XXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 19  

Antena de Microfita Invertida por um Sobrestrato Caracterizado por uma Estrutura Fotônica
José Felipe Almeida, Carlos Leonidas da S. S. Sobrinho

DOI: 10.14209/sbrt.2004.7
Keywords: Antena de microfita invertida estrutura fotônica largura de banda método FDTD
Abstract
Este trabalho analisa uma antena de microfita invertida, por uma estrutura fotônica, sobre seu substrato homogêneo. Usando-se um fino substrato, os resultados mostram que esse tipo de antena opera com 100% de eficiência de impedância casada, porém em faixa estreita. Um aumento na largura de banda é obtido, quando um substrato mais espesso é analisado. Essa abordagem é feita por FDTD.

Download
On Goppa and Srivastava codes over finite rings
Antonio Aparecido de Andrade, Reginaldo Palazzo Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2004.9
Keywords: Galois ring Goppa code Srivastava code
Abstract
Goppa and Srivastava have described interesting classes of linear noncyclic error-correcting codes over finite fields. In this work we present a construction technique of Goppa and Srivastava codes over local finite commutative rings with identity in terms of parity-check matrix and an efficient decoding procedure, based on the modified Berlekamp-Massey algorithm, is proposed for the Goppa codes.

Download
Método R-LN-FDTD na Análise de Espalhamento Eletromagnético por Cilindro Dielétrico.
R. O. Santos, F. J. B. Barros, R. M. S. Oliveira, C. L. S. S. Sobrinho

DOI: 10.14209/sbrt.2004.63
Keywords: Método FDTD Método LN-FDTD Método RLN-FDTD Cilindro dielétrico Espalhamento Eletromagnético
Abstract
O uso do método das diferenças finitas no domínio do tempo em coordenadas locais não-ortogonais, (método LNFDTD), passa a ser bastante atrativo para análise de geometrias que apresentam contornos curvo, devido principalmente à simplicidade de seu algoritmo e da precisão obtida. Contudo, o esforço computacional é alto, de forma que a memória exigida pode tornar-se uma limitação para a análise de estruturas de grandes dimensões elétricas. A limitação de memória vem do fato de que todo o domínio computacional tem de ser discretizado por células cujo tamanho máximo das arestas é de aproximadamente um décimo de um comprimento de onda para evitar a dispersão numérica. Neste trabalho, a formulação LN-FDTD foi modificada para reduzir a memória requerida em 33%, eliminando-se um terço das componentes necessárias ao método LN-FDTD. Os resultados obtidos pela nova formulação (Método R-LN-FDTD), considerando-se o espalhamento eletromagnético por cilindro dielétrico, foram comparados com aqueles obtidos usando-se o método FDTD convencional e com a solução analítica do problema. Excelente concordância foi verificada entre as soluções mencionadas.

Download
Proposta de Metodologia de Projeto de Redes VPN com Voz
Mirele de Almeida Mencari, Leonardo R. A. X. Menezes

DOI: 10.14209/sbrt.2004.64
Keywords: Rede VPN com Voz Qualidade de Voz E-model TIPHON
Abstract
Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia empírica de projeto de redes VPN com voz, que permite os administradores de redes corporativas escolher qual solução e qual operadora fornece a melhor relação custo - benefício.

Download
Proposta de Canal de Retorno dara TVD Brasileira em um Cenário Típico da Região Amazônica
M. Margalho, K. Nascimento, D. L. Cardoso, C. R. L. Francês, J.C.W.A.Costa

DOI: 10.14209/sbrt.2004.65
Keywords: Avaliação de desempenho TV Digital redes sem fio
Abstract
No decorrer dos anos, diversas propostas de padronização de TV Digital têm sido apresentadas e testadas com base em diferentes tecnologias. Dentre outras, destacam-se a americana Advanced Television System Comitee (ATSC), a européia Digital Video Broadcasting (DVB-T) e a japonesa Integrated Services Digital Broadcasting (ISDB-T) [1]. Na busca por alternativas de promover a inclusão digital, o governo brasileiro tem investido no desenvolvimento de um padrão nacional que mantenha ativo o parque de televisores já em uso no país e, ao mesmo tempo, agregue as funcionalidades da TV Digital. Neste artigo apresentar-se-á um estudo baseado em uma dessas funcionalidades: a interatividade. Os resultados analisados consistem uma proposta envolvendo o canal de retorno baseado no padrão IEEE 802.11 como alternativa para regiões que não disponham de redes cabedas, como é o caso de diversas localidades da Região Amazônica. Foram investigados, através de simulação, parâmetros como vazão, atraso, jitter e probabilidade de bloqueio, em um cenário composto por 16 residências e 1 nó móvel, distribuídas ao longo de uma área de 250.000 m2.1

Download
Um Esquema Semi-Cego de Estimação, Detecção e Decodificação Turbo Combinadas
Richard Demo Souza, Javier Garcia-Frias, Bartolomeu F. Uchôa-Filho

DOI: 10.14209/sbrt.2004.66
Keywords: Equalização turbo algoritmo de BaumWelch estimação semi-cega códigos turbo canais com IES
Abstract
Apresentamos um esquema semi-cego para detecção e decodificação turbo combinadas para canais desconhecidos e com interferência entre os sı́mbolos. O método proposto usa um número reduzido de sı́mbolos conhecidos e minimiza a probabilidade de má-convergência caracterı́stica dos métodos cegos, mesmo para canais com vários coeficientes. Além do mais, o esquema semi-cego leva a uma menor taxa de erro de bit e a um decréscimo na complexidade computacional quando comparado com métodos cegos. A redução em complexidade aumenta com o número de coeficientes do canal.

