XXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 20  

Estudo sobre a Concatenação Bidimensional de Códigos LT
Marcelo Corrêa Ramos, Weiler Finamore

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58015
Keywords: Códigos LT Bidimensionais Fontanas Digitais Binary Erasure Channel (BEC)
Abstract
Os códigos LT Bidimensionais, introduzidos em [1], possuem seus símbolos de entrada agrupados em uma matriz, denominada neste trabalho por Matriz LT. Às suas linhas, aplicase uma codificação LT – no caso, sistemática – e, às colunas da matriz resultante, uma nova codificação LT – convencional. Visando uma melhora de desempenho, a motivação deste trabalho é analizar, neste esquema de codificação em duas dimensões, a influência dos seguintes fatores: (i) tamanho das linhas e colunas da Matriz LT; (ii) valores iniciais dos overheads horizontal e vertical e (iii) códigos LT utilizados. É visto que, em matrizes com igual capacidade de símbolos, apresentam melhores resultados aquelas cujo número de linhas é maior. Recomenda-se também, ao final do trabalho, o uso de baixos valores de overhead vertical. Conjectura-se a obtenção de melhores resultados com o uso de dois códigos sistemáticos no esquema de codificação LT bidimensional. Todas as simulações foram obtidas para um canal BEC (Binary Erasure Channel), que é o canal para o qual os códigos LT foram originalmente criados.

Download
Super-resolução de vídeo usando quadros chave
Karen F. de Oliveira, Fernanda Brandi, Edson M. Hung, Ricardo L. de Queiroz, Debargha Mukherjee

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58016
Keywords: Super-resolução Resolução mista Estimação de movimento Interpolação Decimação
Abstract
Diferentes sistemas de codificação de vídeo com escalabilidade espacial codificam os quadros em distintas resoluções para que possam ser obtidas diferentes camadas de decodificação. Alguns desses sistemas também se utilizam da decimação de quadros para reduzir complexidade, permitindo o uso de camadas de realce. Nesse contexto, métodos de super-resolução de quadros associados a processos eficientes de interpolação podem ajudar a melhorar a qualidade dos quadros codificados em baixa resolução espacial. Este trabalho apresenta uma técnica de superresolução a partir de quadros chave. O objetivo é recuperar a alta freqüência dos quadros decimados a partir de quadros chaves codificados em alta resolução. Os quadros resultantes do processo de super-resolução podem ser utilizados em codificadores com escalabilidade espacial ou com qualidade variável, além de serem utilizados na geração de informação lateral para codificadores distribuídos. Os resultados mostram uma melhoria significativa em relação a trabalhos anteriores.

Download
An Improved Analytical Method for Dimensioning Wireless Multihop Networks Jointly Combining Interference and Traffic Effects
Renata Valverde Mello, Flávio du Pin Calmon, Álvaro Augusto Machado de Medeiros, Michel Daoud Yacoub

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58025
Keywords: Redes Multihop sem fio Probabilidade de Outage Razão Sinal-Interferência-mais-Ruído Rayleigh
Abstract
O dimensionamento de redes multihop sem fio é uma tarefa complexa que pode ser abordada de diversas maneiras, mais notoriamente por meio de simulações ou pela análise de limites teóricos. Neste artigo, é proposto um novo método analítico para o dimensionamento de redes multihop sem fio, considerando conjuntamente as limitações de (i) recursos e (ii) interferência, impostas por efeitos do tráfego e do canal combinados. Este método é baseado na formulação da probabilidade de outage da rede, i.e., a probabilidade de que a transmissão entre dois nós falhe devido à falta de recursos ou porque a razão sinal-interferência-mais-ruído está abaixo de determinado limiar. O método analítico ainda contempla o efeito conjunto do tráfego multihop e seu consequente aumento na interferência, considerando os efeitos do ruído aditivo gaussiano, da interferência mútua e do roteamento. As formulações propostas são ilustradas com exemplos analíticos e validadas por meio de simulação.

Download
On the convergence of iterative discrete bitloading for autonomous spectrum management in DSL systems
Rafael Ferrari, Renato R. Lopes, João M. T. Romano

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58026
Keywords: Digital subscriber lines Gerenciamento espectral distribuído Sistemas multiportadora
Abstract
Este trabalho analisa o impacto da restrição de alocações discretas de bits na convergência de um algoritmo iterativo para gerenciamento espectral distribuído em sistemas DSL. O problema de controle de potência é formulado como um jogo não-cooperativo no qual os usuários otimizam unilateralmente suas alocações de bits e de potência de transmissão de modo a maximizar a taxa. Neste contexto é mostrado que, dependendo das características do canal de comunicação, a inclusão da restrição de alocação discreta de bits no problema de otimização pode levar a jogos com múltiplos pontos de equilíbrio de Nash ou mesmo a jogos onde não há nenhum ponto de equilíbrio. Simulações em cenários DSL representativos são apresentadas de modo a comparar o algoritmo com restrição discreta de alocação de bits com o bem conhecido algoritmo iterative water-filling.

