XXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 19  

Avaliação de Potência de Interferência Mútua por meio de Arranjo Linear Simétrico na Estação radiobase
Wamberto J. L. Queiroz, Marcelo S. Alencar

DOI: 10.14209/sbrt.2004.185
Keywords: arranjos lineares simétricos de antenas probabilidade de exclusão aproximação gaussiana
Abstract
Um parâmetro bastante usado no estudo e projeto de sistemas de comunicações é a probabilidade de exclusão, que fornece a probabilidade da taxa de erros exceder um certo limiar dentro do qual o sistema opera satisfatoriamente. Na referência [1] por exemplo, foi mostrado que esse parâmetro, no modelo de sistema CDMA discutido no artigo, pode ser escrito em termos da soma das potências de interferência devido a usuários internos e externos ao modelo de célula usado. Adicionalmente, foi mostrado que as potências de interferência são diretamente proporcionais aos vetores de direcionamento dos sinais dos usuários ativos no sistema, sem que as caracteristicas geométricas dos arranjos tenham sido incorporadas ao modelamento matemático. Neste trabalho, os parâmetros do arranjo de antenas são incorporados no cálculo da potência de interferência mútua, que serve de base para a avaliação da probabilidade de exclusão, e é mostrado que é possı́vel modelar essa potência por uma variável aleatória gaussiana de média µ̂ e variância σ̂^2 . causada pelos usuários ativos nas células vizinhas e pode reduzir a capacidade do sistema, em termos de número de usuários que podem ser suportados, se não forem adotados métodos apropriados para o controle do problema.

Download
Relationship of Supervised and Unsupervised Criteria for Minimum BER Filtering
Charles C. Cavalcante, João Marcos T. Romano

DOI: 10.14209/sbrt.2004.186
Keywords: Minimum BER MMSE blind criterion pdf estimation
Abstract
In this paper we present a relationship between supervised and unsupervised criteria for minimum bit error rate (BER) filtering. A criterion based on the probability density function (pdf) estimation is used to link the minimum mean square error (MMSE) criterion and the maximum a posteriori one in order to obtain a linear filter that minimize the BER. An important analytical relationship of the three criteria is presented and analyzed showing that is not possible to achieve minimum BER without training sequences when the pdf estimation-based criterion is considered.

Download
Calibração de um Arranjo Linear de Antenas para Estimação de Direção de Chegada
A. Judson Braga, Gervásio P.S. Cavalcante, Van Yem Vu, Bernard Huyart

DOI: 10.14209/sbrt.2004.188
Keywords: Direção de chegada MUSIC cinco-portas atraso temporal arranjo de antenas
Abstract
A não linearidade geométrica de um arranjo de antenas é um dos graves problemas a boa detecção da direção de chegada (DoA) de sinais RF quando essa arbitrariedade não é conhecida pelo estimador de DoA em banda-base. Apresenta-se neste artigo um método de calibração do posicionamento dos elementos de um arranjo linear de antenas.

Download
Análise e validação experimental de antenas de fios sobre um plano condutor finito
Paulo Rodrigo de Moura, Franklin da Costa Silva, Antonio José Martins Soares

DOI: 10.14209/sbrt.2004.190
Keywords: Diferenças Finitas no Domínio do Tempo (FDTD) antena Yagi-Uda monopolo dobrado
Abstract
Neste trabalho, descreve-se a aplicação do método das diferenças finitas no domínio do tempo (FDTD) para a análise de antenas de fios sobre um plano condutor finito. A técnica foi validada com a análise, construção e teste de uma antena Yagi-Uda, formada por monopolos sobre um plano condutor e com alimentador do tipo dobrado. Os resultados teóricos e práticos, na faixa de freqüências entre 820 MHz e 850 MHz, comprovam a adequação do método proposto.

Download
Análise de Desempenho de Constelações de Sinais Geometricamente Uniformes Provenientes de Tesselações $\{p,q\}$ em Espaços Bidimensionais com Curvatura Constante
Rodrigo G. Cavalcante, Reginaldo Palazzo Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2004.191
Keywords: Constelação de Sinais Reticulados Espaços de Curvatura Seccional Constante Densidade de Empacotamento Probabilidade de Erro Média
Abstract
Neste trabalho analisamos o desempenho de constelações de sinais geometricamente uniformes provenientes de tesselações {p, q} em espaços bidimensionais com curvatura seccional constante, K. Verificamos que as constelações de sinais em espaços com K < 0 apresentam os melhores desempenhos em termos da probabilidade de erro quando comparadas com as constelações de sinais em espaços com K ≥ 0. Além disso, definimos uma medida de energia normalizada de uma tesselação, que auxiliará na análise de desempenho das constelações de sinais nos diferentes espaços com curvatura seccional constante.

