XLII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais

  Página de 20  

Integração de Gêmeos Digitais à SDNs com Aplicações ONOS
Gabriela Silva Do Carmo, Lucas B Oliveira, Antonio Jorge Gomes Abelem

DOI: 10.14209/sbrt.2024.1571037400
Keywords: Gêmeo Digital Redes SDN Controlador SDN ONOS
Abstract
O estudo explora o desenvolvimento de uma solução para gerenciar redes de computadores utilizando Redes Definidas por Software (SDN) e Gêmeos Digitais devido à crescente complexidade das redes, a manutenção e gerência eficazes são desafiadoras. E dessa forma gerar representações virtuais em tempo real do ambiente físico, permitindo monitorar, controlar e otimizar processos. É destacada uma arquitetura modular e a interoperabilidade entre plataformas de gêmeos digitais e controladores SDN. A expectativa é evoluir de um modelo digital inicial para uma "sombra digital" e, eventualmente, um gêmeo digital completo, representando fluxos e regras de rede de maneira contínua e dinâmica.

Download
Um Framework de Coleta de Indicadores-Chave de Desempenho para Redes 5G O-RAN
Matheus Gomes da Costa Cordovil, Murilo Silva, Victor Dias Leite, João Ferreira Bastos Jr., Felipe D. S. Alves, André Riker, Antonio Jorge Gomes Abelem

DOI: 10.14209/sbrt.2024.1571037418
Keywords: Open RAN KPM Indicadores-Chave de Desempenho Redes 5G
Abstract
As rede de acesso via rádio aberta (Open RAN) disagrega as funcionalidades da Rede de Acesso via Rádio (RAN), permitindo mais abertura e interoperabilidade dos componentes da RAN. Em Open RAN, os documentos de padronização especificam e definem os Indicadores-Chave de Desempenho - \textit{Key Performance Metric (KPM)} - como dados que contém informações sobre a infraestrutura de rede, por exemplo, taxas de transferência de dados nas UEs, blocos de recursos físicos e outras. O acesso aos KPMs por componentes do sistema é fundamental para soluções dinâmicas e inteligentes em redes Open RAN, porém as funcionalidades de coleta, armazenamento e tratamento desses dados são únicas a cada aplicação para os controladores inteligentes. Portanto, este artigo apresenta uma arquitetura e implementação de um framework que visa coletar, tratar e armazenar KPMs em redes Open RAN. A implementação foi realizada em um ambiente emulado desenvolvido pela OAI (OpenAirInterface) composto pelo núcleo da rede 5G e a pilha da RAN, onde o \textit{framework} pôde ser testado e validado obtendo as métricas de 8 UEs.

Download
  Página de 20