XXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Efeitos do Acoplamento Mútuo em um Arranjo Adaptativo de Antenas
Marcelo Alencar, Manoel Alves

DOI: 10.14209/sbrt.2007.27337
Keywords: Diagrama de radiação efeitos do acoplamento mútuo arranjo adaptativo
Abstract
O diagrama de radiação no plano-H, incluindo os efeitos de acoplamento mútuo em um arranjo adaptativo de antenas, é investigado. Modela-se um arranjo de antenas de M terminais, mais um terminal para alimentação, obtendo-se uma expressão para o vetor de pesos, a partir do algoritmo least mean squares (LMS) aplicado ao sinal proveniente dos elementos do arranjo. Uma matriz de impedância normalizada para o arranjo de antenas é representada a partir de expressões conhecidas de impedância mútua e própria de dipolos de λ/2.

Download
Utilização do TLM no Estudo do ADSL na Presença de Distúrbios Não Contínuos
Gianfranco Muncinelli, Antonio Pinho

DOI: 10.14209/sbrt.2007.28074
Keywords: ADSL DMT sinalização de linha par trançado
Abstract
O presente trabalho apresenta uma combinação do método das linhas de transmissão (TLM) com análise de Fourier buscando refinar o modelo do par trançado usado na transmissão ADSL. A contribuição do trabalho é a análise e utilização do DMT em termos de tensão e não de distribuição espectral de potência, permitindo um estudo do comportamento do sinal na presença da sinalização, que age como distúrbio.

Download
An Adaptive Hybrid Morphological Method for Designing Translation Invariant Morphological Operators
Ricardo de Andrade Araújo, Robson de Sousa

DOI: 10.14209/sbrt.2007.28202
Keywords: Translation Invariant Morphological Operators Morphological Neural Networks Evolutionary Computation Hybrid Systems Image Restoration
Abstract
In this paper an adaptive hybrid morphological method is presented for designing translation invariant morphological operators via Matheron Decomposition and via Banon and Barrera Decomposition. It consists of a hybrid model composed of a Modular Morphological Neural Network (MMNN) and an evolutionary search mechanism: the adaptive Genetic Algorithm (GA) (adaptive rates in genetic operators). The proposed method searches for initial weights, architecture and number of modules in the MMNN; then each element of the adaptive GA population is trained via the Back Propagation (BP) algorithm. Also, it is presented and experimental investigation with the proposed method using a relevant application in image processing, the restoration of noisy images, where it verifies that the method proposed herein allows seamless and efficient design of translation invariant morphological operators of either increasing or nonincreasing types, and the results are discussed and compared, in terms of Noise to Signal Ratio (NSR), with the previously methods proposed in literature, showing the robustness of the proposed method.

Download
Análise de Qualidade de Serviço de VoIP em Redes com Controle de Congestionamento RED Adaptativo
Vitalio Alfonso Reguera, Evelio Fernández, Walter Godoy, Félix Paliza

DOI: 10.14209/sbrt.2007.29516
Keywords: Gerenciamento ativo de filas Voz sobre IP Avaliação de desempenho Internet
Abstract
Este artigo apresenta um novo método analı́tico baseado numa aproximação de ponto fixo para se estimar o impacto das técnicas de gerenciamento ativo de filas na qualidade de serviço em aplicações de voz sobre IP. Os resultados obtidos pelo método poposto foram validados usando técnicas de simulação de eventos discretos. Em todos os casos estudados se observa uma grande concordância entre os resultados analı́ticos e os resultados obtidos através de simulação.

Download
A Joint Link Budget and MAC/PHY Cross-Layer Model for DiffeServ IEEE 802.11e WLANs
Roger Hoefel

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30030
Keywords: 802.11e 802.11a 802.11g link budget coverage
Abstract
An analytical medium access control (MAC) and physical (PHY) cross-layer model to calculate the link budget and to estimate the cell coverage of IEEE 802.11e wireless local area networks (WLANs) is derived. A comparison between numerical and simulation results is carried out assuming the IEEE 802.11a and IEEE 802.11g PHY layers.