Download
Recognizing Facial Actions Using Gabor Wavelets with Neutral Face Average Difference
Juliano J. Bazzo, Marcus V. Lamar, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2004.68
Keywords: Face recognition facial action units Gabor wavelets artificial neural network
Abstract
This paper describes a new pre-processing strategy to classify facial expression. Previous research works suggest that Gabor wavelets applied to recognize facial expression images subtracted from the neutral face of the same subject could provide a satisfactory recognition rate under controlled conditions, such as eye and mouth alignments. Here, we propose a recognition system in which the Gabor kernels are applied to a facial expression subtracted from an averaged neutral face. A pre-processing stage which generates a reduced output data set is also proposed. By using an artificial neural network-based classifier, recognition rates of 86.6% and 81.6% are obtained for 7 upper and 7 lower face actions, respectively. Considering a heterogeneous subject database with head motion and lighting variations, the new recognition approach is assessed for performance. The obtained results attest the effectiveness and applicability of the proposed technique for recognizing facial actions.

Download
GPS:Uma Ferramenta para o Estudo do Canal Satélite-Receptor
Thiago N. de Morais, Alexandre B. V. Oliveira, F. Walter

DOI: 10.14209/sbrt.2004.69
Keywords: Sistema de posicionamento global – GPS ionosfera Anomalia Equatorial Satélite Canal
Abstract
A principal fonte de erro na determinação da posição de um usuário do Sistema de Posicionamento Global (GPS) é, para o caso de receptores de uma só freqüência, o efeito causado pela ionosfera no sinal transmitido pelos satélites. Para se minimizar esse erro é necessário conhecer o valor do Conteúdo Eletrônico Total (TEC) na linha de visada entre o satélite e o receptor. Com o objetivo de melhor compreender o comportamento da ionosfera, foram gerados mapas globais anuais mostrando o VTEC (Vertical TEC) em intervalos de duas horas. Através desses mapas pode-se analisar o comportamento global da ionosfera em períodos magneticamente perturbados (altos valores de índice KP) e a relação com o fluxo solar e com o número de manchas solares. Analisando-se o comportamento global da ionosfera, pode-se analisar o efeito da Anomalia Ionosférica Equatorial (AIE) tanto sobre o Brasil (região de baixa latitude geomagnética), como também sobre os EUA, a Europa e o Japão (regiões de médias e altas latitudes geomagnéticas).

Download
Limitante Inferior da Marcação D'Água Digital não Codificada
Marcos de Castro Pacitti, Weiler Alves Finamore

DOI: 10.14209/sbrt.2004.70
Keywords: Marca d’água digital camuflagem da informação segurança da informação modulação indexada pela quantização espalhamento espectral códigos turbo ganho de codificação
Abstract
Neste artigo é proposto um novo limitante inferior para orientar o desenvolvimento de técnicas de marcação d’água digital cega (blind) não codificadas, introduzindo, em conseqüência, uma nova metodologia de projeto para as mesmas, com fundamento proveniente da teoria da informação. A metodologia proposta consiste de duas etapas que contemplam, na primeira etapa, a otimização do ganho de modulação, e na segunda etapa, a maximização do ganho de codificação. Na primeira etapa, o desenvolvimento da técnica de modulação da marca d’água no sinal hospedeiro objetiva minimizar a interferência do hospedeiro na saı́da do demodulador. É proposto um limitante de projeto para esta primeira etapa, denominado de limitante inferior de modulação não codificada, considerando um ataque ou ruı́do gaussiano. Na segunda etapa, a marca d’água é codificada e emprega-se a técnica de modulação no sinal hospedeiro com a marca codificada. A codificação da marca nesta etapa objetiva a operação próxima à capacidade do sistema, já que a interferência do hospedeiro foi minimizada. Casos particulares de implementações existentes das técnicas de modulação via espalhamento espectral (SS) e modulação indexada por quantização (QIM ) são analisadas e comparadas ao proposto limitante de modulação não codificada, e alguns limites práticos de projeto são calculados considerando a codificação turbo.

Download
Modelagem de Redes Bluetooth em Canais com Desvanecimento Nakagami-m
João H. Kleinschmidt, Marcelo E. Pellenz, Luiz A. de Paula Lima Jr.

DOI: 10.14209/sbrt.2004.71
Keywords: Bluetooth desvanecimento Nakagami-m redes sem fio
Abstract
Bluetooth é uma tecnologia de transmissão sem fio desenvolvida para redes de comunicação pessoal de curta distância (WPANs), com promissoras aplicações em redes ad-hoc e redes de sensores. Neste trabalho modelamos e calculamos o desempenho de enlaces Bluetooth em canais com desvanecimento Nakagami-m, considerando os pacotes de transmissão assíncronos. A distribuição de Nakagami permite modelar diferentes condições de desvanecimento através do parâmetro m. Os modelos derivados para a probabilidade de erro de pacote foram incorporados à ferramenta de simulação de redes Bluetooth baseada no NS-2, denominada Blueware.

Download
  Página de 19