Download
Simulações de desempenho de um conversor de comprimento de onda baseado em amplificador óptico a semicondutor
André L. Rayol Cavalcante, Cristiano M. Gallep, Evandro Conforti.

DOI: 10.14209/sbrt.2004.194
Keywords: amplificador óptico a semicondutor conversão em comprimento de onda modulação por ganho cruzado redes totalmente ópticas
Abstract
A implementação das futuras redes ópticas de alto desempenho depende do processamento do sinal no domı́nio óptico. Muitos subsistemas têm sido desenvolvidos no intuito de tornar o processamento óptico uma realidade. O conversor de comprimento de onda promete agregar muitas facilidades e maior flexibilidade a estas redes. Apresenta-se, neste trabalho, simulações para um conversor de comprimento de onda via modulação cruzada de ganho baseado em amplificador óptico a semicondutor (SOA). Seu princı́pio de funcionamento é demonstrado e possı́veis melhorias em seu desempenho são indicadas.

Download
Análise Comparativa dos Algoritmos MIRA e MinHop Residual para Redes MPLS
Lavoisier J. L. Farias, Markus Frey, Ivanil S. Bonatti

DOI: 10.14209/sbrt.2004.196
Keywords: MPLS MIRA MinHop Residual Algoritmos de encaminhamento
Abstract
O desempenho do algoritmo de interferência mı́nima MIRA (Minimum Interference Routing Algorithm) e do algoritmo MinHop Residual usados para roteamento em redes MPLS, são comparados neste artigo. Ambos algoritmos operam com a rede residual, isto é, fazem atualização da capacidade dos enlaces da rede após o estabelecimento de uma conexão. Considerou-se como critério de desempenho dos algoritmos, o percentual de conexões bloqueadas resultante da execução de cada algoritmo. A principal motivação para o estudo é demonstrar que estes dois algoritmos são equivalentes mesmo quando redes com topologia e demanda distintas são consideradas. A aplicação do algoritmo MIRA não se justifica, tendo em vista sua alta complexidade computacional quando comparada com do MinHop Residual.

Download
Uma Nova Abordagem sobre Modelagem Prosódica para um Sistema Texto-Fala Concatenativo
Manuel Leonel da Costa Neto, Benedito Guimarães Aguiar Neto, Maria Auxiliadora Bezerra.

DOI: 10.14209/sbrt.2004.197
Keywords: Prosódia Sistema Texto-Fala Sı́ntese da Fala
Abstract
Este artigo apresenta uma nova abordagem sobre modelagem prosódica para um sistema texto-fala concatenativo para o Português Brasileiro. O modelo é baseado em regras e na tonicidade de palavras para determinar os contornos de entonação. São utilizadas sı́labas e demissı́labas como unidades acústicas do dicionário do sistema texto-fala. A base de dados de unidades acústicas, relativamente elevada, incorpora informações prosódicas das mais relevantes, bem como das caracterı́sticas articulatórias correspondentes aos fenômenos de coarticulação, para a obtenção de uma fala sintetizada de qualidade.

Download
Análise de Modelos de Redes de Antenas Adaptativas para Sistemas WCDMA
Luiz H. S. Rosa, Silvio E. Barbin

DOI: 10.14209/sbrt.2004.199
Keywords: Redes de antenas adaptativas antenas inteligentes WCDMA filtragem espacial
Abstract
Este trabalho apresenta uma análise do desempenho de diversos modelos de redes de antenas adaptativas para WCDMA. A análise verifica o comportamento da capacidade do sistema de acordo com o número de elementos da rede de antenas e a quantidade de fingers do Rake receiver. São comparados os resultados de simulação obtidos com o uso de algoritmos baseados no canal piloto, cegos e semi-cegos. O estudo mostra também que o uso de uma rede linear de antenas pode resultar numa capacidade por setor maior que um arranjo circular.

Download
Dithering aplicado à Transcodificação de Vídeo
Luiz Rômulo Mendes, Max H. M. Costa

DOI: 10.14209/sbrt.2004.200
Keywords: Processamento Digital de Imagens Vídeo Digital Dithering Transcodificação
Abstract
Este artigo apresenta resultados preliminares de um estudo da utilização de dithering no processo de transcodificação de vídeo digital para redução da taxa de bits. É apresentada uma técnica simples que possibilita, para algumas faixas de valores da razão entre passos de quantização, ganhos que alcançam a ordem de 2 dB em relação à transcodificação convencional, sem a utilização de dithering.

Download
  Página de 19