XXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Caracterização experimental da rádio-propagação em 3,5GHz no interior de edifícios.
Andréa Carvalho

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30711
Keywords: Rádio-propagação; desvanecimento rápido; desvanecimento lento; distribuição Rayleigh; distribuição Rice; distribuição log-normal
Abstract
Este artigo apresenta a caracterização do nível do sinal rádio-propagado recebido no prédio de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo através de medidas em 3,5GHz. As medidas são detalhadas e seus parâmetros estatísticos apresentados cômodo a cômodo. A campanha de medidas foi feita utilizando um transmissor fixo e um receptor móvel capaz de percorrer toda a extensão do edifício. Os dados obtidos referem-se a duas campanhas distintas: uma com o transmissor posicionado internamente ao edifício e outra com o transmissor posicionado externamente.

Download
Uma Arquitetura para Auto-Organização em Redes em Malha Sem Fio
Lucas Guardalben, João Bosco Sobral, Clytia Tamashiro

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30719
Keywords: wireles mesh networks self-organization agents
Abstract
The problem of self-organization in wireless mesh networks is becoming important due to the growth in number of nodes in a network. The specific problem of manual configuration of individual nodes it has been either impossible or very expensive. In this work we propose an alternative architecture in wireless mesh network self-organized based on the Mobile Mesh Protocol and Agent technology to identify the main components involved towards the construction of a prototype. We present a formal specification of the architecture in Object-Z in order to provide a model in high level abstraction to show the applicability of the architecture.

Download
Antena Dipolo Planar
Christian Pinheiro, Felipe Almeida

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30866
Keywords: Antena dipolo planar largura de banda
Abstract
Neste trabalho é proposto a confecção e medidas de uma antena dipolo planar. A antena é projetada para operar na faixa de 2,4 GHz. A finalidade da antena é servir de um aparelho de estudo didático, devido a maneira como foi construída. Para isto, a antena possui dois pinos laterais, os quais servem de ajuste ao espaçamento compreendido entre o plano da antena e seu plano de terra. Na faixa de 2,41 GHz é verificada uma largura de banda de aproximadamente 30%.

Download
Blockwise Noncoherent M-APSK Channel: Coding Scheme for Iterative Receivers
Daniel Cunha, Jaime Portugheis

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30993
Keywords: Noncoherent channels M-APSK constellations iterative decoding factor graphs.
Abstract
A bandwidth efficient coding scheme for iterative receivers is investigated. Blockwise noncoherent M-APSK channels are considered. The scheme proposes a new approach for a iterative receiver based on factor graphs. The approach considers the use of differential encoding and non-binary modulations. A comparison of the performance scheme for LDPC codes with short lengths is described.

Download
Concentrador de Serviços de Telefonia Fixo e Móvel-CFM
André Souza, Danilo Caravana Caravana, Eduardo Franceschini, George Bozinis, Guilherme Souza, José Yamamoto

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30996
Keywords: convergência fixo-móvel femto-célula CFM
Abstract
Neste trabalho, é apresentado o cenário atual de convergência fixo-móvel e as várias soluções tecnológicas para a sua implementação. Neste contexto, são também apresentadas as principais características, aplicações e os resultados de desempenho preliminares de uma femtocélula de baixo custo, para o usuário residencial ou corporativo de telefonia fixa e celular, chamado CFM (Concentrador de Serviços de Telefonia Fixo e Móvel). O CFM, desenvolvido pela Innovatech Telecom, promove a convergência fixo-móvel de forma muito simples para os usuários e da forma mais otimizada possível para as operadoras, pois, aos usuários permite acessar a rede fixa do seu próprio terminal celular GSM e, para as operadoras, não há necessidade de empregar novas tecnologias de elementos de rede.

