Método Computacional para Detecção da Cardiotoxidade Utilizando Padrões Proteômicos, Análise de Componentes Independentes e Máquina de Vetores de Suporte
Jardiel Nunes Almeida, Lúcio Flávio A. Campos, José do Nascimento Linhares, Flávia Larisse da Silva Fernandes

DOI: 10.14209/sbrt.2016.94
Evento: XXXIV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT2016)
Keywords: Análise de Componentes Independentes Cardiotoxicidade Máxima Relevância e Mínima Redundância Máquina de Vetores Suporte Padrões Proteômico.
Abstract
Em virtude da importância da detecção precoce da Cardiotoxidade, vários esquemas de diagnóstico auxiliados por computador estão sendo propostos com o objetivo de ajudar na identificação desta enfermidade. Isso porque o sucesso do tratamento no combate desta disfunção cardíaca depende de um diagnóstico rápido, pois quanto mais cedo iniciar-se o tratamento, maiores ser˜ao as chances de cura. Propomos um método de Diagnostico Auxiliado por Computador (CAD) para diagnosticar pacientes com Cardiotoxidade, utilizando Análise de Componentes Independentes para extrair características de um sinal proteômico, depois fazendo uso da técnica de Máxima Relevância e Mínima Redundância para reduzir a dimensionalidade e com isso o custo computacional, e por fim a aplicação da Máquina de Vetores de Suporte para classificar as amostras entre presença ou ausência de Cardiotoxidade. O método foi testado com a base de dados de padrões proteômicos SELDITOF, cujo melhor desempenho obtido foi com um vetor de 20 características, resultando em uma acurácia de 88,718%, com 85% de especificidade e 97,26% de sensibilidade.

Download