XXXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais

  Página de 23  

Análise de Dipolos de Grafeno com Potenciais Químicos Diferentes em Cada Braço
Gabriel S. Pinto, Karlo Q. da Costa

DOI: 10.14209/sbrt.2018.20
Keywords: Antenas de grafeno radiação em terahertz diagrama de radiação controlável
Abstract
Este artigo apresenta uma análise de um dipolo de grafeno com potenciais químicos diferentes em cada braço. A análise numérica é feita pelo Método dos Momentos (MoM) com uma impedância superficial, onde os seguintes parâmetros da antena são investigados: impedância de entrada, distribuição de corrente, ganho e diagrama de radiação. Os resultados mostram como estas características variam em função de potenciais químicos assimétricos nos braços do dipolo. É verificado que o diagrama de radiação desta antena pode ser controlado eletronicamente como em um arranjo de fase.

Download
Análise de Arranjo Periódico de Nanodipolos Sobre Plano de Ouro Através da Função de Green 3D
André Felipe S. da Cruz, Karlo Q. da Costa, Nadson Welkson P. de Souza

DOI: 10.14209/sbrt.2018.18
Keywords: Arranjo planar Função de Green Periódica Campos Próximo e Distante Método Analı́tico
Abstract
Neste trabalho é apresentada a modelagem eletro- magnética tridimensional de um arranjo periódico planar de nanodipolos operando em frequência óptica sobre um plano de ouro. Os campos eletromagnéticos foram determinados através do método do potencial magnético, definido por meio da Função de Green Periódica (PGF). Foram realizadas análises paramétricas de campo próximo e distante, e analises espectrais dos coeficientes de reflexão e transmissão. A concentração de luz sobre o plano de ouro devido à ressonância plasmônica superficial é observada. Para verificar a convergência do método, foram gerados resul- tados gráficos da convergência de Cauchy das séries da PGF cossenoidal.

Download
Bit Error Rate Minimizing Antenna Selection in Zero-Forcing Precoded MU-MIMO Systems.
Dailys Arronde Pérez, Raimundo Sampaio-Neto

DOI: 10.14209/sbrt.2018.23
Keywords: MU-MIMO transmit and receive antenna selec- tion sub-optimal selection algorithm
Abstract
This work focuses on the downlink of a Zero- Forcing (ZF) precoded multiuser multiple-input multiple-output (MU-MIMO) systems where the Base Station (BS) and the users stations (UE s ) transmit and receive information symbols, respectively, by selected subset of their antennas. An optimal transmit antenna selection procedure is proposed aiming at the maximization of the detection signal-to-noise ratio and consequent minimization of the detection error probability. A suboptimal search algorithm able to deliver a performance close to the one resulting from the optimal exhaustive search selection is proposed. The receive antenna selection is also performed using a similar optimization criterion. BER performance results, obtained via simulation and semi-analytical approaches, are presented for different scenarios.

Download
Caracterização Estática de um Amplificador Óptico Semicondutor (SOA)
André Felipe T. M. Monteiro, Marlon M. Correia, Vinicius N. H. Silva, Ricardo M. Ribeiro

DOI: 10.14209/sbrt.2018.24
Keywords: Amplificador óptico semicondutor comunicações ópticas dispositivos ópticos óptica não-linear
Abstract
Este artigo de Iniciação Científica, descreve a caracterização estática de um amplificador óptico semicondutor (SOA) concebido e desenvolvido para aplicações envolvendo óptica não-linear. Obteve-se: corrente de transparência em 29 mA, espectro ASE, curvas potência óptica x corrente e ganho saturado em 18 dB relativamente plano em torno de 1550 nm.

Download
Reconhecimento Automático de Tipos para Ensino de Tipografia a Deficientes Visuais
Fernanda G. Vilela, João S.A.R. Lima, Mylène C.Q. Farias

DOI: 10.14209/sbrt.2018.22
Keywords: Apredizado de Máquina SVM Floresta Aleatória Sistemas de Inclusão Tipografia LBP reconhecimento de padrões
Abstract
O deficiente visual vivencia diariamente diversos tipos de exclusão, entre elas as exclusões social, educacional e cultural. Adicionalmente, no campo das artes, percebe-se deficientes visuais têm dificuldades de apreciar a mais variadas expressões artı́sticas, como teatros, museus, filmes, pinturas, etc. De forma semelhante, a linguagem estética transmitida pela tipografia é inacessı́vel a deficientes visuais. Neste trabalho, apresentamos um algoritmo para reconhecimento automático de tipos (fontes) que é parte de um sistema para ensino de tipografia a deficientes visuais. Este sistema é composto por uma material tátil e um software que reconhece uma foto contendo um caractere, identifica e fornece informações sobre o seu tipo. O algoritmo de reconhecimento de tipos proposto utiliza o operador Padrão Binário Local (LBP – Local Binary Pattern) para extração de atributos. O algoritmo foi testado com dois classificadores: a Máquina de Vetor de Suporte (SVM, em inglês Support Vector Machine) e a Floresta Aleatória (RF, do inglês Random Forest). Como parte do projeto, foi construı́do um banco de imagens de caracteres, contendo exemplos de 9 famı́lias tipográficas. Os resultados mostraram que, apesar do reconhecimento de tipos ser um problema difı́cil, o algoritmo proposto é capaz de identificar os tipos com uma acurácia de 84.91%.

