XXXIV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 24  

Evidências da Falha do Modelo de Gilbert-Elliott em Redes sem Fio
Luis J. Rohling, Carlos A. G. da Silva, Evelio M. G. Fernández, Carlos M. Pedroso

DOI: 10.14209/sbrt.2016.127
Keywords: Gilbert-Elliot Perda de Pacotes Redes sem fio Abstract
Abstract
Este artigo descreve evidências de falha no modelo de Gilbert-Elliott na modelagem de perda de pacotes em redes WiFi. Para este estudo foi realizada a amostragem de tráfego na rede WiFi do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná. Os resultados obtidos indicam a existência de uma dependência temporal entre os surtos de perda, e também um comportamento de cauda pesada no tempo de duração do estado bom, a partir da avaliação realizada com a utilização de ferramentas estatísticas. Ao final é apresentado um modelo alternativo para representar o comportamento observado.

Download
A Correlation-Based No-Reference Packet-Loss Metric
Dario D. R. Morais, Alexandre F. Silva, Myl`ene C. Q. Farias

DOI: 10.14209/sbrt.2016.148
Keywords: video quality metrics artifacts quality assessment NR quality metrics packet-loss
Abstract
In the last few years, there has been a growing interest in automatic methods (metrics) that blindly estimate the quality of digital videos, specially in applications where the videos are digitally transmitted over wired or wireless channels and the original (reference) video signal is not available at the receiver. Currently, there are few methods that are able to identify and estimate the strength of temporal artifacts (e.g. packet-loss and jerkiness) introduced during a digital transmission. In this paper, we present a blind (no-reference) video quality assessment metric that estimates the impact of packet-loss artifacts on quality. The proposed algorithm performs a comparison of inter and intrablock correlations, considering blocks of sizes 88, 1616, and 3232. The proposed metric was tested on a database containing videos with packet-loss artifacts with different strengths and time durations. Results show that the proposed metric is able to estimate the impact that packet-loss artifacts have on the overall perceived quality, outperforming several metrics available in the literature.

Download
Arquitetura Inteligente de Sensoriamento Espectral por Análise de Cicloestacionariedades
Pedro T. V. de Souza, Vinícius S. V. de Souza, Luiz F. Q. Silveira

DOI: 10.14209/sbrt.2016.149
Keywords: Sensoriamento Espectral Rádio Cognitivo Cicloestacionariedade Redes Neurais Comitê de Máquinas
Abstract
Sistemas de rádio cognitivo devem ser capazes de perceber faixas de frequência desocupadas para transmiss˜oes oportunísticas, assim como detectar a presença de usuários primários quando estes ocupam seu espectro licenciado. Portanto, um elemento crucial para a operação desses sistemas éo sen-soriamento espectral. Este trabalho apresenta uma arquitetura inteligente de sensoriamento, baseada no cálculo da função de densidade espectral cíclica do canal sensoriado e na utilização de um comitêde máquinas perceptron múltiplas camadas, para detectar sinais modulados na presença de ruído Gaussiano branco aditivo. A arquitetura proposta foi avaliada no sensoriamento de modulações QPSK e os resultados obtidos nos experimentos realizados comprovaram a eficiência desta arquitetura mesmo em cenários com baixa relação sinal-ruído.

Download
Blind Separation of Sparse Signals based on Deflation and using the Differential Evolution Algorithm
Henrique E. Oliveira, Leonardo T. Duarte, Yannick Deville, João M. T. Romano

DOI: 10.14209/sbrt.2016.153
Keywords: Blind Source Separation Sparsity Differential Evolution Deflation
Abstract
The aim of this work is the development of a blind source separation method for sparse signals. Our approach is twofold. First, since separation criteria based on the sparsity property often lead to non-convex functions, we address the problem of extracting a single source by performing optimization through a metaheuristic method called differential evolution. Then, a deflation step is set up in order to perform source separation via successive executions of the proposed sparse source extraction algorithm. The resulting method is compared with the gradient descent method by analyzing the existence of local minima in the considered extraction criterion and as well as with respect to the obtained signal-to-interference ratios.

Download
Análise de uma rede em malha sem fio portuária com base em tráfego RFID
Juliana Zanelatto Gavião Mascarenhas, Dalbert Matos Mascarenhas, Laura Silva de Henriques Assis, Felipe da Rocha

DOI: 10.14209/sbrt.2016.169
Keywords: Redes em Malha sem Fio protocolos de roteamento RFID NS-3
Abstract
O trabalho apresenta uma análise do comportamento de uma rede em malha sem fio portuária com tráfego característico do sistema RFID. Nesta rede, é analisada a eficiência dos protocolos de roteamento para o cenário proposto. Este cenário é composto por nós mesh e nós clientes em movimento que realizam o controle e monitoramento de cargas do porto. Os protocolos de roteamento foram analisados com base em métricas como vazão e atraso simulando tráfego de um sistema RFID. O protocolo de roteamento OLSR obteve o melhor desempenho tanto na vazão como no atraso quando comparado aos outros protocolos de roteamento testados.

