XXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Transmissor QPSK em Banda X para Aplicação Espacial
Ivan Tosetto, Lucio Cividanes, Bruno Santos, Luciano Silva

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31277
Keywords: banda X transmissor QPSK aplicação espacial CBERS 3&4
Abstract
Este trabalho apresenta o projeto e os detalhes de construção do modelo de desenvolvimento de um transmissor QPSK na banda X para aplicação no Subsistema de Transmissor de Dados (MWT) das câmeras WFI e MUXCAM dos Satélites CBERS 3&4 operando com taxas de transmissão de dados de 53 Mbps e 68 Mbps respectivamente. Os resultados dos testes apresentados confirmam o bom desempenho do equipamento.

Download
Antena de Microfita de Baixo Custo para GPS
Daniel Nascimento, Ricardo Schildberg, José Carlos da Silva Lacava, Lucio Cividanes

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31278
Keywords: Antenas e microfita polarização circular substrato de baixo custo GPS
Abstract
Neste trabalho é proposta uma nova metodologia para o projeto de antenas de microfita de baixo custo para aplicação em GPS. Resultados são apresentados e discutidos.

Download
Pre-Processing Effects in Limited Feedback for Scheduling Algorithms Using Cross-Layer Issues
Cibelly Araújo, Charles Cavalcante, Walter Freitas

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31279
Keywords: scheduling policies physical layer cross-layer channel state information
Abstract
In this paper we introduce a new Pre-Processing Method (PPM) and we observe its impact in scheduling algorithms. We also suggest a Cumulative Distribution Function (CDF) curve of Signal-to-Noise Ratio (SNR) of the scheduled users. This CDF curve reflects characteristics of application and information about scheduling policies. Based on these curves, thresholds are defined in order to avoid reporting of unnecessary Channel State Information (CSI). This saving of resources is very important when dealing with limited feedback that may limit the system performance/capacity. Simulation results confirm the potential of the proposal.

Download
Inovações tecnológicas e seus impactos na gestão de faturamento
Felício Frezza, Marta Bastos

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31280
Keywords: Faturamento Telecomunicações Convergência
Abstract
As inovações tecnológicas oriundas do uso do Protocolo Internet (IP) estão cada vez mais permeando as redes de Telecomunicações, criando as chamadas Redes de Nova Geração (NGN). A convergência de redes e serviços está modificando as cadeias de valor dos setores de mídia e telecomunicações. As Empresas Operadoras de Telecomunicações Fixas e Móveis, assim como outras entidades prestadoras de serviços de valor adicionado, estão se associando, visando ao oferecimento de serviços convergentes aos usuários. Neste trabalho é apresentado e analisado um modelo de faturamento que evidencia os relacionamentos entre novas entidades que estão participando da cadeia de valor de novos serviços de telecomunicações.

Download
Aspectos Econômicos em Gerenciamento de Recursos de Rádio
Raimundo Oliveira Neto, Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31281
Keywords: Gerenciamento de Recursos de Rádio (RRM) Microeconomia Comportamento do Consumidor
Abstract
Neste artigo nós abordamos o papel e a importância de aspectos econômicos essenciais para o sucesso do Gerenciamento de Recursos de Rádio em redes de telefonia celular do ponto de vista financeiro. Entre os principais aspectos econômicos que podem influenciar a operação da rede, podemos destacar os modelos de tarifação, o comportamento do consumidor de serviços de telecomunicação sem fio e a concorrência entre operadoras de telefonia celular. Para evidenciar as vantagens de um Gerenciamento de Recursos de Rádio baseado em aspectos econômicos, nós realizamos um estudo de caso através de simulação computacional.

