XLII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais

  Página de 20  

Simulador de Alto de Desempenho para o Gerenciamento de Mobilidade em Redes 5G Densas
Lidiano Oliveira, Francisco Madeiro, Waslon T. A. Lopes, Marcelo S. Alencar

DOI: 10.14209/sbrt.2024.1571035965
Keywords: Simulador Redes 5G Gerenciamento de Mobilidade
Abstract
Redes de Quinta Geração (5G) suportam inúmeros equipamentos de usuários se movendo pela rede. No entanto, o número crescente de usuários e os diversos padrões de tráfego representam desafios significativos para a sobrecarga de sinalização no gerenciamento de mobilidade. Para lidar com possíveis sobrecargas ou congestionamentos, são necessárias soluções personalizadas e otimizações. Para auxiliar nesse planejamento, foi desenvolvido um novo simulador 5G focado na mobilidade em grandes redes. Sua característica principal é a capacidade de lidar com um grande número de usuários em redes muito densas, um cenário típico em comunicações massivas de máquina a máquina (mMTC).

Download
Avaliação de Modelos para Melhoramento de Sinais de Fala Usando o Conjunto de Dados NTCD-TIMIT
Augusto Cesar Becker, Gabriel S. Lazaretti, Rafael R Pertum, Eduardo Vinícius Kuhn, Rui Seara

DOI: 10.14209/sbrt.2024.1571035995
Keywords: Métricas de qualidade e de inteligibilidade Redes neurais convolucionais Redes neurais recorrentes
Abstract
Este artigo visa avaliar o desempenho de modelos obtidos a partir das arquiteturas desenvolvidas por Park et al. e Zhang et al. para o melhoramento de sinais de fala. Especificamente, tais arquiteturas são aqui implementadas usando linguagem Python e a biblioteca TensorFlow, treinadas no mesmo conjunto de dados (público) e com hiperparâmetros adequadamente escolhidos, e os modelos obtidos são avaliados através de métricas padronizadas. Resultados de simulação mostram que ambos os modelos melhoraram a qualidade e inteligibilidade dos sinais de fala processados, independentemente do valor da razão sinal-ruído e das características do ruído.

Download
Aplicação de Algoritmo Genético para Atualização de Enlaces em uma Rede Óptica Elástica Multibanda Híbrida
José Roberto do Nascimento Arcanjo, Danilo de Oliveira Melo, Helder A. Pereira

DOI: 10.14209/sbrt.2024.1571036024
Keywords: Algoritmo Genético Fibra Óptica Atenuação Ultra Baixa Multibanda
Abstract
Neste artigo, propõe-se um algoritmo genético para atualização parcial de uma rede óptica elástica multibanda, substituindo uma parte dos enlaces que utilizam fibra óptica G652-D por outros que utilizam uma fibra óptica com valores de atenuação ultra baixos (PSCF-130). Para isso, considerou- se o ruído de emissão espontânea amplificada e três bandas de transmissão (S, C e L). Os resultados mostram que o algoritmo genético proposto obteve o melhor desempenho, em comparação com quatro heurísticas disponíveis na literatura, e uma redução de aproximadamente 62,20%, em termos de probabilidade de bloqueio de chamadas, quando comparado com a melhor heurística no cenário em que a topologia analisada possuía 30% dos enlaces utilizando fibras ópticas PSCF-130.

Download
Projeto de Metassuperfície para Integração Simultânea de Múltiplas Funções
Thayana Mayrink Lessa de Sousa, Maurício Weber, Tadeu Ferreira, Antonio Campos

DOI: 10.14209/sbrt.2024.1571036040
Keywords: Metassuperficie absorção conversão de polarização Transmissão
Abstract
Neste artigo é proposta uma metassuperficie fina, de camada única e com múltiplas funções simultaneamente. A célula unitária da estrutura proposta consiste em espiras quadradas concêntricas impressas em um substrato, que é coberto por um superstrato. O plano de terra é formado por um arranjo periódico projetado para refletir apenas as frequências de interesse. Como resultado a célula unitária fornece pico de absorção de 96% em 3,5 GHz, com aplicação na frequência do 5G, realiza conversão de polarização, com taxa de conversão de polarização máxima de 99,66% em 7,47 GHz, enquanto permite a transmissão na faixa de 4,6 GHz.

Download
Estimação de Sinais de Fontes a partir de Misturas Convolutivas
Carlos Vinicius Campos, Mariane R Petraglia, Jose Gabriel Gomes

DOI: 10.14209/sbrt.2024.1571036067
Keywords: Separação de fontes Ambientes reverberantes Processamento de voz
Abstract
A separação de sinais de voz em ambientes com alta reverberação continua sendo um grande desafio. Este artigo apresenta um algoritmo offline capaz de reconstruir os sinais das fontes a partir dos sinais gravados, utilizando os coeficientes dos filtros que modelam os caminhos desde as fontes até os microfones. Os resultados de simulações demonstraram que o algoritmo proposto é mais robusto em ambientes com tempo de reverberação elevado em comparação com abordagens tradicionais, obtendo valores superiores em todas as métricas de qualidade comumente utilizadas.

