XXXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 25  

Redes Cooperativas Cognitivas Multi-Usuário com Compartilhamento Espectral
Francisco Rafael Vasconcelos Guimarães, Daniel Benevides da Costa, Charles Casimiro Cavalcante

DOI: 10.14209/sbrt.2013.1
Keywords: Análise assintótica compartilhamento espectral probabilidade de outage redes cooperativas cognitivas
Abstract
Neste artigo, o desempenho de outage de redes cooperativas cognitivas com múltiplos relays amplifica-e-encaminha (AF) é investigado. Em nossa análise, assume-se que a rede secundária é composta por um nó fonte que comunica-se com um dentre L nós destinos através de um enlace direto e através de um dentre N nós relays. O nó destino secundário selecionado emprega uma técnica de combinação por seleção para selecionar o melhor link (direto ou auxiliar) a partir da fonte secundária. Considerando um ambiente com compartilhamento espectral, tem-se que a comunicação secundária é realizada levando em consideração uma restrição de interferência, na qual a potência de transmissão é governada pela interferência no receptor primário bem como pela máxima potência de transmissão dos respectivos nós secundários. Uma expressão em forma fechada para a probabilidade de outage é obtida e validada através de simulações Monte Carlo. Além disso, uma análise assintótica é realizada, revelando que a ordem de diversidade do sistema não é afetada pela interferência, sendo igual a L + N.

Download
Development of Monitoring Software for Optical Sensor Networks
M. F. M. Silva, A. D. F. Santos

DOI: 10.14209/sbrt.2013.2
Keywords: InterAB Web application Optical sensor networks
Abstract
This work presents a monitoring software responsible for processing, persistence and visualization of the data obtained from monitoring realized through optical sensor networks. This software is consist of a data acquisition application (InterAB) and a Web application. To demonstrate its operation, a experiment is presented and discussed, showing results indicating the robustness of the monitoring software in terms of fulfill the proposed requirements for the software.

Download
Seleção de Relay em Sistemas Cooperativos Cognitivos com Múltiplos Usuários Primários
Francisco Rafael Vasconcelos Guimarães, Daniel Benevides da Costa, Charles Casimiro Cavalcante

DOI: 10.14209/sbrt.2013.4
Keywords: Análise assintótica compartilhamento espectral probabilidade de outage sistemas cooperativos cognitivos
Abstract
O desempenho de sistemas cooperativos cognitivos na presença de múltiplos receptores primários é investigado. Assumindo um ambiente com compartilhamento espectral, no qual a rede secundária é composta por uma fonte, N relays amplifica-e- encaminha e um nó destino, uma estratégia de seleção de relay é proposta de forma a maximizar a relação sinal-ruído fim-a-fim e, simultaneamente, satisfazer as restrições de interferência impostas pelos M receptores primários. Após a seleção de relay ser realizada, o nó destino seleciona o melhor caminho (link direto ou link via relay) proveniente da fonte utilizando um combinador por seleção. Uma expressão aproximada e em forma fechada para a probabilidade de outage é encontrada, a partir da qual uma análise assintótica é realizada, revelando que a ordem de diversidade do esquema proposto iguala a N+1, o que mostra que a mesma não é afetada nem pelo número de receptores primários nem pelo limiar de interferência. Simulações Monte Carlo são apresentadas com o intuito de validar a presente análise.

Download
Análise de Critérios de Equalização Cega Baseados em Aprendizagem por Teoria da Informação
Eduardo Kraszczuk, Aline Neves

DOI: 10.14209/sbrt.2013.5
Keywords: Equalização cega SQD MSQD Correntropia
Abstract
Este artigo apresenta um estudo sobre os principais critérios baseados em aprendizagem por Teoria da Informação. Consideramos critérios que comparam as densidades de probabilidade dos sinais transmitidos e da saída do equalizador, e um critério que utiliza uma nova medida de correlação generalizada chamada correntropia. Tais métodos são particularmente interessantes quando consideramos a equalização de sinais correlacionados. Primeiramente analisamos o impacto dos parâmetros dos critérios sobre o desempenho dos algoritmos e em seguida comparamos os desempenhos dos algoritmos entre si. Discutimos também o desempenho dos algoritmos no contexto de sinais correlacionados.