Download
Low-Energy Adaptive Cooperative Diversity Applied to Wireless Sensor Networks
Marcelo P. Sousa, Ajey Kumar, Marcelo S. Alencar, Waslon T. A. Lopes

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58029
Keywords: WSN cooperative diversity truncated ARQ crosslayer design SCA LEACH SCA with LEACH
Abstract
The performance of wireless sensor networks (WSNs) can be significantly improved using adaptive cooperative diversity (SCA) technique, which is basically a cross-layer design that combines truncated ARQ at the link layer and cooperative diversity at the physical layer. LEACH is a protocol for wireless sensor networks that utilizes randomized rotation of local clusterheads to evenly distribute the energy load among the sensors in the network. This paper proposes a combination of the adaptive cooperative diversity and LEACH techniques for wireless sensor networks. Simulation results show that the proposed scheme (SCA with LEACH) has satisfatory lifetime and packet loss rate performances.

Download
Analysis of network coded retransmission techniques for wireless multicast links
Pedro R. S. Lopes, Yuri C. B. Silva, Francisco R. P. Cavalcanti

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58032
Keywords: Codificação de rede transmissão multicast
Abstract
Este trabalho avalia o desempenho de três algoritmos para transmissão multicast em redes de comunicações sem fio considerando uma única célula. Uma técnica eficiente de retransmissão para serviços multicast baseada em codificação de rede é proposta e comparada a outros esquemas comuns de retransmissão, como o caso sem retransmissão e um esquema de retransmissão simples. É demonstrado que o algoritmo proposto possui um desempenho superior às outras técnicas e que a qualidade da transmissão multicast é melhorada.

Download
Técnicas de Projeto para equalizadores por subcanal para sistemas FBMC/OQAM
Bruno S. Chang, Wilson L. E. Lopez, Carlos A. F. da Rocha

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58037
Keywords: Equalizador de subcanal Interpolação de Lagrange Interpolação geométrica FBMC/OQAM
Abstract
Este artigo apresenta técnicas de projeto de equalizadores FIR por subcanal para sistemas FBMC/OQAM. As técnicas de equalização propostas usam a estimação de canal realizada no começo de cada frame transmitido. Com a resposta em frequência conhecida na posição central de cada subcanal obtém-se por interpolação de Lagrange ou geométrica pontos localizados em frequências adjacentes da frequência central. Estes pontos são utilizados para obter os coeficientes do equalizador calculados através da transformada de Fourier inversa (IFFT). O equalizador deve compensar ICI e ISI introduzidas por canais seletivos e offset temporal. Resultados de simulação demonstram a eficiência dos equalizadores.

Download
Estudo de códigos não coerentes para sistemas MIMO-OFDM aplicados ao LTE
Rafhael Medeiros de Amorim, Robson Domingos Vieira, Paulo Henrique Portela de Carvalho

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58038
Keywords: MIMO-OFDM Códigos não coerentes Diversidade espaço-frequência LTE
Abstract
Este artigo analisa o comportamento de códigos não coerentes baseados na técnica de grupos propostas para sistemas MIMO-OFDM em [1], extendendo seus resultados ao LTE. Além de validar as técnicas propostas para esta tecnologia, este artigo visa compreender quais parâmetros de código podem ser ajustados pelo projetista e quais as implicações desse ajuste em termos de custos e benefícios.

Download
Optimal CAC in MultiService Resource Sharing System with Preemptive Priority
Glaucio H.S. Carvalho, Rodolfo W.L. Coutinho, João C. W. A. Costa.

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58041
Keywords: Controle de Admissão de Chamadas Sistema de Compartilhamento de Recursos Prioridade Preemptiva
Abstract
Uma análise de um sistema de compartilhamento de recursos multiserviço é apresentada neste trabalho. A principal contribuição é o projeto de um Controle de Admissão de chamadas (CAC) ótimo que considera o impacto do conjunto de atividades envolvidas em uma operação de preempção em sua decisão ótima, o que até então não foi estudo na literatura. Nós usamos o processo Semi-Markoviano de Decisão para modelar o comportamento do sistema. Nós mostramos por meio de uma análise das medidas de Qualidade de Serviço (QoS) que o desempenho do CAC ótimo é fortemente afetado quando os custos relacionados com a operação de preempção é variado.

Download
Resposta Espacial de uma Antena Inteligente Linear sob os Efeitos do Acoplamento Mútuo
Manoel J. L. Alves, Marcelo S. Alencar, Marcelo P. Sousa

DOI: 10.14209/sbrt.2009.58043
Keywords: Arranjo de antenas Acoplamento mútuo Antenas adaptativas Resposta espacial
Abstract
Os arranjos de antenas fornecem uma diretividade elevada e controlável, útil para sistemas de comunicações. Projetos desse tipo não são triviais, devido à característica não-linear dos arranjos nos diversos campos de aplicações, requerendo o uso de técnicas de otimização, como os algoritmos supervisionados LMS (least mean square) e RLS (recursive least square). Com o propósito de otimizar o controle eletrônico da resposta espacial de arranjos de antenas por algoritmos supervisionados foi desenvolvida uma ferramenta computacional capaz de posicionar o lóbulo principal e rejeitar interferências com direções de chegada conhecida, considerando os efeitos do acoplamento mútuo entre os elementos do arranjo.

Download
  Página de 20