Download
Codificação de Imagem e Vídeo Baseada em Casamento Parcial de Padrões
Marcos R. Morais, Francisco Madeiro, Elmar Uwe

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31001
Keywords: Codificação de imagem codificação de vı́deo casamento parcial de padrões
Abstract
Este artigo apresenta uma técnica de codificação sem perda de coeficientes quantizados, oriundos de transformadas de bloco aplicadas à compressão de imagem e vı́deo. A técnica de casamento parcial de padrões (CPP) é aplicada como pré-processamento da etapa de codificação entrópica de codificadores de imagem e vı́deo baseados em transformada. Para imagem, utilizamos blocos já codificados como dicionário de busca. No caso de vı́deo, analisamos a compressão nas imagens de resı́duo obtidas pelos processos de estimação e compensação de movimento: as imagens anteriores de resı́duo são utilizadas na formação do dicionário. O algoritmo de casamento parcial de padrões baseia-se no fato de haver correlação residual entre os mapas de significância dos blocos de coeficientes transformados. A técnica proposta neste trabalho é avaliada por meio de simulações realizadas com um codificador MPEG-4, modificado para “acomodar” o método CPP.

Download
Um Método Simples para Codificação de Imagens por Mapa de Significância
Marcos R. Morais, Francisco Madeiro, Elmar Uwe

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31002
Keywords: Compressão de sinais codificação de imagem mapa de significância
Abstract
O presente trabalho apresenta um método simples para codificação de imagens baseada em mapa de significância. Apesar da simplicidade, o método apresenta uma superioridade sobre JPEG. Os resultados obtidos mostram que a codificação eficiente do mapa é essencial em compressão de imagens com transformadas de bloco.

Download
SPIHT Pós Quantização: Uma Alternativa para Codificação de Vídeo
Marcos R. Morais, Francisco Madeiro, Elmar Uwe

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31003
Keywords: Codificação de vı́deo SPIHT
Abstract
Este artigo apresenta uma técnica de codificação sem perda de coeficientes quantizados de vı́deo, oriundos da aplicação de transformadas de bloco. O algoritmo proposto, denominado SPQ (SPIHT pós quantização), baseia-se no reagrupamento em subbandas sugerido inicialmente por Xiong et al., do qual difere pelo fato de que não utiliza a quantização intrı́nseca do algoritmo SPIHT, aplicando a codificação aos elementos já quantizados. São apresentados resultados de simulações envolvendo codificação de vı́deo em um arcabouço de um codificador MPEG-4, modificado para acomodar o algoritmo SPIHT. Os resultados mostram o mérito do SPQ em termos de redução do número de bits utilizados na codifcação.

Download
Códigos de Dispersão Linear para Canais MIMO com Realimentação Limitada
Renato Machado, Bartolomeu Uchôa-Filho

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31011
Keywords: Códigos de dispersão linear códigos espácio-temporais de bloco diversidade na transmissão realimentação limitada seleção de antenas seleção de códigos sistemas MIMO V-BLAST
Abstract
Neste artigo, propõem-se códigos de dispersão linear (LDCs) para canais de comunicação sem fio com múltiplas antenas transmissoras, múltiplas antenas receptoras (MIMO) e canal de realimentação limitado. O esquema proposto seleciona o LDC, de um conjunto de vários LDCs, que minimiza a probabilidade de erro instantânea baseado nas condições instantâneas do canal. A determinação do melhor conjunto de LDCs, ou seja, aquele que minimiza a probabilidade de erro média, é descrita como um problema de otimização. Enquanto este problema parece ser em geral intratável matematicamente, para certos parâmetros são apresentados bons conjuntos de LDCs, obtidos a partir de um algoritmo de otimização iterativo. Resultados são apresentados somente para LDCs com taxa unitária, todavia, esta restrição pode ser removida. Resultados de simulação mostram que, para um número fixo de bits de realimentação, os esquemas propostos superam em desempenho de erro os esquemas anteriores.

Download
Estudo dos Índices de Impulsividade e Cauda-Pesada de Redes sem Fio com Tecnologia IEEE 802.11
Leonardo Zão, Morganna Diniz, Rosângela Coelho

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31050
Keywords: Redes sem-fio impulsividade processos alpha-stable distribuições cauda-pesada
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo de estimação da impulsividade em redes sem fio. A representação da impulsividade foi examinada e discutida considerando-se diferentes processos estocásticos (fBm, M/G/∞ e Pseudo-MMPP). Os resultados de estimação demonstraram que o tráfego de redes sem fio apresenta alto grau de impulsividade. De forma geral, os modelos fBm e M/G/∞ obtiveram interessante representação da impulsividade. O comportamento da impulsividade considerando-se processos de chegadas com diferentes ı́ndices e distribuição de cauda-pesada também foi avaliada em filas.

Download
  Página de 20