Download
TCP em Redes Ad Hoc: A Influência do Tamanho de Pacotes e das Filas
Marcos Talau, Mauro Fonseca, Emilio C. G. Wille

DOI: 10.14209/sbrt.2016.182
Keywords: Redes sem fio com múltiplos saltos protocolo de controle de transporte gerenciador ativo de filas
Abstract
O uso do TCP em redes sem fio ad hoc não funciona de forma adequada devido as frequentes perdas que ocorrem no meio físico, isso invoca de forma equivocada os mecanismos de controle de congestionamento, que reduzem indevidamente a taxa de transmissão. Uma possibilidade para minimizar tais problemas consiste no uso do early congestion control (ECC), um novo método que atua como um gerenciador de filas que ajusta o campo janela do cabeçalho TCP de acordo com o uso da fila do roteador. O método se mostrou promissor, trazendo ganhos ao TCP. Este artigo busca responder a duas perguntas: o quanto o tamanho dos pacotes influência o comportamento do ECC? e qual o efeito do tamanho da fila em seu desempenho? Em simulações realizadas com o ECC, Droptail e RED, resultados indicaram que a redução do tamanho do pacote TCP produz mais congestionamento, e que com o aumento do tamanho da fila o congestionamento é reduzido. Com o aumento/diminuição também foi verificado que o ECC se comportou de maneira semelhante aos outros métodos, porém, reduziu significativamente o atraso e o número de perdas.

Download
Projeto e Análise de um Sistema Descentralizado e Local para Monitoramento de Trânsito Baseado em Dados Colaborativos
Thales T. Almeida, JoséG. R. Júnior, Fabrício A. Silva, Alyson Santos, JoséA. M. Nacif

DOI: 10.14209/sbrt.2016.192
Keywords:
Abstract
Em sistemas descentralizados, a falta de sincronismo entre os dispositivos pode resultar em informações inválidas e, consequentemente, decisões incorretas. Este artigo apresenta o DOCS4V, um sistema descentralizado para monitoramento de trânsito que minimiza a falta de sincronismo atribuindo tempos de vida relativos para as informações geradas, a serem interpretadas de acordo com o relógio local dos dispositivos. Unidades de Bordo e de Acostamento compartilham dados a fim de atualizar suas informações sobre as condições de trânsito, além de propagar alertas sobre obstáculos detectados. Para validar o DOCS4V, simulações utilizando o padrão IEEE 802.11p foram realizadas no NS-3. A comparação dos resultados com um GPS simulado mostra que o DOCS4V épreciso ao estimar as condições de trânsito e eficiente ao disseminar alertas sobre obstáculos com baixo atraso de rede, pequeno volume de tráfego e altos índices de quadros entregues com sucesso.

Download
Modelo de Propagação Empírico de Interiores para Redes LTE em 2600 MHz
Clayton C. de Lima, Emerson A. de O. Lima, Waslon T. A. Lopes

DOI: 10.14209/sbrt.2016.183
Keywords: Propagação Interiores Predição Planeja-mento Telefonia Móvel Celular
Abstract
Este artigo aborda o problema da análise de cobertura de redes de telefonia móvel celular LTE que operam na faixa do espectro de 2600 MHz considerando ambi-entes interiores. Mais especificamente, técnicas de otimização com implementação computacional são utilizadas para ajustar parâmetros de um modelo de propagação existente, gerando um modelo de propagação que tem o objetivo de minimizar o desvio apresentado entre os valores calculados através das simulações e os valores aferidos no ambiente. Os modelos matemáticos de predição de cobertura puramente empíricos considerados foram: One Slope, Dual-Slope, Partitioned, Multi-Parede COST231, Average Walls e ITU-R P1238 e as técnicas de otimização apli-cadas foram: GlobalSearch, MultiStart e Simulated Annealing. Resultados de simulação mostram ganhos de até 85% na redução entre os valores de medidos e os valores obtidos após o ajuste dos modelos de propagação.

Download
Algoritmo de Projeções Afins e Passo Variável Baseado no Erro Quadrático
Marcos Gabriel Lima, José Gil Fausto Zipf, Fábio Luis Perez

DOI: 10.14209/sbrt.2016.204
Keywords: Algoritmo de Projeções Afins Algoritmo VSSAP Algoritmo VSSLMS filtragem adaptativa identificação de sistemas
Abstract
Este artigo apresenta um novo algoritmo de projeções afins e passo variável (VSSAP). A abordagem do novo algoritmo consiste no uso de uma técnica de atualização do passo variável com base em projeções do erro quadrático. O objetivo desta modificação é alcançar simultaneamente velocidades de convergência maiores e desajustes em regime permanente menores a um custo computacional aceitável. Resultados de simulação comprovam a eficácia do algoritmo proposto para sinais de entrada correlacionados, mantendo um reduzido incremento na complexidade computacional quando comparado ao Algoritmo de Projeções Afins (AP) convencional.

Download
Improving PLC to DSL Interference Mitigation Methods by Considering Mode Conversion Effects
Diego de Azevedo Gomes, Claudomiro Sales, Daynara Dias Souza, Evaldo Pelaes, João Crisóstomo Weil Albuquerque da Costa

DOI: 10.14209/sbrt.2016.216
Keywords: Digital Subscriber Line Mode Conversion Common Mode Power Line Communication Interference Mitigation
Abstract
The DSL technologies are expected to face many interferences in conventional deployments, such as RFI. One way to mitigate the destructive effects of RFI is to use the correlation between the RFI observed in differential mode and the RFI observed in common mode. This strategy is considered in many works found in the literature. However, they do not show how to overcome the impairments caused by the signal that leaks from the differential to common mode (mode conversion), which causes a considerable performance decrease. The work presented here shows how to overcome the conversion mode impairment, through a simple adjustment in the current common mode based PLC mitigation methods. Additionally, we show the impact of the mode conversion in the conventional methods, and the SINR improvement achieved by our method.

Download
  Página de 24