XXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Proposta de redimensionamento do plano básico da faixa de TV em função de estudos de casos de exposição populacional a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos.
Thyago Guimarães, Carnot Braun

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31305
Keywords: Radiação não-ionizante Estações de TV População em geral Níveis de exposição Campo distante
Abstract
O estudo é baseado em simulações utilizando o banco de dados da ANATEL e medidas realizadas em ambientes prediais localizados as proximidades, entre 20 e 120 metros, de estações transmissoras do serviço de TV, caracterizando região de campo distante, nele procura-se verificar os níveis de exposição à radiação não-ionizante (RNI), a que a população em geral, os quais são moradores dos edifícios, estão expostos, tornando-se necessário o imediato redimensionamento das potências irradiadas ou re-alocação das estações de entidades que visam somente à cobertura cada vez maior por um só sistema irradiante.

Download
Ataques quânticos ao gerador pseudo-aleatório de Blum-Micali
Edmar Nascimento, Nigini Oliveira, Francisco Assis

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31307
Keywords: Gerador Blum-Micali algoritmos quânticos seqüências pseudo-aleatórias
Abstract
A utilização de seqüências pseudo-aleatórias é de grande importância em diversas aplicações da criptografia. Um ataque a um gerador pseudo-aleatório objetiva reproduzir uma dada seqüência pseudo-aleatória a partir de um conjunto de termos dessa seqüência. Classicamente, esse é um problema de difı́cil solução, ou seja, não existe algoritmos conhecidos em tempo polinomial que realizem esta tarefa. Por outro lado, o desenvolvimento de algoritmos quânticos vem mostrando que determinados tipos de problemas podem ser resolvidos de modo mais eficiente. Neste artigo, é apresentado um circuito quântico que realiza um ataque ao gerador Blum-Micali apresentando um ganho no número de operações em relação aos algoritmos clássicos conhecidos.

Download
Método Eficiente Para o Cálculo de uma Função Exponencial em FPGA
José Filho, Erick Sousa, Karlo Lenzi, Lésnir Porto, Luís Meloni

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31308
Keywords: FPGA Function Evaluation Exponential System Generator Rapid Prototyping
Abstract
O uso de chips de FPGA vem crescendo nas últimas duas décadas devido a sua capacidade de reconfiguração pelo usuário e os avanços de ferramentas de prototipagem rápida. Sendo assim, este artigo apresenta o projeto de uma função exponencial de alto-desempenho para um chip FPGA (Field Programmable Gate Array) da Xilinx, utilizando a ferramenta de prototipagem rápida Xilinx System Generator for DSPT M e uma placa de desenvolvimento da Nallatech XtremeDSP Kit-IV com uma Virtex-4SX. Este trabalho mostra uma forma eficiente de implementação em hardaware da função exponencial visando o uso em sistemas de comunicações.

Download
Modelagem Estatística do Algoritmo CSG Aplicada para um Arranjo Adaptativo de Antenas
Javier Kolodziej, Orlando Tobias, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31310
Keywords: Modelagem estatística Algoritmo Arranjo de antenas para comunicações móveis
Abstract
Este artigo apresenta um modelo analítico para o algoritmo do gradiente estocástico restrito (CSG). O CSG é utilizado para se determinar os coeficientes ótimos de arranjos de antenas em sistemas celulares, visando maximizar a razão sinal/ruído-mais-interferência (SINR) do sistema. Para a avaliação de desempenho do algoritmo, são consideradas diversas condições de operação, as quais são obtidas através da combinação dos diferentes ângulos de chegada do sinal desejado e dos possíveis interferentes. O fato de contar com um modelo que descreva o comportamento do sistema é de grande utilidade para se obter uma avaliação exaustiva do algoritmo adaptativo nos diferentes cenários de operação. Assim, são derivadas aqui expressões para o momento de primeira ordem do vetor de coeficientes e para a curva de SINR. O modelo é obtido assumindo passos de adaptação pequenos, condição esta que permite uma convergência menos ruidosa. Através de simulações numéricas, é avaliada a precisão do modelo proposto.

Download
Avaliação de Desempenho de Tráfego IPTV sobre pDSL - Uma Abordagem baseada em Aferição.
Marcos Seruffo, Diego Cardoso, Lamartine de Souza

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31311
Keywords: pDSL IPTV ADSL2+ PLC e análise experimental
Abstract
A tendência crescente de transmissão de tráfego triple play (voz, vídeo e dados) via internet é um fenômeno de amplitude mundial. Entretanto, para obter-se uma comunicação satisfatória, deve-se estudar o processo de maneira fim-a-fim. Em regiões com pouca infra-estrutura de telecomunicações, uma das preocupações recai sobre as tecnologias de acesso utilizadas. Este trabalho apresenta uma análise baseada em aferição de uma transmissão IPTV (Internet Protocol Television) gerada sobre duas tecnologias de acesso combinadas, PLC (PowerLine Communications) e ADSL2+ (Asymmetric Digital Subscriber Line) utilizando uma combinação de infra-estruturas de rede elétrica e de telefonia, denominada de pDSL, que se apresenta como uma combinação viável para regiões com pouca infraestrutura de comunicação disponível. Os resultados são avaliados com o intuito apresentar a viabilidade do ambiente de estudo proposto.