Download
Avaliação de Link Budget em Sistemas 5G-NTN nas Bandas S e Ka com MATLAB
Carla L Loureiro, Renato Santos, Aldebaro Klautau, Diego de Azevedo Gomes

DOI: 10.14209/sbrt.2024.1571036076
Keywords: Link Budget 5G-NTN
Abstract
Este estudo analisa o link budget nas bandas S e Ka, na direção de downlink, com base nos cenários de referência definidos no 3GPP e propagação de sinal de acordo com o ITU-R P.618, que inclui as perdas de caminho na comunicação via satélite. Os códigos foram implementados na plataforma MATLAB, em que examinamos como os principais elementos da transmissão afetam a perda de percurso e seus impactos na capacidade canal.

Download
Otimização da Heurística MSCL em Redes Ópticas Elásticas: Redução da Complexidade Computacional e Análise Multiobjetivo
Matheus L. Santos, Raul C. Almeida Jr, Helder A. Pereira, Karcius Assis

DOI: 10.14209/sbrt.2024.1571036204
Keywords: MSCL Redução de Complexidade Redes Ópticas Elásticas
Abstract
Este artigo propõe uma estratégia de otimização para a heurística de atribuição de espectro em redes ópticas elásticas denominada Min Slot Continuity Capacity Loss (MSCL). A otimização reduz a complexidade computacional da heurística ao diminuir a quantidade de rotas interferentes a serem analisadas. O problema é multiobjetivo, com foco em reduzir o tempo de simulação e manter baixa a probabilidade de bloqueio das requisições. O artigo apresenta algumas estratégias para escolha do subconjunto de rotas analisadas. Ao se comparar os resultados obtidos aos do MSCL clássico, observa-se que algumas das estratégias são capazes de reduzir a complexidade computacional do MSCL, mantendo a probabilidade de bloqueio, o que evidencia a eficácia de sua utilização.

Download
Predição da Indicação de Intensidade do Sinal (RSSI) Recebido em Bosque Amazônico por meio de RNA, a Partir de Medidas com Drones em Alturas Superiores à Copa das Árvores
Maria Clara Dias Prado da Silva, Alex S Macedo, Caio Mateus Machado Cardoso, Brenda Barbosa, Fabrício Barros, Jasmine Priscyla Leite de Araújo

DOI: 10.14209/sbrt.2024.1571036232
Keywords: Amazônia LoRa MLP Modelagem
Abstract
Este estudo utiliza uma Rede Neural Artificial (RNA) do tipo MLP para prever o RSSI em um ambiente florestal, com medições realizadas no Bosque Camilo Viana, UFPA. A comparação é feita com modelos empíricos conhecidos, como Weissberger, FI e FITU-R. A RNA possui 3 parâmetros de entrada (alturas, ângulo, distância) e é treinada de forma supervisionada. A escolha da tecnologia LoRa se deve à sua capacidade de penetração em ambientes densos, destacando a importância da modelagem precisa do canal de propagação para esse tipo de ambiente. Nesse contexto, obteve-se um RMSE entre os dados medidos e previstos para o RSSI de 4,13 dB. Por fim, a aplicação do modelo MLP resultou em um RMSE de 4,95 para 110 m e de 3,70 para 50 m, demonstrando sua eficácia na previsão do sinal em comparação aos demais modelos.

Download
Escalonamento Dinâmico de Recursos em Redes 5G
Eduardo F Notari, Carlos Marcelo Pedroso

DOI: 10.14209/sbrt.2024.1571036235
Keywords: 5G NR Escalonamento Internet das Coisas
Abstract
Entre as novas aplicações suportadas pelo 5G New Radio destaca-se o massive Machine Type Communication (mMTC), que exige baixo atraso de propagação, baixa probabilidade de perda de pacotes e uma alta densidade de dispositivos, com o throughput normalmente muito baixo. Ao mesmo tempo, a rede tem que atender aplicações que exigem grandes volumes de dados como por exemplo a transmissão de vídeo. A convivência destes dois tipos de aplicação é difícil, uma vez que os requisitos envolvidos são opostos. Este artigo propõe o algoritmo Dynamic Priority Scheduler (DPS), capaz de identificar automaticamente e priorizar a transmissão de aplicações mMTC. Resultados simulados mostram que o método proposto permite que um maior número de aplicações mMTC possa existir na rede rádio.

Download
Uma Ferramenta para Automação de Testes de Cibersegurança em Redes SDN
Ryan M. S. Leal, Johan Kevin E. Freitas, Francisco Albuquerque, Waslon T. A. Lopes, Fabricio Braga Soares de Carvalho, Iguatemi E. Fonseca

DOI: 10.14209/sbrt.2024.1571036256
Keywords: Redes SDN Cibersegurança Automação de testes
Abstract
Com o avanço e aumento da utilização de Redes Definidas por Software (SDN - Software Defined Networks), vulnerabilidades específicas para essa arquitetura têm sido cada vez mais comuns, sendo os ataques de negação de serviço, os mais comuns e mais explorados devido a característica centralizada da rede. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma ferramenta desenvolvida para automação de testes de cibersegurança em redes SDN.

Download
  Página de 20