XXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

  Página de 19  

Classificação Fonética Usando SVM e Seleção de Parâmetros
Rafael Marinho, Talisman Teixeira Jr., Aldebaro Klautau

DOI: 10.14209/sbrt.2004.363
Keywords: Classificação fonética SVM TIMIT AdaBoost
Abstract
Este trabalho apresenta novos resultados para classificação fonética usando o corpus TIMIT. Os classificadores são baseados em support vector machines (SVM). Um conjunto relativamente grande de parâmetros é obtido a partir de sete front ends: MFCC, PLP, RASTA, “synchrony”, envelope, formantes e “filter-bank”. Um subconjunto desses parâmetros é escolhido automaticamente através de um método baseado no algoritmo AdaBoost. Os resultados das simulações são competitivos com os previamente publicados na literatura, e permitem inferir acerca de quais os melhores parâmetros para a composição de um front end heterogêneo.

Download
Optical DiffServ in FWM Impaired Dynamic Optical Networks
Iguatemi E. Fonseca, Moisés R. N. Ribeiro, Helio Waldman

DOI: 10.14209/sbrt.2004.364
Keywords: Optical QoS Routing and Wavelength Assignment Physical Impairments Dynamic Optical Networks
Abstract
Optical Quality of Service (QoS) for different classes of service in dynamic transparent optical networks is here addressed through three Four Wave Mixing (FWM)-aware algorithms. The traffic classes differ in quality attributes, namely, transmission Bit Error Rate (BER) and blocking probability. The algorithms are tested on two mesh topologies against offered traffic, different transmitted power and wavelength grid. Results suggest that in order to simultaneously maintain Optical Service Level Agreement (OSLA) and efficient utilization of the resources, there must be some form of Connection Admission Control (CAC) mechanisms to provide class isolation.

Download
Inserção de Rótulos Ópticos Através da Mistura de Quatro Ondas
Marcelo L. F. Abbade, Ricardo S. Braga, Eric A. M. Fagotto, Felipe R. Barbosa, Edson Moschim, Iguatemi E. Fonseca

DOI: 10.14209/sbrt.2004.367
Keywords: Rótulos ópticos multiplexação óptica mistura de quatro ondas sinais ASK-4
Abstract
Propomos uma nova técnica para a inserção de rótulos em sinais ópticos. Essa técnica é baseada na multiplexação em amplitude de sinais, gerada pela mistura de quatro ondas, e resulta em pacotes representados por sinais ASK-4. Nossos resultados indicam que esses pacotes podem ser roteados por escalas de redes metropolitanas.

Download
Alocação de Recursos em Redes Móveis Celulares Hierárquicas GSM/GPRS
G. H. S. Carvalho, R. C. M. Rodrigues, S. V. Carvalho, C. R. L. Francês, João C. W. A. Costa.

DOI: 10.14209/sbrt.2004.368
Keywords: Alocação de Recursos Redes GSM/GPRS Redes Celulares Hierárquicas Cadeia de Markov
Abstract
Neste artigo é proposto um modelo analı́tico para o estudo da alocação de recursos em redes móveis celulares hierárquicas GSM/GPRS. Ele utiliza como modelo de tráfego de dados o modelo ON-OFF descrito pelo 3rd Generation Partnership Project, o qual é representado por um processo de Poisson modulado por uma cadeia de Markov. Além disso, é considerado o impacto da mobilidade dos usuários no desempenho do sistema.

Download
Ferramentas Computacionais em Redes Sem-Fio: Uma Abordagem na Avaliação de Desempenho de Canais Rádio-Móvel
André Mendes Cavalcante, João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa, Carlos Renato Lisboa Francês, Mauro Margalho Coutinho

DOI: 10.14209/sbrt.2004.372
Keywords: Traçado de raios modelo de propagação avaliação de desempenho
Abstract
Neste trabalho são apresentadas duas abordagens complementares de simulação para a modelagem e avaliação de desempenho de canais rádio-móvel. A primeira abordagem é baseada na avaliação do meio físico e seu modelo de propagação associado, fazendo uso de um simulador baseado nas técnicas de traçado de raios tridimensional (3D) denominado RT-Simulator. A segunda abordagem é baseada na avaliação de desempenho das camadas de enlace, rede e aplicação, fazendo uso de um simulador discreto de eventos (Network Simulator). A interdependência entre estas ferramentas de simulação na caracterização eficiente de canais rádio-móvel é mostrada através de um exemplo de aplicação, onde os resultados são discutidos.

Download
  Página de 19