XXII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 25  

Compressão de Sinais Multidimensionais utilizando Recorrência de Padrões Multiescalas com Segmentação Flexível
Waldir Júnior, Eduardo Antônio Barros Da Silva, Eddie Filho, Murilo Carvalho, Gelson Vieira Mendonça

DOI: 10.14209/sbrt.2005.114
Keywords: Casamento de Padrões Recorrentes Decomposição Multiescalas Compressão de Sinais Multidimensionais Side-Match Prune-join
Abstract
O algoritmo MMP (Multidimensional Multiscale Parser) é um método de compressão de sinais universal, baseado em recorrência de padrões multiescalas, no qual cada bloco do sinal de entrada é aproximado por um ou mais elementos do seu dicionário. Este útimo é construı́do durante o processo de codificação, adicionando-se versões dilatadas e contraı́das de concatenações de padrões previamente codificados. O MMP é estruturado sob a forma de uma árvore de segmentação binária, construı́da de modo a minimizar um dado critério taxa-distorção. Sabe-se que, para sinais polinomiais unidimensionais, métodos estruturados sob a forma de uma árvore binária possuem um √ √ desempenho taxa-distorção dado por D(R) ∼ d0 R 2−d1 R . Recentemente, verificou-se que ao se permitir a união de nósfolhas (prune-join), o desempenho taxa-distorção passa a ser dado por D(R) ∼ c0 2−c1 R . Esse fato motivou o desenvolvimento de uma modificação no MMP original, proporcionando-se a união de blocos de imagem através de uma extensão do prunejoin unidimensional. As simulações realizadas mostram que o algoritmo resultante é eficaz, apresentando um desempenho taxadistorção superior ao do MMP original e imagens reconstruı́das com maior qualidade subjetiva.

Download
Algoritmo Rápido de Estimação de Movimento Otimizado em Taxa-distorção para Codificação de Vídeo com Baixa Taxa de Bits
Marcos Moecke, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2005.120
Keywords: Algoritmos rápidos codificação de vídeo complexidade computacional estimação de movimento otimização em taxa-distorção.1
Abstract
O processo de estimação de movimento (EM) tem sido responsável por uma parte significativa do esforço computacional em codificadores de vídeo otimizados em taxa-distorção (R-D). Este trabalho propõe um algoritmo rápido de EM que se ajusta ao perfil típico de distribuição dos vetores de movimento, obtidos segundo a condição de otimização R-D. Tal algoritmo é comparado com algoritmos rápidos da literatura e seus resultados mostram um desempenho R-D superior para condições de operação equivalentes.

Download
Contribuição para a Correção de Erro em Sinais de Vídeo Através da Propriedade de Regularidade das Wavelets
Sergio Penedo, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2005.125
Keywords: Correção de erro correlação entre escalas regularidade transformada wavelet
Abstract
Este artigo propõe uma modificação no método correção de erro em quadros de vídeo utilizando a propriedade de regularidade das wavelets publicado recentemente. Tal técnica de detecção e correção é independente do método de codificação utilizado. Neste trabalho, uma modificação na construção da figura de mérito que caracteriza o decaimento dos coeficientes wavelet é introduzida. Essa alteração permite identificar e corrigir com maior eficiência pixels contaminados por ruído. A modificação introduzida possibilitou alcançar melhores resultados de restauração (objetivos e subjetivos) comparativamente aos obtidos por um método dos próprios autores como também em outros trabalhos da literatura, considerando algoritmos de correção de erro operando no domínio espaço-temporal.

Download
Novel Temperature Sensor Based in an Acousto-Optical Tunable Filter (AOTFS) Operating in a LiNbO3 Crystal
Cícero Sobrinho, Marcio Silva, Antonio Sombra

DOI: 10.14209/sbrt.2005.131
Keywords: Birrefringência sensor LiNbO3 temperatura sensibilidade perfil de automodulação de fase
Abstract
Neste artigo, estudamos a performance de um novo sensor de temperatura acústico óptico integrado fabricado em cristais de LiNbO3. Foi observado que um incremento uniforme de temperatura (24,5oC - 400oC) induz um decréscimo total na birrefringência óptica do cristal de 35,83%, para o comprimento de onda de 850 nm. Conseqüentemente, a largura da banda de transmissão do sensor aumenta cerca de 55,56%. Os resultados obtidos na simulação mostraram que a máxima intensidade temporal corresponde a uma sensibilidade de 0,52 mW ( oC)-1 sem o perfil de automodulação de fase e 0,61 mW ( oC)-1 em 24,5oC para a configuração com o perfil, alcançando o valor de 1 mW (oC)-1 em 400oC.

