XXX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 22  

Uma Proposta de Roteamento Utilizando Comunicação Adaptativa em Redes sem Fio Múltiplos Saltos com Múltiplas Antenas
Renan Hackbarth, Marcos Tomio Kakitani, Anelise Munaretto, Richard Demo Souza, Mauro Fonseca

DOI: 10.14209/sbrt.2012.205
Keywords: Transmissão adaptativa MIMO OLSR Cross-Layer
Abstract
Esse artigo propõe uma rede sem fio adaptativa, que utiliza o protocolo de roteamento OLSR (Optimized Link State Routing) e o conceito de métricas inter-camadas na escolha das rotas. O protocolo OLSR foi modificado, de modo que o algoritmo dê preferência para a rota que possibilite gerar a maior vazão possı́vel no percurso fim-a-fim. Assume-se que cada nó possui conhecimento prévio da taxa de transmissão que irá proporcionar a maior vazão possı́vel, de acordo com o estado do enlace, e assim define a taxa de transmissão ótima a ser utilizada. O comportamento do modelo proposto foi avaliado através de simulações computacionais utilizando técnicas SISO e MIMO, e os resultados foram comparados com um modelo que faz uso de um mecanismo de adaptação de taxa de transmissão mais tradicional (ARF), utilizando a versão padrão do protocolo OLSR descrita pela RFC3626. De acordo com os resultados obtidos, a proposta atual apresentou melhor desempenho dentro dos critérios avaliados.

Download
Representação Numérica em Inteiros de Gauss-Eisenstein
D. F. G. Coelho, R. J. Cintra, L. C. Souza, A. Madanayake, V. S. Dimitrov

DOI: 10.14209/sbrt.2012.206
Keywords: Transformada discreta de Fourier inteiros algébricos inteiros gaussianos inteiros de Eisenstein
Abstract
Este artigo apresenta uma nova representação in- teira para números complexos usuais. É mostrado que as raı́zes da cúbica e sexta da unidade são representadas sem erro empregando apenas os inteiros {0, ±1}. Este resultado torna promissor o uso da representação proposta em algoritmos para a DFT de comprimento 3 e 6.

Download
Performance Evaluation of Spatial Filtering for Relay-Assisted MIMO Communication Systems
Luis M. A. Neto, André L. F. de Almeida, João C. M. Mota

DOI: 10.14209/sbrt.2012.208
Keywords: MIMO spatial filtering relay bit error rate
Abstract
We consider a dual-hop single-relayed Multiple Input Multiple Output (MIMO) wireless communication system containing a relay that enables a link among source and destination. For this system, we evaluate the bit error rate for three different combinations of spatial filtering at the source and relay. The goal of this work is to identify the best approach for a given system configuration and signal to noise ratio.

Download
A study of semi-blind and blind equalization systems
L. N. Ribeiro, S. M. Câmara, J. C. M. Mota, A. L. F. de Almeida

DOI: 10.14209/sbrt.2012.209
Keywords: semi-blind equalization blind equalization LMS RLS CMA
Abstract
This article is an introductory study of some equalization techniques. We approach the technique behind the semi-blind equalization and comment an introduction to the blind equalization technique. We analyze the prosecution of these techniques using the LMS, RLS and the CMA adaptive algorithms.

Download
Codificador G729a orientado à avaliação da qualidade perceptual do sinal de voz
Flávio Luis Wisnevski, Rubem Dutra Ribeiro Fagundes

DOI: 10.14209/sbrt.2012.207
Keywords: Voice Codec G729 PESQ
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver um modelo de codificador de voz que avalia a qualidade perceptual. Estamos utilizando um codificador paramétrico definido pela recomendação ITU-T G729a, tecnicamente conhecido como CS-ACELP (Conjugate Structure Algebraic Code Excited Linear Prediction). Para este cenário foi realizado o controle de avaliação de qualidade do sinal de fala, com o algoritmo PESQ (Perceptual Evaluation of Speech Quality).

Download
A performance analysis of power control for cellular systems with femtocells using fixed-switched beams
Fco. Hugo C. Neto, Rafael F. Araújo, Tarcisio F. Maciel

DOI: 10.14209/sbrt.2012.210
Keywords: Power control fixed-switched beams femtocells
Abstract
The utilization of femtocells integrated into cellular networks constitutes a way of increasing the capacity of the system creating the benefits of higher quality links, by getting the transmitter closer to the receiver, along with the benefits of an improved resource usage, by reusing them between macro- and femtocells. However, macro- and femtocells operating on the same frequency band build an obviously more challenging scenario due to the resulting mutual interference between them. In order to combat interference, antenna arrays to steer narrow beams towards the users of interest and distributed power control algorithms can be applied. In this work, the performance of distributed and soft drop power control algorithms into a two- tier cellular system composed of macro- and femtocells using fixed-switched beams is investigated. The obtained results show that the use of power control can provide considerable gains in terms of power economy and system capacity especially for the low-power femtocells.