Download
Uma Proposta de Caracterização da Mobilidade de Usuários Sem Fio Através de Medição Real
Carlos Alberto Vieira Campos, Luis Felipe de Moraes

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31282
Keywords: Redes Móveis Sem Fio Caracterização da Mobilidade Medição
Abstract
Este artigo apresenta uma nova proposta para caracterização da movimentação de usuários em ambientes sem fio, através de análise espaço-temporal microscópica da mobilidade. Essa análise tem o objetivo de investigar, quantitativa e qualitativamente, as componentes do movimento e outras medidas de interesse, as quais são utilizadas para se obter maior conhecimento do comportamento de movimentação dos usuários. Além disso, é apresentada uma metodologia para essa caracterização, com o intuito de aumentar a precisão dos resultados obtidos através do uso da proposta introduzida. Por fim, alguns resultados são apresentados com base em dados de movimentações de pedestres, capturados em cenários reais através de equipamento de GPS.

Download
Sequence Time Domain Reflectometry for Transmission Line Analysis
Jacklyn Reis, Agostinho Castro, João Crisostomo Weyl Albuquerque Costa, Jaume Riu, Klas Ericson

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31286
Keywords: Loop qualification digital subscriber line sequence time domain reflectometry spread spectrum
Abstract
This paper describes Sequence Time Domain Reflectometry (STDR), which utilizes concepts from direct sequence spread spectrum communications, as a technique for detecting impedance mismatches in telephone lines (twisted pair). The aim of this paper is to present methodologies for characterizing a subscriber loop, which is used for Digital Subscriber Line (DSL) technology, based on STDR tests. Those tests enable the TDR functionality to be incorporated into a DSL transceiver integrated circuit eliminating the need for costly test equipment. In addition to the cost savings, the characteristics of the STDR offer improved spectral compatibility, interference immunity and fault resolvability.

Download
Implementação em DSP de um Cancelador de Eco de Linha Utilizando o Algoritmo IPNLMS
Rafael Demetri, Walter Gontijo, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31287
Keywords: Algoritmo IPNLMS Cancelamento de eco Implementação em DSP
Abstract
Este trabalho discute a implementação de um cancelador de eco de linha em um processador digital de sinais (DSP). O algoritmo aqui utilizado é o improved proportional normalized LMS (IPNLMS), que difere dos algoritmos clássicos de filtragem adaptativa por considerar um passo de adaptação diferente para cada coeficiente. O algoritmo IPNLMS exibe melhor desempenho do que o algoritmo NLMS, usualmente considerado em aplicações de cancelamento de eco. Contudo, o primeiro pode divergir na presença de double-talk. É proposta uma modificação no algoritmo IPNLMS, visando torná-lo mais robusto às situações de double-talk. Resultados experimentais confirmam o bom desempenho do cancelador de eco implementado tanto para uma resposta sintética do caminho do eco quanto para uma resposta real.

Download
Radio Resource Allocator for OFDMA Wireless Systems Based On Genetic Algorithm
Francisco Rafael Lima, Raimundo Oliveira Neto, Ricardo Santos, Walter Freitas, Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31288
Keywords: OFDMA Genetic Algorithm RRA and user satisfaction
Abstract
Neste artigo nós formulamos um novo problema de Alocação de Recursos de Rádio em sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal. O problema formulado tem o objetivo de maximizar o número de usuários satisfeitos com seus requerimentos de taxa. Para resolver este problema, nós usamos Algoritmos Genéticos em sua modelagem. Os ganhos da solução deste problema são mostrados por meios de resultados de simulação computacional.

Download
CHARADAS: Uma proposta para uso de CHAve de grupo no Roteamento Através de Distribuição Assimétrica Segura
Natalia Fernandes, Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte

DOI: 10.14209/sbrt.2007.31289
Keywords: Segurança Redes Ad Hoc Distribuição de Chaves
Abstract
Este artigo propõe e especifica o protocolo hı́brido CHARADAS de troca de chave criptográfica de grupo, eficiente para altas taxas de renovação de chaves, partições na rede e admissão/exclusão de nós. O CHARADAS é projetado para utilização com o Secure Optimized Link State Routing Protocol (SOLSR) e faz uso de criptografia assimétrica na troca de chaves para a identificação dos nós do grupo. As análises formal de protocolo e de desempenho energético são feitas utilizando as ferramenta ARP e Matlab, respectivamente. Os resultados mostram que o CHARADAS torna o roteamento ad hoc através do SOLSR mais robusto com um pequeno acréscimo de consumo de energia.

Download
  Página de 20