Download
Análise dos Efeitos dos Parâmetros do Cristal Fotônico 2D sobre suas Bandas Proibidas
Aldilene Maia, Marcelo Dias, Marcos Garcia, Felipe Almeida, Carlos Sobrinho

DOI: 10.14209/sbrt.2005.135
Keywords: Meio absorvente método FDTD filtros de microfita filtros de microonda medição do coeficiente de transmissão
Abstract
Um estudo qualitativo dos efeitos das modificações dos parâmetros independentes de uma rede cristalina fotônica, sobre sua configuração de bandas proibidas, foi desenvolvido a partir da análise do perfil de transmissão de um filtro de microfita PBG. Alterou-se a geometria, o contraste dielétrico e o tamanho da rede, catalogando-se as diversas conclusões para referência em projetos com esta tecnologia. Tal problema aberto de espalhamento eletromagnético do filtro foi resolvido numericamente, por meio de diferenças finitas no domínio do tempo (FDTD), com truncagem por camada perfeitamente casada uniaxial (UPML).

Download
Application of Photonic Material in Unilateral and Bilateral Finlines
Humbert Fernandes, Davi Brito

DOI: 10.14209/sbrt.2005.140
Keywords: TTL Method PBG-Photonic Band Gap finlines Millimeter-Waves
Abstract
The objective of this work is to use PBG (Photonic Band Gap) material in the unilateral and bilateral finlines. To analyze its efficiency, it’s necessary to determine the phase, attenuation and effective dielectric constants. To analyze the behavior of the finline with this substrate, the full wave TTL (Transversal Transmission Line) method is used. New numerical results for the attenuation and effective dielectric constant of unilateral and bilateral finline with PBG substrate are presented. A good agreement in comparison to other works is obtained.

Download
Utilização de Algoritmo Genético em Otimização e Projetos de Filtros para Microondas
Helvecio Moreira de Almeida, Marcos Lima, Amilcar Careli César

DOI: 10.14209/sbrt.2005.144
Keywords: microondas filtros microfita otimização algoritmo genético
Abstract
Uma proposta para otimização e projetos de filtros de microondas baseado em algoritmo genético é apresentada neste artigo. A partir de uma resposta em freqüência desejada de um filtro, o AG determina os valores dos componentes discretos e/ou as dimensões das microfitas. Os resultados de simulações computacionais são comparados aos obtidos a partir de software comercial e demonstram a potencialidade da abordagem proposta.

Download
Adaptive Processing in Real Antenna Arrays
Eduardo Perri, Luiz Trintinalia

DOI: 10.14209/sbrt.2005.149
Keywords: adaptive process direction-of-arrival estimation intelligent antenna array mutual coupling
Abstract
A existência de acoplamento mútuo provoca degradação de resolução em redes de antenas ineligentes. Para melhorar essa característica, é usada uma transformação da rede real numa rede ideal equivalente, sem acoplamento. Os sinais de saída da rede ideal são processados com o algoritmo LMS, sendo então analisados os erros e limitações originados na transformação da rede real. Através de simulações, são investigados os autovalores da matriz de correlação dos sinais e a velocidade de convergência do LMS para diferentes espaçamentos entre elementos da rede virtual. Aumentando-se o espaçamento entre elementos da rede virtual, é possível aumentar-se a velocidade de convergência.

Download
EDFA com Controle Automático de Ganho Eletrônico para Aplicações em Redes WDM
Julio Oliveira, Sandro Rossi, Joao Rosolem, Luiz Monte, Roberto Arradi, Claudio Floridia, Miriam Barros, Aldário Bordonalli

DOI: 10.14209/sbrt.2005.153
Keywords: Amplificadores ópticos redes ópticas controle automático de ganho
Abstract
Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos para um EDFA com controle automático de ganho eletrônico desenvolvido para aplicação em redes WDM. O EDFA desenvolvido pode operar como amplificador de potência (booster) proporcionando ganho fixo de 12 dB ou 20 dB, com variação de ganho máxima de 1 dB e tempo de resposta máximo de 15 ms ao longo de toda banda C. Também é realizada uma análise da influência da alocação do canal sobrevivente ao longo da banda C na variação de ganho, e por fim é analisado o impacto em termos de taxa de erro frente a variações na potência de entrada do amplificador.

Download
Implementação de um Ambiente de Teste e Medição para Redes Convergentes
Priscilla Solis, Paulo Carvalho, Antonio Martins, Abdalla Junior, Georges Amvame-Nze, Roque Lambert

DOI: 10.14209/sbrt.2005.159
Keywords: Convergência de redes Engenharia de tráfego Quality of Service Multi-Protocol Label Switching Voz sobre IP
Abstract
Neste trabalho, são apresentadas a implementação e a adaptação de um laboratório formado por redes locais, redes de telefonia, um núcleo MPLS (Multi-Protocol Label Switching) e um conjunto de redes de acesso, integrados em um ambiente de software aberto para o suporte de pesquisa em redes convergentes. A partir de um ambiente de convergência de redes, possibilitado por esse laboratório, é possível implementar aplicações de voz sobre IP (VoIP), engenharia de tráfego, QoS (Quality of Service) e novos serviços. Os resultados apresentados neste trabalho mostram como um conjunto de softwares abertos pode ser validado e utilizado como ferramenta para pesquisa e desenvolvimento de serviços em redes convergentes.

Download
  Página de 25