Download
Receptor Ótimo para Sistemas OFDM Cooperativos com Amplificadores de Potência Não Lineares
Éder Jacques P. Farias, Diego A. Sousa, C. Alexandre R. Fernandes, C. Estêvão R. Fernandes

DOI: 10.14209/sbrt.2012.212
Keywords: OFDM diversidade de cooperação amplifi- cador não linear receptor ótimo MRC
Abstract
A diversidade de cooperação e a multiplexação por divisão de frequências ortogonais (orthogonal frequency division multiplexing - OFDM) são duas das principais tecnologias para os sistemas de comunicação sem fio. Neste artigo, propõe-se um receptor ótimo, no sentido da razão sinal ruı́do (signal-to- noise ratio - SNR), para um sistema OFDM cooperativo não linear. O modelo de sistema utilizado inclui um transmissor com amplificador de potência não linear e um repetidor (relay) do tipo amplifica-e-encaminha (amplify-and-forward - AF), sendo este último também equipado com um amplificador de potência não linear. Usando a técnica de diversidade por combinação de razão máxima (maximum ratio combining - MRC) para tratar os sinais recebidos, o receptor proposto considera tanto as informações oriundas do caminho direto (fonte-destino) como as provenientes do repetidor. Resultados numéricos de simulação são apresentados, evidenciando o desempenho do receptor proposto.

Download
Análise de desempenho do controle de potência distribuı́do em sistemas celulares com macro e femtocélulas
Caio Morel Nogueira, Mateus Pontes Mota, Tarcisio F. Maciel

DOI: 10.14209/sbrt.2012.213
Keywords: Formação de feixe oportunı́stica controle de potência femtocélulas
Abstract
Este artigo analisa o impacto do controle de potência distribuı́do sobre a potência média de transmissão e a capacidade de macro- e femtocélulas empregando arranjos de antenas e usando formação de feixe oportunı́stica. A análise de desempenho é realizada através de simulações de Monte Carlo considerando um cenário com quatro femtocélulas e uma macrocélula. Os resultados obtidos mostram consideráveis reduções das potências médias de transmissão enquanto a taxa atingida por uma fração significativa dos enlaces é melhorada.

Download
Introdução ao Desenvolvimento de Rádios Definidos por Software para Aplicações de Defesa
Nilson Maciel de Paiva Junior, Elaine Crespo Marques, Fabrício Alves Barbosa da Silva, Robson França de Moraes, David Fernandes Cruz Moura, Juraci F. Galdino

DOI: 10.14209/sbrt.2012.211
Keywords: Rádio Definido por Software SCA USRP OSSIE
Abstract
O constante desenvolvimento de novas tecnologias empregadas nos sistemas de comunicações tem possibilitado o aumento do tráfego de informação e usuários assim como a dimi- nuição dos custos. Nos últimos anos, a pesquisa e o desenvolvimento de Rádios Definidos por Software (RDS) vem substituindo as implementações tradicionais em hardware para implementações mais flexíveis e programadas em software. Este trabalho apresenta um estudo de caso do desenvolvimento de um rádio definido por software voltados para aplicações de defesa, com o emprego do padrão aberto de software SCA e da plataforma de hardware de baixo custo USRP na implementação de um transmissor e um receptor FM.

Download
Transceptor MIMO em Sistemas de Comunicações Móveis Sem Fio com Multipontos Coordenados
Francisco M. C. Caldas, Carlos I. R. Bandeira, Walter C. Freitas Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2012.214
Keywords: Estruturas MIMO Sistemas Cooperativos Comunicações Sem Fio
Abstract
Neste trabalho avalia-se o desempenho de transceptores MIMO (do inglês, Multiple-Input-Multiple-Output) em uma nova arquitetura proposta para os sistemas de comunicações móveis sem fio de próxima geração. Foi considerado um transceptor MIMO denominado como híbrido, capaz de obter conjuntamente ganhos de multiplexação espacial e de diversidade no cenário de cooperação com multipontos coordenados CoMP (do inglês, Coordinated Multi-Point), bem como no cenário co-localizado, em que avaliou-se o desempenho comparativo em ambos os cenários: CoMP e co-localizado. Nossa análise foi dividida em duas partes: uma análise sistêmica, em que observamos o comportamento da SINR (do inglês, Signal to Interference plus Noise Ratio) utilizando os transceptores VBLAST (do inglês, Vertical Bell-Labs Space-Time) e STBC (do inglês, Space-Time Block Codes), e outra de enlace, na qual aplicamos um transceptor MIMO híbrido para fornecer uma análise da PEP (do inglês, Pairwise Error Probability). Os resultados mostraram que por meio da cooperação, um desempenho semelhante ao cenário co-localizado pode ser obtido com um menor número de antenas nas estações rádio-base, representando uma economia nos dispêndios de capital em infra-estrutura, bem como uma redução na taxa de erro.

Download
  Página de 22