Download
Taxa de Cruzamento de Nível e Duração Média de Desvanecimento para Canais $\alpha$-$\mu$ usando Técnicas de Combinação por Diversidade
Daniel da Costa, Michel Yacoub, José Cândido Silveira Santos Filho

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30161
Keywords: Métodos de aproximação duração média de desvanecimento técnicas de diversidade canais de desvanecimento generalizados taxa de cruzamento de nı́vel
Abstract
Este artigo apresenta expressões para a taxa de cruzamento de nı́vel e duração média de desvanecimento de combinadores multirramos por seleção pura, ganho igual e razão máxima operando em canais de desvanecimento α-µ (também chamados Gama generalizados) independentes e não-idênticos. As expressões são obtidas em forma fechada, para combinadores por seleção pura, e na forma integral, para combinadores por ganho igual e razão máxima. Para estes dois últimos cenários de combinação, aproximações precisas e em forma fechada são propostas. Os resultados analı́ticos são validados reduzindo as expressões gerais para casos particulares conhecidos e por meio de simulação.

Download
Estatísticas de Segunda Ordem para Canais de Desvanecimento $\eta$-$\mu$: Teoria e Aplicações
Daniel da Costa, Michel Yacoub, José Cândido Silveira Santos Filho

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30168
Keywords: Métodos de aproximação duração média de desvanecimento canais de desvanecimento generalizados taxa de cruzamento de nı́vel taxa de cruzamento de fase
Abstract
Este artigo apresenta expressões, em termos de uma única integral, para a taxa de cruzamento de nı́vel e duração média de desvanecimento de canais η-µ. As expressões são validadas reduzindo-as a alguns casos particulares (Nakagami-m, Hoyt e Rayleigh) e através da simulação Monte Carlo. Além disso, baseando-se nas novas estatı́sticas encontradas, formulações exatas e aproximações precisas, em função de uma única integral, para as estatı́sticas de cruzamento de combinadores multirramos por ganho igual e razão máxima, respectivamente, operando em canais independentes de desvanecimento Hoyt são apresentadas. As soluções exatas correspondentes disponı́veis na literatura são dadas em termos de múltiplas integrais. Um número significativo de expressões em forma fechada para as estatı́sticas conjuntas da envoltória, fase e suas derivadas temporais podem ser obtidas a partir de nossas formulações. Para finalizar, a taxa de cruzamento de fase para canais de desvanecimento η-µ é calculada e validada.

Download
Interpolação Cúbica Adaptativa
Eric Delgado

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30264
Keywords: Reconstrução Cúbica
Abstract
Neste artigo, um algoritmo de interpolação cúbica, que adapta o filtro de reconstrução através de propriedades locais da seqüência a ser interpolada, é proposto. A idéia é minimizar uma medida de distorção entre o filtro de reconstrução cúbico e o filtro de reconstrução ideal. Simulações em imagens tı́picas mostram um ganho quantitativo significativo do algoritmo adaptativo quando comparado com algoritmos clássicos.

Download
Análise assintótica e projeto de distribuições de graus para uma classe de códigos fonte
Humberto Beltrão Neto, Valdemar da Rocha Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30356
Keywords: códigos LT análise assintótica árvores EOU projeto de distribuições de graus
Abstract
Este artigo apresenta resultados da aplicação da técnica de análise de processos aleatórios baseados em árvores E-OU para avaliar o desempenho de códigos fonte do tipo Luby Transform (LT) em presença de erros. Apresenta-se ainda, uma técnica de projeto de distribuições de graus para códigos LT baseada em programação linear, em conjunto com a análise de desempenho das distribuições projetadas utilizando tal técnica.

Download
Compressão/Descompressão Suave em Sistemas Software-Defined Radio OFDM
Erick Sousa, José Filho, Karlo Lenzi, Lésnir Porto, Luís Meloni

DOI: 10.14209/sbrt.2007.30587
Keywords: OFDM WiMAX VDSL PAR (razão picomédia) Rádio definido por software
Abstract
Este artigo apresenta resultados de simulação de uma técnica para reduzir a distorção causada por saturação abrupta (hard clipping) em sistemas OFDM. Através de simulações, foram obtidos ganhos de 3 a 4dB de densidade média de potência na transmissão. A distorção causada por saturação abrupta ocorre com mais freqüência conforme o número de portadoras aumenta. Deste modo, esta técnica pode ser aplicada em tecnologias OFDM emergentes, como VDSL e WiMAX. conforme ilustrado na Figura 1, onde xclip é o limiar máximo de saturação, x[n] são as amostras antes da saturação e y[n] são as amostras após a saturação.

Download
  Página de 20