Download
Two Contributions Derived from a Polynomial Formulation of the Constant Modulus Criterion
Denis G. Fantinato, Romis Attux, Celso de Sousa Jr., Ricardo Suyama, Aline Neves, J.M.T. Romano

DOI: 10.14209/sbrt.2013.6
Keywords: Blind equalization constant modulus criterion Equalizability index CMA initialization
Abstract
From the classical blind CM criterion, we derive a MSE-based polynomial formulation that lead to two contributions: a lower bound of the CM criterion, which works as an equalizability index, and an initialization heuristic for the CMA. The results indicate the validity of the index as an analytical tool and as a practical performance assessment metric in the context of inverse problems. For the heuristic, the results reveal that it is capable of outperforming the classical center-spike method and a random initialization approach.

Download
Construções de reticulados algébricos para transmissão de sinais
Grasiele C. Jorge, Antonio A. de Andrade, Sueli I. R. Costa

DOI: 10.14209/sbrt.2013.9
Keywords: Reticulados rotacionados diversidade densidade de empacotamento distância produto mínima
Abstract
Neste trabalho, apresentamos um método para construir constelações de reticulados que são adequadas para transmissão de sinais sobre os canais gaussiano e com desvanecimento do tipo Rayleigh via subcorpos totalmente reais de um corpo ciclotômico. Essas construções exibem diversidade máxima e boa distância produto mínima.

Download
Coding for the Gaussian Interference Channel
Cibele Cristina Trinca, Jean-Claude Belfiore, Edson Donizete de Carvalho, Jozué Vieira Filho

DOI: 10.14209/sbrt.2013.7
Keywords: Channel coding Lattice Interference alignment
Abstract
Interference is usually viewed as an obstacle to communication in wireless networks, so we developed a new methodology to quantize the channel coefficients in order to realize interference alignment onto a lattice. Our channel model is the same from the compute-and-forward strategy. In this work, we are going to explicit one example of channel quantization, which is related to the dimension 4 (real) or 2 (complex), and we will make use of the binary cyclotomic field Q(8), where 8 is the 8-th root of unity.

Download
Aplicando Métricas de Mobilidade na Classificação de Rastros de Movimento em MANETs
Elmano Ramalho Cavalcanti, Marco Aurélio Spohn

DOI: 10.14209/sbrt.2013.8
Keywords: Modelo de mobilidade métrica de mobilidade reconhecimento de padrões classificação supervisionada
Abstract
Neste artigo são propostas novas métricas de mobilidade, as quais são empregadas em um método de aprendizagem supervisionado através do algoritmo de árvore de decisão, com intuito de classificar rastros de mobilidade de usuários em modelos de mobilidade específicos. O modelo classificador apresentou uma acurácia de 99,5% e índice Kappa de 0,994, o que indica um elevado nível de concordância entre o modelo de classificação e a classificação verdadeira.

Download
Rastreamento Robusto de Olhos Usando Consistência Temporal e Restrições Geométricas
Gabriel M. Araujo, Eduardo A. B. da Silva, Felipe M. L. Ribeiro, José F. L. de Oliveira, Alexandre G. Ciancio, Amir Said

DOI: 10.14209/sbrt.2013.10
Keywords: Visão Computacional Rastreamento em Vídeo Rastreamento de Faces Rastreamento de Olhos Detecção de Objetos
Abstract
Rastreamento robusto em vídeo pode ser realizado integrando detecção e rastreamento. Em um trabalho anterior, utilizamos a consistência temporal do ponto detectado/rastreado para rejeitar detecções inconsistentes e um modelo geométrico para estimar pontos faltantes. Entretanto, se uma detecção ruim tiver consistência temporal, o modelo estimará pontos errados. Propomos uma técnica para avaliar a consistência do modelo geométrico. Tal abordagem é capaz de ajustar o modelo à face do indivíduo e avaliar a qualidade dos pontos estimados. Nos experimentos, utilizamos cinco vídeos de alta definição. Os resultados mostram a capacidade de detectar/rastrear olhos com boa consistência.

Download
Perspectivas e Desafios para Implantação do LTE 450 MHz em Áreas Rurais
Juliano J. Bazzo, Cristiano B. de Paula, Ralph R. Heinrich, Fabbryccio A. C. M. Cardoso, Luís Claudio P. Pereira, Fabrício L. Figueiredo

DOI: 10.14209/sbrt.2013.12
Keywords: LTE 450 MHz Áreas Rurais Bandalarga
Abstract
Este artigo apresenta o recente esforço de levar o LTE para áreas rurais na banda de 450 MHz. São explorados os aspectos da padronização no 3GPP, motivações e desafios. O cenário brasileiro é assumido como impulsionador para este trabalho, porém as informações apresentadas podem ser aplicadas a outros países.

Download
  Página de 25