XXII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 25  

Projeto de Filtro Passa-faixa em Microfita para Microondas Assistido por Algoritmo Genético
Helvecio Moreira de Almeida, Marcos Lima, Amilcar César

DOI: 10.14209/sbrt.2005.1
Keywords: microondas filtro passa-faixas microfita otimização algoritmo genético
Abstract
O projeto assistido por algoritmo genético (AG) de filtros passa-faixa (FPF) para aplicações em microondas é descrito neste artigo. O filtro é projetado para implementação em microfita. A partir da resposta em freqüência desejada para o FPF, o AG determina as dimensões das microfitas acopladas. Os resultados de simulações computacionais são comparados com os obtidos a partir de software comercial e demonstram a potencialidade da abordagem proposta no projeto de FPF.

Download
Uso do método LN-FDTD na análise de uma antena de microfita cilíndrica
Tiago Martins, Ronaldo Santos, Carlos Sobrinho

DOI: 10.14209/sbrt.2005.7
Keywords: Antenas de microfita Método FDTD
Abstract
Neste trabalho foi desenvolvido um código computacional para a solução de problemas de irradiação em 3D. Com esta finalidade, uma formulação apropriada do problema desenvolvida a partir das equações de Maxwell, as quais estão escritas em um sistema de coordenadas gerais e solucionadas numericamente com o uso do método das diferenças finitas no domínio do tempo (FDTD) curvilinear e processamento paralelo. A fim de validar o código computacional, o método FDTD curvilinear é aplicado na análise de uma antena de microfita montada sobre uma superfície curva.

Download
Rede de Antenas de Microfita para Pseudo-Satélite GPS
Denis Maciel, José Carlos da Silva Lacava

DOI: 10.14209/sbrt.2005.13
Keywords: Antenas de microfita polarização circular pseudo-satélite GPS redes de antenas GPS diferencial
Abstract
Neste trabalho descreve-se o projeto de uma rede de antenas de microfita circularmente polarizada para aplicação em Pseudo-Satélite GPS. Resultados são apresentados e discutidos.

Download
Análise numérica de monopolos de formato arbitrário com plano de terra finito
Luiz Trintinalia

DOI: 10.14209/sbrt.2005.19
Keywords: Método dos Momentos monopolos antenas métodos numéricos
Abstract
Este artigo descreve a implementação de um programa para o cálculo da distribuição de corrente, impedância de entrada e diagrama de radiação de antenas do tipo monopolo sobre um plano de terra. Os monopolos a serem analisados são de formato arbitrário, sendo sua superfície discretizada por faces triangulares. O plano de terra pode ser infinito ou finito com formato arbitrário. Tanto o monopolo como o plano de terra finito podem ser modelados com condutividade finita se desejado. Dois modelos de excitação foram implementados: “Magnetic Frill” e “gaussian delta-gap”. Os resultados de simulação aqui apresentados são comparados com resultados experimentais.

Download
Algoritmo para Síntese de Diagramas em Redes Planares com Apontamento de Feixe e Controle de Nível dos Lóbulos Secundários
Denis Maciel, José Carlos da Silva Lacava

DOI: 10.14209/sbrt.2005.24
Keywords: Antenas de microfita redes de antenas polarização circular apontamento de feixe controle de nível de lóbulos secundários
Abstract
Neste trabalho é descrito um algoritmo para a síntese de diagramas em redes planares de antenas com apontamento de feixe e controle de nível dos lóbulos secundários. Uma ferramenta computacional é codificada e resultados são apresentados e discutidos.

Download
Análise de Antenas de Patches Circulares de Microfita sobre Substratos Anisotrópicos através dos Potenciais Vetoriais de Hertz
Giordano Feitoza, Sandro Silva, José Oliveira, Adaildo D´Assunção

DOI: 10.14209/sbrt.2005.30
Keywords: Antenas de microfita patches circulares de microfita substratos anisotrópicos potenciais de Hertz
Abstract
Neste trabalho são analisadas antenas de microfita com patches circulares sobre substratos anisotrópicos uniaxiais. O objetivo principal é avaliar o efeito da utilização do substrato nas características das antenas. A análise é realizada no domínio da transformada de Hankel através dos potenciais vetoriais de Hertz e do método de Galerkin. Resultados numéricos são apresentados para a freqüência de ressonância e o diagrama de radiação.

Download
Escalonamento GPS baseado na Regularidade Local do Tráfego Internet
Christian Jorge, Flávio Vieira, Lee Luan Ling

DOI: 10.14209/sbrt.2005.35
Keywords: Tráfego Redes Multifractais Wavelets Expoente de Hölder Pontual Escalonamento GPS
Abstract
Neste artigo verifica-se o uso do expoente de Hölder pontual como indicador da regularidade local do tráfego Internet. Para tal, propomos um método de estimação deste expoente por meio do decaimento dos coeficientes wavelets em janelas de tempo. Utilizando este método, propomos uma nova estratégia de escalonamento baseada no Generalized Processor Sharing (GPS) para alocação dinâmica de taxa aos fluxos de uma rede.

Download
Gerência Pró-Ativa de Redes Usando Método de Previsão Baseado em Séries Temporais (Modelo de Box & Jenkins)
Afrânio Costa Luz, José Neuman de Souza, Mateus Mosca Viana, J. Riverson Rios

DOI: 10.14209/sbrt.2005.41
Keywords: Gerência de Redes Séries Temporais Previsão Modelo de Box & Jenkins
Abstract
Este artigo mostra um metodo de previsão aplicado a gerencia pró-ativa de redes de computadores através de um estudo de caso baseado no protocolo CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection). O metodo de Box & Jenkins apresenta bons resultados sobre uma heterogeneidade de series temporais, podendo ser utilizado para prever valores dos objetos da MIB de um agente SNMP.

Download
O Impacto do Algoritmo de Montagem de Rajadas Baseado em Janelas de Tempo no Tráfego Multifractal
Gustavo Figueiredo, Cesar Augusto Viana Melo, Nelson Fonseca, Marcos Salvador

DOI: 10.14209/sbrt.2005.47
Keywords: Redes OBS multifractalidade algoritmos de montagem de rajadas
Abstract
Este artigo apresenta estudos mostrando o impacto dos mecanismos de montagem de rajadas presentes nas redes OBS, nas propriedades estat·ısticas do tr·afego. Verifica-se que tais caracter·ısticas podem ser alteradas em func‚ão dos valores escolhidos para o tempo de montagem das rajadas.

Download
Avaliação Experimental e Simulação do Protocolo TCP em Redes de Alta Velocidade
José Ferreira de Rezende, Luis Henrique Costa, Marcelo Rubinstein

DOI: 10.14209/sbrt.2005.53
Keywords: Redes de alta velocidade TCP Avaliação
Abstract
O protocolo TCP não consegue utilizar toda a capacidade de transmissão de redes de alta velocidade. Novos protocolos, como o HighSpeed TCP (HSTCP), tornam-se necessários. Neste artigo, é analisado o desempenho dos protocolos TCP e HSTCP. O trabalho compara resultados de simulação aos obtidos através de experimentos práticos e identifica os parâmetros de configuração que influenciam a obtenção de altas taxas de transmissão. Os dois parâmetros de rede que mais influenciam a vazão máxima, o atraso de transmissão e taxa de perda de pacotes, foram variados. O protocolo HSTCP é mais eficiente, porém para taxas de perda mais altas, o TCP obtém desempenho semelhante.

Download
  Página de 25