha Neto

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30660
Keywords: Sistemas de Comunicações WiMAX IEEE 802.16 OFDM distorções não lineares ruı́do de fase
Abstract
Neste artigo investigamos o desempenho do sistema WiMAX fixo quando sujeito às imperfeições do canal causadas pelas não-linearidades dos amplificadores de potência e do ruı́do de fase dos osciladores. Como resultado desta análise é mostrado o desempenho em termos de taxa de erro de bit em condições ideais e sob efeito de distorção não-linear e ruı́do de fase, curva de degradação total e emissão espectral do WiMAX usando o RateID 5.

Download
Capacidade Soma para Canais de Acesso Múltiplo com T usuários e N freqüências.
Manish Sharma, Jaime Portugheis

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30661
Keywords: Capacidade de Canal Canais de Acesso Múltiplo
Abstract
Consideramos neste artigo o canal de acesso múltiplo MAC (do inglês Multiple Access Channel) ruidoso: um MAC não ruidoso com T usuários e N freqüências com conhecimento de intensidade concatenado com um canal ruidoso. Dada uma condição nas densidades de probabilidade de transição do canal ruidoso, a capacidade soma é atingida através de um produto de distribuições uniformes no alfabeto de entrada. Obtivemos resultados numéricos para o caso onde o canal ruidoso inclui desvanecimento Rayleigh e ruı́do aditivo Gaussiano branco (AWGN). Devido às dimensões das integrais envolvidas, um limitante superior foi considerado, sendo o seu valor muito próximo dos valores obtidos através de integração por Monte Carlo. Foi observado também que o MAC ruidoso se comporta de modo análogo a um canal MAC não ruidoso sem conhecimento de intensidade: há um valor de T que maximiza a capacidade soma.

Download
Modelagem de uma Ferramenta de Suporte a OAM para Redes Metro Ethernet
Kleydson Cunha, Sergio Vianna Fialho

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30663
Keywords: Metro Ethernet OAM EFM
Abstract
Este artigo apresenta parte do desenvolvimento de uma ferramenta que dá suporte às atividades de Operação, Manutenção e Administração (OAM) de Redes Metropolitanas Ethernet, através da detecção de falhas e medição de desempenho da rede. A modelagem da ferramenta foi feita com base na proposta contida no padrão IEEE 802.3ah, chamada também de OAM EFM (Ethernet First Mile).

Download
Physical impairments modeling for the performance evaluation of transparent optical networks
Helder Pereira, Daniel Chaves, Carmelo Bastos-Filho, Joaquim Martins-Filho

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30682
Keywords: All-Optical Networks Noise Optical Signal-toNoise Ratio Routing and Wavelength Assignment
Abstract
We propose a model to consider several physical impairments in optical networks based on the OSNR. Our model considers the effects of gain saturation and amplified spontaneous emission noise in amplifiers, homodyne crosstalk in optical switches, and four wave mixing in the transmission fibers. We present an application of our model for the evaluation of network performance in terms of blocking probability using a routing and wavelength assignment algorithm. Our results show the impact of each impairment on network performance as a function of device parameters.

Download
Transformada Inteira de Gram-Schmidt para Imagens Multiespectrais
Giovanni Bonetti, Alison Moraes, Marcelo Pinho

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30683
Keywords: Transformada inteira transformada inteira multiespectral compressão de imagens multiespectrais
Abstract
Este artigo apresenta uma transformada inteira para imagens multiespectrais, baseada no processo de ortogonalização de Gram-Schmidt, denominada IGST. O objetivo desta transformada, que é uma aproximação da transformação de Gram-Schmidt (GST), é descorrelacionar as bandas da imagem. A IGST é utilizada para calcular transformadas para imagens do tipo RGB e imagens geradas a partir de dados de satélites de sensoriamento remoto. Os resultados mostram que o desempenho da IGST é muito próximo do desempenho da GST. A eficiência da IGST também é comparada com a eficiência da transformada inteira de Kahunen-Loève, proposta por Hao e Shi (IKLT), quando usada na transformação do mesmo grupo de imagens. É mostrado que a IGST atinge resultados ligeiramente melhores que a IKLT e que possui uma complexidade computacional significativamente menor.

Download
Caracterização da Taxa de Absorção Específica do Celular na Cabeça Humana, Usando o Método LN-FDTD
Adelson Medeiros

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30710
Keywords: Telefone Celular Efeitos Biológicos Taxa de Absorção Especı́fica (SAR) Diferenças Finitas no Domı́nio do Tempo não Ortogonal Local (LN-FDTD) Meios Uniaxiais Perfeitamente Casados (UPML) Radiação não-ionizante
Abstract
Neste trabalho será abordado o estudo da absorção de energia eletromagnética em tecidos biológicos da cabeça humana, proveniente de aparelhos celular na faixa de 900MHz e 1800MHz.O desenvolvimento de um programa para o cálculo da Taxa de Absorção Especı́fica (SAR) na cabeça do usuário de Telefone Celular. È apresentado a implementação do método Diferenças Finitas no Domı́nio do Tempo não Ortogonal Local (LN-FDTD), e a utilização de Meios Uniaxiais Perfeitamente Casados (UPML). Comparando os resultados Obtidos com os da literatura.

Download
  Página de 20