Download
Seleção Ótima do Conjunto de Antenas para um canal MIMO Faixa Larga
Robson Vieira, Rodrigo Souto

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31312
Keywords: Sistemas MIMO Seleção de Antenas Medidas de Canal
Abstract
Neste trababalho, avaliou-se a seleção de antenas para um canal MIMO medido faixa larga. As medidas foram realizadas em um ambiente indoor com freqüência central de 2GHz e largura de banda de 200MHz. As amplitudes e as fases de 801 freqüências foram coletadas. Para cada freqüência, o melhor conjunto de antenas foi selecionado. A seletividade espacial foi também avaliada deslocando o receptor MIMO em alguns comprimento de onda da posição inicial. Por fim, a seleção conjunta das antenas e da freqüência foi realizada.

Download
Sensibilidade da Separação Cega de Fontes à Variação do Comprimento dos Filtros de Separação e da Ordem da Estatística Usada na Função Custo
Diego Haddad, Paulo Batalheiro, Mariane Petraglia

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31313
Keywords: ICA Misturas Convolutivas Estatı́sticas de Segunda Ordem Estatı́sticas de Ordem Superior
Abstract
Métodos de separação cega de fontes têm sido propostos para melhoria de desempenho em sistemas automáticos de reconhecimento de fala, sistemas de auxı́lio à audição e análise de sinais biomédicos, entre outros. Neste artigo empregamos técnicas recentes, baseadas na análise de componentes independentes (ICA), para separação de sinais misturados de forma convolutiva e avaliamos experimentalmente a melhoria de desempenho destas estruturas quando os filtros de separação têm comprimento maior que os filtros de mistura e também quando a função custo contempla estatı́sticas de ordem superior.

Download
Estudo Comparativo e Classificação de Algoritmos LMS de Passo Variável
José Gil Zipf, Orlando Tobias, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31314
Keywords: Algoritmos adaptativos de passo variável Algoritmo LMS Filtros adaptativos
Abstract
Os algoritmos adaptativos de passo variável têm grande importância prática, visto que apresentam um melhor desempenho em relação aos de passo fixo. Neste contexto, a literatura técnica apresenta um grande número de trabalhos com esse objetivo, permanecendo ainda hoje como uma linha de pesquisa bastante ativa. Uma das dificuldades que o leitor enfrenta com os trabalhos desta área é a falta de padronização entre os resultados publicados. Assim, os objetivos deste trabalho de pesquisa são os seguintes: (i) unificar a nomenclatura utilizada e (ii) classificar os algoritmos segundo o princípio de ajuste utilizado para o passo de adaptação. A partir deste trabalho, será possível uma melhor compreensão dos diferentes algoritmos discutidos bem como a concepção de outros com um princípio diferente. O trabalho finaliza com alguns resultados de simulação numérica, considerando o mesmo cenário de comparação de desempenho para os algoritmos discutidos.

Download
Performance Comparison of Space-Time Block Coding for Single and Multicarrier CDMA Systems
César Medina, Tiago Vinhoza, Raimundo Sampaio Neto

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31315
Keywords: Alamouti CDMA Multiportadora CDMA de portadora única codificação espaço-temporal
Abstract
Este trabalho propõe comparações entre sistemas de múltiplo acceso baseados em CDMA em combinação com o esquema de codificação espaço–temporal de Alamouti. Quatro sistemas diferentes são considerados: CDMA multiportadora com intervalo de guarda tipo prefixo cı́clico (MC–CDMA CP), CDMA multiportadora com intervalo de guarda tipo preenchimento de zeros (MC–CDMA ZP), CDMA de portadora única com intervalo de guarda tipo prefixo cı́clico (SC–CDMA CP) e CDMA de portadora única com intervalo de guarda tipo preenchimento de zeros (SC–CDMA ZP). As comparações são realizadas com o receptor de mı́nimo erro quadrático médio (MMSE). Os resultados apresentados são: taxa de erro de bit, resistência ao efeito perto-longe e robustez à carga do sistema. É mostrado através de simulações que os sistemas CDMA multiportadora têm um melhor desempenho que os sistemas CDMA de portadora única, e em termos de taxa de erro de bit, sistemas MC–CDMA ZP com códigos Alamouti apresentam melhor desempenho.

Download
Modelamento de Sistemas WLAN em 2,4 GHz para Ambiente Indoor usando Equações Parabólicas
Fátima Magno, João Souza, Klaus Cozzolino, Jessé Costa, Gervásio P. S. Cavalcanti

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31316
Keywords: Equação parabólica Esquema diferenças finitas Indoor Perda de propagação
Abstract
Este trabalho apresenta o cálculo da perda de propagação em ambiente indoor, utilizando o método de equações parabólicas, cuja solução é obtida com a aplicação do esquema implícito de diferenças finitas de Crank-Nicolson. A validação do modelo foi feita realizando uma campanha de medições em prédio da Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Federal do Pará, para uma freqüência de 2,442 GHz, utilizada em sistemas WLAN. O modelo proposto é, ainda, comparado a alguns modelos da literatura. É considerada a propagação em 150 na direção paraxial; assim como o índice de refração complexo. O desvio padrão encontrado foi, em média, de 2,27 dB.

Download
  Página de 20