Download
Análise da Decomposição de Sinais de Atividade Eletrodérmica em Múltiplos Dicionários Usando Algoritmos Vorazes
Gabriel Almeida de Oliveira, Michel Pompeu Tcheou, Lisandro Lovisolo

DOI: 10.14209/sbrt.2018.26
Keywords: Atividade Eletrodérmica Representação Es- parsa Matching Pursuit Orthogonal Matching Pursuit
Abstract
O grande volume de dados provenientes de si- nais fisiológicos, como a atividade eletrodérmica (EDA), torna necessária a utilização de ferramentas capazes de representá- los eficientemente. Uma opção são métodos de decomposição adaptativa como o Matching Pursuit (MP) e o Othogonal Matching Pursuit (OMP) aplicados com dicionários apropriados, de forma a fornecer representações esparsas. Neste trabalho, avalia-se a decomposição de sinais de EDA via MP e OMP utilizando múltiplos dicionários simultâneos/concorrentes (Bateman, Gabor e Triângulos). Os resultados indicam que utilizar múltiplos dicionários pode ser vantajoso e que, dentre os utilizados, o dicionário de Bateman é o mais relevante em termos de extração da energia de sinais de EDA.

Download
Processamento Digital para Computação da Função Ambiguidade Cruzada Banda Larga
G. Jerônimo da Silva Jr., H. M. de Oliveira, R. M. Campello de Souza

DOI: 10.14209/sbrt.2018.27
Keywords: função ambiguidade radar sonar processa- mento digital de sinais filtro casado
Abstract
Este artigo apresenta duas novas técnicas de proces- samento digital para computar valores da função ambiguidade banda larga, que é usada em sistemas de radar e sonar para estimar a posição e velocidade de alvos. Um projeto de sonar na faixa de áudio é apresentado e simulações são realizadas para avaliar o desempenho das técnicas.

Download
Analysis of the Loading Factor Behavior in a LSMI Beamformer
Filipe de C. B. da Silveira, Ricardo Zelenovsky, Mylène C. Q. de Farias

DOI: 10.14209/sbrt.2018.28
Keywords: Adaptive beamforming uniform linear array (ULA) sample-matrix inversion (SMI) loaded SMI (LSMI) minimum variance distortionless response (MVDR) beamformer and loading factor
Abstract
Diagonal loading imparts robustness to adaptive beamformers. With it, the algorithm improves both its capacity of sidelobes attenuation and the signal-to-interference-plus-noise- ratio (SINR). However, setting the appropriate loading factor γ value is not a straightforward task as it is dependent on various parameters. Therefore, this paper aims to establish its behavior related to changes in certain parameters - i.e., number of antennas, number of interferers, noise power and direction-of- arrival (DOA) uncertainty. This way, the value that gives suitable SINR results can be established.

Download
Classificador de Gestos por Redes Neurais Artificiais utilizando Sinais Mioelétricos
Michelle G. B. da Fonseca, Edmar Egídio P. de Souza, André Gustavo S. Conceição, Eduardo F. de Simas Filho

DOI: 10.14209/sbrt.2018.30
Keywords: Classificação de Gestos Reconhecimento de Padrões Redes Neurais Artificiais Sinais Eletromiográficos
Abstract
Neste trabalho é apresentado um sistema de classificação, baseado em Redes Neurais Artificiais, para discriminação de gestos de mão utilizando sinais eletromiográficos (EMG), que são obtidos através de uma braçadeira Myo TM composta por oito eletrodos que realizam a aquisição da informação da contração muscular durante a execução de movimentos padrões. É realizado um pré- processamento nos sinais adquiridos, extraindo sete características para cada eletrodo. Visando analisar o melhor desempenho do classificador, dois algoritmos de treinamento foram utilizados, o Resilient Backpropagation (Rprop) e Levemberg Maguard (LM), onde o algoritmo Rprop obteve cerca de 91,3% de acerto de classificação entre as quatro classes de movimentos estudados, em relação ao algoritmo LM. Os resultados experimentais são apresentados para validar o método proposto.

Download
Simulador para sinais com desvanecimento rápido para o modelo Alpha-Kappa-Mu
Sandro Adriano Fasolo, Adriano Silva Vale Cardoso, Leonardo Carneiro de Araújo

DOI: 10.14209/sbrt.2018.36
Keywords: Desvanecimento rápido Rayleigh Rice Nakagami taxa de cruzamento de nível duração média de desvanecimento método do espectro de Smith
Abstract
Este artigo apresenta resultados de um simulador para geração de sinais com desvanecimento para o modelo Alpha-Kappa-Mu considerando o deslocamento Doppler para qualquer valor de Alpha e Kappa e Mu múltiplo de 1/2. O simulador contempla vários outros modelos estocásticos da literatura, tais como Rayleigh, Rice e Nakagami-m. O simulador baseia-se no método do espectro de Smith. O sinal produzido pode ser empregado para atestar as equações das estatísticas de segunda ordem (taxa de cruzamento de nível e tempo médio de desvanecimento), com ou sem técnicas de diversidade, utilizando os combinadores por ganho igual e por razão máxima.

Download
  Página de 23